já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia Internacional dos Direitos da Criança

que todas as crianças tenham o direito à felicidade
A Assembleia Geral das Nações Unidas de 20 de Novembro de 1959, proclamou a Declaração dos Direitos da Criança, que continua a merecer um raro consenso por parte da esmagadora maioria dos países.

Pretende esta declaração determinar um conjunto de direitos e liberdades que permitam a todas as crianças do mundo usufruir de uma infância feliz, do pleno gozo de cidadania, de saúde e de segurança, independentemente da sua origem,

Esta Declaração Universal responsabiliza pais, organizações voluntárias, autoridades locais e governos nacionais, pelo reconhecimento dos direitos e liberdades proclamados, através da aplicação de medidas legislativas regidas por 10 princípios fundamentais que a compõem.

Em nota oficial de hoje, Silva Gomes, o ainda Governador Civil de Faro afirma não poder “deixar de lamentar que, à escala mundial, ainda sejam, não apenas ignorados, como sucessivamente violados de forma hedionda, grande parte desses direitos e liberdades plenamente consagrados a quem, por razões óbvias, não reúne as condições indispensáveis para reivindicar o seu cumprimento”.

E, por isso, “neste dia, que mais do que uma data simbólica, deve representar um momento de profunda reflexão sobre os deveres individuais e colectivos que a cada um de nós compete na promoção dos direitos de todas as crianças do mundo, deixa um apelo: não nos esqueçamos que o futuro da humanidade depende das crianças que soubermos amar hoje.

Porque é de amor que fala a Declaração dos Direitos da Criança. E o amor só é possível quando o respeito serve a dignidade”.

Sábias palavras que, infelizmente, um pouco por todo o mundo, vão caindo «em saco roto».

Sem comentários: