já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Projectos participativos em comunidades piscatórias

isto não interessa a quarteira?
Nos próximos dias 26 e 27 de Junho, o Centro de Investigação Mari-nha e Ambiental da Universidade do Algarve promove a realização de uma oficina sobre projectos de investigação participativos em projectos com comunidades de pesca de pequena escala.

O objectivo deste seminário será proporcionar aos participantes a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre planeamento participativo de projectos, suas diferentes etapas, instrumentos e aplicações, bem como de aprender a analisar e aplicar as várias ferramentas metodológicas de investigação e elaboração de projectos participativos, levando em consideração e valorizando a cultura e saberes tradicionais das comunidades de pesca.

Tudo isto parece encaixar-se nos interesses de uma comunidade piscatória com as características da quarteirense.

Mas será que alguém da comunidade piscatória de Quarteira vai participar? Alguém informou alguém?

Ou o evento destina-se apenas a elites intelectuais e universitárias?

2 comentários:

Antunes Lagartixa disse...

Não tenho qualquer conhecimento nas artes de pesca, só me recordo da lavada do Sr.José Julio penso que vão para aí 35 anos quando acompanhei os seus filhos e me tornei camarada durante um meio verão por brincadeira a faina destes homens. Dalí passei o resto do verão ( aí 3 semanas se tanto )num rapa pequeno do Sr. Manel Lapa, homens que também deram o seu contribuito para a minha recatada formação,hoje decidi ir a este seminário quem sabe se um dia não me fará falta, mais que não seja para compreender as pessoas que a praticam esta faina !!! Recordo também nessa altura a jeito de brincadeira trocar considerações com um dos campeões em Quarteira da actualidade quando quisessemos ter um barco para a pesca nas costas de África onde o íriamos colocar, ainda nem o porto de Olhão ou de Portimão tinham as condições que têem hoje, ( pequeno aparte ).O saber e o conhecimento não ocupa espaço nunca ocupou e hoje é vê-los a correr atrás dos cursos e novas oportunidades para obter o 9º e o 12º ano.Felizmente por um lado eu queimei pestanas,por outro e também felizmente não sou credível não pactuo com cunhas e com compadrio, como tal nem direitos eu deveria ter na cabeça de alguns soberbos que para aí vegetam, mas tenho muitas das coisas que eles pretendem, algum sentido de justiça, garantias, liberdades e direitos. Aqui têem pois uma prova de tudo o que é feito em Quarteira é mediocre ou mau, senão vejamos, os projectos são feitos para a realidade de ontem, são apresentados á comunidade na actualidade, esperam-se alguns anos para a sua viabilização mas a realidade já é outra pois tudo muda, tudo se transforma, entretanto como não existem ainda verbas dísponiveis aguardam-se mais alguns anos apesar de estar ofialmente aprovado mas como a cor partidária é outra logo o programa é outro, até que a cor que interessa consegue ocupar novamente o lugar é quando se volta a pegar no projecto, com esta giga joga de interesses já se passaram 30 anos e quando vão ser concretizados os projectos já estes estão completamente desajustados da realidade da cidade. Saúde.

Anónimo disse...

Acho que o Ezequiel Tomaz deve ir. Ele era pescador não era? Deve saber dessas coisas.........
Ou a vida dos pescadores só lhe interessa para saber se votam nele?
Não votam. Ele esqueceu-se depressa dos "amigos" pescadores.
Agora julga que é um politico e um intelectual.
Mas como isso é uma reunião de intelectuais.........