já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Rua 25 de Abril, em Quarteira (1)

projecto para a reabilitação urbana
Aquela que, durante centenas de anos, foi a principal via urbana de Quarteira, que, antes de ser Rua Dr. Oliveira Salazar, era apenas “a estrada”, e que agora é Rua 25 de Abril, irá receber obras de “reabi-litação urbana profunda”, o que, no dizer da Câmara de Loulé, constituirá “um passo para o ordenamento da cidade”.

A autarquia louletana diz que, “nesse sentido, foi lançado um concur-so público para contratação de uma equipa de projectistas que fará a elaboração deste projecto (…) que tem em vista dignificar a sua imagem e melhorar as condições de circulação viária e pedonal”.

Segundo a Câmara de Loulé, “a área de intervenção corresponde a 37 000 m², e integra-se em parte na área delimitada como centro histórico de Quarteira, , onde se localiza a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição”.

Trata-se de uma via urbana onde, por falta de espaço para estacio-namento, os carros estacionam de forma desordenada, obstruindo acessos a habitações e dificultando o trânsito de peões e viaturas.

Para além disso, é ainda no que se diz no comunicado da autarquia,-acresce o mau estado das infra-estruturas; não existe rede de águas pluviais, a iluminação é deficitária e os elementos de mobiliário urbano, quando existentes, não apresentam qualidade”.

É para procurar solucionar estes múltiplos problemas que a Câmara de Loulé abriu concurso público para contratação de uma equipa de projectistas, para que estes executem o projecto no prazo de 255 dias, pelo preço de 148 mil euros.

Proximamente, voltaremos ao assunto.

Temos tempo, já que vai demorar algum tempo até que acabe o prazo do concurso, depois mais um tempo até a autarquia seleccionar o vencedor e, depois, este ainda terá mas 255 dias para acabar o projecto.

Depois se verá quando começarão as obras. Para já se anuncia a intenção. O que não é mau de todo.

Ou não seria… se não estivéssemos a três meses de eleições…

16 comentários:

Anónimo disse...

Ou não seria... mais uma vez o Sr. Zé Carlos a comentar com os óculos cor-de-rosa uma notícia da câmara ou da junta... já parece os comentários do futebol, ás vezes!

Anónimo disse...

Por mim deviam era deixar a rua com calçada como estava, ficava algo digno de "centro histórico" e evitava a velocidade excessiva dos carros

Pelo desenvolvimento consertado disse...

Não é só a Rua 25 de Abril que precisa deste tipo de projectos!
Alguém tem reparado no mau estado de degradação existente na Rua São Gonçalo de Lagos?

Vergonhoso para Quarteira antiga, o que ali se passa, só dá razão a quem fala mal de Quarteira.

Não vi nenhuma preocupação da Junta nem da Autarquia naquela Zona.

Porque será?

José Carlos disse...

Ao anónimo que ontem comentou os meus óculos cor-de-rosa:

Irei responder-lhe adequadamente, em post. Hoje, não tenho tempo. Amanhã darei notícias.

Cumprimentos

J.C.

Anónimo disse...

Pois, Pois de conversa fiada estou farto por isso o meu voto jamais voltará a ser do Seruca.
Já chega de palhaçada, vamos mudar o Circo e lançar o actual executivo as feras.
Viva Joaquim Vairinhos.

Anónimo disse...

A Rua 25 de Abril foi e é a mais IMPORTANTE artéria da QUARTEIRA ANTIGA.
Grande parte desta RUA não tem PASSEIOS, NÃO TEM PLUVIAIS. DOIS ITENS muito IMPORTANTES em qualquer RUA. Algumas das ruas que entroncam na 25 de Abril TAMBEM NÃO TEM PASSEIOS NEM PLUVIAIS, fazendo confluir quando CHOVE grandes QUANTIDADES DE AGUA transformando todas estas artérias em AUTÊNTICOS RIBEIROS!!!!!!!
Esta OBRA é de grande importância para a qualidade de vida dos QUARTEIRENSES!!!!!
UM MORADOR NA RUA RAUL PROÊNÇA, QUE POR ACASO NÃO TEM PLUVIAIS, O QUE ORIGINA QUANDO CHOVE MUITO INUNDAÇÕES NAS GARAGENS!!!!!!!!

Anónimo disse...

DOZE ANOS de Joaquim Vairinhos e Aleixo e não fizeram NADA, NADA,NADA para melhorar e arranjar a RUA 25 DE ABRIL!!!!!!!!!!!!!!
Moro na RUA 25 de Abril e não esqueço as PROMESSAS DO VAIRINHOS A DIZER QUE IA ARRANJAR A RUA!!!!
NÃO ESQUEÇO E POR ISSO VOTO SERUCA!!!!

Anónimo disse...

ó companheiro de opinião diz que o Professor Doutor Vairinhos não fez nada e já saiu á 10anos ?
Então o que fez o Doutor Seruca em 8 anos(já arranjou a rua) mesmo sabendo que o Professor Doutor Vairinhos não tinha feito ?
Vote em qualquer um menos no meu colega Médico Seruca.

Anónimo disse...

Tanto doutor!!!!!
Até o Vairinhos é Doutor?
Na se esqueçam de dizer que o Izequiel é doutor!
Se querem saber a minha opinião, tanto o Seruca como o Virinhos NÃO VALEM NADA.
E quanto ao PS Izequiel, nem para tratar do lixo de Quarteira tem servido.
O menos mau ainda é o Parafusos como vocês lhe chamam.

Anónimo disse...

Prezados Leitores, Um acto de reabilitação urbana autêntico deve no princípio atender à toponímia. No caso concreto, deve reabilitar-se o nome original da via em causa: "A Estrada", e deixar de patetices socialistas de oliveiras salazares ou vinte-cincos de abris... E prever em ponto estratégico da artéria uma invocação do grande e universal cineasta Federico Fellini, e quando entenderem a reabilitação consumada por fim passarem em lugar apropriado da mesma rua a projecção da sua fita homónima (La Strada) em cerimónia que celebre a devolução do nome original àquela via real. Ass: Nove de Salir

Anónimo disse...

Prezado José Carlos,Como vê, como os outros, de antigamente, você também censura... Todavia, comentários insultuosos e despidos de propostas e argumentos você não tem pejo em colocar na rede.É isso o medo. Passe bem. Ass: Nove de Salir.

Anónimo disse...

Doze anos de Joaquim Vairinhos e Aleixo e não fizeram NADA para melhorar e arranjar a RUA 25 DE ABRIL!
Moro na R. 25 de Abril e não esqueço as promessas do Vairinhos a dizer que ia arranjar a rua!!!!
Afirmou-mo pessoalmente e a um grupo de moradores que lhe apresentaram a questão.
Não esqueço, já disse.
POR ISSO VOTO SERUCA!!!!

Fernando M. S. Soares disse...

Todos os presidentes de câmara que por cá passaram era só conversa fiada.
Quarteira dá o dinheiro para a camara gastar em Loulé e aqui vai deixando migalhinhas.
Depois de se ter aberto as avenidas novas (Sá Carneiro e Ceuta) e, vamos lá, o porto de pesca, nunca mais foi feito nada que realmente contribuisse para o progresso da terra.
Votar PS ou PSD significa votar Vairinhos ou Sedruca Emídio: LIXO!
Como o Bloco não demonstra qualquer seriedade, antes parece um bando de garotos, só me resta uma coisa: ignorar as eleições.
Não vale a pena,

Rosa Maria disse...

Entre Vairinhos e Seruca, prefiro um homem sério: Seruca.´

Rosa Maria

Anónimo disse...

Prezado José Carlos, Embora tenha publicado o nosso humilde contributo para a reabilitação da artéria em causa só depois de termos enviado duas vezes o respectivo comentário e ao constatarmos que não o lançava termos enviado a observação contida no nosso comentário anterior a este, queremos dizer-lhe que olhamos para o arrependimento como uma virtude pelo que queremos com sinceridade felicitá-lo e agradecer-lhe pelo seu acto. Ass: Nove de Salir.

Anónimo disse...

ola .... o mercado do peixe e uma vergonha ha anos que os *senhores* da junta dizem que vao fazer novo para nao falar do resto... sao todos iguais