já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 21 de junho de 2008

Por bem querer ou por ignorância?

ingenuidade do presidente da junta
A propósito da presumível instalação de um curso universitário de Direito, o jornal ‘Público’ de ontem , num artigo intitulado “Universidade Internacional nega ter assinado protocolo para abrir extensão no Algarve” esclarece:

"A Universidade Internacional (UI) nega ter qualquer acordo com a Junta de Freguesia da Quarteira para abrir uma extensão da instituição naquela cidade. A verdade é que, em nome da Internacional, um professor de Direito assinou um acordo com o presidente da junta, com o objectivo de oferecer o curso de Direito, a partir do próximo ano e em regime nocturno, nas instalações da Escola Secundária Dra. Laura Ayres.
O professor é Lúcio Pimentel, um dos últimos responsáveis pela entidade instituidora da Universidade Independente, que foi encerrada há cerca de um ano pelo ministro Mariano Gago.
No passado dia 13, Lúcio Pimentel e Carlos Fraga, dois professores da UI, deslocaram-se a Quarteira para assinar um "acordo de cooperação" com a freguesia. O objectivo, explica Carlos Fraga, é pôr em prática uma proposta que foi discutida no conselho científico da universidade, há cerca de dois meses: fazer um "desdobramento" do curso de Direito para o Algarve, de maneira a evitar que os estudantes tenham de se deslocar até Lisboa. "Trazer a universidade para junto dos alunos", diz ao telefone, frisando que a única pessoa que assinou o acordo foi Lúcio Pimentel. O ‘Público’ tentou o contacto com Lúcio Pimentel, sem sucesso. Carlos Fraga afirma que quer o conselho científico, quer o director do curso de Direito de Lisboa, Álvaro Dias, e o secretário-geral da universidade, Rui Abreu, tinham conhecimento do acordo.
O presidente do conselho de administração da Sociedade Internacional de Promoção de Ensino e Cultura (SIPEC), a entidade instituidora da UI, Mendes Vigo declara: "O conselho científico não tem poderes para definir estratégias económicas ou de expansão da universidade. Essas têm de ser aprovadas pela administração da empresa." Mendes Vigo diz ainda que Álvaro Dias não tem nenhum cargo nos conselhos científico e administrativo; e que "o nome do secretário-geral foi utilizado, [mas que] Rui Abreu não ia fazer contrato nenhum".
A SIPEC tomou conhecimento da situação através da Inspecção-Geral do Ensino Superior, que pediu esclarecimentos sobre a Universidade Internacional do Algarve.
A entidade já disse a José Mendes, presidente da Junta de Freguesia da Quarteira, e a Manuela Amorim, presidente do conselho executivo da secundária Dra. Laura Ayres que não é responsável por qualquer protocolo.
José Mendes confessa que fez o acordo "de boa vontade porque era uma oportunidade para a população de ter uma universidade próximo da sua porta". Foi a junta que negociou com a secundária a cedência de salas para as aulas funcionarem em regime nocturno. Da parte da escola, foi pedida autorização à direcção regional de Educação para poder ceder as salas. A SIPEC considera que o que se passou foi um "acto abusivo" e está a apurar as responsabilidades
.
"

Não estão em causa as boas intenções do presidente da Junta de Freguesia, certamente movido pelos melhores propósitos.

O que se lhe pode “criticar” é, por um lado, tomar procedimentos à revelia da “Carta Educativa do Concelho de Loulé” e, por outro lado, uma ingenuidade inesperada num autarca com tantos anos de exercício.

Mais criticável será a posição do vereador do pelouro da Educação, Possolo Viegas, que esteve no acto dizendo-se em representação do presidente da câmara, o que, posteriormente terá desmentido, ao afirmar que esteve presente apenas “como cidadão de Quarteira”. Esquece-se Possolo Viegas que “os cidadãos de Quarteira” não tomam assento na mesa da presidência.

O desdobramento de um curso, para evitar que os alunos tenham de se deslocar a Lisboa é um acto corriqueiro, de âmbito pessoal e que, normalmente, decorre de acordo entre as universidades e os próprios alunos: já houve gente de Quarteira que, por exemplo, tirou um curso de Direito, deslocando-se os professores a Faro (e expensas dos próprios alunos, evidentemente). A pró-pria Universidade do Algarve permite que professores seus se desloquem a Mértola para ministrarem ali um curso de mestrado, uma vez que a totalidade dos alunos residem próximo dessa vila.

São situações normais, por esse país fora, mas onde as autar-quias não se devem meter; sobretudo para evitar confusões como aquela em que, neste momento, José Mendes se meteu, ainda que bem intencionadamente, e da qual o próprio presidente da Câmara já se demarcou, na reunião camarária da passada 4ª feira.

É que todos ainda temos bem presente na memória o caso da Escola Profissional de Quarteira, de onde a autarquia saiu chamuscada… por boas intenções.

Uma vez, chega! Quarteira não merece ver o seu nome arrastado na lama uma vez mais. E, desta vez, pelas mãos dos seus próprios autarcas.
..

5 comentários:

Anónimo disse...

Ora assim é que se fala: esclarecidamente, como o Calçadão nos tem habituado e não com patetices de ignorantes, como num blog novo de Quarteira XXI, que pelos vistos prefere atacar vocês em vez de defender os nossos interesses. A ignorância tem destas coisas e quando a ignorância toma voz é isso que acontece: ou entra mosca ou sai asneira. A vida é assim: agora qualquer ignorante fala do que sabe e sobretudo do que não sabe, em vez de se informar e de ajudar, só complica.

Eu também acho que o Zé Mendes esteve com boas intenções. Confundiu-se. Ou confundiram-no. E se calhar quis ganhar vantagens eleitorais a poder dizer que ele sozinho tinha trazido “uma universidade para Quarteira. Caiu no conto do vigário, como Vairinhos caiu quando deu todas e mais algumas facilidades para a instalação da Escola Profissional.

Anónimo disse...

Mas são os autarcas os maiores responsáveis sempre por o nome das terras andarem pela lama ou pelas ruas da amargura. Ou porque fazem coisas mal feitas ou porque não fazem o que deviam.
Hoje qualquer ignorante ou não pode ser presidente de uma junta ou de uma câmara e depois a gente não se pode admirar dos resultados

Anónimo disse...

Éi, eu estive lá e bem ouvi que o Possolo estava em representação do Sr. Presidente da Câmara. Que é isso? O Possolo estava como cidadão, a presidir à mesa dos trabalhos? E o Presidente da Câmara não sabia que ele estava lá em nome dele? Então tem de lhe puxar as orelhas porque mentiu.

Lourenço Anes disse...

Temos recebido vários e-mails a solicitar esclarecimentos.

De momento, nada mais temos para acrescentar, sobretudo, depois de o jornal «Expresso», do passado sábado, ter confirmado tudo o que o 'Calçadão' tinha oportunamente afirmado.

Pela nossa parte, foi feito o que julgámos mais adequado: dizer tudo o que sabíamos, ao certo, e coibirmo-nos, tanto quanto possível, de emitir opiniões alarmistas ou incendiárias.

E a nossa opinião resume-se a isto: O presidente da Junta caiu num "conto do vigário" e quis brilhar à custa do que pensou que teria sido uma conquista para Quarteira.
Alguém abusou da sua boa-fé, disso estamos certos; como certos estamos de que ele terá pensado que isso seria bom para a Freguesia.

Só errou em dois aspectos: ter querido "apoderar-se" da universidade, usando caminhos não habituais; e ter querido usar o "trunfo" em proveito próprio - ou seja, recolhendo eventuais proventos eleitorais.
É humano (o que não significa que seja eticamente correcto).

Quanto às questões de natureza "funcional" para eventuais alunos, não nos cabe dar as informações solicitadas. Essas deverão ser pedidas à Universidade Internacional ou aos responsáveis pelo Ensino Universitário.

De qualquer modo, obrigado pelas palavras de incentivo e pela confiança que depositaram em nós quando nos pediram esses informes.

Cumprimentos a todos.

Anónimo disse...

Amigo Sérgio, peço-lhe que demonstre mais cuidado ao ler aquilo é escrito no blog Quarteira XXI.

Simplesmente, observei uma situação no Calçadão de Quarteira, com a qual não concordei, tratei de colocar no meu blog o meu juízo de valor.

O blog Calçadão de Quarteira para mim é uma fonte de informação como outra qualquer, penso que o amigo Lourenço Anes deve pensar o mesmo.

Agora o senhor é sinal daquilo que está mal em Quarteira, que é a não tolerância a opiniões diferentes da sua e parte para um discurso ofensivo.

Você sem dúvida é um verdadeiro Quarteirense.

Cumprimentos,
João Santos