já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Finalmente… os Santos Populares

lá vai quarteira de arquinho e balão
Imagem: Foto de arquivo da CML
Todos os anos há uma divulgação prévia, uma conferência de imprensa, umas notas para os jornais, para que se comece a divulgar aquele que é, por enquanto, o maior cartaz lúdico-cultural de Quarteira: as Marchas.

Mas este ano, tem estado tudo muito caladinho e a câmara de Loulé só hoje, a quatro dias da “grande noite”, veio lembrar que Quarteira se prepara para “uma das mais enraizadas tradições da sua comunidade: os Santos Populares”.

Pois será na noite de S. João (dia 12), que, a partir das 21.00 horas, a Avenida Marginal volta a ser palco de um espectáculo com muita cor, música e alegria, com o desfile de oito marchas.

Voltarão à rua nas noites de S. João e S. Pedro (23 e 28 Junho) as centenas de figurantes que darão corpo às coreografias, com os seus trajes berrantes, e a sua alegria.

Este ano participam: a Rua Gago Coutinho, que desfila sob o tema "Os Lusíadas”; a Rua Vasco da Gama, com a "Lenda da Fonte"; as Florinhas, com o "Rei dos Santos Populares”; a Rua da Cabine, festejando “Quarteira em Revista”; Rua do Pinheiro, com "Alma Nacional"; a Rua do Outeiro, homenageando o "Zé Povinho"; Vilamoura, que traz o "Cavalo Lusitano"; e uma originalidade, o “Poeta Pardal” que sai "Das profundezas do mar”.

Sai das profundezas do mar… e sai também do espírito das marchas tradicionais.

Vale a pena reflectir se será abrindo caminho para uma “comerciali-zação/profissionalização” dos eventos eminentemente populares que, por muita espectacularidade que possa trazer ao evento, jamais lhe devolverá a espontaneidade, a praxis e, sobretudo, a tradição.

Voltaremos ao tema, com certeza. Para já, vamos ver as Marchas na próxima sexta-feira.

25 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Lourenço trata-se apenas......................... de política!
Prcebe?

Anónimo disse...

À muita gente a governar-se à custa das marchas.

Cristina Brito disse...

Durante muitos anos, tive o previlégio de integrar vários grupos de Marchas. Participei 1º com a ADEQ, 2º Rua da Alegria (nesta altura como não havia dinheiro, eramos nós que pagávamos os fatos e costuravamos), para quem se recorda, havia nesssa altura concuros da Rua Melhor Engalanada, eu levava dias a cortar papel para fazer as decoraçãoes das Ruas ( ajudar na Alegria e Outeiro e cheguei a fazer na Rua do Farol). Numa altura em que pagavam os trajes e os sapatos, havia sempre gente a mais. Mais tarde fiz parte da Rua do Outeiro e um ano a seguir passei a integrar a Onda Jovem, no seu 2º ano e lá permaneci até poder e achar que já não tinha nada a ver com o que ali se passava. Nunca fui entidade organizadora (dar o nome e receber o dinheiro), mas sei que, enquanto participei tinhamos por vezes, que custar alguma verba por falta de dinheiro. Na minha opinião, as Marchas perderam vida com o fim dos bailes nas Ruas e a passagem dos espectáculos para o calçadão, pois limita a muitas pessoas o acesso a ver todas as Marchas pela limitação de lugares sentados. Outro aspecto é a falta de ridor de algumas Marchas e de alguns marchantes, que se apresentam no recinto sem cantar e a mastigar Pastilha. Fica aqui a minha humilde opinião: - na minha perspectiva a APROMAR deveria promover de novo o engalagar das Ruas e o concursso das Ruas e das melhores Marchas. Só com concursso é que, possivelmente, estas passarão a ser mais rigorosas e a viver mais o Bairrismo. Olhemos para Lisboa, os marchantes não dormem sem saber o resultado, e vivem e defendem o seu Bairro com Afinco. ÉH! ÉH! ÉH! ÉH... Quarteira é que É Cristina Brito
Fica Aqui a Letra da Marcha da Onda Jovem - Chaminés Algarvias (nesta altura tinhamos actuaçãoes na Esplanada de Quarteira e em todas as Ruas onde havia festa)
As Chaminés Algarvias
São mãos erguidas aos Céus
A Rezar Avés-Marias
Para dar graças a Deus
pelo pão de cada dia
nos lares da nossa gente
onde reina a Alegria
de dar e ficar contente
Refrão
Sobre as nossas casas
Brancas rendilhadas
Simbolos de nobreza
Abrem-se em sorrisos
Convidando amigos
para a nossa mesa
Se um Catavento
Faz lembrar um tempo
Numa chaminé
É mais do que certo
Quem mora lá dentro
É gente de Fé
Nós Viemos numa Onda
Para trazer Alegria
S. João bordou nas saias
As chaminés Algarvias
Belas Moiras Encantadas
Esperam sobre os telhados
Que algum dia as boas fadas
lhes tragam os namorados.
Letra: Leonel Sousa
Música: Abilio Delca

Marília - Pinhal Novo disse...

A apresentação das marchas populares do concelho de Palmela e conta com mais de quatrocentos marchantes de oito freguesias.Os festejos vão ter local no campo de jogos de Águas de Moura, na freguesia da Marateca. Para o desfile são esperados mais de 400 marchantes, acompanhados por uma centena de músicos e 98 arcos em desfile. O que é que Quarteira diz a isto?

Marília disse...

Queria também dizer que a Câmara Municipal de Palmela apoiou a iniciativa com um investimento global de 15.496 euros.
Para mais de 500 pessoas...

Anónimo disse...

Ora... em Setubal são nove colectividades que vão a concurso nas Marchas Populares 2009 , que decorrem nos dias 13, 19, 20 e 27. Este ano participam a U.C.R.D. Praiense, U.D.R. Pontes, C.C.R. Francisco Rodrigues Lobo, Núcleo de Amigos do Bº Santos Nicolau, C.R. Palhavã, G.D. Fonte Nova, S.F. Perpétua Azeitonense, G.D. Setubalense Os Treze e o G.D. O Independente. Extraconcurso, participa também o Grupo de Danças do Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal.
Palmela e a Quarteira do algarve ficam num cantinho! Melhor que Setúbal só Lisboa.

Jesus disse...

Que bom, as marchas, para retemperarmos de tanta desgraça que nos rodeia, cerca e sufoca! Bem que precisamos desta alegria. Os Brasileiros têm o Carnaval e nós temos as nossas Marchas Populares. Pena também já desfilarem num "marchódromo" e não pelas ruas em total liberdade...
Vamos ver se temos este ano o Sócrates a marchar daqui para fora.

FILÉ MIGNON disse...

bahhhahhahahah, que porcaria de tradições!

Graça disse...

Se este blog quizer assistir a marchas inovadoras e com qualidade deve assistir ao desfile das Marchas de Setubal na Av. Luisa Tody.

Tony, lembras disse...

Hummmmm cristina?????? Tem gato! Parece que há aqui campanha politica... Quando eras mesmo rapariga também não eras assim tão popular. Lembro-me de uma bruta discussão que ia dando molho...
Isso já lá vai. Ainda bem, agora dão utros intresses não?
Bom proveito.

Anónimo disse...

O que é que tem a ver Setubal com Quarteira?
Setubal é uma cidade concelho e capital dum distrito que vem das margens do Tejo ao rio Sado não tem nada a ver com Quarteira uma freguesia á beira mar condocionada ao poder de Loulé uma terra interior sem carisma que odeia Quarteira em tudo o que faz de bom e que se preocupa e muito com o apertar do crescimento natural desta Cidade e corta-nos tudo. Hó se fossemos Concelho qual Setubal qual Lisboa falando de Marchas Populares!!!
Já agora aproveito para vos informar que finalmente este ano a RTP vai transmitir as nossas marchas em directo uma conquita dos nossos marchantese responsáveis pelas marchas. Parabens a todos APROMAR inc.
Rua do Leste

Anónimo disse...

ola quero dizer ao senhor e
ha senhora que fala das marchas de setubal que nunca devem ter visto as marchas de Quarteira pois sao as melhores da margem sul eu ja vi as marchas de setubal e nao sao nada ha vista das de Quarteira e tem mais dinheiro que ca eu tenho familiares que sao marchantes la por isso abram os olhos para ver qual sao as melhores. ate ja.

Anónimo disse...

Mas porque é que este ano não tem sido dito nada das Marchas?
Todos os anos por esta altura estavam aí os autdors e esta até há ainda do Tony Carreira.
Não querem que as pessoas venham cá a ver as jmarchas?

Cristina Brito disse...

Este Blog é o máximo... parece que ninguém consegue lembrar da história e do que Quarteira já foi, nem por outro deixar o seu contributo para o futuro, que é logo criticado por pessoas anónimas, sem qualquer credibilidade, que fazem mau juízo das nossas palavras. O que é que o meu comentário das Marchas tem a ver com Política. Quem é esse comentador que se refere de discusão e de molho... até de eu ser ou não ser popular! Quem disse que eu sou ou quero ser popular? Meta-se no seu lugar que Quarteira não precisa de gentinha como o comentador/a... Julguei eu, que este blog serviría para um conjunto de Quarteirenses bem intencinados trocarem experiências e outros aspectos. Enganei-me.. Paciência, outros que dêm o contributo, comigo não contem para lavar roupa suja nem insultar ninguém. QUARTEIRA precisa de gente com fibra para chegar longe. Por Fim, quero deixar um recado à pessoa anónima que referiu que, este ano a RTP vai filmar as Marchas pela 1ª vez. Esta não é a 1ª vez mas sim a 2ª, quando eu era Marchante da Onda Jovem com o Tema "Os Amores de São João", passamos em directo na RTP num palco montado ao Lado Do Rest. Rosa Branca. Tenho a Gravação ainda hoje em Video, não passaram as marchas todas, mas de 12 passaram 6 ou 7. Bem ajam a todos os bons Quarteirenses, que lutam por uma Quarteira melhor. Por muitas bocas que "mandem" eu serei por Quarteira aqui e na China.

Anónimo disse...

eu tb durante vários anos tb fui marchante, e tb é da minha opinião que desde que acabaram os bailes nas ruas, acabaram com tudo... mas ao mesmo tempo acho que desde que existe a apromar as marchas passaram a ser um grande negócio de grandes interesses.. é pena... andei em 3 marchas (rua da alegria, quando apenas levavamos uma saia cor de rosa e uma blusa branca e um lençinho no ombro, simples mas linda)... rua da cabine e rua do outeiro... e a cristina brito no que escreveu disse apenas a verdade...
quanto á televisão vir pela 1ª vez(GRANDE MENTIRA) porque andava eu na rua da cabine com o tema " a primavera" quando fomos filmados em directo...

Anónimo disse...

Oi, bloguer`s
relembro tempos idos quando as primeiras marchas aconteceram em Quarteira, mais precisamente na rua do farol, organizadas pelo Sr. Balecas.
Esta é uma versão das tais que por não existirem documentos escritos muitos se arrogam do direito de que foram eles que deram o pontapé de saída na organização de tal evento, pois enganam-se.
Nessa altura passava eu pelos juvenis do Quarteirense mas os meus dias eram vividos lá para os lados da estátua do Eng. Duarte Pacheco em Loulé e só pela noitinha regressava a Quarteira e após o jantar ensaiavamos.
Este evento decorreu durante dois anos seguidos penso eu tendo existido um interregno e anos mais tarde voltaram então a organizar-se marchas em Quarteira.
Durante anos andei por fora cumpri o meu serviço militar na zona centro do país, em Castelo Branco por 2 vezes, em Coimbra, em Lisboa em Tomar e por fim em Faro.
Após o serviço militar cumprido mantive-me ausente de Quarteira, pois a minha vida profissional levou-me para Albufeira depois Lagos e Praia da Luz até Sevilha. Quando me estabeleci em Quarteira vai para uns anos aí comecei então a acompanhar não tão de perto tal evento, não sei se por não ser convidado mas uma coisa é certa os meus interesses eram outros talvez não me tenha dedicado a defender o bairrismo que muito bem estas marchas mostram, dediquei-me antes a obter conhecimento e saber com o intuito de dar alguma modernidade aquilo que era o desgaste socio-cultural e economico que se vinha a ver que iria acontecer. Infelizmente quem chega e não é credivel porque não embarca em grupos não vinga, mas a satisfação de ver que passados alguns anos a sociedade local está precisamente a fazer aquilo que se prespectivou é gratificante apesar de ser uma coisa só nossa.
Mas voltando a essas primeiras marchas, entre carinhos e caricias á louletana dessa altura que era a minha inspiração, isto para dizer que a realidade dessa altura não é a mesma da actual, antes eramos quê talvez 2.000 habitantes e a população local residente eram oriundos dos Palop e nós os nativos. A realidade físico geogáfica, era talvez 50% do que é hoje, ( Quarteira á 32 anos )a democracia e a participação popular o associativismo dava os primeiros passos.Hoje com a sociedade da comunicação é mais fácil fazer chegar a informação e a organização a qualquer canto do Mundo.Um evento que se organiza, é natural que como tudo na vida possa ter os seus altos e baixos, preferia que o mesmo fosse mais concentrado não dando azo a dispersão devido á extenção que tem o calçadão, por um lado, de qualquer forma deixo aqui os meus parabéns á organização e a quem soube sempre dar luz cor e beleza a este evento.Depois de mim já a minha filha participou nas florinhas.Saudações aos marchantes de Quarteira.

CRISTINA FORTE disse...

ola bom dia ainda bem que alguem se lembra da primeira marcha de quarteira que era a rua do farol posso dizer que eu a cantei pois para quem nao se lembra sou a filha do falecido AMERICO CHOURIÇO com muito orgulho nessa altura tudo era diferente nao e verdade mas coisas agora estao muito melhor com o passar do tempo este ano ate temos direito ha tv nao e verdade.

Lourenço Anes disse...

Para a comentadora Cristina Brito:

Um blogue é um espaço de opinião. Em muitos casos, para além da opinião dos autores, permite ainda a opinião de outros, através do comentário. É o caso do 'Calçadão' que, desde que os comentários se mantenham dentro dos limites aceitáveis de linguagem e respeito pelos outros, permite os comentários dos seus leitores, que, muitas vezes, não correspondem, nem de perto, nem de longe, às nossas próprias opiniões e convicções.
Mesmo entre nós, bloguers do 'Calçadão', muitas vezes os nossos pontos de vista são bem distintos, mas isso não nos impede que escrevamos o que nos vai na alma.

Não entendemos por isso a sua afirmação "este blogue é o máximo" mas pareceu-nos ver uma ponta de ironia. Injusta. Em nosso entender.

O que outros escrevem...

Por isso, comente sempre quando entender. Tenha presente a máxima que "... a caravana passa". Só quem nada faz e nada diz está livre das opiniões alheias.

Volte sempre que entender.

Cumprimentos

L.A.

Anónimo disse...

Ela meteu o nome, e pk pertence ao ps e está do lado q deve, já a criticam. Ela sabe quem fez o comentário, por isso disse q n lava roupa suja.
Ainda me lembro da cristina forte a cantar... a melhor marcha é mesmo a da Cabine.
Por favor, voltem a fazer concurso das marchas.
Ouvi dizer q a roupa de vilamoura vai ser a melhor de todas, pelo q me contam, axo q vai ser...

Anónimo disse...

ola bom dia alguem ja vi a vergonha que sao as bancadas da segunda atuaçao nao ha espaço para as marchas dançar mas vou dizer aqui em primeira mao que se nao sairem dali as bancadas do lado do mar as marchas nao vao dançar mas sim passar apenas espero que isto nao fique assim.ate ja.

Anónimo disse...

Quem se lembra das belas actuações que as marchas faziam no campo de futebol??? quem reclamava que não conseguia ver a actuação??? ninguem !!! não é?!! e agora?? que consegue ver alguma coisa??? a resposta é a mesma ninguem...

antigamente dançava-se junto á praça, depois em frente á pastelaria beira mar, mais á frente outra vez e seguiamos ainda lá mais para a frente... as pessoas dividiam-se pelos varios lugares que havia actuação, e mais ou menos conseguia-se ver tudo... agora não gastam-se balurdios de dinheiro para depois actuarem apenas em 3 lugares e quem tem lugar na bancada vip safa-se quem não tem azar... não vê nada...

é muito triste...

QUEM MANDA, MANDA MUITO MAL!!!!!!!

Anónimo disse...

ah, lembro-me de si D Cristina brito, mas desculpa lá, nao me lembro de ti tao empreendedora como agora, lembro-me sim de andar a namorar em vez de ensaiar a marcha a que pertencia entre outras coisas que acho bem que nem refira aqui. nem me lembro de fazer algum cm de festao para que rua fosse. Remeta-se para onde voce parou no tempo.

Anónimo disse...

Cristina Forte, Filha do nosso Américo Chouriço (que saudades) não é prima? Sim senhor la se foi a marcha do Balecas, mas para que falar em marchas de antigamente se nem as actuais esta gente sabe apreciar ou recordar. Viva a Cristina que ainda mantem a tradição e o rigor das marchas Populares.

Anónimo disse...

parem de dizer que há gente a governar-se á conta das marchas é um ULTRAJE E IGNORANCIA

Anónimo disse...

obrigado prima pelo comentario gostei muito ja me vistes este ano espero que tenhas gostado com respeito ao americo chouriço e como tu dizes que saudades que eu tenho.