«indecisos» irão resolver a governabilidade
Imagem: intenção de voto (23 a 28 de Julho)A elevada percentagem de indecisos (22,8% não sabem ou não res-pondem), a menos de dois meses das eleições, é um sinal preocupan-te para os maiores partidos, mais penalizados com a abstenção.
Esta é uma conclusão do «estudo de opinião» efectuado pela Euroson-dagem, para o Expresso, SIC e R. Renascença, de 23 a 28 de Julho.
A tendência é para o empate técnico entre PS e PSD, agora com valores mais próximos dos verificados em Julho. Desta vez O PS, que lidera as intenções de voto, fica apenas a 1,5% do PSD.
Mas ambos “os grandes” descem nas intenções de voto, ao contrário do CDS/PP (+1,1%) e do BE (+0,4%).
Com este resultado os pequenos partidos com representação parlamentar assumem maior importância numa solução governativa. Se a direita (PSD e CDS/PP) está longe de um resultado que permita formar governo maioritário, também a esquerda não consegue estabilidade parlamentar apenas com um entendimento a dois, seja PS/BE ou PS/CDU.
Só mesmo uma solução a três (PS, BE e CDU), poderia garantir maioria de deputados.
Outra solução seria o bloco central. Mas alguém acredita nisso?
23 comentários:
Felizmente, os portugueses vão beneficiar de um longo período de reflexão (Agosto) para pensar nas consequências da cruz que vão desenhar no boletim de voto.
Pequena pergunta (i)lógica: não é com uma cruz que os analfabetos assinam?
Caminhamos alegremente para o abismo. Enfim, a próxima legislatura será curta e caótica. E vem na pior altura possível... Mas talvez sirva para o país aprender alguma coisa.
Pelo que vemos quer o PS quer o PSD podem sair vencedores. Era útil que, antes das eleições, eles informassem o País com quem vão fazer as coligações. Assim os eleitores poderiam orientar melhor a sua escolha.
PSD sempre. Daqui a 2 meses o engenheiro Sócrates vai ver de que lhe serve a soberba.
Se olharmos bem para a sondagem que hoje já foi divulgada, vemos que Sócrates mantém uma capital imoportante de imagem positiva, só ultrapassada peo Presidente Cavaco. E apesar da maior crise económico-financeira global que practicamente qualquer pessoa em Portugal atravessou durante a sua vida:
Mesmo após 4 anos debaixo de fogo, Sócrates é o motor do PS, aguentando-se 6% acima do resultado do partido.
É obra!
Mesmo beneficiando de 4 anos de "defeso" , Ferreira Leite é o castigo do PSD, arrastando-se 7% abaixo do partido.
É fado!
Ou de como os interesses que movem os fazedores de notícias e as carpideiras de serviço não é tão eficaz como se pensa
Campanha eleitoral = propaganda... promessas e promessas, nenhuma delas para cumprir... isto tanto vale para o PS como para a sua versão a Diesel.
Os outros... tristeza... PP mais do mesmo, PCP, inabalavel como sempre nas teorias da URSS, o BE, manifestamente ainda não tem capacidade para fazer nada (governar), ainda por cima agarrados aquela da "esquerda revolucionaria"....
Mau filme, muito mau... os actores não prestam e o cenario esta mal feito, vê-se mesmo que é cenário....
O que vale é que divertido vai ser... acho que vai ser a campanha mais hilariante que ja alguma vez vi seguida de um desgoverno absoluto. O parlamento provavelmente vai parecer uma discussão de "peixeiras"... so espero que começem a andar "à pancada", tipo parlamento japones ou coreano... vai ser divertido.. pelo menos.
Fim-da-Linha
1. Ninguém leva a sério os inquéritos deste teor;
2. Os inquiridos não respondem necessariamente a verdade, até porque a "conversa" é via telefone;
3. Muita gente só no próprio dia é que decide em quem vai votar;
4. Os "responsáveis" pelas sondagens não são "isentos".
MANDEM AS SONDAGENS PENTEAR MACACOS
Depois de passar meses a apresentar sondagens grosseiramente erradas, tendenciosamente enviezadas a favor do partido do poder, restava à Eurosondagem apresentar uma justificação e afirmar a intenção de corrigir os erros cometidos.
O esquema de amostragem foi melhorado? O sistema de recolha de informação tinha defeitos? Não se sabe. A Eurosondagem nada disse.
Pelo que estes resultados não me merecem qualquer credibilidade. Na verdade, acho que o Bloco está subavaliado e que o PS está sobreavaliado, como de costume.
Que lhes faça bom proveito e que ganhem muito dinheiro com estas tretas.
Quando se publicam resultados de sondagens é obrigatório a divulgação da ficha técnica da mesma, atenção á Legislação.
No algarve não fazem sondagens?
Era bom saber quantos pontos vamos ficar a frente do PS
mesmo estando mal como vôces dizem mais val o socrates que a ferreira leite essa nunca é uma ditadora já sofri na pele no tempo que ela lá esteve fiquei a ódiar leite que hoje só bebo leite de soja a vida vai melhorar mas sem leite
Haja coragem votar para as Legislativas não tem nada a ver com as Autarquicas.
Eu voto PSD para as legislativas e para as autarquicas voto VAIRINHOS para ver de o concelho ganha andamento.
Haja coragem votar para as Legislativas não tem nada a ver com as Autarquicas.
Eu voto PSD para as legislativas e para as autarquicas voto VAIRINHOS para ver de o concelho ganha andamento.
No futebol quando a equipa não ata nem desata muda-se o treinador é preciso fazer alguma coisa . Este pais está nessa situação , votem em quem votar o que faz falta é mudar para que o povo volte a ter esperança . Já chega de Sócrates e agora com aquela de querer casar paneleiros , penso que não era preciso defender tanto a classe !
Ninguém está preocupado como o que pode acontecer ao país se esta sondagem estiver certa?
Repare-se q o País ficará ingovernável, vai ser marcado pelos famosos "duodécimos", o que acrescido à crise mundial
Quer dizer: teremos a crise financdeira (nacional e internacional) e a crise política.
Ainda por cima, Cavaco não poderá demitir o Governo...
É trágico e vcs brincam?
É isso: os nossos políticos é tudo gente séria e capaz:
O Ministério Público está a investigar Dias Loureiro por suspeita de evasão e fraude fiscal, no âmbito da venda da Plêiade à Sociedade Lusa de Negócios, noticiou hoje o Correio da Manhã.
Continuo convencido que caso nenhum partido consiga uma maioria absoluta, o País vai ficar ingovernavel. Não é bom para nenhum português. Há quem pense que sim, mas este regabofe será pago um dia. Não estamos a criar riqueza e estamos a viver acima das nossas possibilidades. Isto em termos colectivos como é óbvio. Será uma pena que se interrompa um bom trabalho que começou. As pessoas que navegam aqui têm cultura bastante para entender isso. Se não o fazem por uma questão de militância é de lamentar. O País deve estar à frente dos interesses partidários, mas infelizmente não é assim. Voltei a interessar-me pela politica porque pensei que era desta. Na I Républica foi assim até que apereceu um salvador segundo diziam e aí permaneceu 48 anos. Os factos historicos não se repetem mas sucedem-se. Espero que me engane.
Macário em Faro teve como musa inspiradora Alberto João Jardim. Santana em Lisboa teve ao lado a M.F.Leite que dele disse cobras e lagartos. O PS está como se vê. Como podem colocar como viável repetir outra vez o mesmo filme? Será que estamos condenados a nascer, crescer e morrer a ver sempre o mesmo filme? Por favor...
Só uma reflexão:
Se legitima ou ilegitimamente comparar-mos os valores das sondagens para as europeias com os resultados das eleições e extrapolarmos os valores das actuais para a legislativas, então o PSD ganhará de forma categórica!!!
E a impensável e inconcebível-para os socialistas- maioria absoluta do PSD adivinha-se a cada passo cada vez menos impossível!!!!!!!
Até gostava de ver estes resultados tornarem-se efectivos!
Gostava de ver Sócrates a governar com esta AR!
Teria necessidade de fazer mais do que um acordo parlamentar com o BE, teria de dar-lhe algumas cadeiras no governo e isso seria o fim de Sócrates e do BE!
Gostava de ver!
Manuela Ferreira Leite, enquanto nº2 e ministra das Finanças do governo Barroso privatizou, ou vendeu como soe melhor dizer-se, a rede fixa da Portugal Telecom, que era propriedade do Estado, por 365 milhões de euros. Nesse mesmo ano de 2002 o último relatório de contas da PT a mesma rede fixa valia 2.300 milhões. É sem dúvida um negócio ruinoso para o Estado, que para além disso perdeu o rendimento do aluguer da Rede no valor de 18 milhões de euros anuais. Mas a lider do PSD tentou descartar a questão remetendo-a para o partido “compagnon de route” desde o 25 de Novembro (os amigos são para as ocasiões) e desmentiu ela própria o presidente da administração da PT: “a venda foi negociada pelo governo “socialista” de Guterres” – é mentira!, claro, Ferreira Leite aprovou mesmo a venda da rede fixa à PT, uma empresa cotada na bolsa de New York
o orgão oficial do PSD, com o titulo "PS perde para todos". Mas como um comentador acima frizou, emrelação às europeias o PS subiu de 26% para 35%, enquanto o PSD só subiu de 32% para 34%. Mas não podemos esquecermo-nos que o PSd ganhou as eleições europeias apenas com 11,7% dos eleitores inscritos nos cadernos eleitorais...
O PSD nem anuncia o programa antes do fim de Agosto.
SÃO OS POLÍTICOS QUE TEMOS!!!
Reparem no que está a acontecer com os deputados europeus e o que lá foram pensam de nós:
Nenhum dos 22 deputados portugueses no Parlamento Europeu (PE) vai ocupar cargos de grande relevo no início da nova legislatura, uma situação que ilustra a perda progressiva de influência dos eleitos nacionais ao longo do tempo.
Enviar um comentário