já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 13 de março de 2011

Geração «à rasca»

depois desta demonstração, quem está mais «à rasca» - os jovens ou o governo?
Imagem da manifestação publicada pelo jornal «Diário Económico»
As notas de imprensa da Lusa dão conta que “a manifestação da «geração à rasca» juntou mais de 200 mil pessoas em Lisboa e 80 mil no Porto”.

Quando estes números foram anunciados na Praça do Rossio, em Lisboa, gritou-se “a rua é nossa!”.

A manifestação, que foi convocada a partir de redes sociais, encheu a avenida da Liberdade, juntou uma multidão, predominantemente jovem.

A imprensa de amanhã vai referir uma organização caótica, e assinalar a presença de movimentos heterogéneos, desde neo-nazis aos defensores dos direitos homossexuais. Políticos… poucos, felizmente, ainda que um ou outro tenham tido o «descaramento» de aparecer (há sempre os aproveitadores!).

Viram-se famílias inteiras a gritar as frases que se impõem: “com precariedade não há liberdade"; “chega, basta de viver á rasca”, “fora com os ladrões”, ou talvez o mais significativo: “Portugal! Portugal! Portugal!”.

E para que voltemos a ser um «imenso Portugal», oxalá os políticos de todos os quadrantes oiçam e interiorizem a mensagem!
*

17 comentários:

Susana Gama disse...

Não esquecer Faro com 6.000 pessoas, a 3ª maior concentração de pessoas no país.

Anónimo disse...

Um dos grandes mitos é que em democracia há sempre alternativas e soluções. Se tal fosse verdade nunca teriam aparecido, como aparecem, as ditaduras. Esta manifestação (pese embora os aproveitamentos e penduras do costume) foi, no geral, genuína, legítima, pacífica e sensata: várias gerações disseram o que está mal e apontaram razões e responsabilidades, inclusivamente as suas. E tudo ainda em nome da democracia, de uma melhor democracia. Mas a nossa está bloqueada, enquistada e sem saída. A falta de entendimento construtivo entre todas as forças partidárias parlamentares sem excepção, sem truques ou cinismos, como se impunha fazer face aos problemas e dificuldades actuais, são o pior sinal que se pode dar, interna e externamente, de que se está a tentar inverter a situação. O PR , nos últimos anos assistiu e contemporizou, agora acordou e falou, ainda está para se ver actuar, chamar todos à mesa, unir e resolver. Os media, comentadores e políticos, não querem ver ou não percebem o que se está a passar, foge-lhes o essencial e pintam em traço grosso. Esperemos que uma próxima manifestação ou acontecimento não tenha outros protagonistas e objectivos menos justos, claros e humanos.

J. Abrantes disse...

Eu penso que o aspecto mais positivo deste movimento não foi a manifestação em si, mas sim o facto de a maior parte dos jovens ter-se preocupado com o estado da nação, durante algumas semanas.

Anónimo disse...

As gerações das passagens administrativas e
facilitismo atroz vai pagar os erros na educação perpetrados/consentidos pelos vossos papás!!! A vida não é só Rallies das tascas!!!!

C.C. disse...

Meninos dos papás que esperam que empregos caiam dos céus assim que acabam o curso pago as custas dos pais que sustentam não só os estudos como também as noitadas de borgas e folias. Estão à Rasca? Comecem por poupar nas idas a discotecas e nas bebedeiras... Talvez quando O senhor Patas de Coelho for para o governo fiquem mais contentes...

Sara Dias disse...

Querer um milhão na rua é uma coisa, vê-lo é outra. A manif foi ótima, mas estava pouca gente. Para se ter uma ideia, um milhão é o que junta "só" à parada gay anual em Madrid! por isso, ver 100, 200, vá lá, 300 mil em lisboa é pouco. significa que o pessoal já está com uma letargia tal que já nem se levanta para sair à rua... Um milhão, aliás, dois ou três, de votos em branco nas urnas, isso sim seria uma maneira de mandar esta gente embora. e não é só o Sócrates, são todos! De ponta a ponta. Desde os copinhos de leite do cds/psd até aos fatelas da esquerda mais manhosa. Tudo corrido!

UM MILHÃO DE VOTOS EM BRANCO É QUE ERA LINDO !!!!

Anónimo disse...

Geração de esquerda educada nos direitos. Deveres é só para quem paga impostos.
Quando acordarem para a vida vão ter muitas dores de cabeça.

Pajó disse...

Precariedade é consequência de demasiado Estado
Os trabalhadores por conta de outrém sofrem a terrível precariedade, mas os empresários honestos também sofrem para honrar os seus deveres para com os trabalhadores, pois são sugados em impostos pelo Estado, que em troca nem lhes garante um subsídio em caso de doença. Há que alterar a lei laboral e dar mais estabilidade aos pequenos e médios empresários para que possam em segurança converter os falsos recibos verdes em contratos sérios aos trabalhadores competentes.

Paulo & Rosário disse...

Nada será como foi antes . Ontem assistiu-se no País a um virar de página. O Povo Unido Jamais Será Vencido. Ou é mentira ?

Anónimo disse...

Não deixa de ser sintomático que na metade interior do país, que sistematicamente se lamenta de ser preterida, não tenha havido manifestações como na metade litoral (houve apenas uma manif de 60 pessoas em Castelo Branco). Será que o interior não está à rasca?

Artur L. Simões

Anónimo disse...

4 milhões de pobres ainda não chegam.... faltam mais 3 milhões, não se esqueçam que existêm cerca de 3 milhôes de Portugueses que interessa que o sistema continue, pois utilizam o istema para explorar.

Anónimo disse...

4 milhões de pobres ainda não chegam.... faltam mais 3 milhões, não se esqueçam que existêm cerca de 3 milhôes de Portugueses que interessa que o sistema continue, pois utilizam o istema para explorar.

Zá Mané - Lagos disse...

O mal dos Portugueses é generalizar e não ligarem á politica, os politicos sempre gozaram com o povo, uma parte do povo continua a votar nos mesmos, porque eles próprios escravizam o seu semelhante e querem o andar da carruagem

Anónimo disse...

A moção de censura apresentada pelo BE nao foi faccionaria como podem ver nas ruas. É a justiça social reacionária a começar pelo PR, psd, cds e acabando nestes filhos da pu...ta. Ardam todos no inferno. VIVA A DEMOCRACIA

Anónimo disse...

Os militares têm de se juntar ao povo.
Esta politica do capitalismo selvagem tem de acabar.
Temos de tratar deles e precisamos dos militares!
Estamos cansados de 30 anos de PSD e PS.
Estamos fartos de trabalho escravo enquanto as empresas que nos escravizam vão sumando lucros fabulosos.
Fora com estes grupos mafiosos!

Arnaldo disse...

Acho que deviam mudar o nome da manisfestação de " Geração a rasca " para o nome de " Portugal a rasca ".Está quase toda a gente a rasca em portugal, jovens, velhos, crianças tudo a rasca menos claro os corruptos,deputados,ministros e os boys e girls deles.

Vicente C. Silva disse...

Lá vêm os estalinistas a mostrar o que valem, e o que de facto adoram: mortes, e aniquilar gente. O país necessita de uma limpeza, mas não de uma dessas limpezas à comunista.
Deixa lá os militares ó anónimo!