já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 24 de março de 2011

Governo de Sócrates chegou ao fim

coelho «promete» uma profunda incerteza

Disse Sócrates que “o parlamento rejeitou o que a Europa aprovou”.

O PSD mostrou ausência de um discurso forte, capaz de falar sobre o dia seguinte. Faltou a afirmação de princípios e a demonstração de que a lição está estudada e se sabem as alternativas.


No Parlamento, o que se viu foi um ensaio para a campanha eleitoral.


Hoje, o líder do PSD garante que, para não mexer nas pensões mais baixas… irá aumentar o IVA!


Era a demonstração que faltava de que a lição não está estudada.


Vamos ver – e isso é apenas um exercício simples que não precisa de grandes crânios e que não passa de um «protótipo»:


A proposta do PEC4 propunha que uma pensão mínima, de cerca de 280 euros estaria congelada no próximo ano, isto é, se manteria nos 280 euros.


Suponhamos que um governo de Passos Coelho possa (?) prever um aumento de 5% a essa pensão, isto é, aumente para 294 euros; paralelamente, irá subir o IVA para 24 ou 25%, isto é, toda a gente irá pagar tudo mais caro: o pão, o leite, o arroz, o açúcar… De que serve o aumento de 14 euros? Resposta: para «voltarem» de imediato aos cofres do Estado…


Se ainda fosse necessário demonstrá-lo, aí esta a prova do amadorismo de Passos Coelho.


Ontem, chegou ao fim o contestado governo de José Sócrates e marcou-se o início de uma profunda incerteza. *

15 comentários:

Anónimo disse...

Pão, leite, açúcar e farinha pagam IVA de 6%. Assustar as pessoas para quê? É mesmo gosto de lançar fogo ao circo.

José Carlos disse...

Não vou recomendar ao comentador anónimo que leia o texto do PEC porque é muito complicado.
Também não lhe vou recomendar que oiça as declarações que foram produzidas hoje pelos dirigentes do PSD nem as críticas que isso levantou na AR. Nas o IVA de 6%... já foi!
A dúvida agora é se, deixando de haver diverenciação nos sectores do código do IVA, passará a ser de 24% ou... 25%.

Cumprimentos

J.C.S.

helenap disse...

tem razão
concerteza que subir mais impostos, nomeadamente o IVA é suicidário: face aos preços que já temos, por este andar as famílias já nem ao supermercado podem ir! francamente!

Giulio disse...

O PSD sempre defendeu que a consolidação das contas públicas fosse feita pelo lado da despesa e recusou sempre o aumento dos impostos. Depois, de um dia para o outro do chumbo do PEC com o argumento de que não são precisas mais medidas para a apresentação de uma medida que é nem mais nem menos do que o aumento dos impostos!!!!!
Qué isse???????

Anónimo disse...

Agora falando a sério: Será que não é possivel um baixo assinado exigindo um tecto para as pensoes, digamos no valor de 1500 euros (que chega muito bem para qq reformado), de forma a ser dicutido na Assembleia? Se votassem contra confirmariamos os mentirosos que são....

Paula Serra disse...

revolução só onde se passa muita muita fome...
só é bom que estes senhores comecem a dizer, todos, especialmente os que parecem ter mais possibilidades de ganhar eleições, os chamados -não aguento a expressão mas vou usá-la - 'os partidos do arco do poder'... de começarem já a anunciar medidas como estas, para que os portugueses não venham dizer que foram outra vez enganados!!!! ou querem ser enganados pelo ps, psd, cds.... meus senhoes, convençam-se de uma coisa: os partidos do 'arco do poder'.... são iguais, não preconizam uma mudança de paradigma, que para sermos realistas, portugal não pode fazer a solo.... mas pensem também: quantos de nós estaríamos dispostos a mudar alguns dos nossos hábitos????? só se fazem revoluções nos países onde o povo passa muita, muita fome! por aqui.... ainda temos apesar de tudo a barriga muito cheia!

Anónimo disse...

Venha o Tiririca!!! Pior que tá não fica!
É lamentável que tanta oposição a medidas de austeridade por parte do PSD, com o mote de não ser exigível mais sacrifícios aos portugueses e sob a ideologia que o défice tem que ser combatido pelo lado da despesa, dê agora em intenção de subida de IVA. O que todos nós precisamos é de mudar a classe política toda. Porque do CDS ao Bloco de Esquerda, passando pelos partidos de centro não se vê ponta por onde se pegue... Andam todos a brincar aos políticos, esquecendo-se dos interesses de Portugal e dos portugueses!

Marta disse...

Aldrabice!!! Subindo o IVA, indiretamente, penalizam as pensões!!!

Anónimo disse...

Imaginem!!!!! Passos Coelho, admitiu hoje em Bruxelas a sua discordância com a chanceler alemã sobre a reprovação do Programa de Estabilidade e Crescimento !!!!
Não acreditam? Leiam os jornais.

Este puto é parvo!!! Que pensará isto que é ao pé de uma Merckl????

Anónimo disse...

Até o PSD ficou NERVOSO com a afirmação do Passos Coelho!

Anónimo disse...

PPC disse que os líderes presentes na cimeira do PE não tinham sido críticos uros relativamente à posição do PSD e que, pelo contrário, tinam sido simpáticos, porque sabem que o PSD foi o partido que lutou pela estabilidade, ao apoiar medidas do Governo.

Será o mesmo PPC que quiz apenas derrubar Sócrates pq pensa q vai ganhar eleições e ser 1º min???? Ou será um sósia?

Teresa Martins disse...

O homem quer subir o IVA e disse que o PPD lutou pela estabilidade, ajudando J. Sócrates?

Aqui está a credibilidade internacional de Passos Coelho. Alguém precisa de mais provas de que ele não é competente ?

Anónimo disse...

E o Povo Português espera que tenha a dignidade de se demitir após a vitória do Sócrates nas eleições... não lhe resta outra saída! (a não ser que não tenha um pingo de vergonha na cara...)

Observer disse...

VERGONHA !!!!
Aqueles que exigiam e saudavam tudo o que fosse corte na despesa, estando irredutivelmente contra a subida de impostos ou limitação de benefícios fiscais, hoje devem ter ficado pasmados. Digo mais, de queixo caído!
Defender uma agenda de desvalorizações internas em tão curto espaço de tempo e com tão poucos exemplos de sucesso só pode ser uma piada de mau gosto.
Um IVA a 25% só enaltece níveis superiores na contrafacção e economias paralelas, está longe de ser uma medida comportamental contra o consumismo.

Anónimo disse...

QUEM QUER APOSTAR COMIGO COMO O RAPAZOLA PEDRITO PASSOS COELHO NÃO CONSEGUE CHEGAR ÀS ELEIÇÕES??!!!!!

Vá ! Aceitam-se apostas.