já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

PLANO DE URBANIZAÇÃO PARECE BEM…

mas o número de habitantes vai triplicar?!

No decorrer da apresentação da proposta do plano de urbanização Norte-Nordeste de Quarteira, Seruca Emídio afirmou que o número da habitantes da cidade irá triplicar, pois "a população prevista para a nova zona é de 8.573 habitantes, enquanto na cidade actual existem 5.000 moradores permanentes".
O projecto de urbanização para aquela zona, ontem apresentado, com uma área de 76 hectares, deverá entrar, em data não especificada, na fase de discussão pública, a fim de ser aprovado até ao fim do primeiro semestre do próximo ano.

Segundo foi afirmado, a avenida que é a espinha dorsal da zona, e que ligará a estrada de Almancil à avenida de Ceuta, deverá ficar concluída até princípios de 2009.

O projecto, que foi apresentado pelo arquitecto Cesário Moreira, do gabinete que o concebeu, desenvolver-se-á em torno de um grande parque urbano "emblemático, extenso e único, no miolo da nova zona urbanizada", que ocupará boa parte daquela área e prevê, sobretudo, a instalação de novos moradores.

O arquitecto afirmou que o gabinete teve em mente, sobretudo, que servisse para reter população, da classe média, e para tal procurou que ele se alicerce em equipamentos de utilização colectiva que o tornem viável enquanto "cidade viva".

Para isso, a zona foi dividida em cinco pólos urbanos, alicerçados em equipamentos colectivos, dando-se preferência a equipamentos turísticos, mas que contará ainda com um grande campo de jogos na área do parque urbano, uma pista de atletismo de baixo custo, três pequenos campos de jogos e um pavilhão polivalente para desporto e eventos culturais.

Para além disso, serão ainda construídas uma escola básica do 1º ciclo, uma escola EB2,3, jardins de infância, o novo quartel da GNR, um centro de actividades de tempos livres, uma creche, um centro de convívio para a terceira idade e um centro de dia.

Segundo palavras do presidente do município, o plano ontem apresentado veio substituir dois planos de pormenor rejeitados pela Comissão de Coordenação Regional do Algarve na década de 90, e irá ser debatido com a população, associações locais e proprietários dos terrenos.

Seruca Emídio frisou ainda que a principal preocupação não é o aumento da população da cidade ou de "segundas habitações", mas sim desenvolver "uma nova filosofia de cidade", acrescentando que a nova área urbana não chega para requalificar Quarteira, pelo que a recuperação de outras zonas da cidade “continuará a ser desenvolvida”.
Desculpe lá, ó senhor presidente: onde é que foi buscar essa ideia de que Quarteira tem cinco mil residentes?!

Tem a certeza de que é DESTA Quarteira que está a falar? É que aqui, estamos registados 13.778 eleitores… e olhe que há muitos residentes não recenseados!...

Bem me parecia que… nos conhece mal!
.

14 comentários:

Anónimo disse...

Essa é demais. Uma Câmara que vem dizer à sua cidade mais próxima que a mesma tem 5000 residentes o que pode significar isto ? Total desconhecimento do concelho ? Pouca preparação para o lugar ? Desinteresse total pelo trabalho que está obrigado a fazer ? Desinteressado já do lugar ? Sinceramente não consigo compreender.
Melo - Quarteirense

Anónimo disse...

Isso foi anedota para a malta de Quarteira rir às gargalhadas ou foi apenas uma forma de gozar com o pagode ? Lizuarte (junto ao paredão norte dentro do meu car que é onde se está bem) Vou ver se vislumbro daqui os cinco mil quarteirenses deste Mundo)

João Carlos Santos disse...

O amigo do Calçadão andam ai com as contas mal, no meu Cartão de Eleitor já diz 18.553 e já lá vão 2 anos.

abraço.

Anónimo disse...

As contas dos 5.000 habitantes podem ter sido um erro grosseio. Mas as mentiras têm que ser desmascaradas. É feio um presidente da câmara mentir. É um insulto à memória das pessoas. Dizer que foi vereador quando o Vítor Aleixo foi presidente da Câmara além de uma mentira descarada, é uma tentativa de tapar o sol com a peneira. Pregar 2 mentiras na mesma tarde, no mesmo local e às mesmas pessoas conferem-lhe já o estatuto de charlatão. Dizer que o plano de urbanização de Quarteira teve como antecedentes um plano de pormenor chumbado pela CCR na dácada de 90, é tentar sacudir a água do capote e dizer às pessoas que os erros desse plano de pormenor não são da sua responsabilidade, mas sim dos outros. Isso não é verdade, o senhor presidente teve a responsabilidade de gerir esse plano entre 2002 e 2004 e só em Outubro de 2004 é que tomou a decisão de o substituir por este. Entre 2002 e 2004 permitiu que circulassem uma cópias do plano e as pessoas fossem enganadas, comprando terrenos e fazendo projectos para um futuro próximo. Há investimentos que estão parados há mais de 5 anos por imobilismo da câmara e do seu presidente. Vir agora armar-se em bom gestor tentando descarregar para outros a sua incompetencia, mentindo sobre datas é muito feio, mesmo muito feio.

Lourenço Anes disse...

P/ o Melo Quarteirense:

Também não sei que pode significar, meu caro... mas, como poce verificar, tanto a agencia Lusa como a Central de Notícias do Algarve reproduzem a notícia e, consequentemente o número, com a indicação expressa de que o número de habitantes irá triplicar.
Lapsus linguae? Pode ser... Mas triplicar a população com um acréscimo de 8.000 habitantes... tem de ser TAMBÉM erro de cálculo.
São erros a mais para quem devia levar a lição bem estudada!´


P/ o Anónimo da 1:59:

Pois, deve ser para a gente se rir...


P/ o João Santos:

Ó amigo! Essa não parece sua! Então o que é que o número do seu cartão tem que ver com o número de eleitores? Acha que desde 1974 até agora não morreu nenhum quarteirense nem nenhum se foi recensear para outro lugar para onde tenha ido morar?
Vá, dou-lhe uma deixa: procure o número, como eu fiz, onde deve: no site da Comissão Nacional de Eleições!


P/ o Anónimo das 15 e 19:

Tenho pena, meu caro, de não poder confirmar tudo o que aí revela. Se o seu comentário me chegasse através de e-mail, teria grande prazer em o publicar, já que tem revelações que, a confirmarem-se, ajudariam a esclarecer muita coisa.
Será possível?
Faço votos para que sim. Acho que os quarteirenses merecem saber as verdades. Pelo menos os cerca de 150 que, diariamente lêm o 'Calçadão' e que verifico, pela consulta das estatísticas, que nem todos se dão ao trabalho de ler os comentários dos leitores.
Mande lá isso por e-mail, meu caro.

João Carlos Santos disse...

Todos os dias se aprende um pouco. Se os mais velhos sabem, é ensinar aqueles mais novos que não... É mesmo isso que vou fazer amigo Lourenço. Obrigado pela dica!

Nah!!! Alguns Quarteirenses são imortais. ehehe...

Abraços.

Anónimo disse...

Então e não estava lé ninguém de Quarteira que dissesse ao homem que estava avariado do miolo?
Ou estão todos feitos com ele para dar lustro ao cágado?

Anónimo disse...

Só para saberem: em 2005 foi assim:

Votação no Distrito: FARO
Concelho: LOULE
Freguesia: Quarteira

Inscritos:13778
Votantes: 6847 49,70%
Abstenções: 6931 50,30%
Brancos: 159 2,32%
Nulos: 136 1,99%

Se estavam 13778 inscritos em 2005 certamente que o número de não inscritos deverá rondar também este número, visto que a freguesia de Quarteira é das mais jovens do País.

Anónimo disse...

É uma boa pergunta, sim senhor, essa do "lustro ao cágado", senhor comentador anónimo… Ninguém reagiu porquê?
Olhe, eu estive lá. Infelizmente não pude estar desde o princípio. Cheguei no preciso momento em que o arquitecto dessa firma que o elaborou, apresentava o projecto.
Por isso, eu não ouvi o presidente da Câmara, nem esse disparate.
Escutei o arquitecto e deu-me a ideia de que era um bom projecto mas mal alicerçado pois não define previamente os pólos de atractividade para cada uma das zonas ou núcleos habitacionais. Nada que não possa ainda, em meu entender, vir a ser corrigido.
Mas…
Eu estive lá. Com muita gente moradora nos Cavacos e arredores (presumo que os donos dos terrenos e que pouco terão entendido, na sua grande maioria, do que ali foi dito), com alguns arquitectos, construtores, bastantes jornalistas.
Autarcas… nem por isso. Por junto, estiveram, além do sr. Presidente da Câmara, Seruca Emídio, o vereador Possolo Viegas, o Presidente da Junta José Mendes, e a vereadora suplente e membro da bancada do PS na Assembleia de Freguesia, Hortense Morgado. Foi tudo, acho eu, no que se refere a autarcas.
Nem os vereadores da oposição socialista, nem os restantes elementos da Junta, e da Assembleia de Freguesia…
Eleitos do Partido Social Democrata, do Partido Socialista, gente do Filipe Viegas ou da Gilberta Alambre não acharam importante informarem-se sobre algo que pode ser tão importante para o desenvolvimento e futuro da cidade de Quarteira!
Quando chegar a altura das eleições, iremos vê-los por aí a afirmar, a escrever, a gritar o seu «Quarteirismo», o seu amor acrisolado pela sua terra.
Pois!...

Anónimo disse...

Devo esclarecer uma coisa, relativamente ao que foi afirmado pelo comentador Tou-ta-Ver.
Com efeito, eu estive presente nessa apresentação e também não me foi possível, por razões profissionais, estar desde o seu início.
Mas estive lá não na minha qualidade de autarca, porque ninguém teve a preocupação de, nessa qualidade, me convidar.
Estive como Quarteirense que ama a sua terra, como uma cidadã atenta ao que me rodeia e interessada no progresso e desenvolvimento de Quarteira.
Mas não foi a autarca da bancada do PS que ali esteve pois ninguém se lembrou ou teve a educação suficiente para me endereçar convite. Nem Câmara Municipal nem Junta de Freguesia.

Anónimo disse...

A todos, mas em particular para a amiga Hortense Morgado e para o (desconhecido amigo "tou-ta-ver" cujos comentários muito aprecio e agradeço); já repararam que para este tipo de acontecimentos nunca o Executivo Municipal convida, informa ou deixa soar a data?
Ao invés, coloca out-doors para qualquer festita, parece que quer estar confortável para afirmar o que entende para ouvidos escolhidos sem ter que se confrontar com a crítica!
Não tenho, já dúvida, que estamos em presença de uma estratégia deliberada de afastar as oposições e de esconder o jogo.
Em qualquer caso há sempre a possibilidade de reforçarmos as vias de informação e forçarmos a presença em maior número de eventos e para eles atrairmos os munícipes. Essa será a melhor forma de mostrar aos eleitores o estado decrépito a que chegou a Governação do Concelho!

Anónimo disse...

Sou Quarteirense e residente na zona e também lá estive, cheguei já o arquitecto explicava o plano, é que infelizmente só soube desta reunião no próprio dia.
Nestes assuntos muito delicados achamos sempre que aquilo que é proposto apresenta lacunas e poderia ser melhor. Cada pessoa, cada residente teria as suas opções para o plano, muitas delas baseadas em critérios puramente egoístas. Eu também faria as minhas opções, no entanto reconheço a dificuldade de criar um plano que satisfaça a todos e entendo que mais vale um menos bom plano a não termos qualquer plano. A meu ver este plano só peca por vir tarde, está atrasado 10 anos. Sem plano de pormenor os particulares nada podiam fazer, ao contrário a CML pode fazer uma série de atropelos à lei.
Em muitos pontos semelhante ao plano de Almancil Sul, a sua implementação irá demorar muitos anos, demasiados anos. Haverá resistências, desagrados, situações injustas, especulações, pessoal que tirará partido, outros nem por isso. Só espero que os Quarteirenses se tornem mais atentos, mais exigentes e mais seguros das suas vontades.
Mas como diz Tou-ta-ver, também eu estranhei a ausência de alguns Quarteirenses que em alturas de eleições apregoam em tom bem alto a sua dedicação a Quarteira. Deveríamos estar preocupados com esta situação. Eu estou!

Anónimo disse...

Antes de andarem a rachar em quem não esteve lá deviam rachar em quem não cuidou de divulgar acontecimento com a devida atenção. Alguém viu algum cartaz? Esses só para festas.

Lourenço Anes disse...

P/ o Anónimo de 11/Nov:

As pessoas de Quarteira, provavelmente, fizeram os seus juízos e acharam que o melhor era nem dar importância! Provavelmente, estão cansados de ouvir o homem zangar-se com quem não está de acordo com o que ele diz e não se quiseram arriscar a uma descompostura.


P/ o Anónimo de 11/Nov – 15:29:

Obrigado pelos seus dados estatísticos, meu caro.


P/ o Tou-ta-Ver :

Ora ainda bem que esteve lá, meu amigo… pena foi não ouvir o que disse o nosso presidente. Assim, poderia ter confirmado o que o João Carlos me disse. Mesmo assim, eu acho que ele terá ouvido mal… Benefício da dúvida!
Já sabia da ausência dos autarcas quarteirenses e louletanos. A menos que eles saibam alguma coisa que nós ignoramos (como, por exemplo, que aquilo, afinal, não seja para fazer nada), não se percebe a sua ausência… numa sala que encheu, que esteve à cunha.
Podem, talvez, alegar que não foram avisados, pois esse aviso foi feito com curtíssima antecedência… Mas e as outras pessoas, não souberam? Se a sala estava à cunha…
Muitas vezes, o comodismo encontra justificações para tudo.
Tem muita razão, amigo… deixe chegar as eleições, para os vermos por aí a afirmar o seu «Quarteirismo».


P/ Hortense Morgado:

É lamentável que nem a Junta nem a Câmara tenha avisado os eleitos locais. Mas, como disse, bastou-lhe ser “Quarteirense que ama a sua terra” para se uma cidadã atenta…
Mas, se a falta de aviso aos restantes justificou a sua ausência, não acha estranho que os próprios elementos da Junta não tenham estado presentes?
A nós, aqui no ‘Calçadão’ o facto tem-nos dado volta ao miolo e ninguém nos tira da cabeça de que alguma coisa está por detrás dessas ausências.


P/ o António Almeida:

Só agora nos estamos apercebendo de que o “Executivo Municipal não convida, informa ou deixa soar a data” para determinados eventos. Que “coloca out-doors para qualquer festita” isso é de tal forma notório e caricato que é já comentado. Dizem-nos que um familiar do presidente da Junta de Quarteira é beneficiado com tanta… publicidade. Diz-se tanta coisa, ora! Mas lá que existem por aí umas armações de out-doors assinalados… isso há. Claro que isso é o menos.
Pior é se há mesmo, como você diz, “uma estratégia deliberada de afastar as oposições e esconder o jogo”.
Pois, amigo Almeida, os blogues podem dar uma ajudinha a desmascarar todas as irregularidades… mas não chegam. Até porque a maioria dos leitores de blogues não pertence ao grupo dos info-informados… E as outras “vias de informação”…


P/ o Carlos :

Pois Carlos, eu acho que a divulgação do evento saiu da CML apenas na parte da tarde da véspera da apresentação. A que obedeceu tal estratégia… isso só o “gabinete de informação” pode esclarecer. Melhor: poderia… se isso lhes conviesse.
Quanto à sua apreciação do plano, devo dizer-lhe que concordo, em pleno, com o que afirma: mais vale um mau plano do que plano nenhum.
E este até nem parece muito mau. Parece apenas ter sido feito de forma algo desestruturada (isso de não definir previamente os pólos de desenvolvimento não lembra ao diabo) e ser pouco ambicioso. Mas, como diz, o importante é que “os Quarteirenses se tornem mais atentos, mais exigentes e mais seguros das suas vontades”.
Afinal, houve muita gente a estranhar a ausência de alguns Quarteirenses que em alturas de eleições apregoam em tom bem alto a sua dedicação a Quarteira. Esteja preocupado, tem razão para estar!


P/ o Salmão fumado :

Meu caro… será que você “se sentiu”? É que os nossos comentadores, se “racharam em quem não esteve”, não pouparam rachadelas “em quem não cuidou de divulgar o acontecimento”.
Quanto a cartazes… bom, vá-se lá contentando com aqueles do Haloween que estão ainda por aí!
As culpadas… são as bruxas!