já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 24 de março de 2011

Um país «escavacado»

e agora, presidente, qual é a sua solução?

Cavaco Silva nunca escondeu que o seu «ódio de estimação» se chama José Sócrates. Mais dia, menos dia, este estava condenado a «pagar-lhe» eventuais agravos.

Não sei se Cavaco foi um bom professor, ou não – ainda que seja verdade que nunca escutei a nenhum dos seus ex-alunos gabarem-lhe os méritos.


Mas sei que foi um péssimo primeiro-ministro, cujo único mérito foi destruir o equilíbrio financeiro que Ernâni Lopes, a muito custo alcançara.


Assim, não me é possível saber se tem bons, médios ou maus conhecimentos sobre economia e finanças.


Mas, porque ocupou o cargo de chefe de governo, Cavaco conhece bem quais as consequências da queda de um governo na conjuntura europeia actual.


Mas nada fez para o evitar. Ao contrário: aproveitou um facto de ca-ca-ra-cá para se dar ares de «virgem ofendida» para se esconder na concha, estimulando com a sua atitude - e com o apoio dos «gurus conselheiros» Pacheco Pereira, Fernando Lima e Ferreira Leite e pela omnipresença de Maria - o precipitar da queda de Sócrates.


Portugal bateu no fundo; o ratting de Portugal baixou dois (2) níveis em poucas horas, caindo de +A para -A; os juros da dívida pública subiram de imediato para 8,5%, a cinco anos; a bolsa de Lisboa registou a queda máxima desde a implantação da República; o euro desvalorizou face ao dólar e ao ien; as economias de Espanha, Itália e Inglaterra entraram em pânico; a senhora Merckl está furiosa porque, para salvar Portugal, concitou o desagrado dos alemães e até Durão Barroso está «danado» com a falta de intervenção de Cavaco Silva.


Provavelmente, Cavaco – eleito por apenas 22 por cento dos portugueses - não perdeu o sono.


Há, na parte mais ocidental da Ibéria, um povo muito estranho: não se governa nem se deixa governar! ” - escreveu, no séc. I ou II a.C., um general romano em serviço na Ibéria, em carta enviada ao imperador.


Obrigado, professor Cavaco, por dar razão ao general. *

13 comentários:

Anónimo disse...

E o general não disse que os generais de cá são os piores!

Anónimo disse...

Não percebo... sinceramente!!! Porque é que a moody´s parece ter interesse em que o FMI entre em Portugal? Se é realmente benéfico o FMI entrar o porque do governo não o aceitar? Porque é que ainda que a "europa" verifique que grandes esforços estão a ser feitos por Portugal o rating desce!? Porque ´que o governo não barra de uma vez as grandes obras? Porque é que o governo nao vai buscar o dinheiro aos clubes de futebol? Porque é que de uma vez o PS e o PSD não são verdadeiros e deixo de lutar ao "eu quero o tacho"??? Eu não tenho um contrato, eu não posso utilizar carros a electricidade, eu não consigo pagar o seguro do carro que utilizo, eu nao quero sair de Portugal, eu quero ter um futuro...

Gonçalo Feio

Anónimo disse...

Existe um PR na Europa ainda a tempo de remeter responsabilidades, que se dizem desgovernadas, evitar as piores refregas e escolher o menor dos males na frente tempestiva dos meses que se seguem.

Não existem palavras para em que se envolveu hoje o líder da oposição. Verdadeiras varas verdes são as suas ideias e convicções.

Gaúcho

Numa pretensão auspiciosa ao cargo de PM alguém mais velho na família devia ensinar-lhe a lustrar a própria sabedoria se é que a bota realmente marcha.

Anónimo disse...

Na casa da República Portuguesa hoje só existem inimputáveis birrentos e o seu único “entendimento” foi forçar a mão do, garante da estabilidade, a dar-lhes uma oportunidade no palco.

É caso para assinalar, isto não é, uma orquestra, é uma banda rock, com instrumentos de plástico sublinho e não existe tempo, paciência ou dinheiro para instrui-los na vida.

Anónimo disse...

OH1 senhor Presidente do Estado Português...
Estou a escrever às 0.30 horas.
SE OS JUROS DA DÍVIDA SUBIREM E AQUECEREM até às 12 horas.
Senhor Presidente,-- Faça de imediato um governo de Salvação Nacional de sua iniciativa..

F. Vieira disse...

O exemplo mais que perfeito da mediocridade do povo Português, ou pelo menos 25% dele.
Expoente máximo da mesquinhez, ressabiamento e do rancor.

Anónimo disse...

Se (e é o mais certo)´Zé Socras ganhar as eleições, o senhor Cavaco tem a dignidade de se demitir?

Não se esqueça que a maioria não o elegeu!

Anónimo disse...

Lá fora tenho vergonha que saibam que sou português!
Tenho vergonha dos políticos e governantes que temos.
Tenho vergonha da justiça que temos.
Tenho vergonha dos serviços que temos.
Tenho vergonha das estradas e ruas que temos.

Anónimo disse...

Tudo se perfila para que Paulo Portas seja o motor do regime.

Anónimo disse...

Vamos ver como se comporta hoje, na recepção aos partidos, este presidente de alguns portugueses.

Ricardo disse...

Parabéns Sr. Presidente. Conseguiu o que queria. Agora venham as eleições e vamos gastar mais 13 milhões de euros. É com este "incêndio" na política que pretende resolver os problemas? Acha que é o PSD que vai resolver os problemas? Eu não tenho partido mas neste fase da crise era deixar este governo andar até as próximas eleições pois não tem maioria absoluta. Qualquer partido que suba ao poder vai "reinar" da mesma maneira que o PS pois não há dinheiro. Sinto-me triste.

RAQUEL disse...

TRISTEZA E PURA DESILUSÃO É TUDO O QUE NESTE MOMENTO EU E MAIOR PARTE DOS PORTUGUESES PODEM SENTIR...

MAIS ELEIÇÕES? PARA FICAR IGUALOU PIOR?

NÃO GASTEM MAIS DINHEIRO QUE TANTA FALTA FAZ A ESTE NOSSO E POBRE PAÍS...

FOME DE PODER NÃO PODE LEVAR A TANTA IRRESPONSABILIDADE...

Anónimo disse...

Nasci em portugal mas tenho tambem passporte de outro país. Será que estes politicos de M seram capases de dar-me o dinheiro que eu coloquei cá?!