já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cavaco vetou. E bem!

haja decoro, senhores políticos!
O Presidente da República vetou, ontem, a nova lei do financiamen-to dos partidos e das campanhas eleitorais, por considerar que o diploma não garante "a transparência das fontes de financiamento partidário".

A lei, aprovada na Assembleia da República a 30 de Abril, aumentaria de cerca de 22.500 euros para 1,2 milhões de euros as quantias que os partidos poderiam receber globalmente, por ano, “em «dinheiro vivo», sem titulação por cheque ou por outro instrumento bancário" em quotas e contribuições de militantes”.

Note-se que essa lei do financiamento dos partidos fora aprovada com os votos favoráveis de todas as bancadas parlamentares e apenas com o voto contra do deputado do PS António José Seguro.

Nem sempre temos estado de acordo com Cavaco Silva. Desta vez, porém, temos de «bater palmas».

Com franqueza: se os partidos pudessem receber, «em dinheiro vivo», quantias quase ilimitadas, onde pararia a corrupção e a vigarice?

E repare-se: da esquerda à direita, estavam todos de acordo!

12 comentários:

J. J. Cravinho, Holanda disse...

Verifica-se que em Portugal,passados que são 35 anos após a Revolução dos Capitães secundada pelo Povo ainda existem muito saudosos do clerical fascismo,ou seja da Ditadura Salazarenta.Êles estão disseminados pelos Partidos que surgiram espontâneamente de um dia para outro após o 25 d'Abril e com o rótulo de democratas e claro está são inimigos mortais do PCP,o Partido que a PIDE não conseguiu destruir,apesar das prisões,das torturas e assassínios dos seus militantes que na clandestinidade,com dificuldades de toda a ordem,sempre lutaram pela libertação dos trabalhadores explorados e oprimidos.

M. Augusta disse...

A lei 19/2003 que regulamenta o financiamento dos partidos politicos toda ela precisava de ser refeita. Logo à partida foi feita à medida dos partidos existentes na altura, criando entraves à existência de novos partidos. Por outro lado, a titulo de exemplo, está feita no sentido de se poder extorquir do erário publico práticamente a totalidade das despesas de uma qualquer campanha eleitoral não permitindo donativos individuais para as mesmas. Não visa a transparência antes promovendo a perseguição do "delito" contabilistico. Bem andou o Presidente da Republica no seu veto e espera-se que os partidos com assento na AR possam fazer um trabalho capaz porque a actual proposta é vergonhosa. Não digo isto pelo facto de pretender ver o PCP penalizado antes pelo contrário, sou anti-comunista, mas reconheço-lhes a enorme capacidade de organizar uma festa muito apreciada e sei da perseguição de que têm sido alvo por causa da festa do avante. Em geral quando não se é capaz de regulamentar, proibe-se. Refaçam a lei visando a transparência revendo todos os artigos e não só os que lhes convêm no imediato.

Anónimo disse...

Portugal a primeira cleptocracia da Europa. Houve governos aristocratas, feudais, liberais etc. Portugal estabeleceu um nosvo sistema de poder a cleptocracia, onde quem manda são os ladrões. Estamos no país do vale tudo, onde quem rouba milhões é condecorado e quem rouba tostões para comer é preso por mais de 6 meses. Roubam os bancos, as empresas públicas, as privadas, o Governo com impostos usurários que apenas servem para pagar pareceres e propaganda. Vale mesmo tudo neste recinto de jogo à beira mar plantado. O povo tem de fugir e fugir enquanto é tempo, pois não demora muito vão corrernos do euro e quem sade da UE.

Anónimo disse...

Como socialista sindo vergonha do caminho que traçamos até ao abismo. Um socialismos de decadencia, de descredito que amntem reformar superiores a 20 mil euros e outras a 200 euros, que cria tachas, impostos e serviços não para investir criando riqueza, mas para gastar em pareceres e propaganda, servindo clientelas. São os dias mais tristes da minha vida, pois aquilo que sempre acreditei, na politica dos valores, da credebilidade, da competencia, da honestida, do servir os outros desmoronou-se. Será que essas politicas afinal estão no PSD da Manuela?

Batista

JM disse...

Com leis como estas é que se fica a pensar se vivemos de facto numa democracia. Ainda nos vai valendo o PR. Reduzam o número de deputados a 50 e já eram muitos.

Zé das Caldas disse...

Por mim, o Cavaco pode vetar o que quiser: Tem poderes para isso e como não tem mais nada que fazer no Palácio de Belém, ele que se entretenha a fazer vetos (já que parece que a governanta não é nada de jeito...). Até agora já aplicou 10 vetos. Segundo me lembro, não era este mesmo Cavaco, então 1º Ministro que dizia enfadado, quando o Presidente de então, Mário Soares, lhe vetava uma lei: "Deixem-me trabalhar!, Deixem-me trabalhar!"?. Como estamos no dia de Camões, podemos citá-lo:"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades!"...

Anónimo disse...

Resta a Cavaco brincar aos vetos . Ele vai a caminho de ser vetado também ... aproveita enquanto é tempo. De qualquer maneira tem razão numa coisa; não é altura para trabalhar este assunto.

Ramos Pinto disse...

O PS NA RETA FINAL QUER XUXAR MAIS DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES , MAMAR É NA ARIOSA ... GRANDE ATITUDE DO PRESIDENTE DA REPUBLICA ANIBAL CAVACO SILVA .

Eu ! disse...

Grande Cavaco! Nesta época de crise, há que cortar nos lambões aparelhistas! Que vão trabalhar em vez de estarem a espera do dinheiro do contribuinte para comicios e jantares. Na minha opiniao nao deveria haver € para essas coisas. So poluiçao e lixo de outdoors. Vao la..............

Carnaxide Alerta disse...

Sua Excelência quando vetou sabe qual a principal razão porque o fez, isto é, com o entusiasmo com que está da vitória do seu PSD já se julga com poderes para silenciar a FESTA DO AVANTE. Não passam de contasbilistas dos antigos os que julgam que é possível calar o Portugal de Abril, a Democracia e a Cidadania. Afinal onde estão os gabirus do BPN todos ou quase todos ex-membros de governos de Sua Excelência? E quem nomeou para o Conselho de Estado, em detrimento de um membro da Esquerda portuguesa, um dos chefes dos gabirus? Não deitem fogutes e, muito menos, vão a correr apanhar as canas. Pode alguma bomba estar presa e não ter explodido no ar.

Anónimo disse...

Ó Sr. Ramos Pinto você deveria ver uma pouco mais de TV, não ???
Todos os partidos votaram a favor por unanimidade, e foi um Sr. Deputado do PS que teve a coragem de se abster uma vez que já se tinha pronunciado contra a aprovação desta Lei.
Não quero no entanto deixar passar a oportunidade de dizer que também concordo com o facto do PR ter vetado a Lei, mas quem acha que não vai ser o nossos tostõesinhos a financiar as campanhas então deverá pedir urgentemente apoio psiquiatrico, pois com a crise que vê não devem existir por aí muitas empresas a quererem financiar estes xulecos á troca de favor(caso ganhe aquele que patrocinam).
Viva os 64% de abstenção + os 11% de brancos e nulos das eleições europeias.

Anónimo disse...

No discurso de ontem, Cavaco Silva lembrou que «a ausência de escrúpulos e de princípios de alguns» esteve na origem da actual situação económica mundial e avisou que «o desenvolvimento não pode processar-se à margem do social e dos imperativos éticos. Portugal pode ser um país de vencedores», acrescentou, num apelo à auto-confiança dos portugueses.

É, não é?