já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Ruas de Quarteira ganham nome

vida facilitada para os carteiros
A Câmara Municipal, com o objectivo de regularizar situações toponímicas existentes em Quarteira, detectou várias artérias com necessidade de implementar toponímica. na área do Bairro da Checul.

Deste modo, recebem as seguintes designações:

♦ - Rua 30 de Outubro - inicia na Rua da Infância e termina na Travessa da Escola;
♦ - Rua 19 de Fevereiro - inicia na Rua da Infância e termina na Travessa da Escola;
♦ - Rua Sá da Bandeira - inicia e termina na Travessa da Escola;
♦ - Rua José Augusto Oliveira Soares - inicia na Rua João de Deus e termina na Travessa da Escola;
♦ - Rua da Checul - inicia na Rua Pôr do Sol e termina sem saída:
♦ - Rua João Corpas Viegas - inicia e termina na Rua de Angola;
♦ - Rua de Angola - inicia na Rua Pôr do Sol e termina na Rua João de Deus;
♦ - Travessa João de Deus - inicia na Rua João de Deus e termina sem saída.

Com o mesmo objectivo, a autarquia procedeu ao registo do prolongamento de três artérias que não necessitavam de nova atribuição toponímica:

♦ - Rua João de Deus - inicia no prolongamento da Rua 25 de Abril e termina na Rua de Angola;
♦ - Rua Francisco Meneses - inicia na Rua Pôr do Sol e termina na Travessa da Escola;
♦ - Travessa da Escola - inicia no entroncamento da Rua da Azinheira com a Rua da Escola e termina na Rua da Checul.

Segundo a Câmara de Loulé, as novas designações tiveram em conta especificidades locais, como “30 de Outubro” (de 1975), que é a data de fundação da Checul, ou personalidades como como “José Augusto Oliveira Soares”, sócio fundador da Checul.

9 comentários:

Quarteirense Atento disse...

Sem estar em causa os nomes atribuídos às artérias mencionadas, é de lamentar que figuras quarteirenses como a de Iginio Bita, presidente da Junta de Freguesia que teve a "ousadia e atrevimento" (para a época do Estado Novo) de pela 1ª vez revindicar uma escola primária para Quarteira, sendo por tal penalizado, não seja merecedor de configurar na topomínia de Quarteira. E como este outros quarteirenses haverá merecedores desta consideração. Tal só se compreende porque na Junta de Freguesia estão pessoas que, por não serem de Quarteira, têm pouca sensibilidade para a história desta terra.

CR-59 disse...

Uma rua de Angola,uma rua Sá da Bandeira no bairro CHECUL.Já agora porque não uma rua de Malange outra de Lobito outra de Cabinda e por aí fora.Não haverão figuras de Quarteira que mereçam dar o nome ás ruas da sua terra?Quarteirenses puseram-nos lá|Aguentem|Ainda agora a procissão vai na praça|

Anónimo disse...

Não há nomes de quarteirenses?
Não há nomes de eventos importantes da nossa história, da nossa literatura, da nossa ciência?
Rua da escola, rua da checul? por que não rua das calçadas sujas, das casas com grafites?
Bolas! Quem integra essa ciomissão que dá o nome às ruas? um fulano que mora em Alcoutim!!!!

Anónimo disse...

´Que falta de ideias!

Filipe da Beira disse...

Ponham rua das excurções rua do baile das velhas rua do cabaz de Natal rua do arrebenta rua do careca da junta rua do homem da mala rua do fugitivo rua do mentiroso rua do assambarcador de obras para o filho rua dos cães rua dos gatos rua deserta rua da TVI Travessa do caga na praia beco do mijador pátio dos ressacados largo do peixe podre escadinhas dos pilantes viela dos pelintras carreiro dos tesos praça dos ciganos terreiro dos drogados campo dos almariados rotunda dos palhaços etc

Anónimo disse...

anónimo disse...
Será que a Camara não tivesse contactado a Junta de Freguesia a á Assembleia para vereficar o que é que os Quarteirenses poderão dizer sobre tais nomes? Na próxima Assembleia de Freguesia vai haver muitas orelhas de burro para serem entregues a quem se acha tão inteligente. Mas para ser proposto o que pretendem, então era preferível: Ruas da Guiné, Timor, Angola,Moçambique,Macau,Goa, Damão e Diu. S.Tomé e Princepe já existe.

Anónimo disse...

Por aqui se vê a ignorância desta gente.

Anónimo disse...

Votaram neles não foi? Agora aguentem! Pena que algumas pessoas estejam, de olhos fechados.

Anónimo disse...

Será que Quarteira não tem ninguem digno de dar o nome a ruas não é preciso de ser de Quarteira mas que tivesse cá vivido. Ex houve um Sr. que foi dono da Quinta de Quarteira, um pescador que por qualquer acto de grandeza tenha de ser recordado, um professor primário, um padre, um comerciante por amor de Deus iluminai a mente destes funcionários municipais. Bem são pagos para estar parados quando fazem algo é sempre o mesmo.