já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 11 de julho de 2009

Apoios para os pescadores algarvios

aconselhados a criar restaurantes e creches
Imagem: O secretário de Estado Luís Vieira
Vinte e dois mil pescadores portugueses, de 50 concelhos, vão poder usufruir de 26 milhões de euros de apoios governamentais para formar pequenas e médias empresas. Algarve recebe mais de um quinto do dinheiro. Só o Sotavento algarvio receberá 3,739 milhões de euros.

"Por cada mil euros de investimento privado há 70 por cento de apoios de fundos perdidos para os privados".

As afirmações foram feitas pelo secretário de Estado da Agricultura e Pescas, Luís Vieira, durante o acto público de contratualização, que decorreu ontem no Governo Civil de Faro.

Vieira esclareceu que os apoios devem ter como alvo os pescadores e suas famílias, para que lhes seja possível criar pequenas e médias empresas de turismo ou restaurantes. Mas lembrou também que os pescadores deverão também pensar na criação de creches, lares de terceira idade ou oficinas, complementando, assim, a "coesão económica, social e ambiental das comunidades de pescadores".

2 comentários:

CRF disse...

A pesca não precisa só de apoios monetários que acabarão por ir encher os bolsos dos do costume,a nível local talvez fosse mais interessante fazer uma praça de peixe com mais locais de venda para permitir uma maior disputa pelo peixe em lota e tornar obrigatória a fixação de informação sobre a proveniência do pescado tal como fazem as grandes superfícies,outra medida seria legislar acerca da primeira venda em lota que foi prometido pelo ministro mas que até agora não passa de mais uma promessa que fica por cumprir.Vou deixar uma pergunta para quem souber a resposta;visto que as instalações da lota estão concluídas há algum tempo(lota, estaleiro e armazéns)porque é que não entram em funcionamento?Será que estão aguardando por uma altura mais propicia?Se assim for não demora muito tempo.

Anónimo disse...

Não percebi nada!
Quer ajudar os pescadores mas eles que vão mas é fazer creches???
Isto é areia de mais para a minha camionete