já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Assis quer «primárias» em todas as eleições

o candidato socialista apresentou a sua moção estratégica
Em declarações de ontem, em Faro, Francisco Assis revelou que, na sua moção de estratégia para as eleições à liderança do Partido Socialista, manifesta a sua intenção de que este seja o primeiro partido em Portugal a escolher os candidatos a primeiro-ministro, deputados e autarcas, em eleições primárias abertas à sociedade.

Francisco Assis propõe que os socialistas portugueses tenham como paradigma de escolha de candidatos o modelo norte-americano, sobretudo o dos Democratas.

Nas eleições primárias norte-americanas, todos os cidadãos, independentemente de estarem ou não filiados, podem registar-se em cada Estado para participar na escolha dos candidatos do seu partido de simpatia, incluindo a do candidato a presidente dos Estados Unidos.

Em Portugal, a escolha de candidatos dos partidos variam ligeiramente, de partido para partido. No caso do PS e do PSD, os militantes escolhem por voto directo os líderes do partido, os dirigentes concelhios e distritais, sendo os restantes órgãos eleitos por delegados.

Quanto aos candidatos às autarquias locais, os estatutos partidários determinam que deverão ser escolhidos pelas assembleias de militantes e atestados pelas estruturas imediatamente superiores, enquanto nas listas para o Parlamento, a última palavra é sempre do líder nacional.

Assis, agora que já entregou a sua moção, estará de novo em Faro no dia de São João para uma sessão de esclarecimento, na Escola de Hotelaria.

Veremos o que dirá amanhã, em Portimão, Seguro, o candidato apoiado pelo «aparelho», que também defende as directas, mas só entre militantes...

13 comentários:

Café e Wisky disse...

Está ideia vem por em causa o funcionamento o PS como as federações, porque como acontece nas eleições primárias os candidatos apostam tudo por tudo nos locais com maior densidade populacional. Logo os militantes em regiões menos habitantes teriam um expressão inferior e pouco contariam para o debate político dentro do PS. Penso que Assis devia reformular está ideia liberal no sentido de suavizar o seu efeito no PS e suas estruturas locais. A questão principal é saber quem vai pagar tudo isto?

Vinagre e azeite disse...

Mas os gajos de Loulé não são contra primárias? Nem admitem que se faça debates sobre os candidatos...

Agora já falam ao contrário só para agradarem ao José Seguro?

Vira Casacas!

Zé Povinho disse...

Não é isso ó ASSIS! O que se tem de fazer, é correr com os gajos que NÂO SÂO SOCIALISTAS e que se infiltraram o PS ao serviço do capitalismo, não achas? Por exemplo o SÓCRATES não foi levado ao CLUBE DE BILDERBERG, pela mão de PINTO BALSEMÂO? Portanto, Sócrates, alguima vez esteve ao serviço do Partido Socialista? MAS ó ASSIS! Onde queres enfiar o barrete? Julgas que todos os portugueses são papalvos? O teu partido preparou terreno e xecutou parte do programa exigido pelo CLUBE DE BILDERBERG, para que este governo, dado o TERROR implementado por vocês , ditos socialista, no POVO, levem a bom porto a implementação da PIOR ESCRAVATURA QUE ALGUMA VEZ EXISTIU NO PLANETA. Tu e todo esse PS, partido de extrema direita, estão ao serviço do capitalismo.Para vocês, o extreminio, seus canalhas.

A. J. S. disse...

Deixa cá ver...

Afinal o PS nuca foi aberto realmente à "sociedade civil", como este lhe chama... e está visto que o modelo de escolha dos representantes... deixa muito a desejar... sempre deixou.

Mas só agora o admitem... já não vale a pena... os cidadãos estão fartos da treta do socialismo... para maçons e seus amigalhaços... construtores civis, e etc... betão.

Cabeças de betão... a chamarem aos outros "cidadãos comuns"... eles são os que não são comuns mas afinal se comportam como o mais simplórios dos mortais...

Silvestre

Anónimo disse...

a única maneira de resolver a distância entre cidadãos e partidos é acabar com os partidos

Anónimo disse...

O Seguro disse que o PSD não contará com o PS para fazer a revisão constitucional....
A osto eu chamo defender o interesse nacional ehehehehehehehe

Anónimo disse...

O novo (tri)ciclo do Totó!

E dos babosos de Quarteira, Loulé e Faro:

Brilhante!

Eu disse...

Claro que recusas ó Seguro. Chegas à oposição e já és mais um Carvalho da Silva, pronto para mais 4 anos de bancarrota, em nome do "estado xuxial".

C.C. disse...

O ToZé é tão imberbezinho. tão sensaborão, tão falho de drive e inteligência política que, a ser eleito secretário-geral, há-de enterrar ainda mais o PS. Será que ainda não percebeu que o passo que está a dar é maior que a sua perna?! Isto não são os voozinhos da CIA, camarada! O que lá vai, lá vai... e o seguro morreu de velho!

Votem no Assis e deixem os palhaços a falarem sozinhos.

Anónimo disse...

O José Inseguro está a demonstrar que é um rematado garotão que não qualquer noção da realidade nacional. É natural, nunca fez nada na vida. Quanto á actual contituição, a solução é elaborar uma nova. Porque, como é evidente, a actual é um verdadeiro aborto.

M. Viegas disse...

Hugo Nunes, Victor Faria, Victor Aleixo, Mós Carrapa vão andar pendurados no Seguro, depois de terem desfeito o PS em Loulé!

Anónimo disse...

MAS VAO TIRAR O SOCIALISMO DA GAVETA???? VAI SER UM PARTIDO PARA SOCIALISTAS?? OU BASTA SER MAFIOSO???

Maquiavel, Maquiavel disse...

Um novo rumo para Quarteira, jogaram-se do futuro para o presente, só que agora iremos continuar a vê-los pendurados no novo ciclo sem fazer nada.