já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Urbanização Quarteira Norte-Nordeste

apresentação do plano aos quarteirenses
Imagem: Planta de zonamento: 1 - «Rotunda da BP», 2 - Av. de Ceuta; 3 - Parque de Campismo; 4 - estrada para Almancil
O Plano de Urbanização Quarteira Norte-Nordeste (PUQNNE), que foi apresentado ontem no Centro Autárquico de Quarteira, destina-se a ordenar uma zona que será não só de expansão, mas também fundamental para um novo «conceito» para a cidade.

A zona em apreço é delimitada, a Nascente, pela Pernada da Ribeira do Almargem; a Poente, com a rua do Forte Novo; e a Sudeste, pela Avenida Francisco Sá Carneiro e, na sua execução, prevê-se um investimento de 14 milhões de euros que, nos termos das atribuições e competências das Autarquias Locais, cabe à Câmara Municipal de Loulé.

A apresentação do plano esteve a cargo do arquitecto Cesário Moreira, o coordenador da equipa responsável pelo projecto, que considerou que aquela área tem “um grande potencial de oportunidades […] capaz de se afirmar num novo centro urbano de primeira importância”.

Nas palavras do arquitecto, “terá de haver uma boa articulação das infra-estruturas do território, pensar de forma integrada os espaços públicos para que estes existam em continuidade, organizar o sistema de equipamentos colectivos que terão de ser complementados e proceder a uma localização criteriosa das habitações e do comércio, serviços e hotelaria”.

Segundo relata o jornal «Carteia», no que diz respeito aos equipamentos de utilização colectiva, estão previstos no PUQNNE um grande e outro pequeno campo de jogos, uma pista de atletismo, um pavilhão desportivo e cultural, uma escola básica de 1º ciclo, uma outra de 2º e 3º ciclo, um jardim de infância, um centro ATL, uma creche, um novo quartel da GNR, um centro de convívio e um centro de dia, para uma área de cerca de 76 mil metros quadrados. Estão ainda previstos cinco pontos de espaço público, onde irão ficar localizadas as praças de referência, à volta das quais irão nascer todas as infra-estruturas capazes de optimizar o espaço.

Ainda refere o jornal «Carteia» que a data apontada pela Câmara Municipal para a aprovação do PUQNNE será o primeiro trimestre de 2010 e, por enquanto e até dia 16 de Dezembro, o plano encontra-se em discussão pública e está disponível nos Paços do Concelho de Loulé, na Junta de Freguesia de Quarteira e no site da autarquia.

Todos os cidadãos e organizações representativas podem participar no processo de consulta pública e dar as sugestões, em formulário destinado para o efeito.

2 comentários:

Anónimo disse...

estao a ver os jovens de hoje a ir a centros de convivio? nao!
quarteira precisa de coisas uteis nao inuteis.
parece que quarteira é uma cidade para os turistas desfrutarem e os residentes e nascidos ca se lixarem.

Anónimo disse...

Espaços verdes muito poucos.
Os 76000 m2 reservados à zona verde será ocupada quase na totalidade por "equipamentos de utilização colectiva" ou seja "edificios".
Espaços para estacionamento: NADA.
Prédios de 4 e 5 pisos com fartura.

Esta nova Quarteira vai tornar-se numa zona de alta qualidade. Só se for pelo facto dos prédios serem altos.

O parque de campismo já começou a ser desmantelado, o objectivo: construção de prédios e mais prédios.