já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 30 de março de 2011

O Reino dos Pinóquios

é gente desta que quer resolver os meus - os nossos - problemas?!...

Não sei se andaram os dois na mesma escola, se os políticos encartados aprendem todos pela mesma cartilha; mas a verdade é que, à medida que vou ouvindo Passos Coelho – com uma frequência ensurdecedora, assertivo, como se fosse já primeiro-ministro de Portugal -, me parece, cada vez mais, que estou a ouvir José Sócrates que, por acaso, ainda é primeiro-ministro de Portugal.

Sócrates sempre tentou fazer crer aos portugueses que a situação não era desesperada e que ele tinha um plano para salvar o país.

Coelho tenta fazer-nos crer que o país vai sair da situação desesperada em que se encontra porque ele tem planos para o salvar.

Coincidência? Mentiras conjugadas? A mesma demagogia, o mesmo espalhar sementes de esperança, sabendo que não há espaço nem condições para a germinação.

Mentem. Todos. Com a mesma desfaçatez, com a mesma inconsciência infantil.

Se eu não tivesse escutado, em directo, Coelho dizer que em vez de penalizar as pensões, iria subir os impostos sobre o consumo, ia pensar que me tinham enganado e que era correcta a versão que – primeiro, os seus pares e hoje ele próprio – nos quiseram impingir de que “só se fosse obrigado a isso”.

O «outro» era um pinócrates; este é o quê? Pinócoelho?

No Conselho Nacional de hoje, o líder laranja apresentou um «esqueleto» do que será o programa eleitoral do PSD. Foram quatro páginas de «linhas de orientação» que afirmam a intenção de reduzir o peso do Estado, com vista às “suas funções nucleares e de garante da coesão social".

Medidas concretas? Nenhuma. Nada. Nicles. Nada sobre como controlar o défice público; nem uma palavra sobre política fiscal.

Só subsiste a teimosa persistência de privilegiar a liberdade de “escolha dos cidadãos", em áreas como a Saúde ou a Educação.

Apenas uma novidade: "a reafectação de fundos do actual QREN (e também do TGV), reduzindo a componente afecta às infra-estruturas, de forma a financiar programas sociais".

Confusos? Eu também. Mas eu não tenho pretensões a primeiro-ministro, nem nunca fui jota-coisa nenhuma. Os meus pais só me ensinaram a trabalhar e a criar gosto pela leitura.

Talvez por isso, estes financiamentos de programas sociais «à custa» do QREN, me deixam perplexo.

Vocês sabem o que pode fazer o QREN até 2013?

Eu estive a ler e a reler e vi que aquelas verbas podem ser afectas à “Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável", ao Crescimento e o Emprego, ao Plano Tecnológico, ao Ordenamento do Território e ao Desenvolvimento Rural. Nenhuma referência que diga directamentre respeito a «programas sociais», os quais, em meu entender, só poderão ser atingidos por portas e travessas, ou por malabarismos pouco éticos.

Se eu tivesse sido um «jota-qualquer-coisa» e tivesse pretensões a ser primeiro ministro, se calhar, entendia…

A sério, a sério: eles não se parecem cada vez mais, um com o outro?

*

14 comentários:

Toni disse...

Cá para mim e como é costume no PSD a montanha uma vez mais vai parir um rato, nem sequer tem coragem de parir um coelho. A ver vamos, mas como eu nunca me engano e raramente tenho duvidas, o programa não será mais que uma versão à Salazar se por acaso ainda fosse vivo. Como já foi dito em tempos que já lá vão, que quem quer saúde que a pague, o mesmo se passa em relação à Educação e à Segurança Social, que no que se refere à reforma cada um trate da sua. Mate-se o doente e assim deixará de haver problemas. Se quer vender tudo o que dá lucro, porque não vender também o que dá prejuízo incluindo a Madeira. Sempre seria um alívio vermo-nos livres do soba do bocaça.

Faria de Carvalho disse...

Sócrates tem um programa de privatizações de 6,5 mil milhões de Euros para este ano, e esse sim quer privatizar tudo o que dá lucro. PPC entre outras coisas que não dão lucro quer privatizar a RTP1 que além de ser um sorvedouro nada acrescenta ao serviço público de televisão.

Mas não deixa de ser irónico ver a esquerda a preferir as obras faraónicas ao estado social!

E essa aldrabice da segurança social e da educação, o meu caro tem alguma fonte credível ou fica pelo diz que disse? Se não não tiver e quiser saber, eu explico-lhe!

Anónimo disse...

Pensei que iria ser robin dos Bosques tirar os ricos e dar os pobres, mas problema será que o TGV virá mais tarde e não tens alternativas

A. M. Abreu disse...

O TGV é um investimento com retorno. Pode ser de amortização prolongada, não apenas com os resultados da exploração, mas com o aumento do turismo da região de Lisboa e o peso deste aumento na economia, seguramente compensarão o investimento. Retirar dinheiro a este investimento para o distribuir pelo pais, será deitar dinheiro à rua, que pelos vistos já falta. Os hoteleiros de Lisboa têm motivos para ficar preocupados...

X. disse...

Ainda mal refeitos do "inginheiro" domingueiro lá vem um "economista de pacotilha" vomitar um disparate.

Este Coelho enganou o mágico.

Não saiu da cartola pelo simples facto de já estar cá fora.

Olhe que no tempo das cruzadas aquela gajada levava a biblia numa mão e a espada na outra exemplo seguido por outros artistas que, em nome da cruz, roubaram as civilizações sul-americanas.

É isso, Lorenço, eles andaram todos na mesma escola.

Anónimo disse...

para quem acreditava que P. Coelho era uma alternativa a Sócrates.

Razão tem Jerónimo de Sousa quando diz que "são farinha do mesmo saco".

Farinha de fraca qualidade, entenda-se....

Com o que fizeram os Governos de Sócrates, o PSD, com um lider a sério estava com mais de 20 pontos nas sondagens e tinha a amioria absoluta garantida.

Assim, não sei não, começo a recear que nem as eleições vai ganhar

Anónimo disse...

Mas não há ninguem do PSD mais abalizado que esse de Marco António que só quer ir para o poder. Sá se olha ao espelho e diz eu já sou ministro. Que tristeza de classe politica. É mesmo de rasca.
A única coisa que ouvimos como propostas do PSD é a privatização da educação, da saúde, etc.etc. Para pior já basta o sócrates. Vamos de mal a pior.

Anónimo disse...

Desculpem mas os que estão agarrados ao tacho vão ter que saltar porque estão a gastar muito.
Este não tirou um curso ao Domingo e nunca foi governante. Tem esse benefício da dúvida.
Atirar poeira para os olhos para defender o tacho ou as influências é muito feio.
E mais se o Sócrates não sabe mais, dê o lugar a outro. Não temos que nos afundar por causa de um incompetente.

Anónimo disse...

"Pinóquios" e muito incomodados. Até já chamam de selvagens aos jornalistas brasileiros em surdina por perguntas que incomoda o "Pinóquio".

Anónimo disse...

Venha quem vier , certamente que fará melhor do que Sócrates que está á 16 anos a fazer parte do governo e nos conduziu a este estado !
Ou querem fazer passar a ideia que a culpa foi da oposição ?
Haja vergonha !

Anónimo disse...

Esses banqueiros que arruinaram a economia, a urbanização da coelha, em Albufeira, esse dinheiro que veio da CEE para desenvolver, o país, compraram jipes e vivendas de luxo, esses patrões que mandaram vir gente de todo o mundo para terem mão de obra barata, e sem reclamarem, e depois começaram a ter que pagar impostos, fecharam as empresas, e puseram todos no desemprego, com a desculpa da crise, quem são, não são da oposião!!!
Os políticos são todos culpados, e alguns agentes económicos também, os lacais, os lambe botas, os puxa saco, que só vêm a cor do seu partido, não conseguem enxergar mais nada para além disso, também não podem tirar o rabo de fora...

Anónimo disse...

Calma Portugueses.O futuro apresenta-se risonho... Com a privatização da saúde e da educação públicas (pilares da democracia e do Estado Social), pelo futuro governo Passos Coelho/Marquito António, o Estado vai ficar com mais dinheiro. Mas o direito ao acesso à saúde e à educação vai ser previlégio dos mais ricos.Os pobres esses continuarão a constituir as franjas marginais da sociedade. . Reduzir o número de deputados, estabelecer plafons para os vencimentos dos gestores públicos, PS e PSD estão pouco interessados porque isso afectará as suas clientelas politico partidárias. Os boys do PS preparam as malas para sair. Alguns para lugares dessas empresas públicas, outros para o desemprego contribuindo para aumentar a taxa de desemprego. Os boys do PSD já se prefilam para ocupar esses lugares, deixando o desemprego, contribuindo para baixar as taxas de desemprego. Ou seja, ficam tudo na mesmas só mudam as moscas. Mas que importância tem isso para estes parasitas da sociedade? Nenhuma. Para mim que já pouco beneficio do Estado Social só tem importância enquanto cidadão com preocupações sociais.

Anónimo disse...

"Venha quem vier" quem esta´la´ ha´16 anos e´o teu amigo cavaco, e espera pela pancada porque se e´s dos que pagam impostos o IVA proposto pelo teu amigo Passos Lapin vai passar para 25º/º so´para começar a dar cabo do que resta.

Anónimo disse...

O Passos Coelho ainda não fez nada. E já está a ser acusado por antecipação.
Contrariamente a um PM que MENTIU desde as habilitações literárias e ainda procurou vitimizar-se pelos 16 anos de poder de que gozou. Só faltava mais esta.