já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 14 de março de 2011

No meu país improvável

não estamos «à rasca»; estamos tramados!
Imagens: Fotos recolhidas no semanário «Expresso»
É verdade que o discurso de Cavaco Silva na sua tomada de posse foi uma coisa inaudita, inaceitável, cruel e mesmo injustificável.

Tudo o que o Presidente entender ter de dizer aos portugueses deve fazê-lo; mas nos momentos e circunstâncias adequados. Não numa tomada de posse e muito menos em «recadinhos» no Facebook. Uma lástima!

Mas não deixa de ser verdade que Sócrates foi, no mínimo, incorrecto na forma como calou dele o futuro PEC que foi negociar, «às escondidas», com os seus parceiros europeus.

Sabemos, é certo, que se não o fizesse dessa forma, Sócrates corria o risco de ter de enfrentar «ordens» ou «sugestões» para negociações com o PSD ou com a própria presidência e que o momento não se compadecia com delongas. Não se vê, pois, como negociar, em horas, o que noutras alturas demorou semanas a fazer. E talvez que em casa de Catroga não houvesse telemóvel para registar o êxito da operação...

Mas, mesmo vendo-se obrigado a proceder como procedeu, nada justifica que Sócrates não tivesse usado um emissário ou mesmo o seu próprio telemóvel para informar o Presidente e - pelo menos - o PSD, apresentando as justificações e desculpas pelo procedimento.

Não o fez e, por isso, foi mal educado.

Pior que isso, deu azo a que, a partir desse acto escuso, possa ser acusado de constituir a escorva que fará disparar a crise política - a qual, neste momento, seria necessário evitar a qualquer preço.

Não se percebe que Sócrates não tenha entendido que estas medidas deviam ter sido explicadas ao Presidente da República, ao Parlamento e aos portugueses.

Mas, como um mal nunca vem só, o seu parceiro de um «tango a dois» apressou-se, também de forma infeliz e pouco reflectida, a avisar que o PSD não viabilizará o próximo Pacto de Estabilidade e Crescimento, vulgo PEC - o quarto ou quinto, que já lhe perdi a conta.

Agora como vai ser? O PEC vai ter de ser discutido e votado no Parlamento. Se não for por iniciativa do PS, sê-lo-á por qualquer outro partido. E então?

Bom, então, ou o PSD «perde a face» e deixa passar o maldito conjunto de medidas que vai penalizar até os pensionistas mais miseráveis, ou mantém a ameaça e será o PS a acusar o parceiro do «tango» de abrir a indesejada crise política.

E a Cavaco que papel está destinado na farsa, se este PEC for chumbado?

Apenas tem um caminho: dissolver o Parlamento, convocar novas eleições e, com este atraso, impedir quaisquer progressos nas conversações «com a Europa».
E depois, meus amigos? Depois do folclore habitual de uma campanha eleitoral. Alguém pensa que haverá um governo maioritário?

Nem pensar! Seja o PSD, seja o PS vai ver-se a braços com um governo minoritário.

E que pode propor esse governo? Resposta: o mesmo que este de Sócrates - mais medidas, mais apertar do cinto.

Suponhamos, então, que PSD e PS se entendem para um governo de coligação.

E que pode propor esse governo? Resposta: o mesmo que este de Sócrates - mais medidas, mais apertar do cinto.

Não estamos «à rasca»; estamos tramados!

Agradeçamos, pois, a Cavaco Silva, a Sócrates com o seu PS e a Passos Coelho com o PSD a crise política que aí está!
*

15 comentários:

Anónimo disse...

Uma série de fotos engraçadas!!! Parece que quer dizer VENHA O DIABO E ESCOLHA!

Desiludido disse...

José Sócrates ignora o Parlamento e o Presidente da República, e previlegia Bruxelas, com quem negociou este PEC !
Que grande Patriota !
E só agora o vai levar ao Parlamento. o que nunca tinha acontecido !
Para quê, se já o depositou em Bruxelas ?
A não ser que queira culpar os partidos da Oposição, pois é mais que seguro que todos eles o vão chumbar !
Preparem-se para ver os mimos que ele vai dedicar aos deputados no final da votação !

Anónimo disse...

Já o disse após o momento em que Passos Coelho afirma que não viabilizará o PEC, que o PSD está entre a espada e a parede. Uma vez mais o PSD entre a vontade de ser governo e a sua débil preparação para tal, a falta de quadros e a vontade cega de alguns militantes a quererem ser poder a qualquer preço, vão mais uma vez dar um tiro no pé. Fazem lembrar o Pateta Alegre que pensava que ia ganhar as eleições Presidenciais, só porque nas eleições anteriores sem apoios, tinha tido um milhão de votos. Se o PSD cometer essa loucura vai pagar bem caro essa irresponsabilidade. O Povo não vai perdoar e Sócrates sabe disso. Fica assim a faca e o queijo nas mãos do PS. Na eventualidade que considero bastante remota o PSD venha a ganhar, nunca será com maioria absoluta e teremos assim a mesma cega rega, com a diferença que desta vez vai haver menos contemplações por parte dos Sindicatos e das forças de esquerda para as medidas impopulares que forçosamente com ou sem o FMI vão ter que ser tomadas. A imagem que vai passar será a de um Sócrates vitima com sentido de Estado. Do Lado de Passos Coelho vai ficar a imagem de imaturidade, irresponsável e sem sentido de Estado. Esta vai ser a realidade nua e crua. O PSD se perder a cabeça, vai perder o poder.

Anónimo disse...

Como é que este "artista" diz que não precisamois de ajuda externa se, práticamente todas as semanas, Portugal recorre aos mercados para vender a divída pública e ANGARIAR FUNDOS.
Isto para não falar dos empréstimos da banca nacional ao Estados e dos Fundos de Pensões.
O problema é bem diferente, porque embora o BCE já tenha enunciados que existe um buraco nas contas do Estado e exigiu mais medidas para ficar "calado", o facto é que com o FMI, os homens vão ver que o País, afinal, está pior do que dizem e entregue a ALDRABÕES.

Marília Gomez disse...

Já só nos resta esperar que a estupidez esteja a diminuir em Portugal!

M. Marcos disse...

Bem tentam tirar Sócrates do caminho sem assumir os custos de uma crise política. Agora até lançam o movimento "já basta" que só quer a demissão/exoneração do governo (propostas e soluções, nada) ou seja que Sócrates ou Cavaco assumam o ónus da crise política. Parece pois lógico que Passos vai pedir a Cavaco que demita Sócrates, já que Sócrates não parece pelos ajustes de lhes fazer esse favor por mais que o chateiem.
Mas o mais importante é que os credores não querem nenhuma crise política pois isso a eles só os pode prejudicar
M.M.

Carlos disse...

P. Coelho vai pedir a "bênção" a Cavaco, e este vai ficar orgulhoso por contribuir para o novo governo.

Na verdade, Cavaco nunca se libertou dos "tiques" de primeiro-ministro.

Depois o Conselho de Ministros terá um Presidente...

Anónimo disse...

Venha o diabo e escolha.
Seja em honradez, capacidade de dar a volta a isto e rabos de palha.

Anónimo disse...

Sócrates (já o sabíamos) revela-se um estratega fino e muito hábil. Conseguiu, porfiadamente, o apoio dos grandes da Europa ao seu PEC-4 e também uma sua preciosíssima ajuda financeira. Agora, teremos que escolher: ou ele, ou o FMI. A sua manobra política é impecável e põe Passos Coelho e Cavaco Silva numa posição extremamente dificil.

Rui Passos

Anónimo disse...

Pela voz de Assis, Sócrates diz ao que anda:

1.Sócrates é neste momento e vai continuar a ser uma vítima porque Passos Coelho disse não apoiar, o PEC 4, que ninguém conhece.
2. Sócrates foi a Berlim, Merkel disse-lhe o que era preciso fazer e não estava a ser feito. O menino de ouro do Dias Loureiro, não teve outra alternativa, para que fosse possível vender mais ilusões em Bruxelas.
3. Assim, em cima do Joelho e para levar à reunião do passado dia 11. Teixeira dos Santos preparou aqueles 18 slides, com projecção em power point, a que convencionou chamar PEC4. Não passou cavaco a ninguém. Nem uma reunião de Conselho de Ministros houve para avalizar e decidir sobre aquelas medidas. apresenta-as em Bruxelas como facto consumado.
4. A estupefacção foi geral, ninguém acreditava que aquelas medidas eram verdadeiras. Dois ou 3 dias antes da ida a Berlim, tanto Teixeira como Sócrates, vendiam a ILUSÃO de que não precisávamos da ajuda de ninguém e que a execução orçamental estava melhor do que o previsto.
5. Merkel, nos 30 minutos de reunião, disse-lhes, vocês podem enganar o Zé pagode em Portugal e manterem o seu apoio , mas nós não estamos dispostos a pagar a factura do vosso regabofe despesista e laxista. A MAMA ACABOU.
6. Sócrates e Teixeira,inventaram, mais uma vez esta panaceia, que o Emplastro do nosso Primeiro Ministro leva a Bruxelas.
7. Quem discordar, não é patriota, o Engº Tudo fez. A Oposição não deixou. Ele não pode governar e se o chateiam mais, demite-se.
VIVA PORTUGAL!

Rosalina Gouveia - Lagos disse...

Vejo que há aqui alguns senhores que não devem fazer mais nada do que estar todo o dia ao computador para fazer propaganda ao desgoverno.

Serão advogados deles?

Quanto é que ganharão para estar a fazer isto a todas as horas?

Ou estarão preocupados em perderem o tacho qualquer dia?

Anónimo disse...

O Presidente de República tem o dever, ético e constitucional de deixar de ser um Presidente pequino, mesquinho e rancoroso, e assumir-se com sentido de responsabilidade e fazer tudo o que lhe é possivel, para gerar consensos e apostar num governo de salvação nacional (como muitos politicos e comentadores de bom senso reclamam).Os partidos politicos, têm tb o dever, em nome do superior interesse do PAÍS, de estar disponíveis para essa solução, porque é a única, com sacrificios é certo, que nos poderá salvar deste lamaçal e da miséria.

Anónimo disse...

Actualmente e até talvez daqui a vários anos, este pequeno país só será viável se for chefiado e dirigido a todos niveis por técnicos estrangeiros. Os portugas são assim!
Por qualquer coisa refilam uns com os outros mas, com os estrangeiros enrolam o rabinho entre as pernas!

Anónimo disse...

Actualmente e até talvez daqui a vários anos, este pequeno país só será viável se for chefiado e dirigido a todos niveis por técnicos estrangeiros. Os portugas são assim!
Por qualquer coisa refilam uns com os outros mas, com os estrangeiros enrolam o rabinho entre as pernas!

P. Neves disse...

Ora vamos lá todos PAGAR !
Com FMI ou sem FNI estão a ir-me ao bolso!