já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 31 de março de 2011

Eleições em 5 de Junho

presidente dissolve assembleia e mantém governo de gestão

O Presidente da República reuniu hoje, como estava anunciado, o Conselho de Estado. e, por unanimidade, este apoiou que a solução, de momento, para a crise política passa pela dissolução da Assembleia da República e marcação de eleições antecipadas.

Por isso, no final da reunião, Cavaco Silva falou ao país, anunciando que aceitou o pedido de demissão do primeiro-ministro e que vai dissolver o Parlamento.

Cavaco Silva convocou as eleições legislativas antecipadas para 5 de Junho.

Salientando que “estas eleições vão ter lugar num momento crítico", o Presidente assegurou que o executivo demissionário conta com o seu apoio para "adoptar as medidas indispensáveis" para o funcionamento da economia", e afirmou que, apesar da actuação do Governo "ficar, a partir de agora, circunscrita à prática dos actos estritamente necessários à gestão dos assuntos do Estado", o executivo "não está impedido de praticar os actos necessários à condução dos destinos do país, tanto no plano interno, como no plano externo".

A tónica do discurso assentou na necessidade de que a próxima campanha seja “de verdade e rigor” e, entre subentendidos – em meu entender, dispensáveis num discurso dum Chefe de Estado – disse que "prometer o impossível ou esconder o inadiável [será] enganar os portugueses e explorar o seu descontentamento".

8 comentários:

Anónimo disse...

Preto no branco, o Presidente garantiu que, até à tomada de posse do próximo Governo, o actual contará com todo o seu apoio para enfrentar "um dos momentos mais críticos da vida nacional" desde a implantação da democracia. Cavaco Silva voltou a ignorar a origem externa desta crise, em 2008, e a sublinhar as fragilidades internas que enfrentamos: "Um momento extremamente grave no que se refere ao desequilíbrio das contas públicas, ao desequilíbrio das contas externas, ao endividamento externo e às necessidades de financiamento do Estado".

António T. Costa disse...

só pode exercer as suas competências na gestão dos negócios correntes, mas a direita ultra liberal quer empurrar o PS a pedir ajuda externa, quando são eles os responsáveis pelo agravamento da situação politica e até financeira para se depois se ganharem as eleições poderem dizer que não são responsáveis de nada. Nem por terem feito cair o governo, nempor terem pedido a ajudaexterna. É que pedir a ajuda externa é muito mais grave do que num governo da direita de gestão terem resolvido o caso do edificio do casino de Lisboa...

Anónimo disse...

Segundo uma conhecida analista política considerou este discurso de Cavaco Silva de todos o melhor que até hoje fêz como Presidente da República.
Foi um discurso afirmativo e que fêz contraponto do de José Sócrates.
Criticou fortemente a governação e salientou que ao o contrário do que o PS nos tem impingido, não temos só um acrise política, mas igualmente econónica, financeira e social.
Por alguma razão evocou os mais de 600 mil desempregados dos, o endividamento externo e a pobreza
Disse ainda que não era altura de vender ilusões nem utopoias e de que a campanha deveria pautar pela verdade.
E que seria enganar os portugueses prometer-lhes o céu e a terra, pois a crise está para durar.
Ficou claro de que não dará posse a um governo minoritário e apelou a um entendimento entre as forças partidárias.
No entanto aqui levanta-se o problema "José Sócrates"!
Quem é o Partido que estará disponível a juntar-se José Sócrates ?
Eis o busilis da questão .
Se ele se afirma o único "PATRIOTA" devia mostrar desprendimento pelo cargo, mas ele está agarrado ao mesmo como uma lapa à rocha !
È que ele que nós sabemos que ele sabe que com ele ninguém quer NADA !

Alexandre B. disse...

Já estou a ver o "filme" . . . !
De "terror" . . . !
O CDS a dizer que vai devolver . . . !
Os submarinos . . . !
O PSD a dizer que só vai aumentar . . . !
O I V A . . . !
O PS a dizer que o melhor seria . . . !
Cortar em tudo que mexe . . . !
O PCP a dizer que o melhor seria . . . !
Entregar isto a um "salazar" . . . !
Porque já estão fartos de brincar às políticas . . . !
O BE a dizer que o melhor seria . . . !
Transferirem a AR para a Madeira . . . !
Porque lá é que é bom . . . !
Que o diga o Sr. Jardim . . . !
E no meio disto tudo . . . !
A "maltinha" muito animada . . . !

Anónimo disse...

Pois é, Presidente e oposição, com grande infantilidade do JSD Passos Coelho/Marquito António gerarm a confusão e aprofundaram o descalabro e agora querem que um governo de gestão faça o trabalho que deve competir a um novo governo. Até dava vontade de rir se não fosse tão trágico. E nós portugueses vamos sofrer com esta classe politica (do topo para baixo) do mais rasca que pode haver.

Marta Coutinho disse...

Se estamos endividados vai convocar novas eleições para quê?!! Quer gastar mais 18 Milhões para colocar um um novo governo!! Nenhum outro governo vai ter condições (a maioria) para poder governar o Paìs...

Anónimo disse...

Os partidos devem ir para uma campanha eleitoral preocupados em dizer a verdade". Mas ó senhor Presidente da Republica, o senhor esqueceu-se que está em Portugal?

E já olhou para o espelho na casa da Coelha????

KOPIADOR disse...

Tudo isto me faz lembrar uma história que se conta na marinha inglesa:
Navegavam há meses e os marujos não tomavam banho nem trocavam de roupa. O que não era novidade na Marinha Mercante britânica, mas o navio fedia!
O Capitão chama o Imediato:
- Mr. Simpson, o navio fede, mande os homens trocarem de roupa!

Responde o Imediato:
- Aye, Aye, Sir, e parte para reunir os seus homens e diz:

- Sailors, o Capitão está-se a queixar do fedor a bordo e manda todos trocarem de roupa.
- David troque a camisa com John, John troque a sua com Peter, Peter, troque a sua com Alfred, Alfred troque a sua com Jonathan ... e assim prosseguiu.

Quando todos tinham feito as devidas trocas, volta ao Capitão e diz:
- Sir, todos já trocaram de roupa.
O Capitão, visivelmente aliviado, manda prosseguir a viagem.

SERÁ MAIS OU MENOS ISTO O QUE VAI ACONTECER EM PORTUGAL NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.