e fénix não voltou ao altar do sol
É o meu contributo, lamentoso para esta colectânea de análises às eleições autárquicas de 2009. É um texto impiedoso do blogue «MAC Loulé», mas que, para os socialistas louletanos e para os democratas, infelizmente, é de uma licitude absoluta[…] Sob a liderança de Joaquim Vairinhos, o PS encontrou e fabricou um líder forte, incontestado e de difícil substituição. Ora dizem-nos os melhores manuais de Ciência Política, que a substituição de um líder forte e carismático, pode ser de uma complexidade tal, que se esta não for bem pensada, se arrisca a criar o vazio à sua volta.
De certa forma foi isso que se passou com o partido Socialista Louletano. Vairinhos pôs as suas legitimas ambições à frente dos interesses do partido local e dos interesses dos cidadãos da terra por onde foi eleito, partiu à conquista da Europa e transmitiu dinasticamente o poder ao seu "natural" sucessor Vitor Aleixo. Vitor Aleixo recebeu desta forma um presente envenenado […]
Após oito anos de quase inexistente oposição, chegaram os turistas. A meia dúzia de dias das eleições legislativas, apareceu em Loulé, Joaquim Vairinhos, qual Dom Sebastião, à conquista de Loulé, numa noite de nevoeiro. Vairinhos, tenho a impressão e uma percepção geral que foi efectivamente importante para o desenvolvimento do concelho de Loulé. Mas tudo tem o seu tempo. […]
É preciso reinventar o partido socialista em Loulé. É preciso reinventar a esquerda. E é preciso começar já ontem. É que no estado em que a coisa caiu, amanhã é demasiado tarde. A democracia louletana agradecia.
in blogue «MAC Loulé», por João Martins em 24/Out
Reinventar? Com que motivações, quando se não fomentam ideais? Reinventar a esquerda? Como, se a intenção do lucro e das conveniências pessoais substituiu o sonho da utopia?!
1 comentário:
Tem razão, amanhã é demasiado tarde. Mas que motivações encontram as pessoas, particularmente os jovens, perante o que se vai sabendo de BPNs, luvas, freeports....?
Enviar um comentário