já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

CÃMARA DE LOULÉ SABE SE NÓS EXISTIMOS?

loulé vai revitalizar o centro da cidade
.
O Conselho de Ministros acaba de declarar como área de recu-peração e reconversão urbanís-tica o centro histórico de Loulé concedendo ao município direi-to de preferência, no prazo de seis anos, nas alienações de terrenos e edifícios aí situados.
Aspecto actual da antiga cadeia de Quarteira

O diploma legal esclarece que, deste modo, se pretende fornecer “ao município o recurso aos meios legais disponíveis que possibilitem a reabilitação e renovação urbana daquela área e inverter o processo de degradação que se tem registado, tendo em vista revitalizar o centro da cidade e a criar uma mais-valia em termos turísticos".

Interrogado sobre o facto, o presidente da câmara de Loulé disse à agência Lusa que isso vai “ao encontro das pretensões do município” pois “o centro histórico da cidade está deprimido e praticamente sem vida, pouco povoado e com casas com poucas condições de habitabilidade", acrescentando que “as posses administrativas e as intervenções são situações muito pesadas". Seruca Emídio defendeu que "na parte histórica da cidade é mais interessante revitalizar as habitações e colocar lá famílias e estudantes do que estar simplesmente a construir bairros novos".

Finalmente, o autarca, defendendo a criação de um programa Polis, disse estarem a ser as suas preocupações “a recuperação dos núcleos históricos do concelho, uma medida que tem vindo a ser desenvolvida pela autarquia, nomeadamente em Alte e Querença”.

Não vamos entrar em polémica com o autarca de Loulé, mas sempre lembramos que a recuperação de Alte vem dos tempos em que o município tinha à frente do executivo o professor Vairinhos e que, do que estava planeado, ainda muito pouco foi feito.
Três exemplos, de entre as centenas de edifícios em ruinas que há no centro de Quarteira

Mas temos de lembrar-lhe que, sem que isso pareça preocupá-lo, Quarteira tem o seu “centro histórico” em lamentável estado.

Mas Seruca Emídio nunca se terá passeado pelas ruas de S. João, Sacadura Cabral, da Cerca, das Laranjeiras, Dom João V e peles ruelas anexas…

Nem falamos nos “arranha-céus” inacabados na avenida Sá Carneiro. Para quê? O município é “pobrezinho” não pode tomar providências porque “as posses administrativas e as intervenções são situações muito pesadas"…
.
Seruca Emídio só vê Loulé e, por acréscimo, Alte e Querença.
Se calhar porque lá há presidentes da Junta que não andam a dormir também.


.

2 comentários:

Anónimo disse...

Em relação a Quarteira, Loulé conhece-nos apenas porque somos nós, juntamente com Almancil quem engordamos a sede do concelho.
É uma vergonha!
Cada vez que lá fazem uma inauguração é como uma punhalada que espetam em Quarteira e em Almancil.
Almancil ainda é pior, mas o que é que nós temos em Quarteira, particularmente feito por esta câmara? Rotundas, umas passadeiras rebaixadas, a escola da Abelheira, um jardinzinho onde não vai ninguém e mais nada.
Ao fim de seis anos, a actual vereação não foi capaz de acabar a porcaria de umas piscinas. Reparem que demora mais a acabar essas piscinas que o estádio Algarve!
Se temos novas estradas, foi porque o Estado fez, se temos o calçadão pronto, foi porque a obra já estava em marcha quando os socialistas sairam da câmara.
Já abriram alguma nova urbanização? já construiram algum equipamento cultural? Quantas creches fizeram? O Centro de Saúde trabalha mais tempo? Onde está o cartório prometido? São as promessas que o Sr. Dr, nos fez. Onde estão? Até a porcaria das instalações do municipio já tiveram inauguração marcada para 2005, depois para 2006 e agora...
Deram umas casas de banho aos ciganos para eles se eternizarem ao lado da Igreja Nova...
Olhem, tudo isto me dá vontade de chorar. Sobretudo porque me sinto enganada e porque acho que me roubaram os meus votos.

Lourenço Anes disse...

P/ a Alice:

Decididamente, hoje não é um dia feliz para mim. Ao tratar de dois assuntos que deveriam interessar fortemente todos os cidadãos de Quarteira, verifico que poucos se dão ao trabalho de os comentar.

Contrariamente, enquanto decorreu a "campanha" para a realização de uma festa partidária... choveram comentários, cairam na minha caixa de correio dezenas e dezenas de e-mails.

Como se, para nós, Quarteirenses, fossem mais importantes os combates entre Mendes Bota e Macário Correia e entre Marques Mendes e Filipe Meneses, do que a beleza, a estática, a conservação e o desenvolvimento da sua própria terra!

O que a Alice refere são verdades. Mas sabe como elas vão ser "apreciadas"? Vão dizer, pura e simplesmente, que você está preocupada em defender o executivo que ocupou a autarquia de Loulé antes de Seruca Emídio.

Infelizmente, a nossa sociedade reduz tudo a um Benfica-Sporting ou a classificações simplistas como "quem não é por nós, é contra nós".

Muitos dos meus amigos me têm criticado abertamente por "atacar" o partido que concita as minhas "simpatias políticas".
Não entendem que, uma coisa é a justiça, a verdade, o dever... outra são as simpatias, as amizades

Somos assim, não há nada a fazer!

Mas isso não me vai impedir de continuar a clamar contra a ausência de creches, de estradas, de limpeza, de estruturas públicas e cívicas... Sou assim também.

Mas, ao contrário de você, não me dá vontade de chorar! Dá-me revolta e vontade de gritar!