já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Marchas de Quarteira 2009

e tudo acabou na noite de s.pedro
Agora… até p’ró ano! Depois de tanto esforço, tudo se desfaz ao fim de três noites.
.
Depois do cansaço e do tédio dos ensaios, por vezes quando o corpo mais quereria descanso e telenovela; depois do tempo gasto nas provas de trajes; depois do nervoso miudinho no momento de sair à marginal; depois do tempo roubado às famílias, ao descanso, aos filhotes, ao namoro... A festa chegou ao fim.
.
Valeu a pena? Valeu. Vale sempre.

Tudo foi bem? Com certeza que não; mas não porque cada um dos marchantes, cada um dos organizadores, cada um dos ensaiadores não quisesse. Todos queriam acertar, todos tentaram fazer o melhor possível, com certeza absoluta.

Nenhum, com certeza, mereceu palavras depreciativas que se cruzaram em comentários do ‘Calçadão’.
.
Se há coisas a mudar – e há! – o que é preciso é que contribuamos, cada um à sua maneira para as melhorar. Não podemos passar o tempo a dizer que “os outros” não gostam de Quarteira e, depois, seremos nós, os próprios quarteirenses, a desfazer naquilo que temos, a desdenhar do esforço e vontade dos nossos concidadãos. No fim, nem todos sentiram a alegria da exibição, as lágrimas de felicidade e os abraços de satisfação e congratulações. Mas mereciam, garanto. Porque todos eles quiseram, com certeza, ser os melhores, os mais bem ensaiados, os mais bem vestidos, os mais vistosos. Os melhores.

E foram; à sua maneira, segundo as possibilidades que tiveram, foram, com certeza, os melhores.

Estão todos a merecer palavras de apreço.

Até para o ano, amigos marchantes. Que cada um saiba: a marcha da sua “rua” foi, com certeza, a mais linda.
.
Mas em 2010 vamos fazer ainda melhor. Valeu?

27 comentários:

Anónimo disse...

Não acabou não porque eram cerca das 02.00 Horas da madrugada e na RTP1 ainda passou o comercial sobre os Santos Populares na cidade de Quarteira.

César disse...

Aos criticos das marchas. Eu não sou quarteirense. Vivi em Lisboa alguns anos e gostava muito da noite de Santo António e das marchas dos bairros.
É clássico em Portugal queixar-se das suas tradições e de tudo o que pode parecer mais próprio de Portugal, classificando-o instantaneamente de bacoco, provinciano, etc etc etc.
Se virmos bem, todas as festas populares serão provincianas e bacocas, sendo assim. Não vejo as Marchas Populares de Lisboa, de Quarteira, de Setúbal, inferiorizadas aos San Fermínes de Pamplona, a Feira de Sevilha, a Oktoberfest de Munique, ao Carnaval do Rio, de Colónia, de Veneza... Mas enfim, quem quer criticar só por criticar...
Estou de acordo com o Calçadão que nos habituou aos seus artigos desassombrados, às suas opiniões que não estão à espera de só receberem apoio e palavras de apreço.
Portugal e a imprensa portuguesa precisava de muitos Calçadões. Bem hajam.
No caso das Marchas de Quarteira, acertaram na mouche, uma vez mais.

Fátima disse...

Isso mesmo, José Carlos. Estão todos de parabéns, apesar de estarem bastantes coisas mal nas actuais marchas.
Mas quando as coisas estão mal, o que se tem-de fazer é melhorá-las, não é deitá-las a baixo.
Respeitem quem dá o seu tempo e esforço para vos entreter!! Se não gostam, não vão.
Nunca vi tanta côr e brilho ser considerada piroseira. E aos que dizem que são de cá, mas que falam como realmente são, parolos, se conhecessem realmente o país, veriam que infelizmente para todos nós portugueses, o resto do país é que é demasiado ignorante.
Tem cidades que fazem pela vida como Aveiro, Viseu, Évora, e outras tantas que combatem as dificuldades que os políticos pirosos que as teimam em governar não os deixam sair da ignorância mas acham que são os maiores e os mais capazes.

Anónimo disse...

PARABÈNS a todos os MARCHANTES, ruas de QUARTEIRA.
UM GRANDE OBRIGADO pelo esforço e dedicação de todos.
OBRIGADO também a todos os PADRINHOS. Que também, mesmo que por breves dias, vestem as camisolas e torcem pelas ruas que apadrinham.
PARABÈNS ás marchas participantes. E força para os próximos anos. Parabéns pela carolice. Porque quer queiram quer não queiram, foram os melhores!!!!! QUARTEIRA É LINDA!!!!!!!! Penso que cada vez mais, se está a repor a verdade nas marchas. Quem quer vencer, tem que se empenhar muito. SOMOS OS MAIORES!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Está bem, eu concordo assim por alto com o que diz o José Carlos e com o que dizem os comentadores antes de mim...
Mas vamos dar o mesmo valor às Marchas da Cabine e da Vasco da Gama e às de Vilamoura e poeta Pardal?
Não pode ser!
Umas são mesmo boas e outras são mesmo más. Os marchantes não tem culpa e isso eu comprendo mas não dou o mesmo valor às marchas bem feitas da Vasco da Gama e da Cabine e às outras duas com cavalos ou não.

H.N. disse...

Realmente choca-me a forma como de ano para ano nada evolui nas marchas populares. Dizia uma senhora ao pé de mim que tinha ouvido dizer que as marchas iam acabar.
Ás vezes penso que seria o melhor. É extremamente ingrato para quem trabalha meses a fio por qualidade ver-se ultrapassado por carnavais que nada estão ligados à verdadeira tradição das marchas populares. Acho que hoje Quarteira está de LUTO. Não fosse o brilho de tecidos pirosos e muita purpurina.... Enfim, para o ano há mais, como diz o calçadao mas acho que deviamos todos de reflectir se é este o caminho que queremos pras marchas populares. Saudações

Anónimo disse...

Há marchas q podem ir vestidas ao carnaval e outras coisas que nao tenham a ver com as marchas populares!! Que ganham na mesma os figurinos e outros prémios vai-se lá saber o porquê!! Se eu fosse o Doutor Dias da Cunha poderia dizer que "é o sitema" , infelizmente somos uma sociedade que vira os os olhos sempre para o mesmo e mais do mesmo!! Viva à festa dos santos populares onde dantes havia baloes santos e muita animaçao!!

Anónimo disse...

Venho aqui comentar e dar uma grande razão aos que dizem toda a verdade. As marchas ja foram marchas.

Anónimo disse...

Vasco da Gama é a MAIOR!

Rosa disse...

A nossa marcha é linda, ié, ié, ié, a nossa marcha é que é!
Cabine, Cabine, Cabine!

Hélder disse...

E onde estão os Mastros?
Onde está a MARCHA. Temos marchas que não marcham, só dançam diante das bancadas. Poucos vêm e as ruas de Quarteira ficaram sem festa.
Vamos mudar isso.

Célia disse...

Todos falam na Rua Vasco da Gama e na Rua da Cabine e as marchas da Rua do Pinheiro e da Rua Gago Coutinho estavam também muito lindas.
Gostei das fotos que o Calçadão de Quarteira escolheu. Obrigado.

Anónimo disse...

As marchas estão de Parabéns. Aqui vai a minha votação.
1º Vasco da Gama
2º Rua do Pinheiro
3º Cabine
4º Gago Coutinho
5º Florinhas
6º Vilamoura
7º Outeiro
8º Poeta Pardal

Isidro Dinis disse...

PARA TODOS OS TRABALHARAM EM POROL DO ENGRADECIMENTO DA NOSSA TERRA O MEU MUITO OBRIGADO.
PARA OS MARCHANTES TODOS SEM EXEPÇÃO MUITO CORRECTOS COMIGO PARA OS RESPONSÁVEIS DAS MARCHAS QUE FORAM TODOS FORMIDÁVEIS.
ASSIM VALE A PENA TRABALHAR BEM HAJA A TODOS E OS MEUS PARABENS

Isidro Dinis
Vic. Presidente

Anónimo disse...

se loule acabar com as marchas de quarteira.
quarteira acaba com o carnaval de loule!
sim, esta tradiçao das marchas tem 18 anos, agora muito diferente de como era antigamente.
esta na hora de recuperar a tradiçao das marchas anderem a desfilarpelas rua e de irem dançar a antiga praça do mar(esta ultima ja impossivel porque loule ate isso destruiu).
viva as marchas de quarteira para que um dia possam ir concorrer com asde lisboa.

Anónimo disse...

as marchas de quarteira foram feitas para alegrar os quarteirençes nas suas ruas, e nao para alegrar os turistas na avenida.
fora com a apromar que é a culpada de isso nao aconteçer.

Silvina disse...

Pensem no que diz este ultimo anónimo.
Não teremos festas se estivdermos preocupados em mostrar aos forastediros o que fazemos.
Queremos que as marchas alegrem o povo. Por issi é que são populares. E já há muitos quarteirenses que nem vão à avenida ver as marchas. Sabem que vêm pouco e que não se divertem então não vao.
Façam nas como dantes podem nao ser tão ricas e bonitas mas sao para a gente se divertir.
O que há agora sao marchas-espectáculo para turista não sao marchas populares.

Anónimo disse...

A CML vai acabar com o associativismo e a participação das pessoas. Viva o Seruca que calou o PSD de Quarteira, e os Quarteirenses

Isidro Dinis disse...

Olhem que não!!!
Os actuais dirigentes da APROMAR são defensores assérimos da saída das marchas ás ruas de Quarteira, para desfilarem nos seus locais de origem, as ruas que lhe dão o nome.
A APROMAR não irá acabar nos tempos mais próximos podem estar
descansadinhos os donos do arealda práia,enquanto houver pessoas com espirito de Voluntariado coisa que (alguns poucos) bloguistas não sabem o que é, trabalhar para o bem comum sem olhar a meios ou horários com carolice e sem retorno de qualquer subsidio ou para dizer no bom Português trabalhar á borla para a COMUNIDADE e o engrandecimento da imagem da nossa Cidade com alegria e boa disposição.
Aprveito para informar a todos os comentadores deste blog que as marchas,as nossas marchas as marchas de todos os Quarteirenses irão estar nas ruas de Quarteira nos próximos dias.
Uma aposta nossa.

Isidro Dinis
Vice Presidente
Da APROMAR

Anónimo disse...

eu ao ler sa charrolices destes comentaDORES só me dá vontade de vomitar de tãu azedo que fico vendo que são sempre os mesmos que escrevem só para chatear ofendendo os certas marchas denegrindo o maior evento que Quarteira tem. Já que também algumas pessoas comentam dizendo que antes pelas ruas era melhor que hoje, pense bem veja os prós e os contras e depois fale. Quanto aquelas pessoas que dizem que a Vasco da Gama é a maior digo:em 1º, a marcha foi copiada por uma marcha de Lisboa,Música trajes e coreografia, e por mim era desclassificada, mas há outra que fez o mesmo, e por outro lado a marcha não é MAIOR que as outras que opor sinal até tem menos elementos que outras. Não digam mal, sem se verem ao espelho. Espectador Atento

Olhar Quarteira disse...

Muitos pontos de vista são apresentados nestes comentários, mas... raciocinem comigo...

Todos os Quarteirenses vibram com as Marchas, mas, temos que melhorá-las como atracção Turistica. Já pararam para pensar que todos vivemos directa ou indirectamente do turismo na nossa cidade.

- Os pescadores vendem melhor o peixe quando a procura aumenta;

- os cafés, snacks, pastelarias e restaurantes vendem mais quando temos mais turistas;

- existe mais oferta de emprego para todos os sectores quando temos mais turistas;

- os residentes ganham uns dinheirinhos extras quando conseguem alugar as suas casas aos (banhistas);

- etc, etc, etc...

Temos que fazer mais e melhor, para que este cartaz que se quer Popular e Bairrista, seja também um motivo de mais turismo neste mês que costuma ser fraco para todos e seja também um factor positivo na melhoria da imagem de Quarteira no todo Nacional.

Os turista não podem ser considerados furasteiros, lembrem-se que escolheram a nossa cidade para passar as suas férias e gastar as suas economias, temos que nos UNIR para prestar cada vez mais um bom serviço, só assim seremos um PONTO DE REFERÊNCIA E ORGULHO PARA TODOS, as futuras gerações dependem de nós para ter um melhor Futuro.

Anónimo disse...

Falam de todas as marchas de quarteira menos da rua do pinheiro!!
que este ano estava linda, as melhores roupas!

Anónimo disse...

a marcha do pinheiro ja foi bastante falada no ultimo post das marchas, quem nao esta atento nao ve

Anónimo disse...

para o ano sempre vao sair 2 marchas se sim quais

Anónimo disse...

QUANDO se diz vasco da gama amigo desculpo
quer dizer a melhor copiada por LISBOA
gostei bem mas esta descupado pois so pode ser da comcorrençia mas vou dizer nao fique triste pro ano a sua pode ser a melhor

Anónimo disse...

EU SOU A FAVOR QUE AS MARCHAS DESFILEM PELA MARGINAL. A MAIORIA DE NÓS NÃO CONSEGUE VER, DA MANEIRA COMO TÊM FEITO ULTIMAMENTE.

Anónimo disse...

VILAMOURAAAAAAAAAAAAAAA