já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Lá vem Quarteira de arquinho e balão

a passar em... meio calçadão
Véspera de Santo António e um convite irrecusável para uma chouriça assada e uma pinga do Dão, não se podia perder. Ainda por cima, no apartamento de férias do “velho” Carlos, em pleno Calçadão, no que me parecia um palco ideal para ver as marchas.

Não era. Primeiro, porque as marchas, este ano… marcharam ao contrário, começando do extremo nascente… Nunca mais chegavam e quando começaram a passar, vinham “aos montinhos”.
.
Pronto, foi uma forma diferente, mas, para ser franco, não me agradou a mudança. Ainda por cima, tudo acabava antes de chegar ao Dom José… Da varanda do apartamento, pouco se podia apreciar.

Enfim, vamos esperar pelo São João. Pode ser que então faça uma ideia do que são as marchas de 2009.

Desta vez, devo dizer que o Dão e o salpicão do amigo Carlos eram de estalo e que a chouriça estava divina. Das marchas, francamente, pouco vi.

40 comentários:

Idália disse...

Ora, Calçadão, também eu na gostei nada dessa mudança. No último palco, a primeira marcha só actuou já passava das 11.00 horas.
Do pouco que vi, tirando da voz “esganiçada” do miúdo que declamou uma quadra do Camões, as roupas eram bem bonitas e a coreografia também gostei.
Mas a organização, deixa muito a desejar. Muito mal organizadas mesmo.
Vim para casa, e vi as marchas de Lisboa.
Estas sim, bonitas, bem dançadas e muito bem organizadas.
Os organizadores de Quarteira, bem podiam inspirar-se nas marchas de Lisboa.

Idália

Anónimo disse...

Quem se lembra das belas actuações que as marchas faziam no campo de futebol??? quem reclamava que não conseguia ver a actuação??? ninguem !!! não é?!! e agora?? que consegue ver alguma coisa??? a resposta é a mesma ninguem...

antigamente dançava-se junto á praça, depois em frente á pastelaria beira mar, mais á frente outra vez e seguiamos ainda lá mais para a frente... as pessoas dividiam-se pelos varios lugares que havia actuação, e mais ou menos conseguia-se ver tudo... agora não gastam-se balurdios de dinheiro para depois actuarem apenas em 3 lugares e quem tem lugar na bancada vip safa-se quem não tem azar... não vê nada...

é muito triste...

QUEM MANDA, MANDA MUITO MAL!!!!!!!

Anónimo disse...

realmente anonimo no campo de futebol só visto, e quem nao tem transporte pra ir até lá ,aqui é que é festa pra todos e essa de nao ter lugar vem mais cedo realmente é só pra falar mal ,fica em casa ninguem nota a tua falta

Anónimo disse...

as marchas serem ao contrrio foi so pk tava aí a tv.

No proximo dia ja é td normal, vejam as coisas tb pelos aspectos positivos e n falem so mal.

As marchas tavam todas mto bonitas

Anónimo disse...

Bem me empinei nos bicos dos pés e levei e dei muito empurrão mas só vi a parte de cima dos mastros.
Também não percebo porque é que as marchas não desfilam se a nossa marginal parece que foi feota para isso

Alfa Beto disse...

ai o campo de futebol é mais longe que a ponta do forte novo do calçadão? deixa-te estar quieto e calado anónimo

Anónimo disse...

Ker dzer q as marchas trabalham p TV e nao é p o pvo de Kuarteira?!!!!!
Tá lindo tá!

Anónimo disse...

queres comparar a beleza das marchas na avenida com o campo de futebol tens mesmo o nome contigo analfabeto

Anónimo disse...

eu quando falei campo de futebol estava a referir-me ao compo do quarteirense... mas parece que esse sr anonimo nunca viu as marchas lá... aproveite e fique o sr. em casa porque da sua falta é que de certeza ninguem vai notar... cumprimentos

Anónimo disse...

aqui ninguem fala mal, são opiniões e têm de ser respeitadas.

Anónimo disse...

Depois de tanto entusiasmo e tanto esforço, é uma pena que a apresentação seja uma bandalhice completa, sem disciplina, sem ritmo, sem brio. Se não sabem como se faz, contratem um profissional. Todos teríamos a ganhar com isso: os "artistas", o público e Quarteira.

Anónimo disse...

A CmLoulé tem como objectivo a revitalização empresarial e comercial local (Quarteira)
Assim este executivo no que diz respeito ás iniciativas tomadas a nivel nacional e internacional, tem 18 filmes publicitários sobre asfreguesias que teem como suporte economico o turismo. Estes filmes divulgarão o que de melhor existe em cada um destes destinos turisticos dentro do concelho de Loulé.
Ora sabendo de antemão que as marchas de Quarteira marcam um momento e uma realidade alta, foi ver a associação de empresários de quarteira e vilamoura a aparecer para daí tirar todo o aproveitamento politico e social do evento.
O sr. que falou quando apareceu para a RTP, RTP Africa e RTP Internacional não é mais que o presidente da Associação assim como o organizador responsavel das marchas, isto foi coisa para aí para 2 minutos, mais tarde voltou a aparecer Quarteira com a marcha de Vilamoura tb aí para 2 minutos, Quarteira teve para já os seus 4 minutos de glória, podemos agradecer á ass. de empresários de Quarteira e Vilamoura e á CMLoulé.
Pra a prosperidade ficaremos a aguardar a pasasagem do filme publicitário na rtp2 sobre os destinos de férias e seus eventos em Loulé e suas freguesias.
Desiludam-se que o bairrismo das marchas já foi, desde á uns anos a esta parte assistiu-se a um aproveitamento de alguns indíviduos para daí se projectarem para outros interesses, quantoá mim já percebem porque que nunca sou convidado para estes grupos, porque lhes consigo ler as entrelinhas e isso não interessa a quem está instalado, assim sendo delego-lhes esse sacrifício pelo bem comum dos Quarteirenses.

Anónimo disse...

TV?? qual TV?? tão a falar dos 3 minutos de directo com o sr. Adelino da Apromar?? Esta câmara trata esmo bem os quarteirenses de fato. NO Carnaval foram DOIS dias de emissão à tarde sempre em directo, para Quarteira, lá dizem que vem a televisão, o povo fica todo em pulgas e depois o que é que acontece? 3 minutinhos, sim 3 míseros minutinhos a entrevistar uma pessoa e a não mostrar nada daquilo que são os Santos Populares de Quarteira. Mas será que os quarteirenses não conseguem ver isto? RUA COM O DR.EMÍDIO! Se diz que gosta assim tanto de Quarteira e dos quarteirenses, com esta história da TV mais me pereceu que nos estava a mandar AREIA para os olhitos da malta.

Edmundo

Curioso disse...

Ai Edmundo, edmundo... por acaso não te chamas joaquim?
Rua com o Dr. Emídio porquê? Foi ele que ensaiou as marchas? Ou no tempo dos socialistas as marchas eram melhores?

Anónimo disse...

Quem viu as marchas de Lisboa na TV, acha na verdade que as de Quarteira mereciam mais que os 3 minutos?
As nossas marchas são cada vez mais passagens de modelos.
Os marchantes parecem uns paus vestidos. Ninguém lhes diz que devem parecer alegres, risonhos, que têm de saltar, mexer-se, dançar?
Parece que fez falta a marcha infantil da fundação.

José disse...

Fico triste realmento de ver alguns comentários neste blog,aqui as pessoas não podem ter openiões diferentes são logo atacados há bruta, não haja dúvida que o ser humano neste aspecto tem ivuluido muito pouco, não respeitam ninguém
escondem-se por detrás do anonimato e dizem tudo o que lhe apetece sem respeitarem os outros

Anónimo disse...

Afinal ninguem diz qual era a marcha mais bonita?
E aquela novidade parva de trazer cavalos?
Com tanto burro que há por aí...

Vou Anónimo disse...

Olá José: Olha, eu também escrevo às vezes como anónimo: infelismente ainda vivemos com medo; medo de nos chatearem, medo de nos prejudicarem no emprego, medo de nos ofenderem, medo de nos levantarem falsos testemunhos, medo de se vingarem nos nossos filhos ou de os prejudicarem na escola...
Não podemos estar sempre de acordo uns com os outros mas há gente que não é capás de aceitar as opiniões que não sejam as deles.
Imagina que se eu disser aqui o que penso sobre as marchas (que estavam todas muito bem vestidas e todas muito murchas e mal ensaiadas) amanhã tinha de ouvir insultos e criava inimigos. Assim, digo na mesma e pode ser que sirva de alguma coisa e não me chateiam.
Pode ser que por exemplo, os organizadores vão ver as gravações das marchas de Lisboa e aprendam que não basta vestir bem as moças. Não concordas, amigo José?

Anónimo disse...

Gostava de perguntar ao Edmundo se o Dr. Emídio tem alguma coisa a ver com o que fazem as marchas, ou o que faz a televisão, ou o que diz o Adelino Rocha...
Que parvoeira, vir meter aqui a politica!
Nos artigos que o Calçadão escreve sobre politica, também vai falkar de marchas????????????????'

Anónimo disse...

Ainda bem que a TV Cabo me dá possibilidades de gravar quando não estou em casa. Ontem estive a ver as marchas de Lisboa.
Quem viu na TV as exibições das marchas de Lisboa de Marvila, Alfama e Castelo... tdem lá vontade de falar nas nosssas tristes marchas!
Houve aí um cometador que falou que as nossas marchas são tristes. Pois são. Tristes e paradas.
Há muito aque aprender antes que acabem com elas

Rodrigues disse...

Estive a ler um artigo de um jornal de há meses e fiquei espantado com as pessoas que estão à frente da Apromar. Vejam lá:
Direcção - Adelino Rocha, Paula Correia, Isidro Dinis, Mário de Pinho, Elonora Correia, Maria Brito, João Santos e Evangelina Leote.
Assembleia Geral - José Encarnação, Isidoro Correia e Sónia Guerreiro.
Concelho fiscal - Vítor Faria, Carlos Carmo e Jorge Batista
Isto diz alguma coisa?
Tirando o caso do Adelino Rocha, que apareceu há dois anos a jeitos de dom Sebastião e parece vir com propósitos sérios, tirando os casos do Dinis, do Encarnação e do Mário Pinho, desde sempre metidos nas marchas “até aos ossos”, e tirando o Jorge, que organiza a marcha de rua do Outeiro, a Sónia que deve suceder à mãe na organização da marcha da Rua da Cabine, e a Evangelina que organiza a Rua da Fonte ou até a Esmeralda que organizava o Mastro da Rua da Alegria… os outros todos que fazem ali??? A maior parte caiu agora de para-quedas? Cheira a aproveitemento político. E isso cheira mal, desculpem lá!
Paula na Direcção? Elonora, quem raio é esta? João Santos, ah, este foi para fazer um site, disseram-me hoje. Mas o Vítor Faria e o Isidoro alguma vez fizeram alguma coisa de útil pelas marchas? E o Carmo, quem é esse?
É o que eu digo: cheira a esturro, façam favor de separar as coisas. Deixem de se servir das Marchas!

A. Rodrigues

Anónimo disse...

com televisao e sem televisao a CABINE foi a melhor. E uma vez mais veio provar que as marchas nao sao só passagem de modelos. VIVA Á RUA DA CABINE.

eu disse...

a rua da cabine e as outras estavam todas muito bonitas... mas dizer que a rua da cabine e a mais bonita - NÃO É VERDADE!

José disse...

Vou

concordo com tudo o que disseste, e da maneira como disseste, discordasto do meu comentário mas fizes-to com muita educação. E isso é o que falta a muitos comentadores, Eu também já tenho comentado como anónimo mas, nunca para ofender alguém.

Anónimo disse...

VIVA À CABINE...CABINE É QUE É....ÁI É É É.....vIVA Á CABINE.....CABINE É QUE É .....ÁI É É É.............

Anónimo disse...

a cabine e linda e a maior ninguem lhe bate como eu tenho orgulho de fazer parte desta marcha.ate ja.

Anónimo disse...

Marchas de cd's por acaso são marchas?
Não precisam ir a Lisboa para ver marchas superiores a Quarteira.
Basta irem a Portimão, todas levam um cavalinho a tocar ao vivo.
Não adianta porque isso é desconhecido para Quarteira.
Abram os olhos.
Os subsídios chorudos que recebem de Loulé são enterrados em roupa e algum vai para os bolsos dos organizadores.
Com menos dinheiro Portimão e Tavira fazem muito melhor.
Podem ver-se as marchas em várias freguesias durante 4 dias.
Já há 10 anos que não vejo as marchas da minha Cidade de Quarteira e não tenho perdido nada de interessante.
Só serve para alguns se abotoarem.
Há 18 anos atrás fiz parte das marchas, hoje sentiria vergonha de fazer parte daquilo que não são marchas, são feira de vaidades.
Salvam-se as roupas.

Anónimo disse...

peço imensa desculpa a todos os comentadores mas acho que é uma falta de respeito um comentário que fala com alguma ironia dos "cavalos" que vilamoura levou á avenida...peço desculpa mas por amor de deus !
A Fátima de Vilamoura e os seus colaboradores foram AS UNICAS PESSOAS QUE INOVARAM !
aleluia algo de difrente nas nossas marchas !
porra...smp o msm...smp o msm...CHEGA !

algeum inovou e saiu-se muito bem !
A marcha de vilamoura foi a unica e melhor marcha em quarteira este ano !

Devo tembem dar os meus parabens á marcha da cabine que mais uma vez desfilou brilhantemente na avenida e mais uma vez uma das melhores...mas foi algo "ultrapassada" pela ideia brilhante da marcha de vilamoura !

APROMAR,é por isto que se devem fazer marchas em quarteira ! PELA INOVAçÃO !

coreografia 5*,musica,a melhor deste ano,cantor tambem,marchantes mais alegres das mrchas de quarteira,roupas magnificas...
Foi uma autentica revolução na marcha de vilmoura...nao sei o que aconteceu...mas o que quer que tenha sido,parabens e que aconteca outra vez !
Parabens tambem aos coreografos da marcha de vilamoura E cabine uma vez que,em 2 temas totalmente distintos,conseguiram fazer brilhar as suas grandes marchas !

Amei a valsa de vilamoura,que REALMENTE levou valsa,não fez como uma marcha á uns anos atrás que TENTOU dançar valsa !

PARABENS ÁS 2 MELHORES MARCHAS DE QUARTEIRA !!!

e uns mto especiais a vilamoura pelo salto que conseguiram imprimir na sua marcha e pela qualidade que introduziram nas marchas deste ano de 2009.

Abraço

Anónimo disse...

Quarteirenses o que um anonimo diz por ai é verdade, antigamente as marchas eram mais bem organizadas e nao havia ca a Apromar...as marchas deviam de ser no campo de futebol e eu ando nas marchas desde pequeno recordo me muito bem que era o dia que nos marchantes gostavamos mais porke viamos as outras marchas e agora nao as podemos ver e o convivo era enorme nesse dia.Eu e sei que muitos quarteirenses defendem as marchas como era a uns bons anos em que se começava no jazz bar e acabava na praça...As pessoas que defendem as marchas no calçadao ou sao louletanos que moram la, ou empresarios que tem la o seu estabelecimento e por ultimo os que organizam as marchas desde essa altura e digo a essas memas pessoas pa perguntarem ao quarteirense o que axa e depois conversamos...




Garcia

Anónimo disse...

APROMAR meus senhores eu pergunto, eles organizam o evento por sinal mal organizado!! Voces lembrams e que antigamente nao existia essa associação? pOIs nao havia e era muito melhor organizado, antigamnete lembro me que as marchas nao levavam nada nas saidas e em compensação oferecia jantar etc...agora e pago e nem uma sandes dao ao pessoal...voces todos sabem que as marchas ganham dinheiro com isto e quem disser que nao esta a mentir ha muitos anos passo a dizer que uma das marchas o dinheiro que sobrou deu pa comprar fios de ouro pa cada marchante isto em escudos!!!! Bom ate aqui tudo bem agora outras marchas e ver os organ izadore s a fazer remodelações nas suas casas, carros novos e mais noa digo....elas recebem hoje muito mais do que recebiam e pa onde vai o dinheiro??? os marchantes levam uma sandes e um sumo no fim...va la ha uns anos lembraram se que sem ovos nao ha omeletes e comecaram a ofrecer uma medalha de participação aos marchantes e isto porque um senhor de quarteira disse e com verdade umas bocas e la deram as medalhas ao pessoal...

Anónimo disse...

Bom vamos falar das marchas...este ano a cabine foi linda como sempre mas a coreografia da vasco da gama e da gagao coutinho estavam muito bonitas esta a ultima referida a melhor marxa deste ano e de seguida a vasco da gama e depois a cabine que foi a grande perdedora pois este ano ficou pa tras mas sempre bonita...Num modo de geral as marxas estiveram bem, ate as florinhas supreendersam este ano!!! a decepção foi a outeiro que nos habituou a ser das mais bonitas e bem organizadas das marxas de ha uns 4 a 5 anos vem perdendo fulgor....

Anónimo disse...

para mim as melhores foram em
1ª lugar a marcha do pinheiro, as suas cores e brilhos com aquela coreografia e a musica sao exelentes
em 2ª lugar a cabine apesar de ser uma marcha para arrepiar emita sempre as marchas de lisboa
e em 3ªlugar a marcha vasco da gama

vicente disse...

bem, depois de ter lido todos estes comentários notei que a maior parte não sabem fazer a diferença entre as marchas de Quarteira e as de Lisboa. Tal como o Carnaval de Loulé a comparar com o de Quarteira. Lisboa tem técnicos e Quarteira tem vontade e você? nem compreenção tem e falta de visão e cerebro ainda mais. Quarteira faz o que pode e Lisboa pode bem com o que faz. Mas, Idália, já que veio para casa não chegou a apreciar os textos aluzivos aos Santos Populares e a Quarteira e suas tradições e as boas músicas cheias de vida e ritmo enquanto a maioria das de Lisboa apesar de concorrerem não passavam de marchas militares sem ritmo e sem recobrantes de destaque, mas você afinal só apreciou as vestes e os trajes cheios de brilhantes. Na próxima vez aconcelho-a a ver e a sentir todo o trabalho envolvido daquelas gentes que muitas noites pouco ou nada dormiram para se apresentarem ao público critico e intolerante e até tão exigente sem a mínima razão de o fazerem. Um amante de Quarteira. Vicente.

Manuel Correia disse...

Aquele que se diz chamar-se Rodrigues, não entende nada de marchas, além de não saber destinguir a Direcção responsável da Apromar e os membros da Assembleia da mesma. Se leu leu bem só não sabe fazer a destinção entre os dois membros. Além de lá estarem porque muitos não assumir essa responsabilidade também nada ganha , a não ser criticas ignorantes como a vossa. Se tem dôr de barriga ou de cotovelo, digo-lhe que gente como você deviam é estarem CALADOS conheça as pessoas que e depois fale.todos os que lá estão trabalham pouco ou muito nas reuniões e não só, e você? onde já li que o rodrigues tivesse feito alguma coisa pela terra ou nas marchas. Mas o Esequiel já Presidiu a Apromar muitos anos, o Dinis faz o que sabe e o que pode, as mulheres que mencionou já fizerem também a sua parte, fosse na rua da Alegria ou noutra qualquer. o Aleixo compartecipou com a sua parte qunado foi Presidente o Vairinhos também apoiou as marchas quando elas apareceram em 1992 e o Sr. Isidoro que você nem conhece é deu a iniciativa para o aparecimento das marchas em número de 8 porque dantes no tempo da Adeco só existia uma marcha. Este até merecia estar sempre na bancada Vip, mas nunca o convidaram talvez, mas lembro que até há pouco tempo era ele que apresentava as Marchas no lugar da 2ª actuação do Calçadão. Se eu fosse você pedia-lhe desculpas, porque é graças a ele que as marchas existem. Não notou que o autor da Marcha de Vilamoura e´o Sr. Isidoro? e das Florinhas também.Fale ou escreva com uma forte razão de critica, mas não seja sujo, porque você é daqueles que falam e nada fazem. Se não tenho razão, apresente-me provas contrárias. E não sou anónimo sou: O Manuel Correia

Rodrigues disse...

Este que diz chamar-se Rodrigues chamas-se sabe como? - António José Costa Rodrigues.
Não usa o nome de mortos!

Só tenho de me penitenciar de uma coisa: de ter dito que o Isidoro nunca fez nada pelas marchas. Foi uma gaffe inexplicável.
Mas mantenho tudo, exactamente TUDO o aque disse em relação a todos os outros.

Agora que me cheirava a esturro, foi você que o desmascarou: veio para aqui falar de gente que eu não mencionei só para fazer a sua campanhazinha politica descabida.
Eu falei em Esequiel, em Aleixo ou em Vairinhos? Ou é você que fala?
Deixe-se ficar com a sua careca que julga que está tapada.
Eu posso ser dos que falam e nada fazem.
É engraçado: em Quarteira só me lembro de um grande amigo falecido que tinha esse nome e fez muito, muitíssimo por Quarteira...
Depois dele, não vi outro Manuel Correia que fizesse alguma coisa por essa terra.

Termino só, pedindo desculpa e dizendo ao Calçadão que quer alguém responda ou não a este meu post, não contem comigo para este peditório.
Fechei a torneira dos comentários.

Ao Calçadão, o meu obrigado pela grande serviço que tem prestado a essa cidade e a este Concelho.

Abraços.

A. Rodrigues

Anónimo disse...

muito triste o comentário do Sr. Manuel correia... as pessoas não podem ter opinião propria??? o que é que a apromar faz???? recebe o dinheiro das saidas das marchas???? e os marchantes o que são???? escravos... fora com a APROMAR

Anónimo disse...

sr/a. anónimo o que disse o Sr. M. C. é verdade. E agora aparece você a dizer mal da Apromar? Se é uma Comissão está mal. Se é uma Associação está mal . Não sabe, que para se poder levantar determinadas somas das instituições públicas tem que ser uma Associação certificada. Quanto ao que mais faz? - nada, o resto é com os responsáveis das marchas e marchantes que optaram por estarem presentes fazendo parte do projecto da promoção da terra.Se não sabe o que diz, faça parte da comissão dos "CALADOS" que lhe fica bem. O Vicente

Anónimo disse...

pois olhe sr.vicente... que volte tudo como era antes da apromar... em vez dos hoteis pagarem a apromar beneficiem os marchantes, porque a organização das marchas ja ganhou o suficiente...
e fique o sr calado...

Anónimo disse...

va agora digam la qual foi a melhor marcha destas que vou dizer mais a frente, agora so tao ai a discutir ja que em quarteira ninguem ganha as opinioes é que contam, va nao val andar na marcha
estas tres foram as melhores mas agora deemlhes o 1º, 2º, 3º lugares as marchas sao: vasco da gama, pinheir e cabine. va comentem

Anónimo disse...

Meus Caros, lamento......lamento imenso que ninguem neste blog entende de marchas populares de Quarteira ou percebe como alguém as faz. NÃO MEUS MENINOS....NAO SABEM....Desde orcamentos, politicas de organização, organização das marchas E ORGANIZADORES, cOreografias em espaços de 3m, inovações com orcamentos limitados e reduzidos, marchantes de boa vontade, roupas de dar nas vistas ou desfiles brilhantes e um calçadão cheio de esplanadas, palmeiras e baias a impedir um espectaculo......pois é DESAFIO QUALQUER UM QUE SAIBA FAZER MELHOR, mas com o mesmo que nós MARCHAS DE QUARTEIRA fazemos, somos ÚNICOS no nosso CONCEITO(de certo que estes quarteirenses sem formação alguma teem) e não precisamos de Lisboa para fazer um espectaculo.....
Pois é apresentem-se quem quizer fazer marchas.