já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 18 de julho de 2009

Discutir o futuro

ou continuar alienados pela retórica dos discursos
O país está envolto numa neblina política que promete manter-se até Outubro. Os meios de comunicação, os cartazes, as cerimónias públicas, as inaugurações, tudo concorre para uma concepção redutora: a ‘fulanização’ da política nacional.

Mas a cidadania não se esgota nos partidos. Não pode esgotar-se nos partidos políticos e nos interesses dos fulanos que a protagoni-zam. Por isso, nasceu uma petição lançada por cidadãos, “insatisfei-tos com os conteúdos e a qualidade do debate político-partidário”, que pretende credibilizar o debate de ideias nas campanhas eleitorais.

"Estamos em vésperas de eleições. Os cidadãos, mulheres e homens, poderão ficar, mais uma vez, perante um menu diversificado de propostas avulsas, raramente bem esclarecidas e coerentes, sem terem em seu poder os dados necessários para fundamentarem e fazerem as suas escolhas. Continuarão alienados pela retórica dos discursos e cada vez mais descrentes quanto à importância do seu voto".

A petição vai ser entregue a todos os partidos políticos porque, se estes não mudarem o rumo das pré-campanhas em curso, não será o futuro do País que se discutirá. Se tudo continuar como está, apenas parecerá estar em causa a escolha de um primeiro-ministro a partir de duas personagens - José Sócrates ou Manuela Ferreira Leite – ou do senhor A ou do senhor B para a presidência da câmara local.

10 comentários:

CRF disse...

Eu não tenho mesmo dúvidas nenhumas de que a escolha se resume a PS ou PSD porque os portugueses não querem de outra maneira falam em mudar mas na hora de decidir votam nos mesmos. Há trinta anos que o fazem porque o fariam agora de maneira diferente?

Anónimo disse...

Alguém viu os políticos preocupados em discutir os assuntos da Europa para as eleições europeias? Foi só Freport e BPN e coisas assim.
Porque iam discutir agora coisas sérias?
Só os que estão a querer o tachinho.
Alguém sabe já quem são os candidatos do PSD e do PS?

Anónimo disse...

Taxistas...
Mandem esses gajos todos trabalhar!

Anónimo disse...

Hontem não houve uma reunião da Distrital do PS para escolherem os candidatos a tachistas? Desculpem: os candidatos a deputados?
Contem lá quem são. O PSD já informou, mas os xuxas parece que tem medo...
Deve ser o medo do Dr. Seruca!

Anónimo disse...

Então os do PSD não São tachista?
Se o PSD já enformou é por eles estão
com mais pressa de chegar ao tacho, e por hoje fica assim.

Perguntador disse...

Só os do PSD tem pressa de chegar aos tachos como diz este anónimo?
Disseram-me que os socialistas não se entendem porque os lugares não chegam para todos. Ainda por cima parece que a Jamila tem de ficar de cabeça de lista porque não arranjou o tachinho de Bruxelas.
Vai ser lindo, vai...

Anónimo disse...

Nao percebi nada dessa conversa do medo. Podem explicar?

Não vou para a politica disse...

Aqui ninguém precisa de discutir nada nem esclarecer o que se pretende quando se concorre nas eleições. Já toda a gente sabe o que eles pretendem. Querem um lugarinho bem remunerado e o resto que se lixe. Há gente na política que nunca fez nada na vida, Tiram um cursozinho e agarram num tacho e depois não o querem perder.
A discussão está feita. O esclarecimento também: cada um daqueles gajos quer é o seu.
Vejam lá os politicos de cá... O Bota, trabalhou uns aninhos no banco e viu que aquilo de ter de estar todos os dias lá a horas era uma chatice. Então experimentou as cantigas. Mas como cantor... faltavam-lhe as notas. Vá prá política!
E os outros? Tudo parecido.
Se passamos para os do PS, idem idem. Essa Jamila mal acabou os estudos, já o pai de Alte a tinha encaminhado. O Parlamento Europeu dava-lhe num mês mais do que eu recebo num ano... O Freitas, trabalhou uns meses no Patacão... ele aí vai para os tachos. O Hugo nem emprego teve também alguma vez. E se vamos para os autarcas também se encontram das boas. O Aleixo foi ver se era mais fácil tratar do lugarzinho da Câmara do que da papelaria. Lixou-se. O Seruca estava farto de ter de se deslocar para o centro de Saúde de Quarteira. E os outros? O P. Bernardo é o Hugo do PSD. Nunca mexeu uma palha e depois estão aqueles Xicos espertos do Guerreiro, do Rei da Alfarroba troca placas de transito... bem, o melhor é nem falar nisso. E não quero falar no Vairinhos porque desse nem vale a pena.
Como vêem, trata-se tudo de gente muito trabalhadora e muito interessada na resolução dos problemas do Povo, do País e do Concelho.
Como dizia o outro: vão dar banho ao cão.Ou doutra maneira: Vâo trabalhar, malandros.

Anónimo disse...

Esso artista dos "xuxas" prá qui "xuxas" prá li terá alguma coisa na boca enquanto tecla ? Parte um dedo man. Deves ser uma grande mamão.

Que lá saber de quotas disse...

“Nunca o PS teve tantos jovens e tantas mulheres como cabeças-de-lista”

Isto é o que vem escrito na página 10 da “Acção Socialista”.
Interessante comentário. Não conheço a realidade das outras terras mas cá para o nosso Concelho, quer o PS quer o PSD, apenas contemplaram duas Juntas de freguesias com candidatas femininas.
O PS, premiou Salir, com a presença feminina e o PSD premiou o Ameixial.
Quanto à lista da Câmara, quer um partido quer outro, que eu saiba, ainda não divulgou os nomes, embora para o PSD, se fale do nome Teresa Gravata (de Quarteira) para substituir o nosso querido Possolo Viegas.
Quanto à Assembleia Municipal, também se desconhece quem encabeçará as listas. Mas nome de mulher, não é divulgado nem mesmo ao nível de boato.
E os boatos que circulam têm nomes masculinos.
Há quem diga que o PS vai escolher o advogado Victor Faria e o PSD o Patinha Antão. Claro que não passam de boatos.
Vamos esperar para ver quantas cabeças rolarão por causa das quotas. Porque há muitos homens que têm que ficar para trás… quanto a isso….