já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 22 de junho de 2008

Imigrantes ilegais... em Democracia

«directiva de retorno» ou retorno ao passado?
--------- "1. Todas as pessoas têm direito a circular livremente e a ----------------- escolher a sua residência no território de um Estado.
---------- 2. Todas as pessoas têm direito a sair de qualquer país, ------------------ inclusivamente o próprio, e a regressar ao seu país
”.
-------------- ( Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948 )

O blogue «Movimento Apartidário da Cidade de Loulé», escrevia há poucos dias:

"O Parlamento Europeu aprovou hoje a lei para expulsão de emigrantes ilegais. A «Directiva de Retorno» passa a criminalizar os imigrantes ilegais e estes, as suas famílias e até menores sozinhos, poderão ser detidos até 18 meses sem direito a julgamento.
Os mesmos líderes europeus que recusam o voto democrático do povo que querem governar, são aqueles que recusam o mais elementar bom senso no cumprimento dos direitos humanos em prol da defesa dos mais pobres e excluídos de um mundo tremendamente assimétrico e injusto.
O mundo global em que vivemos permite a livre circulação do capital económico e financeiro ao toque de um clique de um rato, mas impede a livre circulação de pessoas, sobretudo, dos mais indigentes que habitam o mundo social.(…)"
in blogue «Movimento Apartidário da Cidade de Loulé», por João Martins, 18 de Junho

A «Directiva de retorno» quer dizer, sem mais nem menos, que admite a detenção, até 18 meses, de um ser humano - seja homem, mulher, adulto ou menor - sem ter sido condenado ou sem ter cometido qualquer crime que não seja querer melhorar a sua vida e a dos seus.

O que se faz em nome da Democracia!
..

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu gostaria de saber como votaram os deputados portugueses.
O Calçadão é capáz de informar?
Estou mesmo curioso.

Camila disse...

Ao "socialista com muita honra" e poupando esforço ao calçadão, aqui vai a listinha dos votantes:

A favor: Carlos Coelho, Assunção Esteves, Duarte Freitas, Vasco Graça Moura, Sérgio Marques, João de Deus Pinheiro, Luís Queiró, José Ribeiro e Castro, José Silva Peneda (todos do PPE/DE) e Sérgio Sousa Pinto (do PSE).

Contra: Francisco Assis, Luís Capoulas Santos, Paulo Casaca, Emanuel Jardim Fernandes, Elisa Ferreira, Armando França, Joel Hasse Ferreira, Jamila Madeira, Manuel António dos Santos (do PSE), Ilda Figueiredo, Pedro Guerreiro e Miguel Portas (do CEUE/EVN).

Surpreendentes duas votações a favor, a de Carlos Coelho (PSD) e de Sérgio Sousa Pinto (PS).

O primeiro por ser um apologista das investigações dos voos da CIA e da inerente "defesa dos direitos humanos" enquanto que o segundo sempre foi muito propenso para as questões das liberdades das "igualdades dos sexos" em que o casamento gay e a adopção sempre estiveram na sua agenda prioritária.

Contraditórias estas posições, não acham?

A lista de votações foi retirada daqui:

http://www.europarl.europa.eu/news/expert/infopress_page/018-31787-168-06-25-902-20080616IPR31785-16-06-2008-2008-true/default_pt.htm

...Não carece de agradeceimento.

Cumprimentos.

Camila

José Carlos disse...

Mesmo sem "ser preciso" agradeço na mesma ter-me poupado o esforço. É por isso que temos sempre de apreciar a sensibilidade feminina.
Um abração
José Carlos