já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 18 de novembro de 2007

LOULÉ E O MARKETING INSPIRADO

spot publicitário às quatro da manhã

A Câmara Municipal de Loulé vai promover, em 29 de Novembro, uma conferência subordinada ao tema “Marketing das Cidades”, como se pode ler nesta nota informativa da autarquia.
Seruca Emídio será um dos oradores - cremos que pela simples razão de ser o anfitrião; mas na mesma nota, refere-se, a dada altura, que o autarca, “ao longo de um mandato e meio, tem dado particular relevância às questões de marketing no seu concelho”.
Como é do conhecimento dos nossos leitores amigos, há semanas, ausentei-me do país, por breves dias e, com aquela “mania” que têm as companhias de aviação, de nos obrigarem a fazer o check-in a horas perfeitamente impróprias de gente civilizada, lá tive de me levantar às quatro da madrugada, para tratar das questões de higiene pessoal, de forma a poder estar no aeroporto de Faro por volta das 5 horas.

Aos trambolhões, estremunhado, enquanto esperava a chegada da água quente à torneira do chuveiro, tratei de ligar o televisor, para que ele me ajudasse a espantar o sono. E ajudou.
mmm
Porque, mal o acabara de ligar, surpreendi-me a ouvir - não me recordo qual era o canal: se o da SIC Notícias se o da RTP Notícias - um “elucidativo” spot publicitário.

Àquela hora da manhã, em que qualquer cristão civilizado está mergulhado no mais profundo dos sonhos, um locutor proferia um espantoso: “Loulé inspira”! Sem mais!


Loulé inspira? Às quatro da madrugada? Mas inspira o quê, afinal?

É este marketing a que Seruca Emídio dá particular relevância? Às quatro e pico da madrugada?!
.

4 comentários:

Anónimo disse...

A Câmara de Loulé desde que tomou posse que não faz outra coisa do que publicidade aos seus feitos (?????).
Mas essa das quatro da manhã não lembra ao diabo. Eles estão dispostos a tudo. Agora que só faltam menos de dois anos vai ser um regabofe de propaganda, sempre paga pelo louletano votante ou não. Esta conversa está-me inspirando !!!! Hum... e se fosse dar um passeio até
Sagres ?. Ali sim. Inspiração não vai faltar e pelo menos muda-se de ares. Estes estão poluídos demais pelos donos do paleio barato. SOUSA

Anónimo disse...

Já viram a entrada da Câmara de Loulé ? Parece a entrada da Feira de Sevilha. As iluminações são quase maiores que as janelas. Tudo muito à novo-rico bacoco. Num tempo de vacas magras é este o belo exemplo que os governantes do concelho dão aos seus munícipes ? Gaste-se em força ! O Zé paga ! Uma sugestão: Se os nossos impostos dão tanto dinheiro à autarquia porque não deixam as iluminações até ao Carnaval ? Iriam para o Guiness e isso daria muitos e muitos votos. RUI - BERTO

Anónimo disse...

Com esta mania de inaugurar qualquer coisa já começa a ser evidente que este executivo só pretende dar música à população, ligar as luzes de natal já se tornou uma tradição, tal como a festa de halloween e noites coloridas entre muitos eventos somente dedicados à cidade de Loulé, dizem eles. A verdade é que não estou a censurar os eventos ou as iniciativas, tem o seu mérito, mas deviam ser concretizadas outras obras fundamentais para as gentes do interior do Concelho, como forma de combater a desertificação a que estão destinados, porque não requalificar as vias de comunicação viária para o interior do concelho? Ou terminar de uma vez por todas o saneamento básico que ainda faz falta? Levar a luz onde ela faz falta e permitir que os jovens possam construir as suas habitações em terras que são suas, assim não precisavam de descer a Loulé ou outro sítio para arranjar casa para morar.
Faz falta uma política séria e visível para o interior do Concelho de Loulé, estamos esquecidos á mais de 7 anos, sabemos que em termos de votos pouco contamos para o peso eleitoral do Concelho, talvez por isso que não somos beneficiados por nada de nada, as juntas de freguesia ou fazem o que manda os senhores da Câmara de Loulé ou então começam a ter problemas na recepção das poucas verbas a que tem direito através dos contratos de programa, se forem da cor contrária então ai estão ainda em pior situação, sejam eles quem forem, no final de tudo quem paga a factura são os habitantes da serra e barrocal do concelho de Loulé.
Um destes dias, a população do interior do concelho revolta-se e desce à cidade de, Loulé para mostrar o seu desagrado e decepção aos governantes locais. Já estamos fartos de sermos postais de visitas e local de romaria em dias de festa, essas sim com raízes ancestrais e com verdadeira tradição. Não temos só frutos secos, aliás até esses já vão escasseando, ainda temos muita hospitalidade para oferecer, mas só para quem merece, o serrenho ou saloio como por vezes nos apelidam, pode ser humilde e ingénuo, mas não é parvo e muito menos deixa de sentir o desprezo que nos dão.
Aqui temos, felizmente os presépios e decorações antigas, genuínas e reveladoras do verdadeiro espírito de natal, saber dar e receber. Não queremos a marca do LC e iluminações folclóricas, apenas queremos um pouco de conforto e respeito por quem também trabalha e espera a anos por uma mera atenção da Câmara de Loulé, também somos Louletanos, somos gente modesta mas cumpridora das suas obrigações. Realmente estou a ser ingrato, eles afinal lembra-se de nós, quando vejo os carros laranjas a poluir o nosso sossego na caça ao voto.
Um bom natal para todos, com ou sem iluminações.
Um habitante da linda serra e barrocal do Concelho de Loulé

Lourenço Anes disse...

P/ o Anónimo Sousa:

É verdade! Às quatro da manhã, não lembra ao diabo.
E já comprovei: não foi um “acidente”… Aquele horário é o horário da “inspiração televisiva” da CML. É uma propaganda diária (quero dizer… nocturna). Será de borla, o anúncio?


P/ o Rui – Berto:

Então, que tem a entrada da Câmara de Loulé ? Qual Feira de Sevilha? Você não percebeu nada, amigo! Aquilo é um Presépio, com dois anjos anunciadores, um de cada lado.
Mas, se a tradição católica ainda tem algum valor, a Nossa Senhora, nesta altura ainda está só de 8 meses… Como se deve recordar dos tempos de catequese, o Presépio aconteceu numa estrebaria… Não me parece que, lá dentro, esteja a Sagrada Família… os donos da casa, por enquanto, são outros…


P/ Um amigo :

Vou resumir o que você diz (se falhar alguma, você avisa) que “deviam ser concretizadas outras obras fundamentais para as gentes do interior do Concelho”:

- requalificar as vias de comunicação viária para o interior;
- terminar de uma vez por todas o saneamento básico;
- levar a luz onde ela faz falta;
- (criar condições para) permitir que os jovens possam construir as suas casas.
Resumi assim, para ser mais fácil para os membros do executivo que, provavelmente nem têm tempo ou capacidade para ler muito…

Mas ressaltam graves acusações, do seu comentário, meu amigo:
- falta uma política séria e visível para o interior do Concelho;
- estamos esquecidos há mais de 7 anos;
- pouco contamos para o peso eleitoral do Concelho, talvez por isso é que não somos beneficiados por nada de nada;
- as juntas de freguesia ou fazem o que mandam os senhores da Câmara de Loulé ou então começam a ter problemas na recepção das poucas verbas a que tem direito;

E, sobretudo, esta:
- se (os presidentes da Junta) forem da cor contrária, então ai estão ainda em pior situação, sejam eles quem forem…

Pois é… Só é pena que não tenhamos o fogo na guelra que têm os índios do Brasil, os descamisados, os sem-terra… porque, senão, teria razão: “um destes dias, a população do interior do concelho revolta-se e desce à cidade…”

Aqui, de Quarteira, não somos ingratos: sabemos que, durante séculos, foram a serra e o barrocal, com a sua agricultura, os seus gados, a sua amêndoa, o figo, a alfarroba quem criou a riqueza que fez crescer este concelho.
Agora, somos nós, com a construção e com o turismo. Mas o produto dessa riqueza não passa da EN 124… fica ali, em Loulé, para ser usada em iluminações, festas, festinhas, bolos e confeitos. Mas nós também queríamos que fossem beneficiados “a linda serra e o barrocal”. Acredite. Somos solidários.