já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia de Portugal

que nos sintamos portugueses, neste mundo global!
"Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetum. (…) Nós, atendemos às qualidades de prudência, justiça, e idoneidade de governo que ilustram a tua pessoa, tomamo-la sob a protecção de São Pedro e nossa, e concedemos e confirmamos por autoridade apostólica ao teu excelso domínio o reino de Portugal com inteiras honras de reino e a dignidade que aos reis pertence, bem como todos os lugares que com o auxílio da graça celeste conquistaste das mãos dos Sarracenos e nos quais não podem reivindicar direitos aos vizinhos príncipes cristãos. E para que mais te fervores em devoção e serviço ao príncipe dos apóstolos S. Pedro e à Santa Igreja de Roma, decidimos fazer a mesma concessão a teus herdeiros e, com a ajuda de Deus, prometemos defender-te, quando caiba em nosso apostólico magistério."

Passaram 830 anos desde que, em 23 de Março, o papa Alexandre III enviou essa bula a Afonso Henriques, declarando-o independente do reino de Leão.

Desde então, se criou e fortaleceu o nosso conceito de nação, o espírito pátrio, a independência de um Povo. É isso que festejamos amanhã, 10 de Junho.

Já foi o «Dia de Camões» quando instituídas em 1880 as comemorações camonianas; depois, foi o «Dia de Portugal», o «Dia da Raça», o «Dia de Camões, de Portugal e da Raça» e, desde1978, é o «Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas».

O nome, porém, é o que menos importa. O que importa mesmo é o conceito: PORTUGAL.

11 comentários:

Anónimo disse...

Para quem conhece e adora a nossa história deixo aqui o titulo de um livro que é " A escrava de Cordoba " que retrata fidedignamente e leva-nos numa viagem ao passado aquando da ocupação muçulmana e Arabe e ao ínicio do que seria a reconquista e os primordios do que é hoje Portugal.

Frazão disse...

Disse hoje Madaíl: "seria doloroso se Portugal ficasse fora do Mundial 2010".
É a isto que muitos procuram reduzir a PORTUGALIDADE: uns berros e umas bandeiras em apoio de uns tipos que dão (mal) uns pontapés na bola!
Triste destino o nosso!

sdsdsdsdsds disse...

A mim não me doi nada, ainda bem ! Espero que a selecção não seja apurada

Organista disse...

Acabo de ouvir o Socrates na TV, dizer que tem toda a legitimidade para ir para a fente com os grandes projectos!ou seja TGV,s e Aeroporto,s, isto mesmo com esta derrota nas eleições,e mais,contra a ideia de alguns do governo PS,estes (alguns notáveis do PS)deram a entender que era melhor esperar estes trés Meses e pouco,!que dizer a isto caros comentadores,o nosso PIB,teve uma queda de 3,7 por cento,no ultimo trimestre,como é, ele é por o que estou a ver, o MANDO QUERO e POSSO, e não muda uma virgula mesmo que haja crise,mesmo que perdeu as eleições,mesmo com os amigos do governo a dizer-lhe é melhor esperar,ele é bem pior que o SALAZAR,esse au menos deixou os cofres du Banco de Portugal cheios,então ele é sozinho a mandar,nimguém o pode travar,nós Portugueses não contamos para nada? viva o 10 de Junho,viva Portugal,Abaixo a Ditadura!!!!1

Tiago disse...

Qual é a estratégia para Portugal? Usar o território de forma sustentada, certamente. Isto significa, uma aposta nos recursos florestais (madeira, energia, caça, biodiversidade, suporte de turismo, água, paisagem) e recursos marinhos! Esta aposta, nas poucas riquezas que um país pobre tem, é determinante para assegurar que o terrítório permite gerar e fixar empregos e prosperidade. Mobilizar o pais em torno de dois vectores estratégicos onde os investimentos têm uma grande eficiência económica!

Álvaro Júnior disse...

Uma celebracao do 10 de Junho muito modesta. Um pais como Portugal merecia um maior envolvimento da populacao e um apoio dos media. Nao basta fazer feriado: e' preciso celebrar o genio portugues - por isso se escolheu Camoes para o representar! Venha dai o genio de Portugal! E isso que se deve celebrar e promover neste dia. O dia 10 de Junho deveria ser o dia de recargas de auto-estima do portugues e por algum motivo alguem se esquece da vantagens deste dia e anda toda a gente triste...

Anónimo disse...

Quem são os caramelos que foram condecorados? Ainda se fosse o Dias Loureiro, a gente conhecia-o!

Anónimo disse...

Cavaco hpocrita, devias queimar as maos quando colocaste a coroa de flores no mausuleu em memória de SALGUEIRO MAIA... hipocrita...
É isto um «simbolo» de Portugal???

Anónimo disse...

Se entendo bem, "Portugalidade" representa o melhor de Portugal e dos Portugueses; uma abertura ao mundo, uma universalidade de correr o mundo e acolher o mundo; é um conceito dum Portugal que tem peso no mundo, por causa da sua língua e da sua atitude, e até da diáspora que prospera em todos os continentes. Portugalidade é então uma forma de identidade, da qual a língua portuguesa constitui um pilar essencial.

E.C.

Raul P. disse...

Ser português é sentir-se, naturalmente, portador de uma herança multisecular de universalidade e adaptabilidade ao espaço e no tempo.
É sentir que somos pioneiros de um mundo novo de descoberta e de relacionamento numa permanente busca de dar e receber.
A saudade é o fruto de uma identidade carregada de sentimentos que se cruzam no corropio de um vai vem que deu luz à mestiçagem, que instalou uma língua nos quatro cantos do mundo.
Ser português é ser portador de sentimentos a afectos, que em solidariedade, levou gente ao sítio mais recondito do planeta.
É também o sofrimento,a melancolia de quem teve de resistir a uma solidão que apenas tinha saída para o mar. É essa ligação mar, ligada aos nossos grandes feitos, que, também, alicerçam a nossa identidade.
Temos também no portuguesismo o profano e o religioso. A missa, a procissão, a festa de S. João, S. Pedro e S. António, do padroeiro da santa terrinha, são os portuguesismos que sustentam a confraternização com o sempre presente tintol, sardinha assada e o eterno bacalhau nas suas variadas feituras.
Ser português é ser diferente. É ser desenrascado na adversidade.
É, sobretudo, saber sorrir para não chorar.
E chorar com a desgraça alheia.
É ser solidário.
É ser amigo.
Mas é, infelizmente, muitas vezes, ser invejoso.

KOPIADOR disse...

O Presidente norte-americano, Barack Obama, assinalou na quarta-feira o Dia de Portugal, numa mensagem em que enalteceu Luís de Camões e “Os Lusíadas” e a amizade entre os Estados Unidos e Portugal.
“Envio com orgulho os meus melhores desejos àqueles que celebram a cultura e herança portuguesas nesta ocasião”, afirmou Obama, em comunicado.

O Presidente norte-americano destacou a “larga e firme amizade” entre os Estados Unidos e Portugal.

Obama referiu-se igualmente à contribuição dos norte-americanos de origem portuguesa na construção dos Estados Unidos.

“É importante que Camões, que viveu entre 1524 e 1580, seja conhecido, sobretudo pelo seu poema épico ‘Os Lusíadas’, um tributo à época dourada da exploração e dos descobrimentos portugueses”, afirmou.

Residem nos Estados Unidos cerca de um milhão de portugueses, a maioria oriunda dos Açores.