já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 24 de junho de 2008

Hoje é o Dia do Cigano

política de inclusão social ou auto-defesa?
Ao longo dos séculos, a “cultura ocidental” foi construindo, sobre as comunidades ciganas, um imaginário que foi cristalizando sob a forma de estereótipos.

À volta dos ciganos, as comunidades locais foram tecendo a imagem de um povo que transmite um certo romantismo, associado a um folclore estranho, inspirador duma curiosidade intelectual que, quase sempre deixa transparecer traços de compaixão.

Paralelamente, estas mesmas comunidades locais criam, contra os ciganos, escudos de rejeição através de conceitos alarmistas, pondo em evidência os aspectos mais negativos desses mesmos estereóti-pos que foi criando, e que acabam por remeter para a necessidade de questionar a sua relação com as comunidades ciganas.

A verdade é que os ciganos não constituem uma totalidade homogé-nea; não são linguística, económica, cultural e socialmente iguais.

A identidade cigana é, como já vimos escrito, uma "identidade de resistência", conceptualmente construída na relação com o outro, o não cigano – o “paílho”.

As políticas oficiais foram sempre, no que se refere aos ciganos, políticas de negação das pessoas e da sua cultura.

Ao longo dos séculos, as políticas dos Estados foram sofrendo mutações relativamente aos ciganos: a exclusão, a reclusão e, actualmente, a inclusão.

Ora, os próprios aspectos oficiais da “inclusão”, que actualmente se afirma como o sistema a seguir, tendem a impor uma espécie de esponja destinada a apagar os seus preceitos culturais e étnicos, e a fazer emergir os ciganos como um "problema social", tornando-se necessário "reintegrá-los" no resto da sociedade.

Enquanto as comunidades e os Estados não conseguirem afastar estes conceitos, não será possível uma real inclusão social. Porque a identidade de resistência do cigano será sempre a sua própria auto-defesa.
..

3 comentários:

Camila disse...

Desculpem amigos mas não existirá um lapso vosso?

Segundo a página da Amnistia Internacional, o dia Internacional do Cigano comemora-se a 8 de Abril.

Ora vejam lá aqui:

http://www.amnistia-internacional.pt/index.php?Itemid=79&id=380&option=com_content&task=view

Se estiver por acaso enganada, as minhas desculpas.

Cumprimentos.

Lourenço Anes disse...

Camila, minha boa amiga:

Eu também não consigo explicar uma coisa: é por que razão o dia 24 de Junho é (em Portugal) o DIA NACIONAL DO CIGANO, à revelia do «Dia Internacional do Cigano» de 8 de Abril...

Mas esta é a verdade e, provavelmente, noutros países também se comemoram dias «nacionais» do cigano, já que, como deve ter podido verificar, ontem as cadeias internacionais (ex: Euronews) também dedicaram parte da sua programação ao cigano.

Portanto, nem você nem eu estamos errados (ou então, estamos todos!).

Com outras efemérides, já pudemos verificar situações semelhantes: comemorarem-se eventos/efemérides em Portugal que se comemoram noutras datas «internacionalmente».

Tome, por exemplo, o «Dia dos Namorados» que, durante séculos se comemorou em Portugal no dia 13 de Junho (St. António) e só muito recentemente passou a ser festejado (como importação comercial americana) em 14 de Fevereiro, sabe-se lá porquê.

No Brasil e em quase toda a América do Sul, no entanto, o dia dos namorados continua a ser 13 de Junho e marca o início das «Festas Juninas» que correspondem, aproximedamente ao período dos Santos Populares, em Portugal (13 a 29).´

É tudo quanto posso explicar, cara Camila.

Abração.

Camila disse...

Não carecia tanta explanação Lourenço.

Fiquei entendida e desculpe o meu reparo, não é meu hábito embora goste de estar atenta.

Afinal a "culpa" não é mesmo nossa como o meu bom amigo explicou.

Cumprimentos.

Camila