já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

CENÁRIOS EDÍLICOS !...

…ou ressacas etílicas?
.
A autarquia de Loulé não pára de surpreender. Não por aquilo que faça de positivo; mas pelo ridículo de certas atitudes, ideias e escritos dos responsáveis pela animação e cultura da edilidade, que, despudoradamente, distribuem pelas redacções dos jornais.

Agora anunciam, para um dia destes, uma “noite branca embuída (sic) no espírito do branco”, para proporcionar “momentos únicos “numa vivência total do espírito urbano” (sic).

A iniciativa parece ter como finalidade comemorar “a ‘ressaca’ do Verão algarvio” (sic).

Ah, segundo nota oficiosa da autarquia, a Cerca do Convento, nessa noite vai apresentar um “cenário edílico” (sic), assim a modos como uma “gigantesca sala de estar” e para que a surpresa possa ser total exige-se “trajo de rigor”, uma vez que “a organização apela a todos que usem o branco como traje de rigor” – só não diz se curto ou comprido, smoking ou casaca…

Nas redacções do jornais, devem estar todos a rir a bandeiras despregadas e surpreendidos com a descoberta de que em Loulé se reproduzem cenários “edílicos” e a tentarem perceber o significado do verbo “embuir”.

Cá por mim, a culpa é da “ressaca” dos responsáveis da cultura da Câmara de Loulé! Cenários… etílicos?...

Nota necessária: os erros ortográficos, semânticos, sintácticos e… os demais, são da inteira responsabilidade da… “Organização”!
.
.

12 comentários:

Anónimo disse...

Os homens não sabem o que fazer ao dinheiro e vai daí descobrem mais uma maneira de gozar com o pessoal. Será que os vereadores vão vestidos de branco ? QUal é marca do " Rajá " ?
Tanto alccol a correr por aí Santo Deus ! Fernando

Anónimo disse...

QUem eu gostaria de ver de branco nessa festa cantando o Hino do PSD local era o Dr. Mendes Bota." Ora zus trus trus, ora zas tras tras, ora chega chega chega, Marques Mendes lá para trás " . COnvidem também o Jardim para a festa ser de um branco imaculado. O Carnaval não foi há duas semanas ou é todo o ano em Loulé ? Idália

Anónimo disse...

Eu quero ir à festa do OMO ou do TIDE ou lá o que é. O pior é se vêm ameaças de morte. É que aqui no ALgarve o PSD pelos jeitos manda mensagens por telemóveis ameaçando. Não viram ontem no telejornal aquela senhora deputada do PSD a contar como foi a sua estadia no Algarve. A seguir deve vir a festa do tudo em negro. O Diabo seja surdo. HELDER - Quarteirense dos 4 costados. A mim não me enganam.

Anónimo disse...

Ó Lourenço, porra! deixe lá os homens dizerem asneiras àvontade! Assim a gente já tem razões para rir. Mas essa do trajo a rigor deixa-me preocupado é que eu tinha aí uma casadca de aba de grilo e um dia vesti-a para ir a um cazamento e a minha vezinha Zefa, quando me viu perguntou-me se já estavamos no Carnaval e eu nunca mais a vesti e já deve estar cheia de traça.
Mas como vamos embuídos... olha, vamos todos!

Anónimo disse...

O que me irrita nisto tudo é o zé povinho caír nestas alhadas e não ver que gozam com ele a toda a hora. J.Jota

Anónimo disse...

Malta o dinheiro dá pra tudo.
Umas Obras, bué da subsídios,mais pros amigos tipo Dinamika e para muito Forró.Palermas hoje gastam que há muito amanhã pode faltar.
Alforreca Laranja

Anónimo disse...

Olá, Nado!
Cá estou hoje outra vez. Eu não sei se tu tens o folheto que a câmara mandou distribuir a propósito dessa tal noite branca.
São tantas as asneiras que até a minha sogra, que como sabes, não é assim muito letrada se fartou de comentar.
São tantos erros gramaticais (sem falar no "espírito" do conteúdo) que aquilo que referes no teu post parece uma gota de água.
Logo à noite, quando formos tomar café aí à Marina eu levo, para nos rirmos um bocado.
Beijinhos e até logo.

Anónimo disse...

Meu caro Lourenço:
Você não as deixa passar e faz bem. Mas, mais grave que os erros do comunicado de imprensa, é o chorrilho de asneiras que constam de um “volante” que a CML mandou distribuir.
Um aluno da 4ª. classe que tivesse redigido aquilo não o faria pior. Nem teria nota positiva na prova de aferição de Língua Portuguesa, com certeza. Talvez valha a pena enviar o papel à Ministra da Educação!...
É uma vergonha e bem gostaria eu de saber quem tem a autarquia lá, não só para redigir os seus comunicados mas, sobretudo, para “fiscalizar” o que sai à luz do dia, para conhecimento do público.
Ora veja, meu caro Lourenço: os disparates graves começam logo no primeiro parágrafo quando se escreve que “o conceito de noite branca tem origem em algumas cidades … e SÃO normalmente associadas….” Quem são associadas? As cidades??? Porque, sendo “o conceito”… este “É associado”!...
O segundo parágrafo não tem erros de sintaxe. É apenas um disparate pegado, que refere o que o autor considera ser “um conceito urbano” e onde mostra que conhece pelo menos duas palavras bonitas em línguas estrangeiras: a inglesa lifestyle e a francesa glamour.
Mas o autor dessa preciosidade refere que “os seus centros (das cidades) ganham, por uma noite uma nova dinâmica”! Pode, portanto, o “artista” que escreveu a “coisa” saber duas palavras em línguas europeias… o que não sabe nada é de Física! Se soubesse, saberia que a “dinâmica” estuda o comportamento dos corpos em movimento ou, por metáfora, significa “movimento interno responsável pelo estímulo e pela evolução de alguma coisa”. Ora, numa noite, não se gera dinâmica!... Mas isso, que qualquer pessoa dentro daquela Câmara, tanto no sector da Arquitectura como no da Contabilidade, poderia ter explicado, “passou” ao largo do entendimento do “artista escritor”.
Meu caro Lourenço, os disparates são tantos, tantos, que se aqui nos prendêssemos muito, iríamos, com certeza, aborrecer os seus leitores e comentadores…
Mas vou só referir ainda uma verdadeira “bacorada” que ninguém naquela câmara parece ter percebido: diz-se no tal papelinho que “o centro da cidade, numa área aproximada de um quilómetro quadrado, vai viver...”
Isso mesmo: o centro da cidade, no entender da iluminaria que escreveu aquilo tem, nada mais nada menos que um quilómetro quadrado. Ou seja, mais ou menos, a área da baixa de Lisboa compreendida entre a Rua da Madalena e o Chiado!
Não me alongo mais. Só lembro que, na curta análise que aqui deixo…. Não passei do 2º parágrafo. Não cheguei aos aspectos ortográficos, sequer!
Desculpe, Lourenço, a extensão do comentário.
Cumprimentos amigos.

Anónimo disse...

Eh eh eh! Olhem que se tivesse de voltar para a escola não queria ser aluno nem do Sr. Lourenço nem do Tou-ta-Ver... não deixam passar uma !

Anónimo disse...

Então? E a câmara agora tem de fazer o papel de escola, também?

Lourenço Anes disse...

P/ o “Anónimo” Fernando:

Sabe? Sinceramente, não acredito que a finalidade seja “gozar com o pessoal”. Claro que os vereadores não irão vestidos de branco. Penso mesmo que os vereadores nem perceberam o que ia acontecer.
São, com certeza, ideias do responsável pela comunicação /cultura /etc da CML, um tal Guerreiro e do seu “delfim” acabadinho de entrar de fresco via JSD…
Mais digo: pela calinada total que é a nota divulgada e também o “flyer” distribuído, acho que a autoria da “preciosidade” é mesmo deste último… Cá tenho as minhas razões! O moço foi sempre um “génio” a redigir… e mais!!!...


P/ a “Anónima” Idália:

Minha amiga, nunca ouviu dizer que o Natal é quando o homem quiser? Pois em Loulé o Carnaval é quando a Câmara quiser: em Fevereiro, em Agosto… ou mesmo em Setembro! Ponto final.


P/ o “Anónimo” Hélder - Quarteirense dos 4 costados:

O amigo é mesmo pretensioso, não é? A si não o enganam? A mim já enganaram. Levaram-me o meu votinho.
Mas agora, nem com SMS! Essa deputada deve ter sido “comprada” para a campanha “aberrações de Portugal” para dar uma forcinha aos que acham que nós somos má gente…


P/ Paulo:

Claro, meu amigo: a asneira é livre! Lá vamos todos “embuídos” nessa onda… para que a gente tenha “razões para rir”. Não se preocupe, Paulo: o trajo a rigor pode ser esse das orelhas grandes…


P/ o “Anónimo” J.Jota:

Você está enganado, penso eu: o zé povinho já não cai e até percebe que gozam com ele a toda a hora…


P/ Alforreca Laranja :

“Palermas hoje gastam que há muito amanhã pode faltar” – disse você… Oxalá não venha a ter razão.


P/ Rita A. :

Olá, Rita! Como sabes, só depois de me teres dado esse tal folheto tomei conhecimento da sua existência… A resposta para ti, está na resposta que dei ao primeiro comentador deste post…
Até logo, no café da Marina!


P/ Tou-ta-Ver :

Impecável, meu caro! Tem toda a razão: “Um aluno da 4ª. classe que tivesse redigido aquilo não o faria pior” e é incompreensível que a autarquia permita que saia um comunicado e um folheto sem que alguém se tenha debruçado um pouco sobre eles, para fazer as elementares análises de conteúdo e forma dos documentos.
Ainda por cima, aquele provincianismo de utilizar meia dúzia de vocábulos estrangeiros, sem qualquer necessidade, dá um ar “patego” a tudo isso.
E essa de o centro da cidade ter uma área aproximada de um quilómetro quadrado é de cabo de esquadra, sim senhor! Quem escreveu aquilo nunca deve ter tido aulas de Matemática nem de Geometria…
Claro que desculpo a extensão do seu comentário. Lamento até que você não tenha feito a correcção e análise de todo o documento… Podia ser que alguém lá na Câmara se desse ao trabalho de ler e… sempre poderia aprender alguma coisa…


P/ o Anónimo de 21/Ago:

Pelo nosso comentador Tou-ta-Ver não posso falar… mas da minha parte, sempre lhe direi que com certeza não teria paciência para dar aulas. Nem a si (por quem, naturalmente, tenho toda a consideração)… e muito menos a asnos…


P/ Anónimo de 23/Ago

Meu caro: a autarquia não tem que se substituir à escola, com certeza. Mas, sinceramente, acho que não deve pôr-se na situação de destruir o que eventualmente, a escola tenha construído. Não concorda comigo?

Anónimo disse...

Inacreditável é a dimensão da frustração de muitos senhores, que se acham donos da palavra e que não têm mais que fazer do que encontrar-se na marina para rir e comentar o que por aí se escreve...
Ser fútil é algo simples e facilmente acessível a todos...

Este blog é bastante esclarecedor! Anda muita boa gente neste concelho com os cotovelos doridos...

Sofia