já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

PROCESSOS DISCIPLINARES À VISTA NA CML ?

por uso indevido de um computador

O blogue «sebastião», de António Almeida, da freguesia de S. Sebastião, acaba de nos brindar com esta extraordinária peça que, decerto, irá ser bastante esclarecedora para todos os Louletanos.

Particularmente, para aqueles que ainda confiam no modo de funcionamento dos gabinetes da Câmara Municipal.

Para os menos atentos ou menos informados nesta coisa da Informática, explicamos:
Alguém, que se pretendia anónimo, enviou ao «sebastião», dentro das horas de expediente e a partir de um computador da Câmara Municipal, um “post” de natureza… pouco digna.

Isso significa que funcionário(s) pago(s) com o dinheiro dos contribuintes, se “entretêm”, dentro das horas em que deveriam estar a trabalhar, a ler blogues, a responder a blogues, a ser grosseiros para com os louletanos que lhes pagam o ordenado.

Só que António Almeida ficou definitivamente farto de desaforos e, pura e simplesmente, no seu pleno direito de atingido, decidiu divulgar a origem dos desmandos. Louvável e corajosamente.

Temos que admitir que o senhor Presidente da Câmara desconhece o procedimento deste(s) funcionário(s), mas que, tomando agora conhecimento do facto, irá tomar as devidas providências – para já, contra o utilizador referenciado: WMS2-RIPE.

Se o não fizesse, estaria a caucionar a grave irregularidade, comprometendo o executivo que preside.

Ficamos à espera de conhecer o resultado dos necessários procedimentos disciplinares.

.

7 comentários:

Anónimo disse...

Caros amigos do Calçadão; o que quis foi demonstrar duas coisas:
1- que é possível ter o rasto e identificação dos comentadores e que, assim, não existem anónimos;
2- que a autarquia constitui a "fonte" de muita da desinformação que graça e em muito contribuí para as guerrilhas a que vamos assistido.

Considero a retirada deste tópico pois não desejo umsa nova "caça às Bruxas" dentro da CML. Deploraria saber que algum funcionário sofreria consequências deste episódio que sendo, diário e continuado, precisava ser provado. É minha convicção que este "anónimo" é bastante notável e nada humilde funcionário. Mas, nestes casos, sofre sempre o mais fraco... espero que não!

Anónimo disse...

Não tenhamos ilusões. A prática reiterada da coação a mando de quem manda na CML tem um historial já longo e não se limita à tentativa de controle dos blogs.
Estende-se a outras áreas, para não dizer a todas. Os métodos pidescos, os recados intimidatórios através de terceiros são o pão nosso de cada dia. Tome-se um exemplo. Um diligente funcionário interpelou um cidadão inquirindo-o pelo facto de estar a conversar com alguém incómodo para o poder e fez questão de o recordar que o seu projecto ainda não estava aprovado e, com aquelas intimidades, teria que ser repensado. É este clima de coação e intimidação que o nosso CHAVEZ louletano oferece a quem não o segue cegamente.
Não tenhamos dúvidas que a próxima ofensiva vai ser contra os blogs que ele ainda não controla. Lembram-se do REMEXIDO ? Não sabemos quem o calou ou mandou calar, mas não é difícil imaginar.

Anónimo disse...

olá,
este IP é da CML, é hora de de almoço - espero que agora não empliquem com o facto de estar a usar os meios informáticos fora da hora de serviço, mas a ideia não é entrar em polémica com os senhores.´
era apenas para dizer que o tipo de comentário que faz é infeliz, despropositado e do ponto de vista informático é tecnicamente aberrante, qualquer dominio legal tem de ter um responsavel tecnico identificado que é o caso do WMS2-RIPE logo isso não faz dele o responsavel pela interacção com o vosso blog.
aproveito para dizer que existem na internet pequenos programas que "mascaram" o ip de origem, chama-se a esse metodo "spoofing" que permite por exemplo resolver o IP (internet protocol) para um dominio tipo www.nao.quero.que.saibam.quem.eu.sou.com ou outro sub-dominio qualquer, e outros que apontam para dominios legais tais como a casa branca ou outro qualquer, não me parece que o GW Bush fosse escrever para o senhores, isto vem a proposito para dizer que qualquer pessoa com acesso à internet pode aceder a qualquer pagina publica tal como o vosso blog, o gestor do blog é o responsavel pelos seus conteudos.
Pessoalmente não tenho qualquer problema em lhe afirmar que considero um aproveitamento desnecessario e ridiculo de um facto que eventualmente poderá ser menos feliz, mas não ilegal. Como tal o ou os comentarios poderão nao vos ser favoraveis ou ao vosso gosto mas são de alguem que por algum motivo entendeu comentar uma opiniao vossa (que eu não sei quem é), poderá sim tecer uma opinião sobre essa situação, mas agora vir insinuar que tecnicamente pode-se fazer o que quer na rede da CML e que os funcionários poderão ser perseguidos é um abuso e uma mentira gigante, eu NUCA fui perseguido e não conheço algum colega que o tenha sido por isso.
francamente não leio blogs, apenas por uma questão de tempo e opção, li estes posts e comentarios porque fiquei impressionado pela injustica que foi cometida em insinuar que todos os funcionários são do genero que os senhores insinuaram, aqui à gente que trabalha e é muito responsavel, eu vejo a paricipação no vosso blog como 1 escape num momento de descontração que é normal haver em qualquer emprego, tal como beber um café fora do local de serviço ou ouvir musica num café ao lado de serviço, não é ilegal e não poe em causa o desempenho do serviço, alguns poderão pensar de maneira diferente por isso vivemos em democracia.
apenas uma opinião um pouco diferente da vossa.
se me disser o seu email nao tenho problema em mandar-lhe uma mensagem (do meu e-mail pessoal)mais detalhada sobre a questão técnica e onde me identifico, os senhores estão enganados com a insinuaão de mau ambiente nesta casa. cumprimentos

Anónimo disse...

Pois... verdade seja dita. Este post é um tiro no pé!

O comentador "pa" até tem razão!

cumprimentos

Anónimo disse...

hello pa
that is very nice what you said, but we both know, and my friend gates explained me, that the probability that the IP was spoofed is so big as the probability, as you said, of me writing this comment right now.

now excuse me, i have to ride to teeran. yah!

W.

Lourenço Anes disse...

P/ o António Almeida (mas também para os autores da”gracinha”):

Nós entendemos a sua mensagem. Os prevaricadores, também, pelos vistos. Mas, ao contrário do que você pondera vir a fazer, nós não retiraremos o nosso post.
Também estamos fartos de comentários e e-mails com fonte de “ip” autárquicos. Os comentários temo-los deixado ficar, como os próprios emissores têm podido verificar já que não têm recorrido ao insulto ou ameaçado os direitos de outros cidadãos ou ainda contrariado o que é preconizado pela ERC (que promete, em breve, vir a meter o nariz nos blogues, também).

Não pretendemos, igualmente, uma “caça às bruxas”. Mas temos de deixar vivo o alerta para que os responsáveis da autarquia meditem nos actos e consequências do que é feito (inclusive em prejuízo da própria autarquia) por aqueles que são remunerados para fazer serviço público.
É que existe algo que nunca deveria ser esquecida nem diminuída, numa sociedade civilizada e num regime democrático: ÉTICA !

Mas, porque achamos que basta de “criancices” e abusos, porque achamos que a população deve ter conhecimento de como procedem aqueles que, ao fim e ao cabo, são seus “empregados”, Vamos deixar tudo como está.

E aos prevaricadores e seus chefes e autarcas eleitos, fazemos aqui uma confidência: hoje 21 de Novembro, desde que este post foi lançado e até ao momento em que estou a escrever esta resposta, o ‘Calçadãio de Quarteira’ foi visitado 273 vezes, por 243 leitores (computadores) diferentes. Muito mais do que qualquer jornal local poderia ambicionar.
´
Não menosprezem o poder dos blogues!

P/ o Anónimo das 9.51:

É um risco, meu caro amigo, que tentem controlar e aniquilar este ou outro blogue. Mas agora, que sabemos o poder deste meio de comunicação, podem esses presumíveis repressores/censores estar certos de outra coisa: ele renascerá, com este ou outro nome, neste ou noutro ip diferente. Sem precisar de “máscara”.
Não tememos Chavez louletanos e não haverá também Juans Carlos que sejam capazes de nos intimidar: “Por qué no te callas?”


P/ o PA:

Obrigado pela confirmação do seu ip. Obrigado também pela “lição de informática” que pretendeu dar-nos. O José Carlos fartou-se de rir.
É claro que o responsável técnico do domínio “não faz dele o responsável pela interacção com” o ‘Calçadão’. Mas, desde que haja vontade de o fazer, qualquer inquiridor ou averiguador de um processo, a partir desse elemento chegará com relativa facilidade ao real responsável pelos desmandos. E isso nunca seria uma “caça às bruxas” mas sim uma reposição da legalidade, pois como implicitamente você reconhece, o que se passou (e passa) é um ilícito…
Agora, não entendemos onde o «PA» foi buscar a peregrina ideia de que insinuámos (neste caso, insinuei) “que todos os funcionários são do género”.
Claro que sabemos que a maioria do pessoal que ganha a sua vida na CML é “gente que trabalha e é muito responsável”. Felizmente. De outro modo pareceria que estávamos perante uma “associação de marginais”. Mas, como sabe, basta uma laranja estragada, numa canastra, para dar mau aspecto à mercadoria.
É aí que os responsáveis terão que exercer, impedindo o “contágio” que, podendo não ser real, será sempre aparente. E não é correcto que pague o justo pelo pecador.
Quanto ao nosso e-mail, se estiver interessado, poderá escrever-nos sempre que quiser, como diariamente fazem dezenas de leitores. O endereço sempre esteve patente neste mesmo blogue.
Ah, já me esquecia: obrigado por usar o ‘Calçadão’ como “escape num momento de descontracção”. Servimos, ao menos para aliviar o stress a alguém…
PS: Acho que deve estar confundido: nós, ‘Calçadão’, NUNCA insinuámos que na CML existe um mau ambiente. Confundiu-se, «PA»… acontece que têm aparecido aí alguns comentários nesse sentido; mas eles não nos podem ter comprometido, até porque, que me recorde, isso nunca foi objecto de resposta da nossa parte. Da minha, de certeza que não foi.

P/ Mighty Mounds:

Tem resposta? Eu não vou entrar nisso… até porque não gosto de charadas.


P/ o Bush !!!!!!!!!!!

I’m very glad seeing you here, my dear W.!
Óh Bush! Depois das francas gargalhadas que o José Carlos, ontem já dera a este propósito, já devia estar à espera da tua visita. ..
A sério: Fico contente por poder comprovar que, entre os nossos comentadores há lugar para tão saudável boa disposição! Um abração, óh amigo W. Bush!

Anónimo disse...

Acabou o regabofe!!!!
Proibiram os meninos de brincar com os computadores da Câmara, foi?
Lá ver se fazem alguma coisa de útil seus....cala-te boca!!!