já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 9 de março de 2011

Aníbal está aos portões! Está aos portões!

há limites para os sacrifícios; e para a demagogia?
Aníbal chegava da Hispânia, com os seus elefantes depois de ordenar às montanhas para se retirarem para que os paquidermes pudessem passar.

E as montanhas dos Pirinéus; e as montanhas dos Alpes renderam-se aos seus desígnios, porque Aníbal era um herói temível, um general sério e movido por valores éticos e patrióticos.

Foi assim que Aníbal, o cartaginês, venceu no lago Trasimeno e chegou aos portões dos poderosos romanos, que ficaram em pânico:

- Aníbal está aos portões! Aníbal está aos portões!

Mas Aníbal, que foi um dos generais mais notáveis da segunda Guerra Púnica, era também um estadista; e era bondoso e justo, segundo as crónicas da época.

O Aníbal de Cartago não era cínico nem hipócrita. Era um herói, sábio e, ao que dizem, sem mácula. Não era um «verbo de encher»; não era um divisionista, não era parcial. Era o «pai da estratégia».

Por isso eu admiro Aníbal.

Não o Aníbal que aproveita a exposição pública de momentos solenes, para vinganças e ajustes de contas.

Não o que esqueceu a forma irresponsável como o seu governo desbaratou o rio de dinheiro que, nos seus mandatos maioritários, escorreu em catadupas, de Bruxelas.

Não o que sabe reconhecer os erros dos outros de forma parcialmente obscena, mas nunca teve dúvidas e nunca se enganou na nomeação dos seus boys, nem na distribuição, por confrades e amigos, das verbas que vieram para a modernização do país, para o desenvolvimento da indústria, para a renovação da frota pesqueira, para a reforma da agricultura.

Cavaco Silva começou hoje um novo mandato.
.
Não começou bem: precisamos de paz, do esforço de todos, de compreensão, de ideias claras. Com este discurso, com esta falta de estratégia, jamais as montanhas se afastarão para que, por elas, possa conduzir os seus elefantes, e não vencerá em Trasimeno.
.
Voltará para o limbo do seu Cartago de Boliqueime, sem a aura de Soares - que se recusou, uma vez mais, a estender-lhe a mão.
*

17 comentários:

Maurílio (Penamacor) disse...

O que interessa são os tachos para os amigos, e impostos para o povo.
Cortes de deputados ! Nem pensar diz logo o Assis, preocupado não com, pais mas com os parasitas de partido.
milhares de organismos do estado que gastam milhões e ninguem quer saber para quê !

Anónimo disse...

O Governo levou um valente puxão de orelhas, as loucuras das obras públicas faraónicas terão que parar imediatamente já que não existem recursos financeiros para tal, os sacrifícios têm limites e que o PR estará vigilante a acção do Governo.

O seu apelo para mobilização dos cidadãos também é de assinalar, de facto é necessário mobilizar e despertar todos os cidadãos para os actuais desafios do país. Já chega de indiferença e de não envolvimento nas actividades políticas e de cidadania, o país precisa de uma mudança profunda nos partidos políticos e acabar com a demagogia e as ideologias idiotas que reinam nos actuais partidos políticos portugueses.

O azedume do Dr. José Carlos, o amargo de boca do PS é compreensível, principalmente por parte de José Sócrates que é alérgico a realidade, a verdade tem de ser dita mesmo sendo dura e só assim é que o país poderá reagir aos graves problemas que enfrenta.

Anónimo disse...

Pois é. À primeira impressão, foi um discurso correcto.
É-o nas acusações que faz ao Governo, como responsável máximo pelas políticas seguidas ultimamente.

No entanto, caros amigos, o Sr. Presidente, ESQUECEU-SE DE MENCIONAR A SUA PASSAGEM POR S. BENTO e, esquece-se igualmente, que as soluções que aponta (e que tem direito a fazê-lo, ao contrário do que muita gente diz), são exactamente iguais, mas noutros sectores, às que o Governo PS faz.

E, o mais importante: o seu discurso, é a ligação que faltava às manifestações do bota-abaixo a política do próximo dia 12, o quwe vem dar razão aqueles que alertam para o perigo que representam para a democracia. É com eventos destes, que se abre o caminho ao reconhecimento popular da necessidade de uma política mais dura, que descambei sempre em ditaduras de direita.

Não é por acaso, que a par deste discurso e das manifs., é também apresentado um manifesto do PSD, com as suas propostas sobre trabalho, privatizações e revisão constitucional.

Depois digam que é a esquerda e os comunistas...

Um Silva deste País disse...

Cavaco,o presidente cúmplice da governação de sócrates,pode agora falar mais à vontade.A reeleição permite-o e pode agora zurzir no seu colega de poder.Há algo de hipócrita e de cobarde nisto tudo,mas cavaco é o que é.Cavaco governou durante anos e foi o pincipal responsável à época pelas privatizações selvagens,pelo aniquilamento da nossa indústria,pela ruína da nossa frota pesqueira,pelo sufocar da nossa agricultura.Cavaco foi incansável na ruína do noso tecido produtivo.Durante os anos do governo de sócrates,colaborou activamente no que à política económica do governo dizia respeito,o que se compreende já que os pontos de vista neo-liberais são comuns aos de sócrates.O que os distinguia era apenas pormenores sobre os "costumes" em que cavaco sobressaía pelo seu espírito mais conservador.Mas cavaco calava um discurso mais agressivo para´com sócrates.O seu objectivo era ser reeleito e verdade seja dita,preferia que o trabalho sujo fosse executado pelo governo"socialista".Hoje reaparece o palavreado cavaquista,envolto na indiferença dos cidadãos.Sabemos todos o que a casa gasta.Soluções velhas e bafientas,ao serviço dos "mercados".Eis cavaco.Parece que lucrou e lucra com estes

Belga, 54 disse...

Upssss
Verdade, alguém ligou? Agora então vai começar a trabalhar? Enfim, tenho a certeza que os mercados financeiros internacionais tiveram atentes e que os juros amanhã vão subir em flecha. Enfim, ele sabe quantos milhões adicionais é que este discurso ridículo custou ao país.... Deve pensar que foi eleito presidente do PSD, de outra forma será o PR mais irresponsável e sectário da história de Portugal!

Galvão disse...

Haja coerência e consequências: Ao fazer este discurso o Presidente Cavaco, abriu a porta ao PSD e ao CDS para votarem hoje a moção do BE.

Anónimo disse...

Meus amigos, não se deixem enganar mais uma vez! Isto é tudo farinha do mesmo saco! Cavaco criticou, mas que politicas propõe a sua ala politica, nomeadamente o PSD? Se não é igual, ainda é pior que o PS, se isso é possível... Ambos são defensores do liberalismo económico, da subserviência aos poderes económicos (...) Cavaco criticou mas não propõe nada de novo. (...) Isto precisa de uma mudança radical dos partidos e das personagens governativas, mas mais ainda das politicas auto-destrutivas seguidas nestes últimos 30 e tal anos pelo PS e PSD. Portugal precisa de correr com os Sócrates e Cavacos e arranjar alternativas nos outros partidos da oposição, ou se não gostarem criarem novos partidos no centro, direita ou esquerda. Meus amigos, não se deixem enganar mais uma vez! Isto é tudo farinha do mesmo saco!

Anónimo disse...

Lufada de ar fresco apesar de não passar disso mesmo, ar......Soube bem !!! Esperemos agora o desenvolvimento do jogo....entrada de carrinho de cavaco !!! GERAÇÂO À RASCA !!! Manifestem-se dia 12 !!!! Façam Blogs...façam barrulho...o sistema instalado há-de cair !!! Força camarada !!!

Anónimo disse...

Lá discursar ele sabe,basta constatar nos 5 feriados de 25 Abril,fala,fala,fala,discursa,discursa,discursa,acusa,acusa,acusa mas a bandalheira continua.Nada muda.Ano após ano a situação continua pior e o P.M. teve nesta crise a desculpa ideal para lavar as mãos e continuar a sua limpeza.Não quis saber de tomadas de posse,não quis ouvir discursos,mas como é obvio sei que alguns acharam muito polémico. Deixem-se de discursos e de hipocrisia o país precisa de gente corajosa e patriótica com desejo de trabalhar e melhorar este País! Viva Portugal abaixo os politicos manhosos!

BibóPorto! disse...

este cavaco já parece o slb; julga-se sempre mais que os outros (apesar de já ter sido 1º ministro)

Anónimo disse...

cavaco silva é um dissimulado! quis passar um "atestado de burrice" aos portugueses mas, não conseguiu. com todos vai ser "vítima" das suas próprias palavras. só agora é que se lembrou dos "pobres"? Quem estava na recepção????? Os pobres???? Que hipocrisia!!!!

J.M.M. disse...

Farto de discursos redondos, sem serem concretos, vazios e escritos em cifra estamos nós fartos. É bom este novo rumo do PR. Já não se aguentava as cenas meias crípticas do Sampaio sempre a dar lições de moral e a chorar o tempo todo. Farto de tipos que falam entrelinhas. Se o Ps não gostou come menos!

JMM

A. - Quarteirense em Almada disse...

Na minha modesta opinião, Cavaco na tomada de posse, ( apenas com os votos de 1/4 dos portugueses) demitiu o governo, ao omitir a origem da crise em toda a Europa. Nas outras tomadas de posse dos anteriores Presidentes, há sempre um discurso de unidade, em que todos os deputados aplaudem, desta vez só a direita apoiou, caso inédito, foi um discurso cruel para 3/4 dos portugueses, e que nada ajuda a resolver a crise, não se esqueceu de falar em nomeações politicas, "" olha quem fala "" com tantos telhados de vidro, pois o povo não tem memória curta, nem vou apontar casos.....

Blá-bla-bla disse...

Esquece-se que foi um dos piores primeiros-ministros de que há memória.... nos seus governos gastou-se à tripa-forra dinheiros da CE (...) deixou cair a mascara e agora o "senhor dos Passos" está mais à vontade para derrubar Sócrates..... Abriu-se as portas,e este discurso era o que faltava ao Sr. Passos....!!!!????

Anónimo disse...

Cavaco Silva sabe que o único modo de desgastar o governo de Socrates é icentivar a juventude a revoltar-se. Lembram-se das primeiras farpas ao seu governo foi no Estádio Nacional do Jamor.
Esses apupos e assobios ainda hoje lhe estão atravessados na garganta.

Anónimo disse...

Aquilo não foi um discurso!!!!! Foi um comício do PPD-PSD !!!!!

Mais uma vergonha feita pelo senhor Silva, como as escutas e o computador espiado!

Anónimo disse...

É a primeira vez que um presidente é comissário dum partido. Só em Portugal!