já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 8 de novembro de 2009

Urbanização de Quarteira Norte-Nordeste

está aberta a discussão pública
Com os nossos leitores já devem saber, na sua primeira reunião – que foi pública - realizada na cidade de Quarteira no passado dia 28 de Outubro, a recém empossada Câmara de Loulé deliberou submeter a discussão pública o Plano de Urbanização de Quarteira Norte-nordeste, ou PUQN-NE.

Trata-se de um espaço que vai desde a chamada estrada de Almancil até à Avenida de Ceuta e que será a futura zona de expansão da cidade.

Esta zona, que se pretende que venha a ser uma área de referência, baseada na auto-sustentabilidade e na salvaguarda e valorização da natureza, do ambiente e do património, deverá vir a ser dotada de equipamentos de utilização colectiva de «escala de cidade», que sejam capazes de responder a necessidades actuais e futuras da população.

A discussão pública assume-se, pois, como um imperativo pois este plano deverá ter de proporcionar condições de atracção e de fixação de actividades económicas, capazes de gerar valor e emprego, e ofereça condições para criar uma base económica local competitiva, ao mesmo tempo que deverá vir a oferecer condições de atracção e fixação de nova população, dando-lhe qualidade de vida.

Deste modo, e por muitas outras razões, deve esta discussão pública merecer, da parte de todos os quarteirenses, empenho, interesse e participação.

Pela nossa parte, o ‘Calçadão’ põe-se, desde já, à disposição dos leitores.

12 comentários:

Anónimo disse...

quarteira nao precisa de ser aumentada, isso so trara mais criminaliade, para que mais predios, para que mais vivendas,
estamos no algarve tentem ser um pouco mais tradicionais naquilo que fazem, o algarve esta a perder a sua cultura, quarteira ja esta destruida nao tentem destruir mais, peço por favor que nao aumentem a cidade ate a fonte santa, ja nao constroem casas algarvias, os jovens ja preferem falar o criolo, estamos com muito inflencia americana, nao deixem que o turismo destrua mais o algarve.

Anónimo disse...

Esperemos que seja desta que o plano é aprovado. Este plano anda de um lado para o outro desde 1995 (14 anos)e constantemente cometem erros clamorosos. Pode ser que desta vez façam qualquer coisa com pés e cabeça.

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Lamentávelmente os erros já se iniciaram e a culpa é da manhosa e inteligente C.M.L. que antes do Referido plano estar aprovado já lá está a construir um Bairro Social que segundo se sabe é para habitarem lá a raça cigana. Não tenho nada contra tal raça mas se eu ou outra pessoa lá perto tiver um terreno com aprovação para construir um prédio que valor terá? quais as possibilidades de venda? quem compra? perde-se com tal situação, mas o IMI é igual como noutra zona qualquer? Isto está bem? há justiça nisto? e a Camara, fará um descontozito no IMI. Com tantas zonas para se contruirem Bairros Sociais tinham que o construirem logo em nobre zona. Cabecinhas pensadoiras...

Amigo de Quarteira disse...

Espera-se que esse Plano, para além da satisfação dos interesses imobiliários, expresse também a preocupação pelos intereses das pessoas, salvaguardando áreas dde zonas verdes e de equipamentos desportivos e sociais vocaionados para a infância, juventude e idosos. Caso contrário, continuaremos na politica do cimenento que todos os politicos afirmam condenar mas sem que se tomem medidas concretas para evitar esse caos de que Quarteira é muitas vezes apontada pelo exemplo do que não se deve fazer em termos urbanisticos.

Anónimo disse...

Podiam dizer se haverá alguma reunião de discussão pública deste tema no centro autárquico, e quando? Eu estaria lá de certeza

Anónimo disse...

quem nao é de quarteira nao se importa que este plano seja aprovado, agora os quarteirenses, que sabem o que estava la dantes é diferente tem um amor completamente diferente por quarteira do que os residentes.
concordo com o primeiro anonimo.

Oslo disse...

Ah já sei..é desta que vao ser feitos os espaços verdes,sem prostitutas a atacar,um parque de lazer com barbeques,àreas para a pratica de desporto,um campo de jogos livre e para todos,um teatro,um jardim sem ser aquela vergonha que chamam de jardim onde se faz o mercado,fontes sem ser em rotundas,etc.Enfim,acho que a malta fica contente com mais umas toneladas de cimento!!!

Anónimo disse...

Móçe.
Para quê mais prédos.
Casas vazias tá a monte em Quarteira

Anónimo disse...

É triste em ter um ARQ. Chamado manuel vieira para quem não conhece é aquele com aspecto indiano que não gosta das pessoas do concelho de loulé. todos os projectos feitos para além da zona do PPNN de Quarteira foi sempre aprovado por ele tudo o que fica do plano foi reprovado por ele já reprovou duas vezes quem é esse sandokan que conhece tambem Quarteira? E no noutro lado aprova tudo ao grupo sonae (lusotur) grupo mateus que está a construir e no lado onde há centenas de quarteirenses com terrenos é preciso tanta coisa. Isto é uma vergonha só para não falar do parque de campismo que irei falar quando o calçadão quiser falar sobre o assunto.

CR-59 disse...

Ainda não começaram a resolver os graves problemas de que a cidade padece e já estão a pensar numa outra zona,para agravar a situação.Mais do mesmo,basta ver o que se passa com a urbanização A.Santo,mais lixo,mais estacionamento caótico,mais grafites nas paredes,mais prédios abandonados,mais viaturas abandonadas,enfim só coisas boas!
Um conselho;arrumem primeiro a cidade que temos|Ou estão assim tão desesperados por dinheiro.Qual é a grande obra que precisam de fazer em Loulé?

Anónimo disse...

Este plano é o mesmo que foi reprovado há uns meses, com algumas pequenas alterações. anteriormente foi reprovado porque nao tinham considerado algumas linhas de água (o projectista, certamente,nunca veio ver a zona). Quanto aquilo que querem fazer nesta zona? PRÉDIOS!
Ao longo da avenida blocos de 5 andares, nas restantes zonas menos 1 andar.
Zonas verdes, qué qué isso? Estacionamentos, qué qué isso?
Há dias fui à escola primária construida na abelheira e vi de perto o tal predio para os ciganos (20 apartamentos) quantos estacionamentos foram feitos na cave do dito prédio? zero, sim zero estacionamentos. Terão que estacionar na rua. Mas como foi construido pela CML nao faz mal.

Anónimo disse...

Onde é que está exposto o plano para nós consultarmos?