já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 24 de março de 2011

O Dia do Não Sócrates

sócrates apresenta demissão mas fica «em serviço»
Imagem: Foto de F. Leong - Assoc. Press
O primeiro-ministro, José Sócrates, apresentou hoje a demissão ao Presidente da República por considerar que "a oposição retirou ao Governo todas as condições" para continuar a governar.

Reflexos da crise portuguesa

A imprensa internacional noticiou a rejeição do PEC4 proposto pelo Governo dando logo como inevitável a demissão do Primeiro-ministro e comentários como "crise agravada".

Na Inglaterra, o «The Telegrph» diz que "Portugal seguiu a Irlanda na crise da dívida, quando o governo do país perdeu um voto de confiança sobre as medidas de austeridade"; o «The Guardian» diz que Portugal fica “mais perto da ajuda externa”; o «Finantial Times» assinala que - "Portugal agrava crise do euro" e lembra que “um vazio que complicaria as negociações sobre um pacote de ajudas"; o «Seuddeutsche» diz que é um "cenário assustador".

Nos Estados Unidos, o «Wall Street Journal» escreve que a actual situação coloca Portugal “no topo da agenda da próxima cimeira europeia” e o «New York Times» diz que o "chumbo do PEC e a consequente demissão de José Sócrates deixa Portugal num terreno político incerto".

Em Espanha, o «El Mundo» afirma que "foi rejeitado plano para evitar resgate"; a edição online do «Expansion«, o principal jornal económico espanhol, escreve: "o Parlamento Português tem rejeitado as medidas de austeridade propostas pelo governo socialista, que coloca o país à beira de resgate financeiro”, enquanto o «El País» refere que “todos os partidos da oposição, à direita e à esquerda, votam contra de as novas medidas destinadas a reduzir o deficit para 4,6% em 2011 e evitar o resgate financeiro”.

O «Globo», do Brasil, refere que “a renúncia já era esperada, mas ainda assim pode disparar mais ansiedade nos mercados sobre a estabilidade da zona do Euro”; O «Estadão» lembra que o governo “não conseguiu convencer os partidos de oposição a aprovarem um novo plano de austeridade, o que deverá aumentar as pressões para que o país recorra a um pacote de ajuda financeira internacional”.

Demissão de Sócrates provoca queda do euro

"Estamos a interpretar isto como uma euro-negativa", disse Michael Woolfolk, analista sénior de divisas no Bank of New York Mellon Corp, sobre a votação em Portugal. "Muitos estavam à espera, se bem que o mercado em geral tenha ficado surpreendido".

O euro caiu 0,8%, para 1,4088 dólares às 17:00 em Nova Iorque (21:00 em Lisboa).
Obviamente, no sítio da Presidência

Em comunicado, no sitio da Presidência da República, publicava-se uma nota que menciona que “o Presidente da República recebeu hoje, em audiência, o primeiro-ministro, o qual lhe apresentou o seu pedido de demissão" e adianta que o Governo mantém-se "na plenitude de funções até à aceitação daquele pedido".Ou seja: Sócrates pediu; a Presidência ainda não aceitou.

Mas a nota também acrescenta que "com vista à resolução da situação política decorrente do pedido de demissão do Primeiro-Ministro, o Presidente da República, nos termos constitucionais, irá promover, no próximo dia 25, audiências com os partidos representados na Assembleia da República".

E hoje, José Sócrates voa para Bruxelas e os juros da dívida pública voam… até à estratosfera!
*

5 comentários:

Anónimo disse...

Se ao menos tivessem proposto alguma coisa que se visse. Mas derrubar um governo e deixar o país suspenso do nada é , no mínimo, esquisito.

Marta disse...

Mas o que é que o PSD quer para Portugal?

LMG - Coimbra disse...

Pois. Agora o PSD onde já esteve o PS. E antes dele o PSD, logo a seguir ao PS que, por sua vez sucedeu ao PSD que já tinha rendido o PS. Quem disse que o elitorado era criativo? Bora lá: de "mal menor" em "mal menor" até ao desastre maior! Contra os canhões, batatas e feijões!

Observador (quase) Neutro disse...

LIVRO DE INSTRUÇÕES DO PSD PARA UMA GOVERNAÇÃO
ESTAS SÃO ALGUMAS DAS MUITAS IDEIAS QUE O PSD DIVULGOU NA VISÃO PARA O SEU MANUAL DE GOVERNAÇÃO, OU SEJA: LIVRO DE INTRUÇÕES

1. MELHORAR A REMUNERAÇÃO DOS GOVERNANTES – COM VISTA AO RECRUTAMENTO E RETENÇÃO DOS MELHORES QUADROS ORIUNDOS DO SECTOR PRIVADO E NÃO APENAS COM PESSOAS EM FINAL DE CARREIRA. (É isto que PPCoelho entende por "pôr a mão no pote"

2. GARANTIR MAIS GESTÃO PRIVADA NOS HOSPITAIS (Claro, são sinceros:::)

3. REVER TABELAS DE PREÇOS DE FINANCIAMENTO DOS HOSPITAIS PÚBLICOS, PARA EVITAR SUBSIDIAÇÕES CRUZADAS (Sim, aumentar o pagamento dos utente do SNSaúde)

4. CRIAR EM COIMBRA UM CENTRO MUNDIAL DE MEDICINA DOS OLHOS … COM HOTELARIA … HOSPITAIS … CONSULTAS E INVESTIGAÇÃO (... e deitar fora o Centro de Investigação Champallimaud criado em Lisboa... mais um negócio)
5. CRIAR UM REGULADOR DAS ESCOLAS

6. PROFISSIONALIZAR A GESTÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS (Sim, devem pensar que os actuis reitores são uns incompetentes...)

7. REALIZAR PERMANENTEMENTE ROAD SHOWS JUNTO DOS CREDORES DA DÍVIDA DO ESTADO E DAS AGÊNCIAS DE RATING (.... isso é que vai ser ....road show ...)

8. CONCEDER BENEFÍCIOS FISCAIS A GRANDES EMPRESAS QUE TENHAM À SUA VOLTA UMA “NUVEM” DE pme CERTIFICADAS QUE AJHUDEM A SUBSTITUI IMPORTAÇÕES (Claro ... a grandes empresa e à "nuvem"... tem graça, esta da nuvem de PME)

9. PERMITIR A REDUÇÃO DE SALÁRIOS DURANTE 18 MESES EM CASO DE DIFUCULDADES FINANCEIRAS EXTREMAS NAS EMPRESAS (Isto interessa muito aos trabalhadores .... é isto que temos ouvido do PSD????)

10. ACABAR COM AS GOLDEM SHARES (Pois, tal como na PT .... lembram-se da VIVO???)

11. VENDER O PATRIMÓNIO DA DEFESA EM ÁREAS DE LUXO COM POTENCIAL IMOBILIÁRIO (Claro saldar o que existe nos militares para negócios imobiliários .... boa ideia)

12. VENDER O NEGÓCIO DE SEGUROS DA CGD (.... e a seguir a própria Caixa....)

PRONTO, ESTÁ BEM, VOTEM NELES .....

Anónimo disse...

Qualquer pessoa de bom senso e bem informado sabe que isto que o PSD e restantes partidos da oposição fizeram foi um tiro no pé ,... e no país.