já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 24 de junho de 2008

Lá vai a marcha de arquinho sem balão

a sensação do «já visto»
Bom, só para “tirar as coisas a limpo”, lá fui hoje ao Calçadão assistir às exibições das Marchas de Quarteira.

Devo dizer que subscrevo na íntegra tudo o que o José Carlos escreveu no passado dia 16. Talvez que o esquema, por ter perdido a novidade, por ser copiado e recopiado em todo o país e mesmo no Algarve, me dê a impressão de que este modelo está esgotado, não obstante se possa reconhecer o esforço que todos: autarquias, marchantes e organizadores possam pôr na realização do evento.

Por isso, também, a marcha da Rua da Cabine sobressai: traz algumas novidades, mudou alguns elementos estruturais vulgares e soube, ainda, integrar-se no espírito da euforia futebolística do momento (só não esperaria, talvez que a selecção se fosse abaixo tão depressa).

De resto, tudo o que poderia dizer agora já foi dito neste blogue e já o disseram vários comentadores, quando põem em dúvida a forma como são (ou não) rendibilizados os recursos monetários públicos.

Quem sabe se não se poderia repensar a fórmula das actuais marchas, saindo do esquema que, afinal, é seguido em dezenas de vilas e cidades só na região algarvia, roubando o interesse e a “clientela” umas às outras.
..

22 comentários:

Anónimo disse...

E se o amigo Lourenço desse um palpite de como renovar as marchas? Não seria precisamente a euforia do momento conjugadas com as cores da bandeira nacional, que vos leva a essa análise? Se reparar bem, as marchas de Lisboa, também são (do ponto de vista como marchas) sempre a mesma coisa...agora (isso sim) há o aspecto técnico que é muito importante e não se pode fazer omeletas sem ovos. Quanto a custos... há quem consiga fazer com trapos o que outros não fazem com seda, é tudo uma questão de sensibilidade e de gosto,etc. etc. Quanto a certos comentários se sabem de alguma coisa com credibilidade, é só dar a cara e denunciar. A bem de Quarteira.

Lourenço Anes disse...

Só dois pontos, como resposta ao anónimo - e porque me invoca directamente;

1º. - A quem formula uma opinião só se lhe pode pedir que justifique as suas razões. Quando se reconhece que uma pessoa não está bem de saúde, é isso que quem emite opinião deve fazer; não é preencher a receita para que essa pessoa vá "aviar o medicamento adequado".

2º. - Nunca disse que concordo com as actuais Marchas de Lisboa. Aliás, como essas nem me dizem nada, nem nos dizem respeito, directa ou indirectamente, nem na televisão procuro assistir. Ao contrário, às nossas, tive a preocupação de ir ontem ao Calçadão para ver até que ponto tanto o José Carlos como os comentadores tinham, ou não, opiniões coincidentes com a minha.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Caro Lourenço,gostaria de deixar aqui também o meu fraco parecer que é uma coisa que me tem atormentado a tola!
Então se não se faz marchas a malta berra se se faz berra na mesma o senhor Lourenço já fez alguma ou o outro seu colega só sabem é dizer mal do trabalho dos carolas. Á tantos anos que cá em Quarteira se faz marchas e nunca como este ano tanto povo se deslocou á nossa terra para ver o que de melhor se faz em todo o País. Entreviste o povo que está na assistência pergunte donde veio e porquê para ver as marchas de Quarteira fale com o povo e não diga asneiras. No próximo Sabado dia 28 vai ter a ultima oportunide de o fazer milhares de pessoas já se estão a deslocar para Quarteira vindos de vários pontos do País e do Mundo para ver as nossas marchas.A vossa contradição esbarra com a alegria dos milhares de estectadores.

Lourenço Anes disse...

Caro anónimo:

Realmente, você ouve um "povo" da assistência e eu oiço outro.

Mas deixo-lhe dois pontos para reflexão, se é que está disposto a reflectir:

Dizer que a Marcha da Cabine foi uma delícia ver... é "dizer mal"?

Quanto a isso de deslocarem-se muitas pessoas "de todo o país" para verem as marchas... é para rir, não é?

Quando, no Algarve, só se faziam marchas em Quarteira, talvez isso acontecesse. Agora? Agora há marchas em tudo que é vila ou cidade algarvia...

Quanto a "dizer asneiras"... é um privilégio seu, não é verdade?

Anónimo disse...

Pois, amigo Lourenço, há gente que só gosta que lhes digam as verdades quando as verdades lhes interessam. É evidente que esse ou essa que lhe diz que diz asneiras não mora na Rua da Cabine. Deve morar aí ma Gago Coutinho, ou isso!
Se calhar até lhe convem que não lhes mostrem e digam que foi mal empregue o dinheiro em certas marchas como essa...
Deixe-os falar, Lourenço. A gente gosta de ver o que você diz, mesmo quando temos pontos de vista diferentes, o Calçadão está aí todos os dias a dar motivos para a gente pensar.

Anónimo disse...

Viva a Rua da Cabine. Ali nao metem o dinheiro para não gastarem. Até o Sr. Presidente da Câmara perguntou se faziam aquilo tudo só com o dinheiro que recebiam da Câmara.
Isso quer dizer que até ele ficou admirado pela diferença.
Viva a Rua da Cabine.

Anónimo disse...

E não era para ficar admirado? Essa pergunta é natural. Se eles fazem aquele espectáculo com o mesmo dinheiro que os outros é, pelo menos que isso quer dizer que as outras marchas gastam onde não devem ou como não devem.
E gostava de perguntar uma coisa: o que foram os responsáveis das marchas fazer a Lisboa para aprenderem? Nao se viu diferenças.

Anónimo disse...

Olhem ó das "outrras marchas": vejam os jornais: O Carteia, por exemplo mostrou 4 ou 5 fotografias da Marcha da Rua da Cabine e uma fotografia de cada uma das outras. Isso quer dizer alguma coisa, não?
É para ver se os outros metem alguma coisa na cabeça e percebam que o povo não é parvo.
A. Ribeiro

Anónimo disse...

Lourenço deixe-os falar. A inveja cega-os.
É verdade, sim senhora: a Rua da Cabine foi a única que se destacou e de longe.

Anónimo disse...

Esqueci-me de dizer: o que algumas marchas apresentaram fazia-se com metade do dinheiro que cada uma recebeu.
O resto é conversa e cada um é livre de pensar o que quizer.

Anónimo disse...

Gostava de ver quer artigos, quer comentários construtivos, sobre algum assunto desta terra. Infelizmente para alguns nunca nada é bem feito. Quanto às senhoras das Marchas de Quarteira irem a Lisboa aprender alguma coisa, parece que os senhores não estão devidamente informados. As Marchas de Quarteira, como as janeiras e outros pequenos eventos que se faziam e entretanto acabaram, comecaram com pessoas de boa vontade, em finais dos anos 50 inicio dos anos 60 e foram progredindo ao longo dos anos, havendo mesmo ainda alguns marchantes dessa época que ainda estão nas marchas até hoje. todos trabalham da melhor forma que sabem, uns com mais gosto outros com menos, como em tudo na vida. Quarteira não fica a dever em nada às Marchas de Lisboa. A todos aqueles que acham que as marchas não prestam, desafio a dar a cara, e irem para o terreno fazer melhor do que os que lá estão. Criticar é fácil é mais dificil fazer. Critiquem mas façam-no de uma forma positiva e construtiva. Helena
A Cabine é uma grande marcha isso ninguem tem duvidas!Recebeu o mesmo que todas as outras certo! mas consegui um patrocinio extra muito importante e fez a diferença. Ficou claro a verba que a Camara e a junta deram não dá para aquilo tudo á que arranjar patrocinadores para o Ano. Tudo o resto é treta e calúnias no calçadão; que como todos sabemos e conhecemos não é um blog independente. E corta como foi nos tempos idos da PIDE tudo quanto lhes vai na real gana.
Zei da Jangada

Anónimo disse...

Olha essa! Rei da jangada. Mas a gente sabe quem está "ferido"! E sabe que GASTOU MAL o dinheirinho recebido. Mande-as dar banho ó cão, Calçadão. Vocês até são muito condescendentes quando deixam passar esses comentários que nada acrescentam e que só querem é diminuir a GRANDE VITÓRIA da Rua da Cabine. Se calhar se esta marcha recebe patrocinios é porque lhe reconhecem valor senão as outras também tunham.
MA

Anónimo disse...

Então o Calçadao agora é da Pide porque acha que a marcha da Cabine é a melhor? AH AH AH AH AH AH AH
Coitados, nao percebem que todos os comentadores assim tamb+em sao Pides... porque todos acharam que a Cabine é a melhor e a Gago Coutinho a pior AH AH AH AH AH AH
E com este comentário pidesco me vou.
Um abraço Calçadão. Dá-lhes no focinho!

Anónimo disse...

Desculpem lá eu meter a minha colherada mas faz-me um bocado de impressão que quando o Calçadão trata de assuntos que afectam a vida dos Quarteirenses, quase ninguém comenta e depois, quando fala de coisas que não têm grande influência na vida dos cidadãos, como é o caso das Marchas, tudo tem que ter opinião.
De verdade que, assim, com estes mexericos e procederes de aldeanos da Serra, nunca seremos uma verdadeira Cidade.
João D. Cropas

Anónimo disse...

Coitados destes comentadores aspirantes a políticos se não fosse o ópio do povo. As Marchas de Quarteira assim como o Futebol os amores do Ronaldo as idas em Carreira á Santinha tudo isto fáz correr o povinho.Quem vive nessa ilusão de ser admirado gabado acarinhado ovacionado pelo outro povo semelhante presente nas bancadas e nos recintos deve ser compensado com carinho.Vós os pseudoformados que debitam lérias aos clientes que ainda conçeguem iludir desnmerdem-se.
Hoje dia 28 de junho do ano de 2008a nossa Mariginal vai rebentar num mar infinito de povo do verdadeiro povo o que admira e gosta das nossas "Marchas Populares de Quarteira." Por mim todas ganhariam o primeiro prémio.

Anónimo disse...

Porque será que o ultimo comentário me cheira tanto a gente ressabiada? O Cropas desemerdar-se? Não se metam com gente séria, façam favor.
Claro que todos merecem um prémio. Mas tenho cá um palpite que houve gente a receber o prémio antes de sair à rua.
O que não foi o caso da Rua da Cabine, claro. E isso está aqui a fazer inveja a muita gente e basta ver o que aqui tem sido escrito. E sabe-se de onde vêm os comentários.
Ora eu tenho um conselho: acabei de ver, pela terceira vez, as marchas deste ano e pela primeira vez, este ano, não vi gente entusiasmada como se via nos anos de 80 e mesmo 90. Por isso, pensem no que andam a fazer.
Com excepção da magnífica apresentação da Cabine, os outros, merecem umas palminhas pelos esforços. Até porque muitos dos marchantes não têm culpa dos arranjinhos e desarranjinhos de eventuais responsáveis, sem ideias, sem gostos e com outros interesses. Só espero que para o ano, alguém ponha ordem na casa.

Há! e já agora: Deus queira que para o ano a CML arranje umas datas diferentes para o festival MED. Até parece que o fazem nesta data para competirem e tirarem espectadores a Quarteira.

Anónimo disse...

Alguem sabe a letra da rua da rua da cabine?

Anónimo disse...

viva a marcha da cabine que este ano de 2009 vai ser melhor que o ano 2008 esperem para ver ate ja.

Unknown disse...

Sabe Lourenço.... o que é razoavel passa ao lado, o que é bom regala a vista mas o que é muito bom faz "comichão" no cotovelo de muita gente.... Fazer o que faz a Cabine com o mesmo orçamento das outras marchas, sem patrocinadores(nem entendo onde foram desencantar esta) com apenas dois organizadores de postura humilde é o que muita gente não entende. um grande abraço para si e para a sua equipa. Obrigado pelo seu apoio e um grande abraço aos meus apoiantes e fieis seguidores. Bruno Guerreiro(Mentor e Organizador da Marcha da CABINE)

Anónimo disse...

0la bom dia a tudos mais uma vez venho falar da rua da cabine que tem uma grande marcha este ano vai arrasar nao tem dinheiro extra como muita gente diz por ai nao mete o dinheiro ao bolso e ainda faz um almoço para os marchantes outras nem isso fazem na cabine o dinheiro deve esticar noutras encolhe nao e verdade,viva a cabine que e a maior ate ja.

Anónimo disse...

ola boa noite estou de volta porque falaram tanto da cabine e agora ninguem diz nada estam com medo de comentar alguma coisa pois tudas as criticas sao bem vindas, na cabine so ha gente boa podem crer gostava de ver o pessoal por aqui a dizer alguma coisa por hoje e todo ate ja.

Anónimo disse...

ninguem os gabacoitados dizem mentiras eaquerditam a cabine nao e marcha e uma palhaçado nem sabem que santos populares nao e carnaval andam trocados