já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

ZONA POENTE DE QUARTEIRA… ADIADA

mais um projecto mal definido e esclarecido?

Afinal... sempre há muitos problemas escondidos, para resolver...

Já quando foi lançado o concurso público de ideias, aqui mesmo, no ‘Calçadão’, tínhamos levantado dúvidas: ideias para quê, para onde, em que condições? Se não estava clara a área de intervenção… Se estavam a ser omitidas informações sobre licenças de construção, já atribuídas, para novos hotéis na área circundante… Se não se definia o que se pretende fazer à Vala Real... Se nada se sabia sobre as dimensões previstas para o mercado...

Depois do anunciado «plano de pormenor» para a mesma zona, onde se previa a construção desse novo mercado, o concurso de ideias avançava, então, com não sei quantas estruturas mais, entre as quais um centro para desportos náuticos – uma ideia recolhida das propostas eleitorais do Partido Socialista.
As obras da nova fase de ampliação do porto já começaram
....

A perplexidade é que, ao que parece (pelo menos, davam essa ideia), ninguém sabia ao certo o espaço que deverá ir ser ocupado pela expansão do «porto de pescas», cujas obras já estão no terreno e arrancarão, em força, na próxima semana.

A «bomba», que tínhamos previsto, acaba de rebentar: a requalificação da zona poente de Quarteira será adiada devido à falta de acordo entre a Câmara Municipal de Loulé e o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos.

O primeiro ponto de conflito surge à volta da expropriação dos estabelecimentos junto da lota, já que a autarquia diz que esse encargo deve ser assumido pelo IPTM, o que este rejeita liminarmente.

O presidente da Câmara diz que esses espaços se situam em domínio público marítimo, e, portanto, será o IPTM que terá de resolver o problema. O IPTM lava daí as suas mãos: o «negócio» deles é o porto e não a requalificação urbana...
Vamos ver o que acontecerá ainda com estas casas

Quem se lixa… são os quarteirenses que, ou nos enganamos muito ou vão ter o mercado novo lá para mais perto do século XXII… ou para quando tiver o seu «centro cultural», ou o seu «complexo desportivo».Ou, por outras palavras: para quando as galinhas tiverem dentes!
nn
Temos os autarcas que merecemos!

.

7 comentários:

Anónimo disse...

pois infelizmente em Quarteira as coisas funcionam assim...
porque será tanta indecisão? NÃO SABEM PORQUÊ? EU SEI...
è porque os nossos ilustres governantes de quarteira, ainda não conseguiram avaliar, qual destes projectos é que vão fazer render mais DINHEIRO, para o BOLSO DELES...
POR ACASO PEDIRAM A OPINIÃO DOS QUARTEIRENSES? NÃO!!!!!
Nós só servimos para o dia das eleições irmos votar... MAS ENFIM...

Anónimo disse...

A REQUALIFICAÇÃO DO BAIRRO DA LATA - 1
Até que enfim o Calçadão regressou à sua terra. Em boa hora e com um tema que a todos deve interessar.
A história da requalificação do bairro da lata tem muito que contar. Comecemos pelo fim - os idiotas que gerem a CML lançaram um concurso de ideias. Confirmação do que já se suspeitava, não têm nem nunca tiveram qualquer ideia sobre o que fazer daquela zona degradada. Em 6 anos de governação apenas conseguiram demolir 2 barracas, apesar de terem ainda dinheiro disponível no protocolo do Vilamoura XXI. E proclamam-se de bons gestores !!!! Pagam milhões a uma empresa privada para a limpeza urbana de Quarteira, mas excluiram aquela zona, como se não fizesse parte da mesma freguesia. Os idiotas da CML ainda não perceberam que com ou sem plano de requalificação aquela zona pode estar limpa. Pode-se ser póbre, mas asseado. (Continua) ANÓNIMO POR CAUSA DAS MOSCAS

Anónimo disse...

A REQUALIFICAÇÃO DO BAIRRO DA LATA - 2
Os idiotas da CML antes de lançarem o concurso de ideias, quase um ano antes, tinham alterado a zona de interveção do plano - desde o Restaurante Rosa Branca até aos limites de Vilamoura. Com pompa, circunstância e muita propaganda anunciaram que pretendiam prolongar o passeio à beira mar, desde a Avenida Infante Sagres até à Marina. O que parecia ser uma brilhante ideia, não passou de um espasmo de um neurónio camarário que furou a greve. A provar isso mesmo está o facto de há um ano terem anunciado uma ideia e agora vem lançar um concurso de ideias. Pelo meio, durante o ano que decorreu não fizeram rigorosamente nada para prosseguir com o anunciado plano, como nada tinham feito nos 4 anos que tinham precedido aquela decisão. ( continua) - ANÓNIMO POR CAUSA DAS MOSCAS

Anónimo disse...

A REQUALIFICAÇÃO DO BAIRRO DA LATA - 3
Em 2005, cavalgando gloriosamente uma greve dos pescadores, o presidente dos idiotas que governam a CML tinha vindo anunciar apressadamente a elaboração do famingerado plano que já estava em curso e desancou o governo por não avançar com as obras de ampliação do porto de pesca. É claro que o presidente dos idiotas estava careca de saber que o avanço do projecto estava dependente do que a CML pretendia fazer da zona envolvente.
Entretanto o IPTM, apesar de a CML não avançar com o plano, apresentou um projecto a parecer da CML. Como o tal neurónio fura greves esteve solidário com os seus companheiros, os idiotas não perceberam que o IPTM projectou as obras onde não havia barracas, nem outras construções, negociou os terrenos com os proprietários e vai avançar com as obras. O IPTM resolveu o seu problema e os idiotas da CML ficaram com o ossos para roer, porque tinham os neurónios em greve ou não tiveram tomates para dizer que não aceitavam as obras naquele local. Bons gestores, não há dúvida. E nem se diga que o IPTM pode fazer as obras sem oposição da CML porque não é verdade. É que, contrariamente ao que se afirma no post, aquela zona já tinha sido desafectada do domínio público marítimo há muitos anos. Os idiotas é que ainda não perceberam isso. Mas são muito bons gestores. Continua ANÓNIMO POR CAUSA DAS MOSCAS

Anónimo disse...

A REQUALIFICAÇÃO DO BAIRRO DA LATA - 4
O concurso de ideias promovido pelos idiotas que governam a CML faz questão que o plano preveja um edifício para o mercado com estacionamento em cave. O tal neurónio que pensa de vez em quando, voltou a entrar em greve. Quando toda a gente em Quarteira sabe que antes de ser aterrada aquela era uma zona pantanosa e que o mar está a umas escassas dezenas de metros, os queridos governantes tiveram a brilhante ideia de construir uma cave para estacionamento, esquecendo-se de propôr uma estação elevatória para drenar as águas que inundarão a cave. Percorram os 10 escassos quilómetros que nos escapam utilizando aquela via rápida de 4 faixas que nos prometeram e venham visitar as caves dos edifícios construídos ali bem perto. Água não falta queridos. Excelentes governantes. Fiquemos a aguardar os resultados do concurso de ideias e na expectativa de nas proximas eleições, em 2009, nos virem anunciar que a CML vai mandar elaborar um plano. ANÓNIMO POR CAUSA DAS MOSCAS

Anónimo disse...

A história desse plano de pormenor ainda vai dar muita água pela barba. Vocês sabem a história do estacionamento subterrâneo? Deve ser uma ideia excelente, pois espera-se, para breve uma extraordinária sugestão da CML: uma base de submarinos para Quarteira.
E para guardar os submarinos nada melhor que um estacionamento naquela área... abaixo do nível do mar.
E sempre vai ser muito engraçado saber como é que a Câmara de Loulé, esses seres super-inteligentes, vao resolver a tal avenida-calçadão até ao molhe da Marina!
Passarão por cima das estruturas que o porto vai realizar? Ou estarão também a pensar num.. túnel submarino?

Lourenço Anes disse...

P/ o Anónimo de 1/Nov:

Meu caro, o seu comentário tem duas facetas distintas: uma “nobre”, em que lamenta que se não peça a opinião aos quarteirenses para as coisas que lhes são importantes, mas depois se lhe venha pedir o voto.
É uma verdade; uma lamentável verdade.

Pela segunda faceta a que aludo, não o felicito! É fácil lançar suspeições ou boatos. Se sabe que “os nossos ilustres governantes de Quarteira” só pretendem saber quais os projectos “que vão fazer render mais dinheiro para o bolso deles” então, deve denunciar. De preferência, às autoridades.
E em denúncia assinada.
O ‘Calçadão’ não é uma bolsa de boatos. Desculpe


P/ o “Anónimo por causa das moscas”:

Antes de mais, apesar de me ter ausentado por uns dias, o ‘Calçadão’ nunca deixou a “sua terra”. Felizmente, o José Carlos e a Ana Maria estão bem integrados no espírito deste blogue e, juntos, apesar das nossas diferenças, vamos conseguindo levar o barco a bom porto.
Mesmo que o timoneiro mais velho se tenha de ausentar.
O que há é pessoas que pensam que o que interessa e influencia a vida dos quarteirenses é apenas o que se passa dentro dos limites do Forte Novo, Porto de Pescas e Rotunda da BP.
Esse não é o nosso entendimento e, por duas razões: a primeira é porque as muitas dezenas de mensagens que nos chegam quase todos os dias nos dão a certeza de que estamos a trilhar o caminho certo: o da informação diária que não existe cá na terra, e a respectiva e possível apreciação crítica (o que à imprensa local, por razões óbvias, está vedado).
A segunda razão é porque estamos intimamente convictos de que estamos a fazer aquilo em que acreditamos, aquilo que queremos e aquilo que é justo. E, como fomos nós que criámos este “cantinho”, não vamos permitir que nos “empurrem” para as vias que agradem a outros…

Posto isso, vamos ao “sumo” dos seus (preciosos, lúcidos, esclarecedores e bem humorados) comentários.

A requalificação do bairro da lata – 1

Comecemos então, como quer, pelo concurso de ideias. Com efeito, parece que a CML não tem ideia do que quer fazer naquela zona.
São demasiadas contradições que ficam patentes entre o concurso de ideias e o plano de pormenor.
Ficámos a saber, neste seu comentário que a CML “dispensara” da limpeza daquela zona a empresa contratada para o efeito… Um espanto. Então, porque não a limpará a CML? Não tem serviços competentes?
Não referiu o dr. Seruca Emídio, em reunião de Câmara realizada cá, que o sr. Ezequiel Tomás é o “homem do lixo”? Quem são os restantes responsáveis por isso? Pois se não limpa a empresa, que limpe a Câmara! Achamos nós, claro.
E tem razão, meu caro "Anónimo por causa das moscas": com ou sem plano de requalificação, aquela zona deveria estar limpa e não provocar aquela sensação de deplorável desleixo.

A requalificação do bairro da lata – 2

Pompa e circunstância, meu caro comentador, é algo de que este executivo não tem sido nada avaro!
Provavelmente, será isso (com uma boa gargalhada) que nos refere – de vez em quando, parece brotar um espasmo de um neurónio camarário que fura a greve e… para fingir que nada se faz… lança-se um concurso, para ver se alguém lhes dá aquilo que lhes falta – ideias!

A requalificação do bairro da lata – 3

Pois é, não passava uma semana que o presidente da autarquia de Loulé não se lamentasse de que não começavam as obras da 2ª fase do porto de pescas.
A verdade é que, as últimas notícias vieram pôr a nu que, afinal, foi por parte da CML que nada de concreto tinha sido feito; nem ao menos, teriam começado as negociações para a posse dos terrenos.
Se você agora nos vem afirmar - o que suspeitávamos – que “o IPTM projectou as obras onde não havia barracas, nem outras construções, negociou os terrenos com os proprietários e vai avançar com as obras, resolvendo o seu problema” deixando “o ossos para roer” à CML… Temos mesmo de nos questionar se o projectado “calçadão” até ao molhe da Marina não será um dos tais “espasmos de neurónios camarários” e se as anunciadas obras não irão, como tantas coisas, ficar “em águas de bacalhau”

A requalificação do bairro da lata – 4

Bom, meu caro “Anónimo por causa das moscas”… não faça a gente rir outra vez com essa história do estacionamento em cave!
Provavelmente, foi a forma que a autarquia escolheu para nos dizer que não esperássemos que daquela toca saísse coelho; ou, por outras palavras: que podemos esperar sentados porque, tão depressa o “mercado velho” não vai ser substituído pelo novo…


P/ o Habitante da Infante de Sagres :

Decididamente (e ainda bem) os nossos leitores-comentadores cultivam a ironia e a boa disposição.
Uma garagem para submarinos ia ser, com certeza, qualquer coisa que levaria a CML a entrar no livro dos recordes!