já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 31 de julho de 2009

O que devemos pensar?

câmara de loulé lembrou-se do pdm
Quando o partido que constitui o actual executivo da Câmara de Loulé, há oito anos, apresentou o seu programa eleitoral, em lugar de destaque figurava uma necessidade imperiosa para o concelho: a revisão do Plano Director Municipal (PDM).

Oito anos depois, finalmente, a câmara lançou, esta semana, concurso público para… “contratar uma equipa técnica que fará a elaboração de trabalhos no âmbito de processo de Revisão do PDM de Loulé”. Acrescenta que os trabalhos dessa equipa deverão ser executados no prazo de 210 dias.

Muito satisfeita com a proeza, em nota de imprensa, a câmara afirma que “está dado, desta forma, mais um passo com vista à revisão de um instrumento de gestão territorial de primordial importância para o concelho”.

E esclarece: “os trabalhos a apresentar irão passar pelas propostas de revisão do PDM, de relatório ambiental decorrente da Avaliação Ambiental Estratégica, de delimitação da Reserva Ecológica Nacional (REN) de Loulé e de delimitação da Reserva Agrícola Nacional (RAN) de Loulé, para três fases distintas – estudo prévio, proposta de plano/conferência de serviços e discussão pública/versão final do plano”.

Sabemos que uma revisão do PDM não é uma tarefa fácil, que envolve a elaboração de diversos e complexos estudos, que há imensas condicionantes: RAN, REN, PNOT, POOC, PROT, PSRN, PROF e sabe-se lá que mais.

Mas foi preciso chegar a menos de dois meses do final do seu segundo mandato, para finalmente lançar um “concurso público para contratar a equipa técnica que fará a elaboração de trabalhos?

Se disséssemos agora que “cheira” a mais uma manobra eleitoral, iríamos ser acusados de estar a fazer política de bota-abaixo.

Por isso limitamo-nos a deixar à consideração dos leitores: o que devemos pensar?

26 comentários:

Anónimo disse...

Pois é obvio que agora tudo se vai fazer á pressa. Até vão haver 5 escursões em Setembro organizadas pela Junta do António Cóva á troca de ...
Fácil contabilização ora vejam: cada autocarro +- 60 pessoas x 5 igual a 600 votos atendendo a que toda a gente tem um agregado familiar igual ou superior a duas pessoas.

Anónimo disse...

Era assim que o JV ganhava eleições????
Ah, agora percebo: excursões....

PSD disse...

Cinco autocarros? ó mandatário do Vairinhos... isso é umexagero!
A derrota já doi e já andam a inventar desculpas?

António Zarro disse...

As excursões devem ser ao elefante branco em lisboa que era onde o Cova ia com o Dr. Heder quando eram da direcção do quarteirense, quem vos viu e quem vos vê, agora até vão há missa !!!!

Anónimo disse...

Pois veremos, a quem vai doer a derrota!...

nada de cantar vitória antes de tempo, "PSD"
Vejo muita boa gente por aí muito desgostosa com este executivo, e pelos vistos, não custa nada fazer a cruzinha em alguém que fez obra, e deixou saudades,por tudo, o que este executivo em oito anos não fez e não tem.
Nem sequer simpatia,e de obra nada se vê.
Até dia 11.

Anónimo disse...

É tão absurdo que a Junta de Freguesia se tenta tornado numa espécie de agência de viagens e organizadora de excursões, tarefa que nada tem a ver com as suas competências, tirando o trabalho a quem, de algum modo, vive dessa actividade, que parece exagero, mas é a pura realidade. O próprio executivo da Junta de Freguesia sabe que são cinco e até estaria disposto a que fossem mais se mais inscritos ouvesse, porque para angariar votos tudo vale. Nem no tempo de Salazar se chegaria a tanto despudor.E anda a DRª. Ferreira Leite a pregar a moralidade na politica. Como não é bloguista, talvez não saiba o que os autarcas do seu partido andam a fazer. A não ser que a sua moralidade seja apenas retórica.

Pelo desenvolvimento consertado disse...

É LINDO VER O BOLETIM INFORMATIVO DA ACTIVIDADE DA CM LOULÉ. SÃO SÓ LANÇAMENTO DE OBRAS COM IMAGENS/FOTOS DOS PROGECTOS A 3DIMENSÕES.
QUEM NÃO TÁ POR DENTRO DO ASSUNTO ATÉ PENSA QUE ESTE EXECUTIVO FEZ MUITA OBRA.

TENHAM PACIÊNCIA, SÓ DAQUI A MAIS 4ANOS É QUE ESTES SENHORES CONSEGUIAM INAUGURAR ALGUMA OBRA REAL... DE LANÇAMENTO DE PEDRAS TÁ O POVO FARTO!

Anónimo disse...

Prezados Leitores,

Os planos por definição são instrumentos das práticas socialistas. Repare-se na palavra, “Plano”…
É o que se pretende, tudo plano, as direcções do espaço reduzidas a duas dimensões. O território não tem relevo, nem sofre a acção variada dos rumos dos ventos, nem a rotineira incidência da luz solar, nem se constitui em solos férteis, nem existem rios subterrâneos, nem existe mar, nem portos para comerciar, etc… Tudo se reduz a um plano em duas dimensões. Tudo igual em altura, não há cabeça, tronco e membros…
E já olharam bem a cartografia do nosso PDM vigente que o candidato socialista nos deixou em tempos que pelos Paços do Concelho andou em parceria com o engenheiro do p. das cidades?... Como se de uma tela se tratasse, foi pintada com muita emoção, ali gravaram cabeças, coelhos, corações, metralhadoras… Talvez valesse a pena verificar quem beneficiou com tanta “arte figurativa” produzida na planta de ordenamento do PDM de Loulé…

Está na hora de terminar com esta fantasia socialista senhores laranjas, suspenda-se já aquele instrumento em vigor que é um aborto que mais destrói que qualquer casa projectada por desenhador ou engenheiro, e elabore-se um instrumento de gestão territorial sério sustentado por estudos objectivos sobre toda a realidade e aptidões que o nosso concelho guarda; entenda-se a posição estratégica do Algarve nos Mares e a do concelho de Loulé nesse contexto e promova-se desde já um instrumento de gestão territorial que sirva de exemplo ao país contra a ordem tirânica e castelhanizante a que os socialistas nos conduziram.

Ass: Nove de Salir

Anónimo disse...

Pois isto é mais uma manobra rápida para colocar o IKEA e traçar bons acessos, que para o povo não vai alterar nada á pessoas deste concelho que tem vários hectares e nem uma casa para o cão conseguem meretissimos governantes do concelho quando olharem para o lado já é tarde. O POVO ESTÁ FARTO DE PROMESSAS,... E o JV vai ganhar a derota doi a pouca gente porque muitos PSD assim como eu iram votar JV....

Anónimo disse...

O Zé Mendes nada tem a ver com o Seruca. O Seruca tá rodeado de tachistas e mesmo alguns sem serem do partido e que não são políticos mas dependem da política para sobreviver. O Zé Mendes tem a equipa dele e a missão dele. Quanto às excursões até são um problema. No dia 13 de outubro comemora-se a última aparição de Fátima e isso vai levar gente conservadora para fora do concelho indo prejudicar o psd. aproveitem para votar no vairinhos e tirar o jaquim louletano, o tony e o papseco de lá. tiraram-nos o possolo e meteram lá uma gaja que se diz quarteirense mas é outra de tacho e panela que não sabe fazer nada e só quer o dela. viveu às contas do marido um grande Homem e agora aprovita-se da fama dele. e nem siquer é filiada.

Anónimo disse...

Tanta parvoeira qude diz esse de Salir que até faz impressão.
Julga que deixa toda a gente espantado com a sua erudição e a unica coisa que consegue é que as pessoas percebam que está sempre com os copos a mais!
Se experimentasse fazer alguma coisa de útil à sociedade?!!!
Ou dar banho ao cão...

Sofia disse...

E para que serve o PDM????
Para os presidentes da Câmara depois os furarem para fazer jeitos aos amigos?
Foi sempre assim e assim continuará a ser.

O Joaquim Vairinhos gaba-se de ter tido o primeiro PDM que o Concelho teve. E daí?

Houve alguém que o furou tantas vezes como ele?
Sde a gente começar a mostrar as asneiras dele, vai ser lindo.

Esperem que o Seruca Emídio comece a falar...
É que não sei se já repararam que até agora o PSD tdem estado só na expectativa...

Bons sonhos!

Unknown disse...

A Sofia diz para esperarmos para o Seruca falar ! Falar de quê ? Só se for das promessas que não cumpriu nestes oito anos ou então das obras que o Vairinhos deixou .
Quando esta gente ir para o olho da rua em Outubro já pensaram se encontram alguma obra marcante para que os recordemos ?
Há oito anos a grande promessa foi FAZER MAIS PELOS DOENTES COMO PRESIDENTE DE CAMARA EM QUATRO ANOS QUE COMO MÈDICO TODA A VIDA .Alguem já notou alguma coisa ?
È que o Seruca já lá está há oito .
Abram os olhos meu povo !!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Quase fico aterrorizado com a erudição daquele senhor que de dá pelo nome de Nove de Salir.
Impressionante. Convido os leitores a darem uma espreitadela a uma deliberação da CM de Loulé em 31 de Agosto de 2005 ( também em véspera de eleições) http://www.cm-loule.pt/images/stories/dmdocuments/revisao_do_PDM_proposta.pdf
Palavras para quê? Em 2005 foi aquela coisa de ter que fazer aquilo que o tempo não deixou. E agora é o quê? Incompetência.
31 de infantaria

Anónimo disse...

Não confundam Seruca com PSD.Não confundam incompetência com competência.O PSD tem muita gente competente assim como outros partidos.O Seruca nem como Médico sei se será competente nunca me consultou.como Médico do concelho já se viu não serve o concelho MAIS RICO E MAIS CENTRAL DO ALGARVE parou adoiseu.sempre lhe dei o meu voto CHEGA sinto-me culpado por ter contribuido com o voto para a falta de dinâmica do meu Concelho.Chega de só LIMPAR E PINTAR (fazer manutenção)do concelho TÃO POUCO e TÃO MAL para quem tem tanto dinheiro.Não tem a ver com planos tem a ver com CAPACIDADE,VISÃO TER OU NÃO TER e está visto que NÃO TEM.Não se iludam com a IMAGEM ENGANADORA que transmite.Tirou da lista o único homem que defendia Quarteira o Pessolo Viegas.VENHA OUTRO SEJA QUEM FOR O QUE ESTÀ È QUE NÃO SERVE .Tanta gente como eu FILIADO no PSD estão indignados com a gestão SERUCA. .Vão buscar o presidente de ALBUFEIRA ou de PORTIMÂO e veremos a DINÂMICA que tem LOULÈ .EU,MUITOS QUARTEIRENSES e LOULETANOS DO PSD NÃO VOTAMOS NO SERUCA EMIDIO

Anónimo disse...

Tenho um terreno dentro da Cidade de loulé com alguns hectares que tem o uso do solo RAN agora pergunto aos Srs politicos deste conselho (Presidente e Vereadores) como é que querem que eu possa fazer lá AGRICULTURA quando nada fizeram no concelho para escuar qualquer produto agricola até se ve alguns velhotes com o tractor á beira das estradas a venderem os tais produtos deve ser o metodo mais inovador do ocidente da europa. e mais qualquer agricultor o pessoa que tenha um tractor que queira comprar gasóleo agricola em Loulé já não vendem á uns 6 ou 7 anos ou vai a Almancil ou aos concelhos de Faro e S. Brás isto é uma vergonha brincarem com as pessoas durante anos. E se o nosso amigo nos ve a carregar os ditos gericans de gasoleo agricola no carro temos mais um bonus da GNR ou mudamos ou vamos continuar como nada fosse e qualquer empresario que compre neia duzia de hectares de terreno agricola no dia seguinte esta na CML a saber o que se pode fazer ou dizer eu vou fazer isto o pais está a saque

Zé da Moca disse...

Na minha terra dizem que quando a ESMOLA È GRANDE o pobre desconfia .Pois a forma como esse artola que se intitula por Nove de Salir defende os laranjas leva-me a desconfiar e pergunto :Não será algum artista que está ou esteve ligado á mama do poder e está aqui a defender tambem a pele dele ?
Dá a cara cobarde !
Podes ser grande mas não és grande coisa de certeza !

Anónimo disse...

Anunciar agora isto é deitar poeira para os olhos dos cidadãos.

Anónimo disse...

Vim encontrar outra vez o desenvolvimento concertado aqui!!!
A criticar (e bem) o boletim municipal.
Mas porque esse boletim dá ideia que a CML fez muita obra?
Olhem para vocês!
Já viram o filme do Vairinhos? Até parece que a igreja de Quarteira e a igreja da Mae Soberana foram obra dele!

Que vergonha! Ou melhor: o homem não tem vergonha!

Anónimo disse...

Ó anónimo atão tu não vês que o
Seruca é mais biato que o Vairinhos
e tem que fazer igrejas para ir há missa. OK

Carla disse...

Seruca ainda vai fazendo alguma coisa e não acredito que alguma vez vai abandonar Loulé.
Vairinhos só há um: o FUJÃO e mais nenhum!
Por isso apoio o Dr. Seruca Emidio

Anónimo disse...

Esperem pelo PDM.... lá para 2013!
Ninguém quer ter esse instrumento!

Zé da Moca disse...

Ò menina Carla então alguem pensa que o Seruca podia abandonar Loulé ? Para onde ? Alguem o quer ?
Esse a quem chamas fujão , realmente saiu de Loulé para ir para o parlamento europeu defender a nossa região porque se trata de uma pessoa com muita competencia agora esse teu SEruquinha nuinguem o quer !

Anónimo disse...

Prezados Leitores, O que pensamos, é que o ordenamento do território deve ser feito a partir de notas orientadoras fornecidas pelo município, e a interpretação da especificidade das potencialidades e aptidão de cada sítio face ao interesse do particular deve caber a uma equipa de técnicos capacitados para tal tarefa e fortemente vinculados a um código deontológico da respectiva ordem profissional, contratada pelo munícipe interessado. O município em vez de ter tantos arquitectos a desforrarem-se do que os seus professores lhes fizeram nas universidades, a analisar projectos de seus pares, devia mandá-los embora e confiar nas equipas de técnicos cá fora (com o tal vínculo forte à deontologia profissional supervisionado pela ordem). Os munícipes deixariam de se sujeitar aos prazos infindáveis que todos conhecemos, e certamente os arquitectos saídos das câmaras e os que andam fora dela passariam a ter muito mais trabalho. Neste cenário o município deve sim garantir as bases de trabalho aos técnicos – cadastros actualizados, levantamentos do território do município em diversas frentes (toponímia, topografia, hidrografia, solos, geologia, ventos, insolação, batimetria, arqueologia, etc…) colocando esse material, conjuntamente às referidas notas orientadoras, à disposição dos munícipes para desenvolvimento dos estudos em cada projecto que apresentassem…Porém, nada disto interessa à planificação socialista. Ass: Nove de Salir

Anónimo disse...

O PDM foi aprovado por unanimidade na Assembleia Municipal, em 1995.
De 2001 a 2009 tiveram tempo, com dinheiro e uma maioria absoluta para fazer todas as alterações que fossem necessárias.
Porque não fizeram, mais uma "oportunidade perdida"...
Volta Vairinhos e dá um um RUMO a isto...

Sérgio disse...

Esse que quer que o Vairinhos venha dar RUMO a isto merece uma boa gargalhada...
Essa oportunidade perdida é outra gargalhada... Então um PDM mua-se por haver maiorias e dinheiro?
É ignorância ou má-fé?
De resto, deixe lá dizer-lhe que não vale a pena gastar tempo a defender o seu ídolo. Vairinhos é PASSADO !!!! Loulé precisa quem olhe para o FUTURO !