já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

AINDA É POSSÍVEL PARAR?

denunciados 27 inspectores do combate à droga

Chegou ao procurador-geral da República, Fernando Pinto Monteiro, uma longa denúncia assinada por um inspector da DCITE.

Ao longo de 78 páginas, em que são indicados factos, nomes e datas precisas, o autor das denúncias faz várias referências ao procurador-geral e escreve mesmo que lhe ficará “reconhecido se acabar com esta vergonha”. “Para que não se alastre mais porque vê-se perfeitamente: quando há uma apreensão de droga quase se matam uns aos outros para ver quem são os colegas que vão a essa diligência”.


A denúncia, hoje publicada em diversos jornais nacionais (tendo sido apenas omitidos os nomes dos agentes), é posta em causa por Alípio Ribeiro, director da DCITE, que não descarta a hipótese de se tratar de informações recolhidas por pessoas que têm um grande conhecimento das práticas policiais no combate ao tráfico de droga, mas que duvida que seja um agente policial.

Seja lá quem as tenha apresentado, trata-se de denúncias concretas de corrupção, utilização de agentes provocadores nas operações encobertas, pagamentos em droga aos informadores, apropriação de dinheiro do tráfico e droga vendida a traficantes.

Depois dos casos provados de tráfico de armas na PSP, de corrupção na GNR e na BT, chegou a vez de a PJ entrar no rol das nossas desconfianças.

Meus amigos: se formos obrigados a deixar de confiar na Polícia Judiciária, quem nos pode garantir a segurança e confiança? Não é esse o papel das polícias?

Em que país estamos a viver, se já não podemos confiar no Estado, se fomos deixando de acreditar na Justiça e agora perdermos por completo a confiança na Polícias?

Ainda poderemos dizer que vivemos num 'Estado de Direito'?

.

3 comentários:

Anónimo disse...

Temos de ter cuidado com as notícias que alguns jornais nos oferecem mesmo sem fontes seguras. O que interessa é lançar a confusão. O Correio da Manhã é perito. As notícias há pouco já informnavam que a queixa afinal é de alguns arguidos presos por DROGA e Advogados seus defensores. É difícil viver~se em democracia porque os piratas também têm direito a ela. Enfim o que havemos de fazer ? Sinceramente não sei. LUCAS

Anónimo disse...

Queremos que volte um estado policial?

Lourenço Anes disse...

P/ Anónimo Lucas:

Meu caro, a notícia está correcta. Os factos foram confirmados pela própria PJ que desvalorizou, dizendo porém, que alguns deles já tinham transitado em julgado e que outros tinham sido arquivados.
Sobre a fonte da notícia é que subsistiam dúvidas - sobre os autores e sobre as intenções. De resto, a questão mantém-se: se deixarmos de confiar nas nossas polícias... as coisas vão mesmo mal no nosso país...


p/ Anónimo de 5 de Agosto:

Lagarto, lagarto, lagarto... Onde é que você leu isso???