já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

É ESTA A SEGURANÇA ?

adivinhar onde estão as passadeiras
.

Chegou até nós uma mensagem irada, de que transcrevemos o essencial:

“[…] esse blog só mostra os podres de Quarteira e isso contribui para o desprestígio da cidade. Com tantas coisas boas que a Junta de Quarteira e a Câmara de Loulé têm feito, vem agora dizer que não temos segurança, quando ainda há poucos dias foi inaugurada uma esquadra nova e moderna e não são umas tábuas soltas no Calçadão que constituem perigo para os utentes […]”

Este e-mail, a que demos resposta imediata, demonstra à saciedade quanto estávamos certos quando, há dois ou três dias, referimos que os responsáveis têm uma má interpretação do que significa a segurança dos cidadãos. E, para reforçar a nossa ideia de falta de segurança, aqui trazemos hoje vários exemplos do que é a sinalização horizontal de trânsito na cidade e, particularmente, o estado em que se encontram as passadeiras para peões.

Saberão os peões o risco que correm quando pretendem atravessar as avenidas Sá Carneiro e Mota Pinto? Particularmente de tarde, os veículos que circulam de Nascente para Poente têm de adivinhar onde estão tais passadeiras…

Esta é a segurança que o nosso correspondente e os nossos autarcas pretendem?

Afinal, quem concorre para o desprestígio da cidade? Nós que alertamos para o que está mal, ou aqueles que devem corrigi-lo e não o fazem?

.

18 comentários:

Anónimo disse...

Fantástico blog senhor Lourenço. Era mesmo isto que Quarteira estava a precisar para a sua promoção: um blog simples mas muito bem escrito, equilibrado, quase imparcial (mas quem pode ser completamente imparcial quando se tem de jogar na crítica social e na denúncia dos erros?).
Os nossos jornais, infelizmente, são… fraquinhos e só chegam aqui (moro em Oak Harbor, no Estado de Washington) com tão grande atraso que, quando chegam, as novidades, já há muito deixaram de o ser.
De vez em quando, quando corro o Google à procura de Quarteira, vou encontrando uns blogs mas, ou são sol de pouca dura ou então exprimem uma tão magreza de ideias que confrange. O Calçadão de Quarteira veio mesmo à conta para matar saudades, trazer novidades e deixar a esperança.
Oxalá lhe não falte o ânimo para manter a qualidade do blog, meu caro Lourenço. Todos nós, Quarteirenses, lhe agradecemos o esforço.
Este ano, penso poder ir aí no Natal. Terei, então, o prazer de o poder conhecer pessoalmente.
Good luck!

João Carlos Santos disse...

Acredito que temos que ser um pouco compreensivos, as passadeiras são pintadas, mas passado umas 3 semanas já estão novamente envoltas nessa negritude. Sendo assim, tinham que ser pintadas todos os meses.

Abraços.

Anónimo disse...

É bom que o blog Calçadão ponha as mãos nas feridas pois como sabe esse senhor que diz que também se fazem coisas boas, os jornais dop concelho estão vendidos "passe a expressão " ao poder camarário e só mostram o que não ofende o poder. Assim que não lhe doam as manitas para mostrar como o poder local deste grande concelho está cheio de falhas embora tenha dinheiro a montes. Mas o pagode gosta é de festança e sentido crítico viste-lo ? EU não. Bartolomeu -Quarteirense

Anónimo disse...

Olha esse Café!!! Nem lembra ao diabo, uma observação dessas a menos que tenha, como os jornais de que fala o Bartolomeu o papel de "proteger" os autarcas, a quem estão vendidos!
Então se é preciso pintar todos os meses, pois é isso que têm de fazer. Ou temos de ser "compreensivos" depois de haver ali alguma tragédia?
Para defender o seu partido, não precisa condenar os contribuintes, senhor Café!

João Carlos Santos disse...

Oh amigo, não esteja tão exaltado. O meu interesse é Quarteira e não defender partidos politicos (por enquanto). Mesmo que o fizesse seria à minha maneira, critico como sempre, mas também compreensivo. Mas Sr.Mendes não faça de mim um fascista sanguinário que condena pessoas à morte obrigando-as atravessar uma passadeira. Outra coisa Sr.Mendes não diga que sou um vendido, porque antes de existir a moda dos blogs eu já no fórum da avozinha espalhava brasas. Mas isso o senhor não deve saber.

Abraços, Sr.Mendes.

João Santos

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ao que parece, este último comentador(Gonçalo Zarco ou Ribeiro)está mais interessado em saber quem escreve, do que discutir os temas do blog.
Cheira a "varina" disfarçada!

Felicito-o Lourenço (mesmo que este não seja o seu nome, isso que importa!?).
Este sim é um verdadeiro BLOG que está a servir os quarteirenses e Quarteira. O verdadeiro interesse são os conteúdos da informação.
Deixe-os ladrar....

João Carlos Santos disse...

Não é o único... Mas sem dúvida que faz um bom trabalho.

Abraços.

Anónimo disse...

Têm muita força e intimidam os Blogs!
Mesmo quando, formalmente, não anónimos não cessam as tentações censórias. Somos pouco versados em Liberdade apesar de a termos há 33 anos. Gonçalo Zarco é mesmo um velho leão marinho do Restelo (morssdor ns António Maria Cardoso).

Lourenço Anes disse...

Senhor (?) Gonçalo Zarco ou Ribeiro ou seja lá o que for: Alertado telefonicamente por um amigo, como vê, não demorei - o seu comentário foi eliminado! O seu "ip" já aqui estava referenciado e, se for caso disso, bloqueá-lo-ei de futuro.
Como tenho afirmado, este blogue não é como "alguns" e não se destina a correspondência de tipo pessoal. Aqui respira-se dignidade e a seu tempo, dar-lhe-ei a resposta adequada.
De resto, se tem assim tanto interesse em dialogar comigo, poderá fazê-lo através do e-mail. Aqui, não.
Aqui, discute-se Quarteira! Percebeu?

Anónimo disse...

Lourenço parabéns pelo seu blog.Quarteira precisa do seu trabalho.Não tenha dúvidas mas também não espere recompensas.E não faça favores a partidos políticos.A nenhum.Eles que lutem, às claras,com nomes e rostos para ver se nos tornanmos todos mais civilizados.
Á Câmara também não são recomendados favores.Se os fizesse eles também não entenderiam.Têm o péssimo hábito de comprar e a informação vira propaganda.Não há um único jornal que se salve no LC.Vergonha....
Um abraço meu caro amigo.

Anónimo disse...

Fizeste bem Lourenço. Há gente que não sabe fazer mas tem o prazer de estragar.
Não há que ter contemplações, se queres manter um certo nível no blog.
Realmente fiquei chateado com a palermice daquele gajo e lembrei-me logo daquilo que ontem estivémos a falar acerca das pessoas que usam os blogs para, de forma cobarde, fazerem ataques sujos a outros.
Como dizia ontem a Rita, o melhor, para manter o nível é só publicares depois de ler os comentários que enviam, como faz o Boronha, por exemplo. Tens a mania das democracias. Só que só pode haver democracia quando são respeitados limites. Um abraço e até amanhã.

Anónimo disse...

Nado:
Não me dá nenhum prazer ter razão depois das coisas terem acontecido. Mas bem te disse que o melhor era meteres aquela coisa de moderar comentários, ou então, fazer como aquele blog dos vereadores, que não publica os comentários.
Axaste que ias retirar a expontaneidade à coisa, ou que, np segundo caso, nem seria um blog... Ainda vais a tempo, Nado, muda isso!
Quando o Júlio hoje me contou, lembrei-me logo da conversa lá no restaurante. Já não li o comentário desse... deseducado porque já o tinhas apagado e, quanto a mim, fizeste bem.
Há cavalgaduras que sentem prazer mórbido de espalhar a confusão e procurar estragar o que os outros fazem bem feito.
Um beijinho e até Domingo. Força, pá!
Rita

Anónimo disse...

Peçam aos gajos dos grafittis! Eles pintam até o alcatrão, se for preciso!

Anónimo disse...

Mas em Vilamoura as passadeiras vêem-se todas! Aquilo não pertence à freguesia de Quarteira?
Ou só quer dizer que a Inframoura´serve melhor os utentes que a CML?! Se for assim, queremos uma Infraquarteira! Já !

Anónimo disse...

Ora, vocês não se queixam que no Verão têm aí gente a mais? deixa ver se os automobilistas acabam com alguns lol lol lol lol

Anónimo disse...

Mas nós aqui em Quarteira não nos queixamos que temos gente a mais. O problema que nós temos aqui, é ter louletanos a mais!!!! Não confunda "gente" com "louletanos".

Lourenço Anes disse...

P/ Alexandre C. Alves :

Fico desvanecido com as suas lisonjeiras palavras. Se houver muitos leitores/comentadores como você, ainda acabo por me tornar um vaidosão!
Pelo que me tem sido dado controlar. Não é o senhor Alves o único leitor que tenho do outro lado do Atlântico e isso deixa-me convicto de que, realmente, os blogues podem ser um belíssimo instrumento útil para emigrantes e imigrantes…
Pois quando vier, no Natal, não se esqueça de enviar um e-mail, para podermos celebrar.
Um abraço para si, com votos de felicidades também.


P/ Café da Avozinha :

Pois meu caro João, o problema não é de paciência. Quase diria que é de estupidez dos que não agem. Sabe, João, por que razão as nossas passadeiras duram muito pouco tempo em condições? Não é pela falta de tinta. É por falta de atenção. Suponha você que, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, se reproduziam as condições de Quarteira. Sabe o que aconteceria, com aquela intensidade de tráfego? As passadeiras não durariam sequer um dia!
O que se passa em Quarteira é que o revestimento superficial betuminoso usado na avenida não é o adequado. Suja muito e, quando isso acontece, o menos que se pode fazer é usar uma espécie de impermeabilização antes da aplicação da tinta branca, lavável.
Acontece que aqui não se aprende nem com o erro. Como pode ter verificado, há dois ou três dias foram pintadas umas quantas zebras na avenida Sá Carneiro. No outro dia… parecia que aquilo nunca tinha visto tinta! Julga você que os responsáveis perguntaram a razão a quem sabe? (por exemplo, aos técnicos do Instituto de Estradas de Portugal?) Não, amigo… Apenas se lamentam e se acham cheios de razão!
Termino: olhe, nem de 3 em 3 meses são pintadas as zebras da cidade de Lisboa…. Nem sequer as de Vilamoura. Por que será?


P/ “Anónimo” Bartolomeu – Quarteirense:

Pois nós tentamos denunciar os erros. Nalguns casos (poucos) temos visto resultados e é isso que se pretende: que os responsáveis vão resolvendo os problemas e falhas.
Infelizmente, nem sempre há vontade política para o fazer… É que há amigos, correligionários, gente a quem se devem favores… Acusar só a imprensa de ceder a interesses é injusto, sabe, Bartolomeu?


P/ M. Mendes :

Na verdade, isso eu não respondi ao nosso amigo João, do Café da Avozinha, mas estou de acordo consigo: pois se for necessário pintar as passadeiras todos os meses… é isso que têm de fazer. Partidos à parte, a verdade é que os autarcas foram eleitos para servir os contribuintes; e dar-lhes segurança é uma das suas obrigações.


P/ O Café da Avozinha :

Bom, também não precisa ferver, João… o Mendes não lhe chamou “fascista sanguinário”. De resto, a gente tem visto que você consegue ser crítico e oportuno. Ou seja, o seu interesse, o meu interesse e, com certeza, o interesse do sr. Mendes é defender Quarteira e o seu Povo.



P/ o autor do comentário excluído : que nem sabe se se chama Gonçalo Zarco se Gonçalo Ribeiro:

Sempre que por aqui apareçam porcarias como as que você escreveu, meu caro… seguem esse mesmo caminho. De resto, já em comentário anterior, você conseguira ser desagradável e o seu ip já estava referenciado para ser banido. Para a próxima… Passe bem.
Mas, mesmo assim, vou dar-lhe a satisfação de uma resposta, apesar de, na sua ignorância, você nem saber o que significa “plural magestático” e, por isso mesmo, desconhecer as regras básicas de escrita de uma crónica. Ilustre-se, homem/mulher! Ou nem isso!
Mas, sabe? Percebi perfeitamente que você não é daqui, nem nunca viveu nem em Loulé, nem Boliqueime ou Quarteira pois, de outro modo, conheceria perfeitamente o meu apelido materno que, para sua informação, é dos mais antigos do concelho e mesmo da região. E nem precisaria de ser uma pessoa muito “popular” para o saber. Bastaria saber um bocadinho da nossa história local para saber que os Anes já eram gente séria e honrada do concelho, muito antes de os seus antepassados certamente ainda na fórmula simiesca, saberem onde se situava a vila de Loulé. Mas isso deve ser assunto demasiado pesado para a sua frágil inteligência!
De resto, é verdade que não estou só eu a escrever. Nem você imagina a quantidade de correspondência que inunda a minha caixa de correio electrónica – missivas de apoio, alertas para erros e omissões da nossa terra e até – imagine! – agradecimentos! São esses correspondentes voluntários que me dão deixas e sugestões, informações e apelos.
Em breve terei que escolher alguém para me ajudar pois o trabalho que o “Calçadão de Quarteira” me exige está a roubar-me o tempo necessário para o exercício profissional, para a família e, sobretudo, para o descanso pessoal.
Uma coisa, porém, lhe posso garantir: quando escolher colaboradores não serão certamente, pessoas como você. Serão pessoas dignas, educadas e inteligentes.
Ah. E outra coisa: se você tiver de escolher um apelido, não escolha Ribeiro. Escolha Zarco! Sabe o que significava “zarco”? Significava “zarolho”. O descobridor da Madeira não tinha um olho. Por isso lhe chamavam Gonçalo, o Zarco.
E você é muito fraco de vistas!


P/ Carlos Gonçalves :

Carlos, sabe? Ainda conheci varinas, nos anos 60 e 70! Eram desbragadas, normalmente. Mas fartavam-se de trabalhar! Por isso mereciam-me respeito.
Quanto ao resto, descanse, Carlos, o meu nome é mesmo Lourenço Anes mesmo que não use, por princípio, o apelido paterno. E agradeço-lhe as suas palavras amáveis.


P/ O Café da Avozinha :

Não sei o que quis dizer com ser o único. Claro que não sou o único. O Café da Avozinha também está a fazer um bom trabalho e espero que, em breve, outros sigam o nosso exemplo…


P/ António Almeida :

António, mas intimidam… quem? Os imbecis? O autor está praticamente identificado e olhe, infelizmente, não é mesmo um simples agente da António Maria Cardoso. Infelizmente, a “avis-rara” até utiliza palavras como direitos, democracia, solidariedade, socialismo e social democracia e… espante-se: até mesmo cidadania! Não acredita?
Certo é que eu não sou dos que se intimidam nem com estas imbecilidades, nem com e-mails ofensivos nem, calcule: com papelinhos na caixa do correio e no limpa pára-brisas…


P/ Sardinhita :

Meu caro (a), as suas palavras são bálsamos, depois de me ter visto obrigado a responder ao “zarco” anterior…
Sobre o que afirma acerca dos jornais (semanários/quinzenários) do concelho, infelizmente, tem razão. Nem vale a pena gastar cera com ruins defuntos. Que se governem!
Que eu não espero recompensas, você tem dúvidas? Se houvesse recompensas, mais me valia parar. Qualquer trabalho de crítica e denúncia é sempre o caminho para “más recompensas”.
Aqui existe apenas um espírito: o dever cumprido.
Obrigado pelo incentivo e pelo abraço amigo. Por mim… e por Quarteira.


P/ Júlio :

Meu caro, obrigado por tudo, pelo teu telefonema, pelas tuas palavras e pelo incentivo da Rita. Pois parece que, na véspera, estavas com uma premonição quando falaste dos imbecis que usam os blogues para ofender e darem largas às suas sujas consciências e intenções.
Aqui, até ao momento, felizmente, só me vi obrigado a apagar dois comentários, se bem que, de vez em quando, dá-me vontade de “deletar” algumas provocações que vêm, sobretudo dos lados de Loulé… Mas acho que se trata de garotices e, como não ultrapassam os limites "máximos"... vou deixando passar.
Quanto à tua sugestão de só publicar comentários depois de os filtrar... por enquanto, não o vou fazer. Isso tiraria, em meu entender, alguma espontaneidade. Não é uma questão de Democracia. É uma questão de respeito pelos outros. E consequentemente, por mim mesmo. Acho que devo confiar nas boas intenções alheias, até ao momento que se prove o contrário. Afinal, até agora, tirando dois casos de ordinarice clara, não tenho tido razões para mudar o meu procedimento.
Pode ser que, um dia, me veja obrigado a dar-te razão. Até lá, deixa andar.


P/ a Rita :

Já dei a resposta ao teu irmão. Não vou fazer isso, para já; e o blogue dos vereadores que tu indicas, para mim não é exemplo. Aliás, aquilo não é propriamente um blogue. Tem uma determinada função e essa, estabelecer comunicação não é, com certeza. Apenas divulga factos da própria vereação e da CML. Por isso, esse exemplo não colhe.
Desculpa lá, minha querida, mas, pelo menos, para já, não vou aceitar a tua sugestão.
Ah, é verdade: não sabia que o termo “cavalgaduras” fazia parte do léxico da minha priminha… A gente vai colhendo surpresas todos os dias! ;)
Descansa: eu não deixo que, como dizes, venham para aqui “espalhar a confusão e procurar estragar o que os outros fazem”.
Beijinhos


P/ Rafa :

Pronto, amigo… aceitamos o seu bom humor!

P/ A. Salvador :

Sei que aqui em Vilamoura as nossas passadeiras têm melhor aspecto que as da cidade… Já expliquei, lá em cima, quando respondi ao Café da Avozinha…
Uma Infraquarteira? A sério? Olhe, não sei, não…


P/ Loulé é que é bom :

Uma patetice, de vez em quando, até se aceita. Se não faz rir a patetice, faz rir o pateta…


P/ Pedro :

A resposta esteve à altura. Mas eu preferia que louletanos e quarteirenses não escolhessem o “Calçadão” para as suas guerrazinhas…