já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Marchas de Quarteira 2009

cor e movimento no calçadão na noite de s.joão
Desta vez cumpri as «ordens do chefe»: fui mesmo ver as marchas, na noite de São João. Numa noite bem fresquinha, assisti, estoicamente, com alguns espirros pelo meio, da primeira, a Rua Gago Coutinho, até à última, a dos cavalos de Vilamoura.

Houve de tudo, assinalando-se dois aspectos fundamentais que mais me impressionaram: um pela positiva e outro pela negativa; a positiva foi a quase unânime beleza e bom gosto dos figurinos; a negativa, a falta de autenticidade da alegria dos marchantes, a maior parte deles com um ar pesado de quem está cumprindo uma tarefa; longe, portanto, da alegria espontânea que deveria ser apanágio de qualquer festa popular.

O que vou dizer é apenas a «minha» opinião – como sabem, o ‘Calça-dão’ é um espaço de noticiário mas também de opinião, onde os juízos que expressamos, valem pelo peso e pela credibilidade que cada um dos nossos leitores lhes queiram atribuir. E só.

Portanto, vamos à minha opinião. Perpassou pela marginal, este ano, uma ideia diferente, de curiosa autenticidade, interpretada pela Rua do Outeiro. Mas foi só a ideia; porque, ao passar à realização, ingloriamente se perdeu.

Em termos de realização – e se eu tivesse de atribuir uma classificação ordenada ver-me-ia aflito para a atribuir – duas das marchas se destacaram, de longe: Ruas da Cabine e Vasco da Gama – música, marcações, movimento. Muito bem.

Interessante a ideia da Rua Gago Coutinho (que este ano se redimiu de anteriores pobreza de ideias e figurinos) mas onde um cantor-declamador esganiçado e pouco convincente, acabou de retirar o brilho.

Os cavalos de Vilamoura também não vieram trazer qualquer novidade ou beleza à marcha, para além da estampa dos equinos (um dos quais, ao que nos contam, acabaria por cair num dos palcos, em plena tentativa de exibição de alta escola).

Quanto ao «Poeta Pardal» (a rua ou o largo?) foi uma aposta indefinida, sem sentido; uma oportunidade perdida. Foi o «sinal menos» destas oito marchas que, neste ano resolveram – não marchar – apresentar-se nos três palcos do Calçadão de Quarteira.

Foi a minha opinião. Respeitarei as vossas, se divergirem. Mas, por favor, não me peçam que mude a minha.

95 comentários:

Anónimo disse...

o calçadao fala sempre de todas as marchas so nao fala da marcha do pinheiro.

Anónimo disse...

Gostei da tua opinião concordo com ela inteiramente.

Só queria acrescentar que os cavalos de vilamoura são um ponto de inovação.

Acho mal que gozes com a situação do cavalo ter caido, a ferradura escorregou na pedra.

A melhor marcha deste ano p mim foi a do Pinheiro.

A cabine está muito bonita, só que tinham uma fasquia mto elevada do ano passado, que n conseguiram atingir.
A cabine escolheu mal a "Amália" a Sra é mto GRANDE.


A marcha poeta pardal nem sei o que diga, mas a roupa era muito bonita.


A Marcha de Vilamoura tinha uma das roupas mais bonitas.
Os rapazes n combinavam com as raparigas.
As calças deles deviam ser pretas, e o casaco vermelho.
O padrinho e o miudo que ia com ele, iam como os outros rapazes deveriam ir.
Dançaram bem a valsa e tinham os arcos mais bonitos e originais.
Mas pareciam um pouco pesados, pedia a Fátima para pensar nos miudos, pk vi pais a carregar e a dizer que era muito pesado para as crianças.

FRT

José Carlos disse...

Ao primeiro anónimo:

Pensei que fui suficientemente claro. Exprimi a minha opinião. Se tem outra, ninguém o(a) impede da a deixar aqui.

Assinalei os aspectos positivos e negativos das marchas. No MEU entender.

Se há marchas que não referi, como se depreende da leitura, é porque não lhes encontrei nem uns nem outros que em MEU entender valesse a pena referir.

Expliquei que é a MINHA opinião.
Se o anónimo não soube interpretar o que escrevi... o problema não é meu. E, com toda a franquaeza, não tenho nenhuma vontade de me armar em professor primário.

Cumprimentos.

J.C.S.

Anónimo disse...

Para que foi aquela macacada da Amália, da Mariza e do Raul Solnado?
Iam estragando tudo com aquela ideia.

Zélia disse...

Aquele ali atráz falou que o Zé Carlos gozou com os cavalos? Fui ler outra vez e não li nada disso. Onde é que estava o gozo? Mas como cada um é livre de pensar o que quizer, não se chateie Zé Carlos.

Rosa Maria disse...

Incontestavelmente: a melhor foi a Marcha da Rua Vasco da Gama.

Heidi disse...

Digam o que disserem, a Rua Gago Coutinho este ano também merecia um prémio.
Porcaria mesmo foi a da Rua Poeta Pardal.

Anónimo disse...

Também não achei nenhuma piada aquilo da Amália, do Raul Solnado, da Marisa e da Biatriz Costa.
As outras gostei de todas menos da do Largo do Poeta Pardal. Até o som era uma porcaria

Cristina disse...

Para o ano as marchas vão ter transmissão directa!
Apurem-se e deixem-se de macaquear e vejam se levam musicos dem vez da musica gravada.

Anónimo disse...

VASCO DA GAMA!!!!!
Melhor que a da Cabine este ano.

Louletana disse...

Também gostei das Florinhas. Estavam melhor ensaiadas que as outras.

Anónimo disse...

Pinheiro a melhor??? Só quem tivesse os olhos em bico.
Para mim, foi a Vasco da Gama e a seguir a Cabine.
As piores foram as Poeta Pardal e Vilamoura.

Artur disse...

O outeiro só levava crianças e mascarados mas dançaram muito bem o corridinho.
Se eu pude-se classificava assi;
1º - Vasco da Gama
2º - Cabine
3º - Gago Coutinho
4º - Florinhas
5º - Pinheiro
6º - Outeiro
7º - Vilamoura
8º - Poeta Pardal
Esta é a minha votação. Gostava que outras pessoas fizessem o mesmo.

Anónimo disse...

Alguem me pode explicar se é RUA poeta pardal ou LARGO poeta pardal? é que são 2 coisas bem distintas...

Anónimo disse...

Boa pode ser que alguem veja alguma coisa.

Mi disse...

aspecto negativo da marcha do pinheiro: Sapatos (ninguem tinha sapatos iguais, havia pessoas com haviana, outros com sapatilhas da adidas, outros com sapatos dourados ou prateados) apesar de ser uma das melhores marchas que avenida, este ano... este é um aspecto importante....
C.

D. Rogélia disse...

A tal marcha da rua ou do largo ou não sei do poeta Pardal apostou na cor do mar mas não tinha mais nada. Até o Nuno Guerreiro vestido como ia parecia um cabo de vassoura com um chapéu, sem graça nenhuma.
A música nem por levar o cantor a frente nem se metia nos ouvidos. As marcações parece que foram inventadas na hora. Um falhanço total. Mudem de organização ou assim não vale a pena porem lá os pés porque dão mau nome às matchas de Quarteira.

Euzinha disse...

Onde meteram o dinheiro destinado há compra dos sapatos a rua do Pinheiro? E há ai um comentador que diz que era a melhor.
Lol lol lol lol

Anónimo disse...

Esta ali um comentário da FRT que diz umas verdades que são que a marcha da Cabine tinha aquelas fadistas que nao tinha piada nenhuma e que não foi capaz de ser tão boa como a do ano passado e a marcha de Vilamoura tinha uma roupa bonita mas o resto era para esquecer com os moços mal vestidos e uns arcos sem graça com aqueles cavalos de duas cabeças.
Mas nao falou nos pés da rua do pinheiro que cada um tinha sapatos de sua cor e quando dançavam parecia que iam todos dezencontrados.
Gostei também das Florinhas que Quarteira e é simpático que cada vez há mais pretinhas na marcha. Gostei.
Para mim a melhor foi a Vasco da Gama e depois a Gago Coutinho.

Anónimo disse...

Digo eu...
Na realidade umas estão melhores que outras. Mas isso sempre foi assim desde que se fazem marchas. Tudo depende de muita coisa, começando com a disponibilidade o tempo as compras a costura o Tema o conseguir os marchantes os ensaios a música ete.etc.etc...
Classificar sem premiar ainda vá que não vá. Mas dizer mal? isso nunca! cada uma estava bem á sua maneira e á sua responsabilidade para se apresentar em pùblico sem vergonha e receio das más linguas.
Já notaram que cada um diz e classifica a sua maneira sem razão para tal? È apenas opinião?- mas se a marcha fosse minha eu não gostava que me dissessem que estava mal. Para mim olhando ao trabalho e á caroliçe de cada, estavam todas bem. Mas certamente que quem fica de fora faz sempre melhor. Viva ás marchas de Quarteira. Um Comentador.

ENIGMA disse...

"MARCHA POETA PARDAL"

Nem largo, nem rua,talvez Beco Poeta Pardal, para quem não saiba, "ninho" de Manuel de Brito Pardal, onde residem ainda hoje, alguns de seus filhos e descendentes.
Agradeço as criticas "construtivas" que têm feito á nossa marcha...
Já dizia com humildade o
Sr. Manuel de Brito Pardal,
pescador e poeta popular de Quarteira.

"__Se meus versos saem mal,
A culpa será só minha:
Sou um pássaro Pardal,
Que não conhece a doutrina.

Eu sou Pardal daninho,
Eu como o que "vens" semear.
Todo o pássaro come trigo,
E eu é que estou a pagar.

Onde mora o Saber?
Onde nasce o juízo?
Eu calculo que ninguém tem
A conta que é preciso..."


Meus senhores minhas senhoras,
criticar é fácil....difícil....
É FAZER!!!

Um bem haja.

Anónimo disse...

A minha opinião é a seguinte:

Roupa mais bonita - Pinheiro

Coreografia mais bonita - Vasco da gama

criticas:
Rua do outeiro - a musica era a mesma que a marcha da severa, só mudou a letra...

cabine - não tem musica propria, tem varias musicas ja conhecidas...

em relação aos outros comentários:

o do sr. josé carlos - cada um pensa o que quer e tem a opinião que quer... concordo consigo nisso...

em relação ao anonimo que diz que a amália é muito grande... será que o sr(a) é perfeito(a) já se viu ao espelho?????? ela desempenhou muito bem o papel dela e a cristina é muito boa pessoa... tenha vergonha e cuidado com as palavras...

em relação aos cavalos eu gostei foi bonito...

Anónimo disse...

havia 2 pessoas de havainas uma tinha 2 dedos partido e outra o pe trocido e havia sapatos dourados e preteados porque na marcha havia 2 cores

Anónimo disse...

Cada um puxa a brasa à sua sardinha (salvo seja!).
Mas as Florinhas não tem as pessoas de uma rua a puxar...
ninguém fala nelas. Viram por lá trajes de marchas populares mais legítimas que os das Florinhas?
Mas como cada uma acha a sua a melhor... pois para mim a melhor é a das Florinhas!

Anónimo disse...

ao comentario que fala da familia do poeta pardal.
eu digo que é mentira porque a familia do poeta pardal mora na rua do pinheiro em varias casas ao longo da rua.
querem ser mais quarteirençes do que os outros, tomem para se lixarem.
e se nao repararam maior parte das pessoas que dizem que uma marcha foi a melhor, eu digo que essa pessoa é dessa propria marcha porque ninguem acha so uma bonita, nunca.

1ªpinheiro
2ªvasco da gama
3ºcabine
4ºflorinhas
5ºgago coutinho
6ºouteiro
7ºpoeta pardal
8ºvilamoura
a apromar nao deixa haver 9 marchas porque o conselho nao tem dinheiro(hahahaha) e por isso tao sempre a sair e a entrar marchas.

P. Paias disse...

Eu aceito o desafio de fazer a minha classificação mas digo que quase todas estavam muito bonitas só é pena irem de cd gavados
1º Cabine
2º Vasco da Gama
3º Gago Coutinho
4º Pinheiro
5º Florinhas
6º Outeiro
7º Pardal
8º Vilamoura
Era giro fazerem as classificações assim: as pessoas faziam a sua ordem e davam 8 pontos à primeira, 7 à 2º, 6 à 3º....
Era a minha ideia

Anónimo disse...

TODAS LINDAS
E EU GOSTEI DE VER DANÇAR O CORRIDINHO

Marta disse...

Eu também dou a minha classificação e acho que todas estavam muito bonitas e acho que a ideia da P. Paias era boa

1º Vasco da Gama
2º Cabine
3º Gago Coutinho
4º Florinhas
5º Pinheiro
6º Outeiro
7º Vilamoura
8º Poeta Pardal

Anónimo disse...

BOA IDEIA!
Também puxo a brasa à minha sardinha:

1ª - Gago Coutinho
2ª - Vasco da Gama
3ª - Cabine
4ª - Florinhas de Quarteira
5ª - Pinheiro
6ª - Outeiro
7ª - Vilamoura
8ª - Poeta Pardal
Obrigada.

Amélia

A. Brito disse...

Então eu classificava assim:
1ªs Cabine, Gago Coutinho e Vasco da Gama
2ªs Florinhas Pinheiro e Outeiro
e 3ªs - Vilamoura e Poeta Pardal
Porque todas estavam bonitas, porque todos se esforçaram.

Anónimo disse...

Eu gostei de todas mas não percebi algumas coisas: a musica seria mal gravada da Poeta Pardal?
O que faziam as criancinhas na do Outeiro?
Não se dispensavam as figuras dos cantores do fado e teatro na Cabine?
Não seria por serem pesados os arcos da de Vilamoura que os miudos iam todos cansados?

Anónimo disse...

Eu acho que devia haver classificações para várias coisas: as vestes, as marcações, os temas, a apresentação
Se fosse assim eu classificava
melhor tema:
- Gago Coutinho e Outeiro
melhores fatos
- Vasco da Gama, Cabine e Vilamoura
melhores apresentações
- Cabine, Gago Coutinho, Vasco da Gama e Pinheiro
melhores marcações e ensaio
- Florinhas de Quarteira, Vasco da Gama e Pinheiro
Era isgto que eu fazia e outros podem fazer melhor ou diferente.

G.A.

Vasco disse...

1º Vasco da Gama
2º Gago Coutinho
3º Cabine
4º Pinheiro
5º Florinhas
6º Outeiro
7º Pardal
8º Vilamoura

ABC disse...

Também concordo com isso. Mas todas merecem prémio pelo trabalho que tiveram.

1º Cabine
2º Vasco da Gama
3º Gago Coutinho
4º Pinheiro
5º Outeiro
6º Florinhas
7º Vilamoura
8º Pardal

Foi o meu voto

Mi disse...

Anónimo disse...

havia 2 pessoas de havainas uma tinha 2 dedos partido e outra o pe trocido e havia sapatos dourados e preteados porque na marcha havia 2 cores
....
e as sapatilhas adidas e as nike que cada um dos rapazes trazia??? tambem deve ser para combinar com as duas cores do fato!

Marília disse...

Eu também concordo com o que diz o Mi e também concordo com o P. Paias.
Para o ano podiam fazer isso.
Eu voto assim:
1º Cabine
2º Gago Coutinho
3º Vasco da Gama
4º Florinha
5º Pinheiro
6º Outeiro
7º Vilamoura
8º Pardal

Anónimo disse...

Boa!!! Aqui eu voto. Para os políticos não!

1º Cabine
2º G. Coutinho
3º V. Gama
4º Pinheiro
5º Florinhas
6º Outeiro
7º Vilamoura
8º Pardal

Obrigado

Célia

Anónimo disse...

Bom, se é assim, também voto e voto assim: 1º - Cabine 2º Vasco da Gama 3º Pinheiro 4º Gago Coutinho 5º Florinhas 6º Outeiro
E não voto mais porque não quero dizer que esta ou aquela é a última porque o esforço das pessoas também conta.

Anónimo disse...

so os marchantes as outras marchas a que falam mal da pinheiro porque a unica que lhe fazia frente era a vasco da gama desde quando a gago coutinho foi melhor com a quela roupa e coreografia que nao lembreva a ninguem

Anónimo disse...

Também voto, mesmo sabendo que não conta para nada...
1ª Cabine + Vasco da Gama
2ª Gago Coutinho + Pinheiro
3ª as outras todas

Anónimo disse...

AS piores marchas vao ser expulsas.
Ou seja

poeta pardal, dá lugar a rua da fonte

e vilamoura a onda jovem

Anónimo disse...

pois so critica quem nao sabe faser nada pois eu acho que estao de parabens acho que se pode dar openioes sem destruir todos tiveram muinto trabalho em tudo ha sempro que conseguem melhor mas nao vamos por ai as marchas estao lindas a mas vou aqui deichar os meus parabens a vasco da gama que mais uma vez esta de parabens

Anónimo disse...

lendo todas estes comentarios veijo que so critica quem nao sabe faser nada as marchas estao melhorando mas tambemsabemos que ha diferemças de umas para as outras so que nao se pode destroir mas sim esperar que pro ano seijam ainda melhores os meus parabens para todas que me desculpem todos mas mais uma vez a vasco da gama se destaca de todas as outras para eles parabens foram os melhores

Anónimo disse...

é pena que só saibam criticar, mas dar ideias para melhorar não o fazem. é fácil falar quando se está de fora, mas fazer quando se está dentro é o ponto!

Anónimo

Anónimo disse...

Sem dizer mal de ninguém:
Vasco da Gama - 1
Gago Coutinho - 2
Cabine - 3
E mais não digo para os outros não se chatiarem

Defensor das Marchas e da Tradiçãoo disse...

Na minha humilde opinião, pois fui muitos anos nas marchas, penso que este ano TODAS as marchas estavam muito bem e cada uma à sua maneira conseguiu conquistar-me.

A mais Pobre em vários aspectos era a da Rua do Outeiro. Não me pareceu haver ali muito investimento em roupas... mas tudo é possível.

A marcha do Beco Poeta Pardar não estava feia, a música era uma adaptação de uma música do Nuno Guerreiro (Ala dos Namorados) com a letra nova, não sei quem escreveu, foi original, mas podia ser mais animada.

Julgo que Este ano o que correu menos bem, foi o facto dos espectadores não conseguirem ver as marchas sentados. Repararam que havia mais pessoas de pé do que sentadas?
Parece que a cada ano que passa vão diminuindo os lugares sentados, qualquer pessoa de idade ou com crianças não consegue ver as marchas actuar no recinto como se tivesse sentada!!!

Lutemos para conseguir mais bancadas para o próximo ano.
Reparei que havia muita gente de fora a querer também ver e não conseguir...

VIVA às Marchas de Quarteira.

Anónimo disse...

parabens o todas 1 a vasco da gama
2 cabino
3ferorinhas
4 t0das

Anónimo disse...

falar de marchas tem que se lhe diga este ano a gago coutinho la conseguio copiar lisboa jesgotou o tema chines e teve um pouco de vergonha la melhorou a coisa mas espero que contino
1cabino e vasco da gama
2todas

Anónimo disse...

Enquanto não apostarem na música ao vivo tocada por um cavalinho (grupo de músicos) não as classificarei como marchas.
portanto para todas a minha nota é ZERO.
Há tanta música bonita da Cidade de Quarteira, lembro-me de Lá Vai Quarteira, Moira Princesa e Grande Marcha de Quarteira.
Estas músicas tocadas ao vivo como marchas de entrada batiam algumas das músicas vencedoras em Lisboa.
Idéias não faltam aos Quateirenses, as roupas são espectaculares, mais um pouco e apostem na música ao vivo.
Acabem com as marchas de gravador ás costas.

Anónimo disse...

as marchas começaram a 18 com 3 marchas, a e as pessoas eam para se divertir nao para concorrer, pois se querem concorrer vamos concorrer cons as de lisboa

Anónimo disse...

a marcha onde ia o nuno guerreiro era a do poeta pardal???? então desculpem lá mas a roupa eram muito bonita...

a minha votação é diferente dos outros porque para mim 3 marchas foram muito boas pinheiro (roupa muito linda), Vasco da gama (boa actuação e coreografia) cabine (boa cumplicidade entre os marchantes).

quando dizem que as marchas não devia levar a musica gravada, NÃO CONCORDO... não se ia perceber nada da letra se não fosse como é...

agora o que todos os marchantes deviam fazer durante a actuação é sorrir, cantar e alinhar...

Cátia disse...

1- Florinhas de quarteira
2- Rua da Cabine
3- Rua vasco da gama
4- Rua gago coutinho
5- Rua do pinheiro
6- Rua do outeiro
7- Beco poeta pardal
8- Marcha de Vilamoura


Sem dúvida a melhor marcha foi a das florinhas.
Muito ensaiadas e empenhadas.
Teem vindo a melhor muito ao longo dos anos.

ENIGMA disse...

Para quem está interessado em saber, já que um anónimo tocou no assunto.
A marcha da Rua da fonte pediu um ano de descanso, assim como a Fundação António Aleixo, por vários assuntos pessoais.
Assim sendo, as 2 últimas marchas a entrar, ou seja, Rua do Pinheiro e Poeta Pardal,ficarão novamente em lista de espera, e será assim enquanto marcharem 8 marchas no calçadão de Quarteira.
Ninguém é expulso para entrar alguém!

Por acaso gostava de ver a maioria das pessoas que aqui, e noutros sites criticam á toa, fazerem melhor que os actuais representantes das 8 marchas de Quarteira.

Um bem haja.

Anónimo disse...

a melhor marcha que é arua do pinheiro é que vai sair nao é justo porque as pessoas que formam a marcha do pinheiro ja formam marchas desde sempre, ja para nao falar que a pessoas la que foram na primeira marcha de quarteira que foi a rua da fonte, e a porcaria da marcha da vilamoura que é a pior fica e essa gente respondeu mal a apromar e ja para nao falar que nunca organizaram marchas.

Anónimo disse...

viva a cabine ao ao pinheiro

Angela Marques disse...

Em relação as marchas de Quarteira tenho a dizer que este ano melhoram bastante pelo menos no que toca ao vestuário dos marchantes, embora tenham muito sido copiados ou inspirados em marchas de Lisboa como foi o caso das florinhas de Quarteira e Gago Coutinho, que copiaram as marchas do ano passado, mas sempre e melhor copiarem os outros do que fazer a vergonha de roupa que tem feito até aqui, passado tantos anos de enfiar uns belos trocos ao bolso lá se dignaram a gastar o dinheiro este ano... já a de Vilamoura... está péssima, diga-se de passagem que também nunca foi boa... este ano tentaram levar os Cavalos para ver se as pessoas se esqueciam da porcaria que estavam a levar para a rua mas esqueceram-se que as marchas não são nenhum circo já para não falar que o tema é Cavalo Lusitano (do Alentejo), e aparecem lá vestidos de sevilhanas só faltavam as castanholas na mão e os touros, porque cavalos já lá estavam!!!
A Cabine apesar de fazer sempre a mesma coreografia e este ano irem muito pesados em termos de roupas e arcos, sempre foi melhor que muitas das outras.
A Pinheiro... copiada ao máximo, então aquela coreografia parecia uma compilação de passos das marchas de Lisboa!
A Poeta Pardal, para primeiro ano não estava muito mal, mas vindo de uma Senhora que se considera artista e que tanto prometeu não superou os objectivos, portanto mais vale não prometer tanto quando não sabemos se somos capazes de fazer!
A Outeiro, não devia fazer mais marchas na vida! Aquilo foi uma palhaçada total e já está mais que provado que não sabem fazer marchas especialmente porque têm falta de gosto e não saberem copiar como muitas das outras marchas!
A Vasco da Gama foi a unica que apresentou uma MARCHA e a unica que sobe fazer alguma coisa de diferente de todas as outras sem copiar alguém, eram mais marchas como esta que Quarteira precisava!!!

Quanto a classificações

1º Vasco da Gama (melhor em fatos, coreografia, tema, interpetes, arcos etc)
2ª Cabine (bons marchantes, pessoas que se esforçam embora façam a mesma coreografia a mais de 3 anos!)
3º Florinhas (passado quase 20 anos de marcha só agora estão a conseguir fazer alguma coisa das florinhas, ainda que copiado, mas o que interessa é que estavam até giras!)
4ª Gago Coutinho ( a senhora este ano não deve de ir passar tantas ferias, a não ser que não pague as costureiras, porque finalmente este ano decidiram gastar os €€€ que lhe deram para este fim... ainda que copiado e o tecido ser veludo, ou seja de certeza que o compraram em promoção pois o veludo para além de já não se usar a anos nesta altura já seria fim de colecção!!!)
5ª Poeta Pardal (mas para a próxima se houver próxima não prometa tanto e não faça tão pouco... pois li a sua entrevista no jornal meses antes da marcha sair para a rua e esperava muito mais de uma "artista"!!!)
6º Pinheiro (não gostei!!)
7ª Outeiro (péssima e melhor dar lugar a outras pessoas que saibam fazer melhor ou aprendam a copiar de Lisboa!)
8ª Vilamoura, mal por mal venha a marcha do poeta pardal para o lugar desta vergonha, é que nem o nome de Vilamoura os safa!!!

PaperSailor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
NSousa disse...

Gostei das marchas, mas deixo 2 aspectos para pensar. 1º Na parte nascente do calçadão colocaram um artista brasileiro a cantar umas músicas, enquanto não chegavam as marchas. Eu gosto de música brasileira e o artista em questão até tem uma voz agradável, mas o carnaval foi em Fevereiro. 2º A festa precisa de maior interacção com os espectadores, porque não fazer um baile/arraial e uma sardinhada? Podia dar outra dimensão à festa. Cumprimentos. NSousa

Anónimo disse...

EU SO POR CORIOZA ESPREITEO MAS JA HAGORA APREVEITO PARA DEICHAR AQUI A MINHA openiao sobro as marchas que me desculpem as melhores porque as piores vou falar 1 a rua do oteiro foi uma vergonha onde esta o dinheiro que lhes entregaram deviam de ser obrigados ha devolver e ja esta na altura de dezestir nao tem noçao do que fazem ada vilamoura e uma dezonra para as marchas quem disso ha quela senhora que os cavalinhos das marchas sao cavalos a cair na calçada e a pir coisa que ja apareçeo nas marchas esta um horror e melhor dar o lugar a quem sabe

Anónimo disse...

para sair a marcha do pinheiro que saia a de vilamoura ao a gago coutinho

Anónimo disse...

Fora com todas as marchas. Não valem nada.
aprendam a marchar ao som da música, pelo menos isso.
marchas diferentes?
Se as marchas têm o seu forte em Lisboa porque querem as de quarteira ser diferentes?
Todas as que se façam serão cópias.
Façam cópias decentes.
Não queiram ser diferentes. Quarteira não inventou qualauer tradição de marchas.
Eu participei na primeira marcha que se fez em Quarteira.
Corriamos as ruas todas e os bailes todos.
Lembram-se disso?
De certeza que não se lembram.
A partir da altura em que começou a haver subsídios chorudos começou a guerra de ruas e pessoas.
Deviam ser obrigados a mostrar as contas.
E depois têm a lata de dizer que os de loulé não dão nada para Quarteira.

Anónimo disse...

Tantas classificações para nada.Tantas desclassificações só para desfazer como que fizessem melhor. Se calhar nem copiar sabiam. Admitindo todo o esforço de todas elas. A verdade é esta!...
São todas vencedoras sem excepção de uma ou outra. Vivam as marchas de Quarteira. Um Comentador

Anónimo disse...

A Marcha do poeta pardal foi uma palhçada, gente dessa como o nuno guerreiro não deviam entrar nas marchar, tem mania que é artista, artistas como esses não precisamos nas nossas marchas, nem se deu ao luxo de cantar. Por mim esse gajo so tinha feito a primeira actuação, isso é gozar com as outras marchas que fazem tudo pra dar o seu melhor.
A marcha até estava gira, mas com um palhaço daquele acabou por estragar a marcha.
A marcha vasco da gama este ano arrasou tudo e todas, não deu hipotese a qualquer marcha, esta marcha devia de ganhar um prémio especial das outras marchas.
Pra mim Marcha Vasco da Gama foi a melhor de 2009.
Parabéns á organização e que pro ano cá estejam em grande novamente.

1º - Vasco da Gama
2º - Cabine
3º - Gago Coutinho
4º - Florinhas
5º - Pinheiro
6º - Outeiro
7º - Vilamoura
8º - Poeta Pardal

Anónimo disse...

Um realista Quarteirense conformado.
Na realidade há umas melhores que outras como em todo o lado. E sabemos á partida que toda a marcha tem o seu defeito. Desde a colocação de crianças misturadas com adultos, desde a complementação de um com altura desigual, desde os passos e compassos os alinhamentos, a falta de atenção, o respeito e responsabilidade do marchante para com o público que aplaude e critica, desde as vestes e as côres que pouco tem a ver com o texto e com as tradições locais e de história da nação, os arcos e seu peso e o modo de transportar alinhado.Tantas coisas poderia aqui dizer sobre estas marchas que não sendo profissionais como as de Lisboa dão o seu melhor. Claro mostram vontade de estarem presentes mas tem muitas falhas. Mas quanto a ter cavalinho em vez de música gravada, já pensou bem no que disse? note bem as dificuldades e transtornos que davam ás marchas o dinheiro que custava a presença desses músicos e a disposição que tinha de irem para todo o lado como vão as marchas, quer nos desfiles como nas exebições em hoteis e saídas além Quarteira.
Sabe porquê que se usa cavalinho? é porque quando começaram as marchas há mais de uma centena de anos, não havia aparelhagens e note que quando os marchantes cantam junto com o cavalinho percebe-se alguma palavra? deixe estar que como está, está bem e se não gosta vá ver as de Lisboa e não critique as marchas de Quarteira nem dê tantas dicas do que está bem e está mal porque nós Quarteirenses vivemos bem com esse mal menor. Está para vir o ano que as marchas de Quarteira vão fazer tremer as de Lisboa. Lembre-se. Um amigo. Viva as marchas de Norte a Sul.

Amália disse...

As marchas este ano melhoraram, sim. Mas por causa da vinda da televisão. Cheirou-lhes a exibição. Quanto ao desfile de vaidades que dizem, concordo...mas acho que é saudável.
O que não seria saudável, poderia ser o não aplicarem o dinheiro que recebem, em prol das marchas. Ao que me disseram, a Camara e a Junta, este ano, disponibilizaram à APROMAR 60 000 euros.
É uma verba bem choruda.
Dividam esse dinheiro por oito e vejam quanto recebe cada marcha e, se aplicaram ou não todo o dinheiro. Mas atenção, há gastos que não se veem. Tipo deslocações a Espanha para compra dos tecidos, etc...(Cá em Portugal não há)

Tenho muita pena da Rua da Fonte não ter entrado. Alguem me sabe dizer porquê?

Outra crítica que faço é à "Marcha de Almancil (Poeta Pardal)."
Não é da freguesia,logo não representou nem esta (Quarteira), nem a sua própria freguesia (Almancil) porque aqui apresntam-se as marchas de Quarteira.
A ser assim, qualquer dia todas as freguesias do Concelho, virão marchar cá e aí...deixam de ser as marchas de Quarteira e passam a ser as marchas do Concelho.
Pensem nisto!

Martiinha disse...

Realmente a marcha da rua vasco da gama pra mim foi a melhor. Esta muito bonita, a musica e a coreografia entao .. Estava tudo maravilhoso.Os meus parabens.

As florinhas.. Quem Diria!Que evolução. Vestidos lindos, coreografia igualmente. Gostei muito

Nao posso comentar o resto das marchas,pois sou marchante e nunca dá pra ver tudo, devido ao cansaço.

Anónimo disse...

marchas linda estao de parabens
1VASCO DA GAMA
2 CABINO
3 PINHEIRO
4 FLORINHAS
5 GAGO COUTINHO
6 PARDAL
7 OTEIRO
8 VILAMOURA

Manuel da Luz disse...

Tenho praí ouvido uns zun zuns e queria saber se era verdade. Qua Almamsil já fez uma marcha pa dançar cá em Quarteira. Na gostei nada de saber isso. Afinla as marchas na são obra de cá? Na são as marchas de Quarteira? Ña foram pensadas só para a freguesia de quarteira. Na desfilavam as RUAS de quarteira?
Tou mesmo a ver que qualquer ano, já dançam cá marchas de loulé, Almancil. alte, Querença, salir, etc.
Mesmo agora LOULÈ tira esta nossa tradição. Se deixamos estamos tramados. Temos de dizer não.
Já basta nos cartazes do PS, dizerem que vão ralançar Loulé, como se quarteira na existisse. Na tou a gostar nada disto.

Andreia J. disse...

Estou aqui a ver comentários de pessoas que não percebem nada de marchas e de tudo fazem (com palavras) para deitar as marchas abaixo!
As marchas este ano receberam 10 mil euros ou seja 2 mil contos cada uma, quem faz os arcos é a camera de loulé!
Quanto a marcha poeta pardal não sejam tão mal línguas eu não estou aqui para defender ninguém, a senhora não é de almancil e sim das 4 estradas logo pertence ao concelho de loulé; concordo que possam dizer que deveria ser uma pessoa de quarteira a fazer e não das 4 estradas assim como acho também uma pessima ideia uma alentejana fazer a marcha de vilamoura, pois apesar de vilamoura pertencer a quarteira muitas das pessoas que vivem em vilamoura acham-se mais importantes que as pessoas de quarteira, e quando dá noticias na tv em vilamoura são as coisas boas até o bolo rei gigante era de lá, mas a prostituição e as drogas são de quarteira portanto não concordo que uma alentejana venha fazer uma marcha que nem pertence a quarteira quando há tantas pessoas da terra que querem fazer marchas e não podem pois só aceitam 8 marchas!!!
Realmente a Vasco da Gama foi a que mostrou realmente uma marcha e as outras nem de longe nem de perto chegaram aos calcanhares!!!
Portanto na minha humilde opinião este ano só existiram 2 marchas na avenida de quarteira!; a VASCO DA GAMA e as Outras (e digo isto não por estarem más mas estarem de nível equilibrado, pois este ano destacou-se apenas uma marcha para mim, foi a única que atingiu o objectivo como marcha!!!)

ENIGMA disse...

Sra D. Amália

Se se dignasse a ler as entradas do blog antes de escrever, já saberia o motivo pelo qual a Rua da Fonte assim como a Fundação Aleixo não sairam para a rua este ano.
A Sra D. Amália está equivocada quanto a preveniência da Marcha Poeta Pardal.
Tanto a Rua Poeta Pardal, como a Preceta Poeta Pardal, como o Beco Poeta Pardal, são em Quarteira. Assim como o próprio Poeta foi nascido, criado e enterrado em Quarteira.
Almansil???!
De onde vem esse equivoco?!

cristina disse...

boa noite venho falar porque tanta gente esta encomodada por a amalia ser gorda pois nao tem direito a fazer o papel,pois eu gostava de ver muitas magras a fazer esse papel secalhar nao o fazia tao bem como eu,os gordos tambem sao filhos de deus,diviam se preocupar com outras coisas,a nao serque fazam muito melhor mas eu estou me burifando para aquilo que muita gente pensa nao conseguem fazer nada mas sabem criticar nao e verdade eu ser gorda ja foi bem magra nao e por isso que nao tenho direito a ir na marcha o meus senhores e senhoras tenham criticas mais validas valham para la e fazam melhor.

Anónimo disse...

Granda Cristina assim é que é... são uns fracos... cada um é como é... e tu és uma boa pessoa...

Juxiigirl disse...

1º Quero agradecer aos senhores ou senhoras que dissem Cabino para disserem CABINE.

2º A Amalia está muito bonita e queria ver muitas velhas a tentarem imitar tao bem a grande fadista.

3º A Cabine é a melhor e os outros que se lixem, desde os 5 anos que estou na cabine e para mim é a marcha do coraçao.

4º O Bruno Guerreiro(meu primo) é exigente mas quando chega á hora de actuar estamos tudas direitinhas e ninguem nos bate.

5ºSinceramente a pessoas que só fazem figuras tristes e vem criticar o trabalho dos outros. Saibam aperciara a mais linda marcha de Quarteira e pensem antes de falar.

Anónimo disse...

QUE JIRO TANTOS COMENTARIOS QUER DISER QUE AS MARCHAS DE QUARTEIRA SAO AS MELHORES DE PORTUGAL PARABENS PARA TODAS VOLTEM DE NOVO

milene disse...

A muita gente a falar mal das nossas marchas mas as pessoas nao sabem o trabalho que da muitas horas perdidas muitas noites sem dormir para que no dia 12 possam sair para a rua....muitas noites de ensaio mas para quem vai ver pensa que tudo aparece feito do nada mas nao......por isso estao todas de parabens cada ano que passa estao melhores é pena so poder estar 8 marchas porque falta a nossa rua da fonte,onda chovem,rua primeiro de maio ninguem se lembra dessa marcha ja la vao tantos anos sem esqueces a marcha do bairro da checul que tb era uma grande marcha.....os nossos pequeninos Antonia Aleixo que este ano fizeram muita falta....concordo com alguem que diz que deve haver mais bacadas para que desse para mais pessoas é uma vergonha o dinheiro que gastam é coisas banais e nestas coisa podia fazer melhor a muita gente idosa que fica 2horas em pe ou criancas que nao conseguem ver nada oh Sr.presidente para o ano lembre se que nos aqui em quarteira ainda somos alguns e sao muitas horas em pe....eu sou uma marchate mas este ano tive no outro lado e de pe é muito mau.....isso sim é que as pessoas deviam falar mas nao so pensam em falar mal das marchas tenham vergonha todas sao especias cada uma a sua maneira...é claro que temos a nossa preferida mas falar mal nao.....muitos parabens a todas............agora falado para a minha marcha voces sao lindos nao tinha palavras quando vos vi a entrar e viva A RUA VASCO DA GAMA eu vibrei estao lindos a marcha é linda.....os meus parabens para as 8 marchas****

Anónimo disse...

a cristina la por ser gorda ninguem tem de falar dela, pois nao a ninhuma lei que impessa as gordas de fazer as mesmas coisas que as magras...
e a cristina é uma exelente pessoa.
viva as marchas de quarteira

Anónimo disse...

não concordo consigo no que diz, pois para mim e muita gente os alentejanos são iguais aos algarvios-mouros e aos quarteirenses descendentes dos mesmos e têm os mesmos direitos. pela sua forma de ver as pessoas de côr que são marchantes também não devia lá estar? Tenha bom senso e deixe a responsabilidade para a APROMAR. Um responsável

H disse...

Em defesa da Cristina: deixa falar quem fala!
És uma quarteirense de gema. Representaste muito bem a Amália. Ninguem estava à espera de um clone.
Quanto à gordura, já foste bem mais elegante que essas invejosas que falam de ti.
Sabes porque falam? Para não pensarem na sua TRISTE vida. Vazia e sem sentido, porque para elas ninguem repara. São um zero à esquerda!
Diverte-te Cristina e continua assim: autêntica.
Eu gosto muito de ti.

Anónimo disse...

calem os marchantes que dizem que a sua é a melhor,
viva a todas as marchas de quarteira
este ano todas estao bonitas e a marchas para todos os gostos

Anónimo disse...

eu acho mt mal o q andam a dixer o cantor da gago-coutinho tem uma voz fantástica, quem dera a mts cantores famosos terem a voz dele.
e adurei exa marcha, quem dixe mal desse cantor devia ir la e ver se cantava melhor ... porque eu acho q e impossivel

Ele em uma grande voz

ana

Anónimo disse...

para a milene:
faltam-te a marcha da alegria a rua da monica e a antanho ea bartolomeu dias

Anónimo disse...

isto é para a apromar e presiso de uma resposta:
sei que para o ano vai voltar a rua da fonte a a fundaçao entao vai ter que sair as duas ultiimas a entrar que foi a poeta pardal e a pinheiro,
mas veja senhor presidente da apromar a marcha da vilamoura que tem sido a pior destes anos e que a sua organizaçao nunca organizou marchas fica nao é, mas a marcha do pinheiro que leva tres marchantes que foram na preimeira marcha de quarteira e a sua organizaçao organizou sempre marchas, e que hoje é uma das melhores vai ter que sair,agora veja voce e todos os quarteirences querem que as marchas de quarteira seijam as melhores mas como se voce esta a tirar as melhores marchas para deixar as piores, por exemplo a vasco da gama tambem teve de sair porque a arcelina respondeu mal á apromar mas a marcha de vilamoura tambem respondeu porque eu sei,
entao porque nao a 9 marchas em quarteira, por amor de deus todos sabemos que o conselho de loule é o segundo mais rico de portugal, nao pode dar mais um pouco a quarteira ou custa-lhe muito, no carnaval de loule se for preciso paga o dobro aos famosos por la irem.pense nisto
gostava que o as pessoas dissesem sua opiniao e o calçadao tambem.

milene disse...

Para o anonimo é verdade tem toda a razao nao me lembrei dessas grandes marchas e uma delas era a minha bartolomeu dias as minhas desculpas

Pedro disse...

A Bartolomeu Dias é a organização da Vasco Da Gama, só houve Bartolomeu Dias porque a comisão de festas da V.G. aproveitou-se de 1 ano a organização não fazer e agarrou a V.G. e como a organização inicial queria fazer fez a Bartolomeu Dias, e quando as pessoas desistiram de fazer a V.G. a V.G. voltou para a organização inicial deixando de existir assim a Bartolomeu Dias!!!
Para o anónimo que diz que a V.G. faltou ao respeito a Apromar, ou melhor a "Arcelina" como chama, está bem enganado, tanto está que se falar com a pessoa em questão essa pessoa diz-lhe que a mesma não lhe respondeu sequer!!!
Quanto a Marcha de Vilamoura não concordo, pois se a Marcha de Vilamoura saísse seria para dar o Lugar a quem tirou, pois a Organização quer voltar, ou seja a Onda Jovem!!!

Pedro

Anónimo disse...

Estão a utilizar o Blog destes Senhores para lavagens de roupa suja já...
As conversas já estão a fugir um pouco daquilo que devia... Pois se bem entendo isto seria comentário a cerca do Texto do Senhor e não para virem lavar a roupa para aqui, cada pessoa têm a sua opinião e temos que a respeitar sem que hajam insultos ou palavras menos apropriadas...
Só assim se ve que o povo Quarteirense não poderia ir a votos com as Marchas... Matavam-se todos; se assim já é o que é... Acho bem que haja bairrismo e defendam a vossa Marcha ou aquela que acharam melhor, mas não abusem da linguagem porque verdade seja dita, todos trabalharam para sair o que sai para a rua... uma melhores outras piores mas estiveram lá todas... Foram muitas noites de ensaios e quilómetros de roupa cozida a maquina, portanto tenham mais respeito por quem trabalha!
Agora sim deixo a minha opinião (e não defendo a minha marcha porque não tenho nenhuma e a minha rua não faz...):
1º Vasco Da Gama
2º Cabine
3º Florinhas
4º Gago Coutinho
5º Poeta Pardal
6º Pinheiro
7º Outeiro
8º Vilamoura

***sara*** disse...

Bom... ao deixar o meu comentario, vou repetir o que muitos ja disseram... mas aqui vai.
Será que ja nao chega de criticas destrutivas? ha aqui muita gente que da a sua opiniao (que deve ser aceite por todos afinal nao somos todos iguais), mas ha outras que vão buscar quanquer pontinho mesquinho das marchas para as devalorizar quase totalmente...
depois de ler todos os comentarios ja aqui existentes (o que não levou pouco tempo) vou salientar aqueles pontos que acho mais importantes:
1- O ESFORÇO:
poqrque é que em vez de criticarmos aquilo que ta mal nao começamos por valorizar os Bom... Já imaginaram o cansaço e o esforço que é feito pelas comissoes organizadoras de cada marcha (seja ela a melhor ou a pior)? São costureiros, são estilistas, ensaiadores marchantes.... Todos trabalham com um fim.... A marcha sair a rua... Seja por gosto ou por vaidade.
2- ROUPAS E ENSAIOS, IDEIAS OU COPIAS?
As Duas... A origem das marchas (presumo nao posso afirmar cegamente) não tem origem de QUARTEIRA, entao porque é que condenam as ideias virem das Marchas de Lisboa, de Setubal,de uma marcha amiga ou do sóton da vizinha? Ir tirar ideias ou inspiraçoes a outras marchas só é bom... Ensina... Não defendo quem copia na integra, mas sim defendo que olha para as outras com olhos de ver que quer captar para si o melhor para que a sua marcha possa "subir" tambem....
3- QUAL A MELHOR QUAL A PIOR
Vamos por isso de lado, nunca existirá concenso não da para agradar a gregos e a troianos, Tenho a dizer que todas as marchas evoluiram positivamente, acho que todas as marchas têm de perceber que ha altos e baixos, e ninguem sobe sem parar, as vezes é preciso cair aos trambulhoes para se ganhar novo animo e voltar em grande...
Mas em opiniao puxo a brasa para a minha sardinha, e adoro as Florinhas, não se portaram nada mal ao lado dos GIGANTES DAS MARCHAS.... Parabens as meninas :)
4- A MELHORAR:
Porque não delimitar os sitios por onde as marchas circulam?
Ir ao longo da avenida com os turistas e espectadores a passear no meio da marcha não é bonito... Porque não desfilar a moda antiga ao longo da avenida... Tanto brilho e beleza para se dançar e sair de fujida para a actuação seguinte?
5- MARCHANTES EM GERAL
Critica construtiva:
Cada vez mais se ve alegria nos marchantes em geral, mas era lindo de se ver os marchantes a vibrarem com aquilo que estão a fazer, a cantar, a sorrir com o olhar... Isso Cativa...
Espero não ter irritado ninguem com o meu comentario... Penso que em vez de nos atacarmos uns aos outros devemos nos unir para melhorar... Criticar para construir e não destruir....

E permitam.me...
MIL VIVAS PAS FLORINHAS *****

Anónimo disse...

Apoiado ««Sara»» é de gente como tu que Quarteira percisa e não de pessoas que só querem destruir e nada fazem.
Um teu grande admirador e amigo que foi convosco a Querença.

Anónimo disse...

JA TERMINO MAS JA TENHO MUINTAS SOUDADES FUI VER TODOS OS DIAS ESTAVAM LINDAS MAS O QUE ME LEVOU MAIS LA FOI A MARCHA VASCO DA GAMA FORÇA PODEM COMTINOAR MAS QUE ME DECUPEM A VASCO DA GAMA UMA MARCHA BEM HA PORTUGUESA GOSTE I PARABENS

Anónimo disse...

Quero dizer aqui uma verdade á cerca de todos os comentários!!!
Todas as pessoas que comentaram sabem mexer em computadores!!!
Maior parte dos idosos que assistiram ás marchas populares de quarteira não sabem trabalhar com tecnologias no entanto não têm possibilidades para classificarem as marchas, antes de pensarem que as classificações que estão aí descrevidas são as que o povo de quarteira acha, estão muito enganados!!!
Venham mas é fazer um questionário ao povo depois logo me contam qual é a preferida do povo de quarteira!!!

Anónimo disse...

oh meu deus tanto disparate junto é muito para mim, a sério nao consigo ler tanta parvoíce.....enfim...
SARA: força!!!! bons comentarios, é por isso que vies-te para ficar, claro nao nos podemos esquecer da nossa mandante( aquela que nos sabemos)
CISTINA: um bem haja para ti. deixa falar quem fala. estaras sempre presente naquela que sera a maior marcha de sempre e isso faz uma certa confusao a muita gente. um forte abraço. gostamos de ti.
ANONIMOS: é tao bom quando nos reconfortamos em anonimato. assim podemos revelar as burrices à vontade. lol
MARCHAS um abraço para voces.
2010: será melhor, diferente, mas de certeza que a fazer muita dor de cotovelo a muita gente. VOS GARANTO.

Anónimo disse...

Mas será possivel que a dor de quotevelo é tão grande , mas o noso caro Nuno Guerreiro não parece um pão de vassaoura queria dizer a essa tal individa que pão +e ela. Obrigado todas asmarchas tavama dar o seu melhor.
Força Quarteira

Hélder Semedo disse...

Depois de ter lido todos os comentários tenho algumas questões para lhes dizer:
1ºVaiam aprender a escrever portuguêS, vi muitos erros ortorgráficos.
2ºDeia-me cá ser sincero a melhor marcha foi a do Poeta Pardal,não só por eu ser desta marcha mas como sabem foi o nosso primeiro ano e o povo de Quarteira adorou.
3ºAs tristes pessoas que se lembraram-se de criticar a marcha cerca de 99% nem sabem o que é uma marcha.
4ºHouve pessoas que defenderam a nossa marcha, agradeço.
5ºQueria saber quem foi a triste pessoa que por ventura se lembrou dizer que a marcha Poeta Pardal era de Almacil,só por a organizadora que é um amor de pessoa ser das Quatro Estradas.
6ºHouve quem disse-se que o Nuno Gerreiro parecia um pau de vassoura, que para alem de o Nuno ser um anjo e ter uma voz lindissíma não dáo direito de o criticarem,aposto que a pessoa que escreveu aquele comentário nem sequer tem voz para cantar.
7ºAs marchas de Quarteira já existe á uma data de anos e em todos os anos os padrinhos e madrinhas enganam o povo Quartareiçe dizendo que cantam ao vivo, Nuno Gerreiro só veio mostrar que se faz playback nas marchas, e que nunca houve uma amrcha que cantasse na hora.
8ºQueria dizer que é rua Poeta Pardal, não é largo, nem praceta quanto mais beco.
9ºA organizadora D.Delfina Santana foi uma grande mulher por ter formado esta marcha mas também por ter formado uma telepatia entre os marchantes,OBRIGADO DELFINA POR TUDO.
10ºEu não consigo preceber como há tanta dor de cutevelo em Quarteira, mas as pesoas que falaram tão mal da marcha Poeta Pardal a sério vocés todos tão no meu coração.
11ºQueria realçar que todas as marchas tiveram lendíssimas.
12ºQueria dizer que todos apreciaram os trajes,as marcações, as coregrafias tavam todos de exelente qualidade, tão de parabénsos os organizadores.

Anónimo disse...

Ouvi dizer numa menssagem ke a marcha de vilamOura trazia os cavalinhOs e eles sO kaiaO!!!!
Opa se naO sabem naO falem!
tem e inveja sO pOrke os cavalOs saO meSmO da histOria de pOurtugal e os cavaleirOs saO prOfissiOnais!
Para vOssa infOrmacao os cavalos so cairao no ultimo calcadao, sabem porque? Porquae o pisO era escorregadio!
Na ultima saida ja naO cairaO, pOrque pusserao um tapede!


P.f.f se naO sabem naO falem!!

Anónimo disse...

tipo voces o criticam mas ja fizeram alguma koisa para mudar isso por acaso??nao falem do que n sabem.....ou pensem ante de abrir a boca...pensem!!!

Immortal disse...

Espero k agora em 2011 apoiem mais as marchas...do VERDADE