já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

CENTRO CULTURAL DE QUARTEIRA

e a montanha pariu um rato

Afinal, o que irá ser o Centro Cultural de Quarteira? A reunião da Câmara, de hoje, deixou-nos uma sensação de vazio. Quem se deslocou à sede da Junta de Freguesia para escutar as propostas do executivo autárquico municipal, saiu da reunião quase como para lá tinha entrado. Ou pior.

Não há ainda qualquer projecto. Este será, mais tarde, executado pela CML, para ser construído… “numa segunda fase”; ou seja, depois dos blocos habitacionais que o construtor se propõe edificar.
No show tão aguardado na reunião da autarquia, apenas uma vagas ideias foram propostas.

E o que se soube, não pode deixar de ser preocupante.

Soube-se, por exemplo, que a área de implantação do edifício será de 1.542,52 m2 e que a construção terá três pisos.

Nestes, deverão ter lugar, segundo a proposta, um auditório para 180 espectadores (note-se que o anfiteatro pequeno da minha Faculdade, da UALG comporta 150 alunos); uma sala de exposições/museu, uma biblioteca/mediateca, livraria, café bar, gabinetes de administração, sanitários e… mais nada.

Um centro cultural de... 4ª categoria

Nada de salas-estúdio, de ensaio ou dança; nada de instalações para orquestra; nada de ludoteca; nada de ateliês; nada de hemeroteca…

Em resumo, e segundo a própria proposta, relativamente ao auditório que propõe, a “classificação de recinto é 4ª. categoria” mas – dizem ainda os autores do ante-projecto – “resolverá as necessidades da população residente e flutuante”.

Ou seja… segundo “quem sabe”, Quarteira não merece mais que um Centro Cultural de 4ª categoria! Como nos tratam bem!...
.

13 comentários:

Anónimo disse...

180 lugares chega, no entender da Câmara para satisfazer as necessidades de Quarteira?
Da sua população residente e flutuante? Está tudo doido?!
Olhem, recuso-me a acreditar!

Anónimo disse...

E não chega? Para o cinema vão a Vilamoura ou venham a Loulé. Para o resto, façam como nós: concertos e teatro, grandes artistas e isso, chega o Teatro de Faro

Anónimo disse...

o centro cultural deve ser somente destinado para as pessoas que por exemplo na altura das marchas populares, também têm a parte da frente das bancadas reservada so para eles ( que muitas vezes as cadeiras estão vazias, e varias pessoas em pé , crianças, idosos, gravidas etc etc... para que estejam lá os lugares para os senhores doutores, ou seja os vips... que a meu ver são uma cambada de rascas... assim vai ser o centro cultural... é quarteira!!! não precisamos dizer mais nada.

Anónimo disse...

Como eu dizia, não serão estes lugares de estacionamento que vão resolver o problema de fundo que é o estacionamento em Quarteira.
Dificilmente os nossos autarcas conseguirão distanciar-se ou não acatar as pressões dos lobies do betão. Pelos vistos os construtores ainda têm muito peso na tomada de decisão dos nossos políticos.
Já vi que estamos condenados a apanhar com aquilo que alguns poderosos querem.
Quarteira poderia ter neste local um espaço exemplar e digno, mas pelos vistos vamos ter mais uma praça do mar, infelizmente um jardim de pedras.
O poder do betão é tal que há por ai uma corrente de projectistas e construtores que só constroem blocos de apartamentos T0 e T1 porque para esta tipologia só é exigido 1 lugar de estacionamento. Para a tipologia T2 são exigidos 2 estacionamentos. Os T1 são projectados de tal forma que à posteriori podem ser transformados em T2, legalmente e com pequenas obras.
Também soube que o plano de pormenor de Quarteira Norte serão permitidos edifícios de 7 andares. Esta zona será de habitação e de comércio, mas não se vê quaisquer áreas para estacionamento. È verdade que nessa zona vai haver uma grande área verde (parque) mas se lerem nas entrelinhas verão que nessa zona verde serão construídas umas quantas estruturas. Pista de atletismo, campos de jogos, ginásios e certamente estacionamento, na prática a área verde deverá corresponder a umas quantas árvores mal semeadas.

Anónimo disse...

Desculpem, mas apetece-me dizer: PORRA ASSIM NÃO VAMOS LÁ!!!
Andamos todos a fazer fitas, o Executivo Municipal apresenta um plano do mais sobserviente para com os interesses imobiliários que se podia apresentar... Não consegue ter argumentos para o explicar ou minimiza a realidade populacional de Quarteira; os outros, cidadãos, querem todos defender interesses fundiários, pensando nos seus, presentes ou futuros, muitos parecendo que ainda adoram a construção em altura como indicador de progresso.
Será que não se vê que o Mar avança e encharca profundamente o subsolo de Quarteira! Qual parque de estacionamento em cave: Não irá ser utilizável a maior parte do tempo! Que utilidade terá um Centro Cultural enclausurado emtre edifícios de habitação e bares ruidosos sem espaço verde e estacionamento: será, pela pouca actividade que poderá comportar, um reduto de delinquência e bebedeiras em cura, um mictório do anoitecer ao rair do dia, ou acolherá "sem abrigo" (o que o tornará útil).
Haverá decência e coragem para recusar este Plano e exigir estruturas sociais decentes, dignas e que estruturem o futuro de Quarteira!!!!
Não quero ser Profeta da Desgraça; alerto em tempo para evitar ver na realidade, aquilo que a minha imaginação está a desenhar na minha cabeça... e como não só egoísta e não opino "por interesse" deixo-vos esta reflexão sentida e revoltada, façam dela o que entenderem! Depois não se queixem, pois há o poder da indignação que devemos usar!

António Almeida
http://ssebastiao.wordpress.com

Anónimo disse...

Em Quarteira sempre foram os construtores que mandaram o que se havia de fazer: foi no tempo do Bota, foi no tempo do Cavaco (bem pior), foi no tempo do Vairinhos (que continuou a política do betão) e é agora. Se não foi no tempo do Aleixo foi secalhar porque não teve tempo e só lá esteve dois anos.
Não nos podemos queixar. A quem? Se o presidente da JUnta tem as vistas tão curtas que tudo o quie lhe digam da CML est´+a certo!
Era ele que devia protestar, mas ao que me disseram, na reunião da CML botou fala para bater palmas e condenar "os outros" os que estiveram lá 12 anos e nada fizeram.

Anónimo disse...

Um auditório para 180 pessoas? A sala de espectáculos da Fundação Aleixo leva mais que isso, porra!

Anónimo disse...

Por falar em mictório na rua dos pintores (rabiscadores)nas imediações do bar com nome esquesito "THE Wiser" junto á pastelaria Beiramar 2 é um fedor a mijo que não se pode.Será que o dito bar não tem casa para mijar. Atenção ASAE deêm por lá uma visitinha

Anónimo disse...

Alguém anda aqui a confundir uma plateia de 180 cadeiras com um mictório?!
Mijar sentado é só para mulheres, não é?
Então aquele é um centro cultural para mulheres?

Anónimo disse...

Se calhar esse tal auditório de 180 lugares é isso mesmo: uma cagada! E o que é que disseram do palco? Já estipularam a área? tem teia e fosso de orquestra, iluminantes e isso? Ou não se sabe nada?
Por acaso não dizem quando é que se pode ver o projecto?

Anónimo disse...

Estou admirado de o censor mor ainda não ter opinado como juiz sem apelo nem agravo as opinioes do resto do mundo, este homem tem sempre a ultima palavra e aprentemente pensa que tambem a razao.
Louremço, bom fim de semana.

José Carlos disse...

P/ o Lopes :

Pois… “180 lugares chegam, no entender da Câmara para satisfazer as necessidades de Quarteira”.
Pois… “da sua população residente e flutuante”.
Pois… “ Está tudo doido”.
Pois… “recuso-me a acreditar!” – Palavras, para quê? Você disse tudo!


P/ o L.P.:

Obrigado pelos seus apartes… “inteligentes”, LP!


P/ O Anónimo(a) de 29/Nov:

Que quer que responda? Só posso dizer: Não! – Quarteira merece!


P/ o Carlos :

Tem razão: “estes lugares de estacionamento que vão resolver o problema de fundo que é o estacionamento em Quarteira”; mas “os nossos autarcas não conseguirão distanciar-se ou não acatar as pressões dos lobies do betão”.
Contra isto… só temos um caminho – o nosso voto. Doutro modo, continuaremos “condenados a apanhar com aquilo que alguns poderosos querem”.
É verdade: “Quarteira poderia ter neste local um espaço exemplar e digno, mas pelos vistos vamos ter mais uma praça do mar, infelizmente um jardim de pedras”. Você diz tudo. Eu concordo.
Sobre a Zona Norte-Nordeste… Só vimos, para já, intenções… a maior parte, indefinidas, vagas, imprecisas… Vamos ver o que dá mas teremos oportunidade de voltar a isso…


P/ o António Almeida:

Olá, António! Que bom vê-lo por cá de novo! Pois é, Almeida: assim, não vamos lá. Mas como forçar os responsáveis e meter um bocadinho de juízo nas suas cabecinhas? Não precisam de usar argumentos. Basta-lhe a chamada “ditadura da maioria”… Estou certo, pelo que observei, que Seruca Emídio não ouviu uma única palavra do que Vítor Aleixo disse. E disse-o muito bem, diga-se de passagem!
Se os autarcas não ouvem as razões dos que querem defender o interesse colectivo, mas apenas se preocupam em esgrimir argumentos partidários ou de atrito pessoal… que poderemos fazer?
Quando os erros forem evidentes e as consequências estiverem a prejudicar outros, o actual executivo já estará “noutra”! O presidente estará à frente da ARS ou de uma pasta qualquer, noutro tacho qualquer. Quem vier atrás que feche a porta. Veja-se o que se está a passar em Lisboa!
Cada um teve os seus devaneios. Agora que é tempo de pagar a factura, ninguém quer estar nos cornos do touro…
Você não está a ser “Profeta da Desgraça”; você amplia as nossas preocupações.
Estamos alertados. Todos! Mas quem apenas é capaz de se deixar conduzir por emblemas partidários não consegue agir de outra forma e o resultado será: para uns, a indiferença do deixa andar; para outros o desespero de nada serem capazes de fazer, impondo a sua vontade e os seus argumentos.


P/ o Fernando :

E continuam a ser, meu caro. Enquanto houver um presidente que admita com o maior despudor que quem tem conhecimentos na CML pode construir 5 pisos quando só tem licença para 3…
Quanto ao presidente da junta… Bem, uma junta não é o mesmo que uma drogaria e só pode desempenhar um bom lugar quem para tal esteja capacitado. O que não é o caso. Quarteira já não é, há muitos anos uma “típica aldeia de pescadores”….


P/ o Anónimo se 30/Nov – 13.07:

Pois é! Mas eu estou convencido que ainda alguém vai reflectir durante dez minutos sobre tamanha asneira (e esse alguém trabalha (?) na Praça da República, em Loulé).


P/ o Anónimo de 30/Nov – 18,32:

Não vem ao caso, mas vamos comprovar isso, descanse…


P/ o Confuso :

Tem razão. Apenas numa coisa: Você está… confuso. Ou é confuso!


P/ a Zélia Carmo :

Calma, amiga! Ninguém sabe nada desse Centro Cultural. Agora é que a CML vai fazer o boneco!


P/ o Controleiro :

Aqui faz-se censura? Acho que você também deve estar confuso, como o outro ali em cima… Pelo menos, deve ser uma pessoa… com o cérebro muito confuso. Ou quer que nós nos confundamos! Não se percebe o que você queria dizer, se é que quis. De qualquer forma, não parece que quisesse acrescentar nada à discussão do assunto que aqui se tratou.
Desta vez, não foi o Lourenço a quem coube dar respostas. Normalmente, quem responde aos comentários dos nossos amigos é quem escreve os posts. Mas espero que o Lourenço tenha tido um bom fim-de-semana. E você também, claro.

Anónimo disse...

so nao percebo uma coisa: se estiveram presentes nessa reuniao o presidente seruca-nosso antigo medico, o possolo-quarteirense de gema (diz ele),o vitor aleixo-comerciante de quarteira e a hortense- tambem de quarteira, e sabendo que os do governo da camara fazem o que querem e o aleixo sozinho nao vai la, porque e que ficou a hortense calada? so vai la receber a senha de presença?
e o resto da tropa que esta sempre a refilar la para os lados da beira-mar e no tico-tico? quem os viu e os ouviu?
com malta desta nao vamos la