já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Lendas e superstições

sexta-feira treze! cruzes, canhoto!
Hoje é sexta-feira, 13! Azar!

Mas de onde veio esta crença? Talvez de uma lenda escandinava que nos fala da sua antiquíssima deusa do amor e da beleza: Friga. Foi o seu nome que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira.

Diz a tradição que, quando as tribos nórdicas e alemãs se converte-ram ao cristianismo, Friga passou a ser considerada uma bruxa. Em represália, ela passou a reunir-se todas as sextas com o Demónio e outras 11 bruxas e todos juntos, divertiam-se a jogar feitiços aos desprevenidos humanos.

Uma outra lenda nórdica conta que houve um banquete para o qual foram convidados 12 deuses. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma zaragata que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Terá sido esse banquete que produziu a crendice popular de que sentar 13 pessoas à mesa era desgraça certa.

Mas foram as tradições cristãs que cimentaram a superstição de que, quando o dia 13, cai numa sexta-feira, é dia de azar, pela certa. A mais corrente explicação para isso resulta do facto de Jesus Cristo ter sido crucificado numa sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa.

Nós, que não somos supersticiosos, é claro que achamos graça a essas crendices.

Mas não sei porquê, está-me cá a parecer que, na próxima sexta---feira 13, a Câmara de Loulé vai inventar um espantoso evento… para “apoiar o comércio tradicional”…

2 comentários:

Anónimo disse...

A Sexta-Feira 13 é vista como um dia de azar e de acontecimentos terríveis devido a uma situação que aconteceu no ano de 1307.

Na Sexta-Feira, 13 de Outubro de 1307, Filipe o Belo, de França, por ordem Papal começa a perseguição aos Templários (Cavaleiros do Tempo).

Deste modo, milhares foram mortos a ordem quase destruída, as suas propriedades e riquezas cativas da Igreja.

Coisas da vida.

Anónimo disse...

Também se fala que a origem deste dia estará relacionada com a Última Ceia, devido ao facto de ser a uma sexta-feira e terem-se sentado 13 pessoas a uma mesa. Enfim, as versões são variadas, o dia é o mesmo =)