já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

"BRONCA" NA CÂMARA – capítulo 6: resposta ao aprendiz de político

“fantasia política” é doença que pode dar a todos

Era de esperar que, depois do primeiro capítulo, esta história não ia ficar por ai…

Hugo Nunes, do PS, reuniu uma “solitária conferência de imprensa” (PSD dixit) e parece que disse “umas coisas”.

O PSD/Loulé, não se arriscando a outra “solitária conferência de imprensa”, reagiu agora, em original “declaração política”, ao que denomina “a atitude insidiosa (?) e arrogante” de Nunes, o “aprendiz da política, que desce da capital” para perorar sobre “a personalidade e integridade do presidente da câmara Seruca Emídio”.

Sendo uma “declaração política”, naturalmente, não teria discussão, tanto mais que se alicerça em alguns parâmetros dedicados ao Partido Socialista de Loulé, quase inequívocos:

  • “que reina nas hostes socialistas […] uma espécie de fantasia política [esquecendo] que o PSD já é governo na autarquia de Loulé, há quase 6 anos”;

  • “que os dirigentes locais do Partido Socialista tentam ultrapassar as suas fraquezas políticas […] [porque a sua estrutura] está débil e dividida e querem arrumar a casa à custa de ataques pessoais […], [pelo que] o PS local escolheu o pior caminho possível”;

  • que “o PS local, com a sua inclinação para o drama, vive num ‘vazio estratégico’ com ausência de projecto, sem agenda própria. Está desencantado e vive num clima de uma certa opacidade”;
    m
  • que “Seruca Emídio é a pedra angular da nossa [PSD] governação ”.

Problema, problema… é que não se trata bem de uma “declaração política”.
Uma declaração política não deveria usar argumentos falaciosos e esta fugiu ao essencial: não justifica a arrogância demonstrada por Seruca Emídio em actos oficiais e elevados - como o são (deveriam ser), por exemplo, uma reunião de Câmara -, provocando, com a sua atitude, uma fundamentada queixa à Inspecção-Geral da Administração Local
.

Por outro lado, não precisaria o PSD/Loulé de usar argumentos fantasistas como esse de que os “executivos liderados por Seruca Emídio têm tido como resultado o progresso, a modernidade e a inovação em todo o concelho”.

Sinceramente!... se isso é verdade, gostaríamos de o poder comprovar.

Deveriam talvez, por isso, explicitar melhor. É que, o que se escuta por aí (e não estamos a falar apenas do que se diz entre os socialistas – e posso mesmo afirmar que, como se sabe, os meus interlocutores do quotidiano não o são) é que parece que não há ideias novas e que a obra que se tem visto fazer é, basicamente, a continuação do que “vinha de trás”…

Finalmente, queremos frisar que se diz na “declaração política” que “os dirigentes locais do Partido Socialista tentam ultrapassar as suas fraquezas políticas […] ‘atacando’ as pessoas”.

Será mesmo que o PS/Loulé e o seu “aprendiz de político” atacaram Seruca Emídio? Ou terão antes reagido a actos e palavras reveladores de uma ira não contida, de quem não consegue, democraticamente, aceitar opiniões contrárias?

Fazem bem os sociais-democratas em defender o seu líder – mesmo dizendo que este mantém relações de proximidade com os seus munícipes. Não o fazer é que seria, no mínimo, bizarro.

A “declaração política” do PSD/Loulé é, pois, um documento socialmente compreensível, politicamente aceitável e, sobretudo, oportuno.

O PSD/Loulé tem, com certeza, todo o direito de se defender, de contra-atacar, de contrapor argumentos e, por isso, encontramos a justeza desta “declaração política”.

O que não tem é o direito de, deliberada e conscientemente, difundir uma mentira que dura há seis anos, quando refere a “gestão desastrosa das finanças locais, como aconteceu no período de 1999 a 2001”.

É que mentir é muito feio!
.

10 comentários:

Anónimo disse...

O "poder laranja" na CML revela, finalmente, alguma preocupação com o seu futuro. Se assim não fosse não viriam agora em defesa da sua "cabeça". Pena é que não se tenham limitado a isso e ter prosseguido a tentação de opinar sobre a oposição e repetido mentira sobre as finanças autárquicas. Essa mentira já foi razão para a eleição e pode, agora, tornar-se razão de derrota: O orçamento com pés de IMI já foi entendido pelos eleitores!

Anónimo disse...

O António Almeida tem razão. A mentira das finanças locais começou a soçobrar face à verdade. Assente na mais elevada capitação nacional em matéria de impostos locais, o Governo local PSD começa a ter dificuldades para explicar o que não fez com tanto dinheiro. É que a máquina de propaganda, os outdors, as festas e todas aquela efémera actividade´sé produz efeitos imediatos.
Assente a poeira e a fumaça das festas e dos foguetes, continuam por resolver os problemas estrurais do concelho. A elevada dependência de uma economia sazonal de 2 meses de actividade turística, o encerramento de empresas que asseguravam emprego todo o ano, etc, etc.
O executivo PSD insiste em não largar o filão do IMI como principal fonte de financiamento do seu orçamento. Apesar de ter tido um "lucro" de 15 milhões de euros em 2006, não aceita baixar as taxas do IMI para números mais razoáveis. Poderia ter prescindido dos 5% de participação das receitas do IRS a favor dos contribuites residentes no concelho de Loulé. A gestão forreta do PSD, apenas libertou 2%, reservando para si os restantes 3%, como se essas verbas fossem essenciais para o equilibrio orçamental. Os 3% que a CML não quiz abdicar representam 1,8 milhões de euros ( 360 mil contos). Para quem não teve capacidade para gastar 15 milhões de euros em 2006, que os 360 mil contos lhes faça bom proveiro. Ou como desesperadamente disse um dia - que lhes sirva para comprar remédios.

Anónimo disse...

É preciso ter descaramento para falarem mal do Executivo Municipal. Estiveram 12 Anos à frente da CML e que fez o PS? Hipotecou o futuro dos nossos filhos e cometeu muitas trafulhices com a mesma arrogância que o Sócrates faz com o Pais, gastaram até mais não e pior que isso, deixaram dividas que ainda hoje temos de pagar, muito sérios, sem dúvida.
Foi o executivo do Dr.Seruca que voltou a credibilizar a CML, alem de ter pago quase todos os disparates do Governo PS (quantos não se terão governado à custa dessas “asneiras”) conseguiu ainda fazer obra, basta olhar sem inveja e verificar que com gente séria é possível pagar a todos os fornecedores e por de pé muitos projectos fundamentais para a sociedade Louletana.
Esse Hugo Nunes também passou pela CML e pelo que dizem a maioria dos funcionários - não deixou saudade nenhuma tal era a arrogância e imaturidade que demonstrou, vamos ver no futuro se também ele não deixou o “rabo preso” em algumas matérias. Agora por ser deputado e vir ocasionalmente à sua terra, julga que pode dar lições a quem trabalha arduamente todos os dias da semana em prol de um concelho melhor, tenham vergonha os socialistas que permitem que um BOY sem passado político nenhum, os arraste para um poço ainda mais fundo. Esse rapazola tem é de aprender muito, antes de se pôr em bicos de pés e desatar a ofender as pessoas desta maneira. O Dr. Seruca e o PSD merecem mais respeito, sobretudo por tudo o que se tem feito nos últimos 6 anos. Nunca tivemos uma câmara como esta e um Homem como o Presidente Seruca, aproveitem e aprendam
Passar bem.

Anónimo disse...

Todos os dias esta Câmara é dona de mais um escândalo. Todos os dias vêm à praça pública coisas que se fosse no outro tempo caía o Carmos e a Chica Trindade. Os jornais locais como se sabe são o que são, tristemente ! De qualquer modo não nos atiram com areia para os olhos ou aliás atiram para os desprevenidos e os que estão entretidos com os foguetes. No Tempo dos outros senhores quando havia qualquer coisinha de diferente o PSD saía à rua insirgindo-se de gastador de dinheiro afinal quem são os que têm gasto o nosso dinheirinho desmesuradamente sem vergonha ? Triste Loulé governando desta forma. Fernando

Anónimo disse...

oLHA O aBAFA
O Abafa deve estar de serviço a responder em defesa da CML e do Seruca. Aleto aí o pessoal do Calçadão para verificar se o IP do Abafa não é da Câmara. Se calhar não me engano. Nas horas de serviço, com os meios da Câmara pagos por todos nós, vens defender o que já não tem defesa. Não percebes que o Seruca não te vai agradecer esse frete, porque já não convences ninguém. A cada dia que passa vem à praça pública mais uma bronca do Seruca e o Abafa continua a querer convencer-nos que o Seruca é o maior. Continua, o Seruca acaba por nomear-te em substituição do Joquim do Barranco Velho, que já não controla a máquina da propaganda.

Lourenço Anes disse...

P/ o Picanço:

Abro aqui uma excepção para responder de imediato ao seu alerta, já que é nosso hábito só responder no final dos comentários, quando os assuntos comecem a perder oportunidade.

Antes de mais, quero dizer-lhe que o seu aviso... não era necessário.

Nunca escondemos que todos os "ip" que vêm ao 'Calçadão' ficam registados. Essa foi uma atitude de lealdade que assumimos desde a primeira hora para com os nossos amigos e comentadores.

Com efeito, o "ip" que refere já estava referenciado mas, como devem os nossos amigos calcular, eles só servem para nossa orientação pessoal e só serão revelados a quem de direito - a um juiz, por exemplo - se isso vier a ser necessário.

Como é evidente (e podemos dizê-lo: felizmente), tal nunca se tornará, certamente, necessário pois permitir-nos-emos o direito de suprimir qualquer comentário que possa constituir insulto, boato ou que se refira não à vida pública, mas sim às questões de vida privada e íntima dos cidadãos.

Portanto, não vou dar o gozo aos nossos comentadores de desvendar o lugar de onde nos chegam os comentários.

Apesar de sabermos que muito se surpreenderiam os nossos leitores se revelássemos tudo o que sabemos, esse gozo fica reservado para as três pessoas que suportam o trabalho e responsabilidade de manter o 'Calçadão' no ar...

De qualquer modo, obrigado pelo seu alerta.

Anónimo disse...

"...julga que pode dar lições a quem trabalha arduamente todos os dias da semana em prol de um concelho melhor..."
Amigos, isto foi escrito, pelo abafa, às 14.53. Será que não era em horário laboral?????????
Amigos de todo o concelho, pensem bem e tirem as vossas ilacções.

Anónimo disse...

Ai o Hugo não é um aprendiz de político? então é aprendiz de quê? É que eu saiba... nunca trabalhou senão... como empregado do PS!

Anónimo disse...

o hugo nunes é a pior nódoa que ja passou pela politica em loulé, fosse na camara ou na guerra politica ele não dá a cara. quando o faz usa a táctica da hiena, escolhe o momento da fraqueza dos seus adversários para desferir os seus cobardes golpes, um dia virá a publico o que ele arranjou na CML quando lá passou. Não fala e nem aparece nas reunioes de vereadores, mas tambem nãp se demite, deve-lhe saber bem ocupar os 2 tachos na politica.
Força dr seruca, gente desta não é para perder tempo.
PSD para sempre, a bem do concelho.

José Carlos disse...

P / o António Almeida:

Todas as preocupações são legítimas. Mas quando assentam na demagogia, na hipocrisia e na mentira… é uma chatice! Sobretudo quando repetida até à exaustão e quando os “visados” não têm (ou não sabem, ou querem) ter possibilidades de a combater.
Sem exercício do contraditório, a mentira do poder pode vingar sempre.


P/ o Anónimo de 15/Nov/2007 10:27:00:

Acha, realmente, que “começou a soçobrar face à verdade”?
E olhe que, sem me passarem procuração, acho que não tem razão quando afirma que os dinheiros da câmara louletana “assenta na mais elevada capitação nacional em matéria de impostos locais”. Acho que é apenas “dos mais elevados”…
Mas tem razão no que está à vista de todos e é abertamente comentado, por todos os cidadãos do espectro político: dos apartidários aos sociais democratas, passando, evidentemente pelos da oposição, toda a gente “se espanta” com a “a máquina de propaganda”.
E ainda sobre esta máquina, deixe-me que lhe diga, penso que não tem muita razão quando afirama que “só produz efeitos imediatos”. Não acredite!
A memória das pessoas é curta. Tão curta que toda a gente “sabe” que as 4 estradas para Quarteira… “foram feitas pela Câmara”… Não acredita? Pois acha que o é Povinho se entreteve a ler os cartazes que a CML mandou afixar? E o que ressaltava é que aquilo era obra da CML., quando esta para ali não “meteu nem um alfinete”!!!!


P/ o Abafa aldaboes :

É verdade: é preciso descaramento! Para negar a evidência!
O que o anónimo anterior afirmou e já fora dito neste blogue (e a partir da próxima 3ª feira será repetido em toda a imprensa) é tudo absolutamente verdade.
E que vem o amigo dizer aqui? Que o ‘Calçadão’ é mentiroso?
Que são mentirosos os (evidentes) comentadores socialistas que aqui vêm deixar a sua opinião? Ou a verdade está só de um lado: o seu?!
Ora bolas, amigo… assim não vamos a parte alguma. E deixe-me que lhe diga – se é verdade o que soou neste final de semana pelos corredores da Câmara – vocâ acabou por prestar um mau trabalho a quem lhe tenha encomendado o recado!

Demais, repete um argumento falso, dizendo que os doze anos anteriores, gerido pelos socialistas nada fez e deixou hipotecado o futuro dos nossos filhos…
Não deixou. Como se sabe, a autarquia tem um superavit, passados seis anos. Com boa gestão? Com certeza que o não negarei. Mas provou, pelo menos, que qualquer eventual deficit era superável a breve trecho.
Agora não pode dizer que não deixou obra! Em 12 anos, o concelho cresceu “como gente grande”. Gastaram dinheiro, mas deixaram obra.
E nestes 6 anos? Onde está a obra? Pense nisso, amigo, quando refere “por de pé muitos projectos fundamentais para a sociedade Louletana”.

O que pense de Hugo Nunes, “um boy sem passado político nenhum”, isso não é comigo. Mas experimente olhar à sua volta, meu caro: não está farto de ver disso aí à sua volta? Já nem digo que experimente olhar para o espelho… sei lá se está a usar o da bruxa má!... É capaz de lhe dizer aquilo que você espera que ele diga.
Mas eu lanço-lhe daqui um repto: se acha que Hugo Nunes “deixou o “’abo preso’ em algumas matérias”, faça a acusação directa e permita que eu revele o id que enviou esta mensagem…
Aqui no ‘Calçadão’ gostamos de ver punidos os que o mereçam. Mas não permitiremos jamais aleivosias. Venham de que lado vierem.
Até porque, entre nós três, (não é segredo para ninguém) repartimos as preferências político-partidárias. Mas estamos unidos no sentido da Justiça, da Democracia e da Verdade!

P/ o Fernando:

Com efeito, temos de reconhecer que o progresso do concelho parece que estagnou. Esperemos, alegremente, que chegue o ano das eleições: iremos, então, ter a circular de Loulé, os novos parques desportivos, a piscina de Quarteira… e a promessa do Centro Cultural de Quarteira…

P/ o Anónimo de 15/Nov:

Bem visto! É caso para dizer: “toma e embrulha” !
Mas neste país tudo é possível: não ouviu, nos últimos dias, que, no processo em que Fátima Felgueiras é acusada de defraudar a sua autarquia, quem paga o advogado é a própria Câmara?
Sempre é mais barato pôr alguém a defender os erros duma autarquia… em horas de serviço! Patrões ricos são assim: uns mãos largas!


P/ o Luís :

Pois aqui podemos admitir que Hugo Nunes é um aprendiz de político. Mas quem nasce ensinado? O que ele fez antes de estar na política isso chama-se vida privada. Aqui não tem lugar. Está bem, amigo?


P/ o Viriato:

Parabéns, meu caro! Como é que, entre tantas nódoas que já passaram pela politica em Loulé, você consegue saber que “o Hugo Nunes é a pior nódoa”?!
Mas essa da “táctica da hiena” é muito boa. Não sei se se aplica, porque não conheço bem o nosso deputado mas, encha-se de coragem, Viriato, e conte lá o que é que “ele arranjou na CML quando lá passou”.
Você não deixa é de ter razão quando afirma que ele “não fala e nem aparece nas reuniões, mas também não se demite”.
Se lhe “sabe bem ocupar os 2 tachos “… isso é que é mais duvidoso. Que eu saiba, o lugar de vereador sem pelouro… longe de ser um “tacho” pode ser uma chatice!
E finalmente, pois, que sim: que o PSD esteja “para sempre, a bem do concelho”.
É que os partidos (e os que os constituem) costumam esquecer-se dos seus deveres e costumam ficar, demasiadas vezes… “a bem de si mesmos” – sejam sociais-democratas, socialistas, ou outra coisa qualquer!