já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 31 de julho de 2009

A propósito da rua 25 de Abril

vista com os óculos que prefiro usar

  • “... mais uma vez o Sr. Zé Carlos a comentar com os óculos cor-de-rosa uma notícia da câmara ou da junta... já parece os comentários do futebol, ás vezes!”
    (um comentário de uma autor anónimo, a propósito do post “Rua 25 de Abril, em Quarteira (1)”

De vez em quando é preciso acordar as pessoas e, hoje, cabe-me fazer alguns esclarecimentos aos leitores. Esclarecimentos que não repetirei.

Um blogue é um espaço criado propositadamente para expor opiniões. É claro que cada opinião vale o que vale, mas vale, particularmente, pela forma como os leitores encarem essas opiniões – que não têm, forçosamente, de ser coincidentes com as opiniões que quem as lê.

O ‘Calçadão de Quarteira’ não pretende ser um oráculo nem um códice legislativo ou científico. E, por isso, não vai abdicar de explanar as suas convicções sobre o mundo que o rodeia, nas suas diversas vertentes, mesmo as mais sensíveis, como as doutrinárias, sociais ou políticas.

Cada um tem a sua forma de encarar os problemas. Os redactores do ‘Calçadão’ não vão alterar a sua forma de exprimir, cada um à sua maneira, a sua opinião - só porque outros entendem que assim deveria ser. A nossa noção de cidadania leva-nos a não abdicar dos nossos direitos, e a nossa liberdade de opinião não tem de ser agrilhoada só porque outros assim o desejariam.

Procuramos estimular o debate e apelar ao alvitre criativo. Não fomentamos a maledicência, mas não a podemos impedir quando alguns leitores comentam de forma pouco sensata, às vezes infantilizada ou leviana e, por vezes, rondando mesmo a grosseria. É pena! Ocupassem o tempo que dedicam a comentar mas deixando sugestões para a resolução dos problemas, para combater a indiferença, a apatia, o erro ou as omissões, e todos nós ficaríamos mais ricos, com as suas concepções positivas, responsáveis, conscientes, democráticas e civicamente válidas.

Quando isso acontecer, ganharemos todos; porque, repito, cada opinião vale o que vale, seja qual for o ângulo de visão de quem a emitir, ou os óculos que tiver. De qualquer cor.

Estou convicto que todos aqueles que defendem a liberdade de expressão e de opinião pensam como eu.

O comentário de autor anónimo acima reproduzido, veio a calhar: a via em causa tem a designação de… 25 de Abril!

22 comentários:

Anónimo disse...

Sr. José Carlos: a sensação que tenho, é que para alguns comentadores, o 25 de Abril ainda não lhes entrou nos neurónios. Espero bem que não seja preciso outro 25.

Anónimo disse...

Não se esquecer de colocar PLUVIAIS e passeios, pois não é só de Verão que esta Rua parece o CAOS é durante TODO O ANO!!!

Raul disse...

Como disse o anónimo ali de cima, o 25 de Abril tarda a chegar ao Algarve, mesmo depois de já termos com 20 anos de atraso uma auto-estrada.

Raul disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Alice disse...

Para muitos, infelizmente, preferem discutir o acessório a tocar sequer no que é importante.
Esse é o problema de muitas cabeças vazias que aparecem aqui a comentar.

Gosto muito do Calçadão e da forma pluralista como aborda todas as questões de todos os quadrantes. Bem-haja, Calçadão!!!!!

Anónimo disse...

Só há uma coisa que o Sr. José Carlos não diz: é que a maior parte daqueles que parece que o 25 de Abril ainda não chegou são do seu próprio partido, o dos óculos cor de rosa. Já tem exemplos disso e não toca no assunto: a falta de transparência nas escolhas de candidatos para Quarteira, à muitas dezenas de anos é um bom exemplo.
Mas o senhor José Carlos..... NUNCA ABORDOU ESTE TEMA.
Não acha que era uma boa altura para o fazer?
Ou já percebeu que os óculos cor de rosa não vão impedir a maior humilhação de todos os tempos para o seu Partido?
Nas ultimas eleições para a Câmara, o PSD teve MAIORIA ABSOLUTA (mais de 50 %) e para a Junta, para ganharem ao PSD era preciso somar os votos de todos os outros partidos.
Ou estou muito enganado ou nem o 2º lugar vai para os seus óculos cor de rosa.
Cumprimentos
Victor

J. Lopes disse...

Aí o Victor tem razão: porque não se fala nas ciganices que inventaram que o avô cantigas era o melhor candidato para Quarteira?
Em 11 de Outubro verão!
Mas gostávamos que o Zé Carlos ou outro qualquer esclarecesse o que é que se tem passado porque soam por aí muitas coisas diferentes.

Também era bom que falasse no que se passa com a lista da câmara, porque o que soa é que o Vairinhos quer fazer a sua lista e os de Loulé, uma vez mais, querem ser eles a fazê-la.

Pode ser? A gente agradecia

Anónimo disse...

Mas este post tem alguma coisa que ver com as listas??????
Porra que esta gente tem a cabeça cheia de nada!

Anónimo disse...

Senhor autor do post em causa, e do presente, que se dá pelo nome de José Carlos,Sim senhor, esclarecimento cheio de emoção, mas sensato... Entendemos todavia que o socialismo deve ser derrotado e erradicado para que de novo o povo em liberdade e na verdade sorria.A continuidade laranja no nosso concelho será outro passo nesse sentido, contra o entorpecimento que a natural tirania socialista fomenta e cada vez mais nos enterra, desde há pelo menos cem anos.O socialismo deriva de uma ordem proteccionista motivada e imposta pelos medos que povoam a imaginação de argentários poderosos.Só pela educação em ordem ao livre pensamento, pela livre concorrência do comércio e da prestação dos serviços, pela insensível expressão sobre a vida das pessoas que essa tendente abstracção a que se chama Estado deve reduzir-se, e pelo absoluto respeito ao sagrado sentido do que a propriedade é, dizíamos, só então cada pessoa irá redescobrir a alegria de viver e todos juntos, nos povos em que nos constituímos, havemos de reencontrar a prosperidade almejada que o socialismo agrilhoa.Paz, Pão, Povo, Liberdade… Todos no Caminho da Verdade… Ass: Nove de Salir

Anónimo disse...

Ass em inglês = cu !!!!
Esse cara de Cu de Salir não passa de um reles reaccionário que ou me engano muito ou será um socialista desiludido porque lhe não calhou na rifa algum tacho....
Normalmente, estas pessoas reagem assim: os grandes amigos de hoje tormam-se od ódios de estimação de amanhã e que provavelmente voltarão a ser as grandes paixões de depois-de-amanhã.
Frustrações!
Recomendo-lhe o confessionário do padre Elísio.

Anónimo disse...

O QUE INTERESSA É QUE SE FAÇA OBRA.

O VAIRINHOS E ALEIXO ESTIVEREM 12, 12 ,12 (doze anos) ANOS NA CÂMARA E NÃO FIZERAM NADA , NADA PARA ACABAR COM O CAOS QUE É A RUA 25 DE ABRIL.

Anónimo disse...

Este nove de salir. é mais facista
que o Salazar O Franco O Mussolino
E o Hitler todos juntos. Lá na Serra onde eu nasci Havia um casal que tinha nove nem um que se aproveitava

Anónimo disse...

.Ao Nove de Salir

Estamos no seculo XXI vire a pagina
O que importa são as pessoas e a sua competência sejam de que partido forem.
Não defenda o indefensável este Presidente persegue as pessoas pela calada e não as suas necessidades nem as do Concelho sejamos coerentes

CRF disse...

Eu bem entendo o porquê de tentarem atribuir as culpas de tudo o que não presta em Quarteira a uma determinada
candidatura parecem esquecer-se de que antes do Vairinhos e do Aleixo na Câmara estiveram lá o Mendes Bota e o
Júlio Mealha e agora está lá o Seruca Emídio,vamos lá a dividir as culpas,que é o mais correcto.Quanto à rua 25 de Abril voltar a ter calçada,eu nunca conheci calçada na referida rua e já por cá ando há umas boas décadas.

Anónimo disse...

PESSAMOS TODOS DESCULPA AO DOUTOR VICTOR ALEIXO POR NÃO O TERMOS ELEITO.ESSE SIM HOMEM SÈRIO E TRABALHADOR.TEM SIDO AGREDIDO E MAL TRATADO CONSECUTIVAMENTE PELO ACTUAL PRESIDENTE NEM NO TEMPO DE SALAZAR SE VIA SEMELHANTE COMPORTAMENTO MAS COM A EDUCAÇÃO QUE SE LHE RECONHEÇE IGNOROU O COMPORTAMENTO DO sr SERUCA EMIDIO QUE AGORA ANDA ATRAVÈS DOS SEUS HOMENS DE CAMPO E COM AS COMPRAS PARA A CAMARA DE MATERIAL DE PAPELARIA"E SE CALHAR COM OUTRAS PROMESSAS"A TENTAR SEDUZIR O
DOUTOR VITOR ALEIXO.È PRECISO
DESCARAMENTO.È DE FACTO IGUAL A SI MESMO.

Rouxinol disse...

Tenham vergonha! Falarem no Aleixo nesta altura ofende até o homem.
Se o Seruca o tem tratado mal, que é doutro partido? que havemos de dizer da forma como o Vairinhos o trem tratado, agora e quando deixou a camara?!!!
Fala mal dele a toda a gente e o Aleixo fez muito bem em não ter ido ao jantar do Vairinhos. Misturas com canalha, só faz mais canalha.
Vairinhos NUNCA!!!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Prezados Leitores e Comentaristas,Isso mesmo, o desaparecimento da “sociedade de confessionário” promoveu a instalação da tirania socialista…Agora, não nos queiram colocar nessa mesma moeda socialista de Salazares, francos, mussolinis, hitleres, estalines, maos, titos, castros, chavez, kim’s, cunhais, soares, louçãs, entre outros e a maioria de vocês que aqui escrevem… Uns numa face da moeda, os outros na outra. O que é necessário ao mundo, é acabar com essa moeda. No que mais acreditamos é de facto nas pessoas, mas com essa coisa de fazer passar a morte das ideologias o socialismo se implantou e navega em sua plenitude… Ilude o povo invocando as pessoas, que os partidos não interessam, para que não tenha oposição pensante. O fim das ideologias surgiu de um foco de pensamento para aniquilar os outros e seguir sem oposição pensante… Deixem as pessoas pensar senhores socialistas, não estrangulem o pensamento dos outros.Ass: Nove de Salir

Mário disse...

Ó José Carlos:
Este gajo é mesmo imbecil ou só imita?
Por favor, diga ao Loureço que não deixe passar tantas cretinices. Ou então divulgue o ip deste gajo, se não o quiser excluir.
Os leitores que apreciam o vosso Calçadão agradecem.

Alice disse...

Ah! Ah! Ah! Ah!
O Mário acertou em cheio. O ass de Salir deve ser mesmo burro a querer armar em intelectual. não passa do que é. Eu se fosse a vocês também moderava esse tipo.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Comentário 3 Prezados Leitores, Como vêem, a maioria das reacções aos nossos comentários ilustram bem o que dizemos do socialismo... Ass: Nove de Salir

Anónimo disse...

Arre porra não te calas.
já falas menos, e não dizes nada.
se queres vender banha da cobra
vai ai para as feiras mercados
fdddddddddddddddddd