já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 14 de junho de 2008

Um ano de vida !

começar foi como uma brincadeira
Tenho de confessar um segredo: quando me meti nesta brincadeira de “blogar”, não tinha qualquer experiência destas coisas. Um amigo fez a base, arquitectou o blogue e deu-me as primeiras “lu-zes” de como isto funcionava. Por isso, os meus primeiros agradecimentos vão para ele: obrigado, Galiós.

Nesses primeiros tempos, nem sabia bem o que pretendia; tinha uma ténue noção de que poderia ser útil a esta cidade, sobretudo porque os dois quinzenários da terra nunca funcionaram como instrumentos nem de progresso nem de informação eficaz.

A minha primeira intenção foi criar um espaço onde os cidadãos pudessem plasmar os seus anseios, os seus protestos, os seus sonhos. «Encontros e desencontros, desabafos e estímulos urbanos» – foi o nosso lema, desde a primeira hora.

Depois, percebi que o blogue poderia funcionar também como um espaço para a informação local. Parecia fácil. Até porque, aparentemente, em Quarteira não haveria notícias suficientes para alimentar uma informação diária.

um peso inesperado

Em pouco tempo vieram as surpresas: ao contrário do que supunha, Quarteira já tem uma vitalidade tal que permitiria, se tal se ousasse, manter um jornal diário.

Além disso, a vida da freguesia de Quarteira não pode ser vista e analisada sem que, paralelamente, se considerem as notícias do concelho, da região ou do país.

Por isso, ao fim de pouco tempo, pude verificar que não me seria possível, sozinho, sem prejuízo do meu bem-estar, do meu trabalho e da minha família, manter a actualidade da informação.

Só tinha, pois, duas alternativas: desistir de tamanha ambição, ou encontrar alguém capaz de me apoiar.

E foi o que, felizmente, aconteceu, ao conseguir a preciosa colaboração dos professores e grandes amigos Ana Maria e José Carlos. Para eles vai o meu reconhecimento amigo.

E lançámo-nos os três, com redobrado entusiasmo e tarefas repartidas.

para grandes males…

Foi aproximadamente por essa altura que nos surgiu um novo adversário: os “politiqueiros” profissionais e os mal-intencionados militantes da intriga e da má-educação que, à esquerda e à direita, tentaram sempre condicionar o nosso trabalho, destruir o que ia sendo feito, ou apoderar-se das nossas intenções, usando o espaço de comentários para atingir os seus próprios e nunca confessados objectivos, muitas vezes agredindo outros cidadãos com as suas obscenas palavras e intenções.

Quando o José Carlos dotou o ‘Calçadão’ de um instrumento capaz de registar os “ip” dos comentadores, percebemos, pela frequência das entradas, que não nos restaria outro caminho senão o da moderação dos comentários. Foi o que fizemos logo que um “brincalhão”, por imprevidência nossa, conseguiu privar-nos, por dois ou três dias, do controlo do blogue.

Com a moderação, perde-se espontaneidade, é certo; mas ganha-se em tranquilidade, em civismo e em respeito; por nós próprios e, sobretudo, pelos nossos leitores. Se diminuiu o número de comentadores habituais, podemos congratular-nos de a quantidade ter sido substituída, com vantagem, pela qualidade dos comentários e dos comentadores. Para estes, também vão os nossos agradecimentos.

ana maria

A Ana Maria merece uma palavra especial. Ela é detentora de qualidades e de uma cultura invejáveis. A sua colaboração destina- - -se a dotar o ‘Calçadão’ de apontamentos culturais interessantes, capazes de atrair os menos atentos, ou aqueles que julgam que as artes, particularmente a literatura, são coisas chatas e de elites.

Infelizmente, temo-nos visto privados, há meses, da sua preciosa colaboração; mas podemos já garantir que, uma vez ultrapassados os seus complicados problemas pessoais, dentro de dias, a “coluna” da Ana Maria estará de volta. Que seja em breve.

e assim atingimos o primeiro aniversário

Com uma média diária de cerca de 140 leitores e um pico de quase 400, o ‘Calçadão de Quarteira’ apaga hoje a sua primeira vela.

Esta cifra – que nunca pudemos prever inicialmente – parece ser a garantia do interesse que despertamos e da confiança dos nossos leitores.

É certo que ninguém poderá agradar a gregos e troianos. Acontece que, sempre que as nossas “entradas” criticam os sectores ou acções ditos “de direita”… os “da esquerda” rejubilam, e vice-versa. É bom sinal: estamos a conseguir um certo equilíbrio e podemos vangloriar-nos porque as diferentes convicções políticas de cada um dos redactores não estão a afectar a qualidade e independência do nosso trabalho.

A garantia é-nos dada pelas 50.000 visitas que, precisamente ontem, foram assinaladas e que, do fundo do coração, agradecemos.

o 'calcadão' e o poder local

Já nos têm acusado de sempre denunciarmos os erros dos executivos da autarquia municipal e da freguesia. Mas denunciar os erros não é o principal papel de uma informação actuante?!...

Para as louvaminhas e operações de lambe-botas, os autarcas têm a imprensa escrita e falada local, cuja subsistência deles depende. O ‘Calçadão’ nem aceita sequer as oportunidades publicitárias do Google, não depende nem do “poder” nem do dinheiro.

Por seu lado, aos autarcas só lhes cumpre um papel: recolher as críticas e procurar corrigir os rumos. Se o não fizerem… não merecem ser autarcas.

o futuro

Costuma dizer-se que o futuro a Deus pertence. Como não temos dotes divinatórios, pouco mais podemos prometer aos nossos leitores amigos, para além da nossa intenção de continuarmos a emprestar todos os nossos esforços no sentido de vos trazermos, diariamente, toda a informação de que dispusermos e de tentarmos ser veículo das opiniões dos quarteirenses de boa vontade.

Com imparcialidade? Não!

Com uma parcialidade de que não abdi-caremos: o futuro, o bem-estar e o pro-gresso de Quarteira e dos quarteirenses são a nossa "parte".
Porque é isso que nos move.

..

44 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Calçadão.

Cumprimentos,
João Santos

bluewater68 disse...

De um leitor assiduo, que peca por não comentar no vosso blogue, e que ganhou o 'bichinho' dos blogues há dois anos atrás, ficam os sinceros parabéns e votos de continuação de um excelente trabalho.
Este blogue, juntamente com o "Defesa de Faro" são grandes exemplos de cidadania deste Sotavento Algarvio.
Parabéns
(http://sol.sapo.pt/blogs/bluewater68/default.aspx)

Anónimo disse...

Parabéns ao Calçadão. Não é todos os dias que entra pelas nossas casas a informação directa do que se passa na terra. Na verdade jornais como o Carteia que foram baluartes da noticia verdadeira e isenta não passam hoje de folhinhas de papel para embrulhar bacalhau.Continuem para bem da informação desta terra quase desinformada. Luis Dias

Anónimo disse...

Um ano bem vivido. Pelo menos temos informação na hora e por vezes com graça ao contrário do que por aí se vê. É preciso é coesão para continuar. Abraço para a equipa. Carlos Manuel

Anónimo disse...

Pela minha parte, quero agradecer-vos a informação sempre actual e bastante completa.
Nem sempre estarei de acordo com tudo o que vocês dizem, é certo, mas é-me imperioso felicitar-vos pelo excelente trabalho e prática da cidadania.
Um verdadeiro serviço público, é isso.
Um abraço e continuem!

Anónimo disse...

Parabéns, Calçadão! A mim têm-me ajudado muito a saber o que se passa na minha terra. Obrigado.

Anónimo disse...

Muitos e sinceros parabéns. Força!

Anónimo disse...

Só por preguiça não costumo comentar blogs e por isso, é raro escrever qualquer coisa.
Mas não passo um dia que não veja o Calçadão. Por isso, obrigado
e parabéns por tudo
Maria do Rosário

Anónimo disse...

Quero mandar um grande abraço para todos vocês, com os meus sinceros parabéns.

Anónimo disse...

Parabéns.
Carlos Costa

Anónimo disse...

Vocês prestam um serviço de interesse público aos Quarteirenses e não só. Parabéns

Anónimo disse...

O Calçadão é, para mim, de leitura obrigatória e raramente me desiludiu, mesmo quando as coisas que diz ou escreve vão contra as minhas convicções políticas. Isso só mostra que o Calçadão está a fazer um trabalho sério.
Parabéns.

Anónimo disse...

Sou um dos 140, amigos! Todos os dias e nunca me arrependi. Assim, sim, isto é muito mais que um blog, é um jornal diário da minha terra. Parabéns.

Anónimo disse...

A melhor homenagem que vos posso prestar é esta: é a primeira vez que escrevo a um blog. Faço-o com o maior gosto e para agradecer o que estão a fazer por Quarteira.
Parabéns e obrigada.
Marta

Anónimo disse...

PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS.

Anónimo disse...

Deve ser difícil, sim, dar as notícias diárias e muitas vezes antes de qualquer jornal e por isso o meu agradecimento a toda a equipa.

Anónimo disse...

Força Calçadão! Nunca se importem com os que não gostarem. A inveja é má conselheira.

Menina Marota disse...

Não podia faltar ao aniversário!

PARABÉNS por este ano. Venham muitos mais.

Um abraço carinhoso a TODOS vós.

;)

Anónimo disse...

Ganda Calçadão! Ai vai um abraço do tamanho do mundo. É que só vocês conseguem dar-me notícias diárias da minha terra.
Parabéns!

Anónimo disse...

Não me consigo conter. Vocês, que tão bons amigos têm sido, que me dão a honra de me solicitar. de vez em quando um boneco, dão uma lição de cidadania muito "bom político" que por aí pululam, de "boca cheia de cidadania" e actos a renegá-la. Bem hajam, amigos. Contem sempre comigo e obrigado pelas tuas (imerecidas) palavras, amigo Lourenço.
Para a Ana Maria, vão os meus votos de rápido e completo restabelecimento.
Um abraço de parabéns neste dia simbólico.
Galiós

Anónimo disse...

Por tudo o que tem feito por Quarteira e pelos Quarteirenses, quero aqui deixar expresso o meu agradecimento e os cumprimentos de parabéns ao Calçadão de Quarteira.

Que não vos falte ânimo para continuarem. Contamos convosco.

Um abraço amigo.

Anónimo disse...

K gande mákina, pah! Na falham nem um dia. Assim é k é. Eu tb n gosto de lambebotas. Fixe, meu continuem

Anónimo disse...

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu era feliz e ninguém estava morto.
Na casa antiga, até eu fazer anos era uma tradição de há séculos,
E a alegria de todos, e a minha, estava certa com uma religião qualquer.
No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu tinha a grande saúde de não perceber coisa nenhuma,
De ser inteligente para entre a família,
E de não ter as esperanças que os outros tinham por mim.
Quando vim a ter esperanças, já não sabia ter esperanças.
Quando vim a.olhar para a vida, perdera o sentido da vida.

(Álvaro de Campos)
Foi o que achei mais apropriado. Mas que nunca o Calçadão perca o sentido da vida.

Anónimo disse...

Nasci em São Paulo e vivo à oito anos na Quarteira, onde encontrei a felicidade.
Sou feliz nesta cidade e quero que todos sejam felizes.
Gosto do Calçadão que leio todos os dias e acho um trabalho baita de bem feito. Por isso também quero parabenizá-lo no seu aniversário.
Solange

Anónimo disse...

Parabéns Calçadão

Anónimo disse...

E' mmu isso, + um anu q pasSou, p tras fiqam recordaçoes boas e mas, q vos deixam feliz ou triste... mas na passam disso recordaçoes! Agr tratm d tornar o ano q vem anos o melhr anO d tua vidinhaaaa =D

Oje tou 2 tagarela xDD

Bjao amiguinhos i divirtam.s ;D

Anónimo disse...

Olá Calçadão!
Parabéns pelo teu aninho…
Obrigada pela tua visita, pela qual descobri este teu cantinho. Senti-me muito bem aqui e prometo voltar.
Aproveito a oportunidade para te desejar muita saúde, muito amor, muita paz, muitas surpresas boas…
Jinho grande e perfumado*
Alma

Anónimo disse...

Parabéns ! Vc tem um belo blog. Vc faz um excelente trabalho.
Que Deus continue te abençoando nesta obra e que você possa continuar ajudando muitas pessoas.
Desejo a você, todos os seus e todos que aqui vierem, muita felicidade, com muito amor no coração e que Deus os abençoe com todas as bênçãos necessárias para as realizações de vocês.
Felicidades,
Beijos,
Eliana

Anónimo disse...

Hoje é teu aniversário, um dia tão especial, Calçadão...
Hoje é dia de contar alegrias, contar amigos, contar velinhas… Ah, pois é, é só contar até 1 ! rsrs
Mas neste dia quero desejar-te e a todos os que aí trabalham, a Ana Maria (que olhos lindos!) o Lourenço Anes, o José Carlos, toda a felicidade que merecem,
desejar que a vossa vida seja iluminada pela Luz Divina, como a vela ilumina o bolo de aniversário.
Desejar que o amor e amizade sejam sempre doces para vós, como o bolo que irás repartir com os amigos.
Desejar que a alegria e felicidade desta festa, sejam as vossas companhias constantes no próximo ano de vida...
e dizer a plenos pulmões para que o mundo ouça:
Parabéns Calçadão, parabéns amigos!
Jorge

Anónimo disse...

Muitos parabéns Calçadão!!! Muitos parabéns Lourenço Anes!!! Espero que o dia tenha sido à grande, para assinalar este dia especial como é devido!!

Desejo que a vida seja SEMPRE generosa para vocês, e lhes traga mt sucesso, mascarado na forma de prosperidade, saúde, amizade, paz, alegria, amor...

Que possas continuar este teu fantástico percurso, percurso este que traz a benção de tocar o coração de quem te lê de forma tão bonita, e mesmo para muitos, de mudar a vida, qual condão mágico sempre a puxar para a tua terra, essa Quarteira de sol, mar, areia e sonhos de Verão!...

Que nunca te faltem esses olhos na alma, que te permitem ter a sensibilidade apurada, e o coração na boca!!

Muitos beijinhos...
Ana Maria Alves

Anónimo disse...

Muitos Parabéns para o Calçadão e para os seus administradores!!! Sei que já é quase uma frase feita, mas cá vai... que esta data se repita por muitos e longos anos... tudo de bom para todos!!! Desejo muitas felicidades para vocês e uma carreira recheada de sucesso, e isso é certo que irá acontecer!! Adoro o teu trabalho...
Muitos beijinhos!

Anónimo disse...

Oi, Calçadão! Quero desejar-te um dia muito feliz, que festejes sempre mais um ano, e que sejas muito tu, em mais um ano de vida. E que não te doam as mãos a dar porrada naqueles que enchem a boca de amor por Quarteira e tão pouco caso tem feito dela.
Não sei o que hei-de dizer mais, pois o meu presente seria sempre fora do normal.
Por isso, apenas quero desejar, a todos vós, um Feliz Aniversário, cheio de coisas boas e de muitas felicidades.
Que Deus os cubra de bêncãos, e deixe sempre completar sempre mais um aniversário, a bem da cidade de Quarteira.
Um grande abraço deste leitor assíduo e muito amigo

Anónimo disse...

Desejo ao Calçadão todas as coisas boas deste mundo!
As não muito boas são inevitáveis... e desejo que tenha força contra elas!
As melhores parece não durarem muito: desejo que vocês aí tenham a capacidade de prolongá-las através da esperança renovada!
E que aquele trio: saúde, amor e paz, esteja presente sempre na vossa vida!

Anónimo disse...

Soube por acaso, porque um amigo comum me falou nisso. Foi a primeira vez que vim aqui mas prometo que vou voltar. Gostei do que vi e li.
Parabéns, rapazes.

Anónimo disse...

Amigo Lourenço:
Como o tempo passa não é mesmo? Parece que foi ontem, que eu aqui li uns dos seus primeiros posts. Pois é: um ano passou, muita coisa mudou no blog do Calçadão, o conteúdo aumentou, as actualizações são diárias e a informação é a mais completa possível sobre a cidade.
O blog fez ontem um ano. Todos estamos mais velhos, mais maduros e eu só espero que passem mais 364 dias para lhe poder mandar, pela segunda vez, os meus Parabéns.
Abraço

Anónimo disse...

Mesmo trasado, acho que ainda vou a tempo. Parabéns Calçadão e obrigado pelo que fizeste ou tentaste fazer por Quarteira, neste teu primeiro ano de vida.
Alexandre

Anónimo disse...

Também venho tarde, mas nao quero deixar passar a data sem mandar parabén, apesar de nunca escrever em blogs, acho que vocês merecem palo serviço cívico que prestam a Quarteira.

Anónimo disse...

Esse J. Mendes não é o parafusos, com certeza esse não deve achar muita graça ao Calçadao porque tem posto os poudres todos da junta e da câmara à mostra.

Anónimo disse...

É verdade que o filho do parafusos foi bater à porta de Lourenço para lhe pedir satisfações por aquilo que escreveu no Calçadao de Quarteira?

Anónimo disse...

Há! também queria dar os parabéns. Força Quarteira

Anónimo disse...

Também queria ainda mandar os parabéns. Pode-se?
Um abraço.
Rui

Anónimo disse...

Parabéns pelo aniversário. Força!
QUARTEIRA MERECE

Anónimo disse...

No fim de semana não visitei o blog, como tal desconhecia a data do aniversário, no entanto naão podia deixar de dar os parabéns ao Calçadão.
MUITOS PARABÉNS!!! MUITOS ANOS DE VIDA!!!!
Muita força e coragem para continuarem este trabalho de informação e critica saudável.
beijos!

Anónimo disse...

Sim senhor! Um ano de vida já não é nada mau. A maior parte dos blogs tem uma vida efémera. Espero que o Calçadão dure muito mais que isso. Correndo o risco de repetir o que ouytos antes de mim já dissera, Parabéns e Força, Calçadão!