já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 18 de julho de 2009

Os espanta-ciganos

ou por favor, não incomodem a policia
Imagens: Fotos retiradas na Net
Não é a primeira vez que o leitor JAMV nos envia simpáticos e-mails. Dele recebemos, há alguns minutos, uma interessante crónica que, com gosto, reproduzimos na íntegra:

"A noite decorria mansamente, no Calçadão. Um serão de Sábado igual a tantos outros, com toda aquela gente de um lado para o outro, arrastando-se numa moleza a que só esporádicos gritos de criança emprestavam um pouco de alegria.

As esplanadas também muito calmas, cheias de clientes da bica a ver o futebol.
A novidade chamava-se Olhanense que, em Vila Real, disputava taco-a-taco uma taça com o Benfica e o resultado estava 1 a 1.

De repente, um burburinho: dezenas de ciganos aos gritos numa correria louca, arrastando sacos. Tudo pára, no Calçadão. Até os benfiquistas mais ferrenhos suspenderam a sua angústia para seguir a fuga dos ciganos. Que foi? Que foi?

O mistério desvenda-se logo a seguir: por aquele Calçadão lindo, onde só deveriam circular peões, calmamente, como quem não está para chatices, rola a viatura GNR L 17-65, com dois jovens agentes, calmos, sorridentes.

Não viram. Não ouviram. Por isso não precisam agir. Basta-lhes estar. Sabem perfeitamente que, mal vislumbrem o carro policial, os infractores irão fugir. Não darão chatices.

Volta a calma ao Calçadão. Voltam-se os olhos dos benfiquistas angustiados para os televisores. Voltam também os ciganos a espalhar a mercadoria no chão e nos bancos de cimento. Desta vez, montam postos de vigia não vão os guardas voltar.

Voltam. Chegaram ao fim do Calçadão e voltaram para trás. As ciganas pegam nas pontas das mantas, enovelando a mercadoria. Nova correria.

Lá volta a passar o carro com os dois guardas. Um deles tem os olhos bem fixos nas pernas da jovem de vermelho que está na esplanada. Não viram os ciganos. Não viram a correria. Não ouviram os gritos. Tudo bem. Tudo calmo. Nada a reportar. Está feita a ronda.

Golo do Benfica! Um golaço, à meia-volta.

Coitados dos guardas, não puderam ver este golo-maravilha!... Iam numa viatura policial a espantar ciganos.

É esse o policiamento de que precisamos?

Ontem, sexta-feira, estive em Faro, à noite. Ida do jardim, subindo a rua de Santo António, devagar, deslocava-se uma patrulha ciclista. Próxima das pessoas. Se houver crime ou infracção, eles darão com isso, certamente.

Diferente modo de proceder! Mas a GNR de Quarteira tem outras prerrogativas?

Agora digam-me que é por falta de efectivos que, nesta cidade, as patrulhas se fazem de carro, mesmo nos lugares reservados exclusivamente aos peões.

Ah, sim, se fossem a pé, iam ter trabalho".
Do leitor JAMV (identificado) jamviegas@clix.pt

Quem é capaz de discordar do que diz o nosso leitor? Nós não o faremos.


10 comentários:

Franklim disse...

Esse leitor deu no alvo: os guardas podiam muito bem ir ao calçadão a pé, mas se forem de carro, todos os tipos que lá andam e não deviam andar têm tempo de fugir, mal vem os farois porque os unicos carros que ali circulam são os dos guardas.
A culpa não será dos guardas que só fazem o que eu faria se me deixassem: só ia de carro.
A culpa é dos comandantes que autorizam que os carros andem aí a gastar gasolina que nós pagamos. Até para irem comprar sandes vão nos carros da GNR

Anónimo disse...

Já alguém viu cá na terra algum agente da autoridade pedir na via pública a identificação de alguém?Eu ainda não vi!A prevenção à criminalidade também passa por aí,por se saber quem anda na rua,onde vive,onde trabalha,enfim...
Cá no sítio só é identificado quem conduz será por ser mais fácil cobrar a multa?

Anónimo disse...

Eu também passei por lá onte de noite
e aquilo é uma completa anarquia,
parece o mercado às quartas feiras
só falta é eles montarem as tendas.
A vida está boa é para os ciganos
alguém irá dizer que eu sou racista!
nada disse.Porque se eu podesse queria ser cigano não precisava trabalhar para comer e nem tinha que
fazer casas para morar, e as autoridades e os políticos tinham medo de mim.

Anónimo disse...

Como disse aí o anónimo, eles recebem RSI. A eles arranjaram casas pre-fabricadas eu pago uma renda de 200 euros por duas casinhas de merda. Eles tem água e electricidade de graça e eu tenho de as pagar. Eles tem daqueles tevisores plasma e o meu tv tem mais de 15 anos. Eu tenho de trabalhar. Toda aquela gente recebe RSI. Eu não tenho automóvel. No bairro dos ciganos ao pé da igreja há famílias de ciganos que têm 2 e 3 carros. Eu vou ao mesmo café onde eles vão. Eu tomo uma bica. Vão os ciganos e as ciganas aos molhos e é sumos, é bolos, é o que calha...
Onde está a justiça social?
Eu também devia ter nascido cigano.

Rogério

Anónimo disse...

Já cheguei a ver na Camara actual os ciganos a propestarem dizendo que queriam falar com o Presidente. Se você quizer falar com ele tem que marcar e a resposta muitas vezes é que com as folhas cheias só daqui a três meses embora o caso seja grave.
Na Junta é igual,eles não sai de lá se não forem atendidos e você tem que marcar. A democracia parece que só feita para essa raça que não se deve perder. E quanto a multas eles pouco ou nada têm em seus nomes então não vale a pena multar. Agora vão-se unir para nós contribuintes pagar-mos aquilo que a ASAE fez. Como vai a lei neste País...
Observador atento.

Carlos disse...

Eles recebem RSI, eles recebem abono família no valor máximo e como estão sempre a ter filhos, recebem sempre abono majorado e, normalmente, mentem ao Estado e dizem que são sozinhos o que lhes dá o direito de receber mais uma pequena verba ( agregado mono parental) e como elas estão muitas vezes grávidas, ainda recebem o abono pré-natal.

E mais: os filhos na escola têm o SASE - escalão A. O que quer dizer que não pagam livros escolares, não pagam material escolar e comem de graça na escola.

Recebem uma pequena fortuna mmensalmente.

Descontar para quê?
Quando chegarem a velhos, recebem a pensão social e o CSI.

Eu estou como o Rogério: o melhor é ser cigano.

Anónimo disse...

É uma vergonha o que se está a passar no Calçadão à noite.
Se ninguém tomar providências, qualquer dia começa o resto dos turistas a irem para outras paragens. Na Marina de Vilamoura, por exemplo, iosto não pode acontecer. Então, porquie acontece aqui?

Marta disse...

Em Albufeira não se vê disto e mesmo nas areias de s. joão anda sempre a policia municipal a enxotar pedintes, estátuas e até vendedores de rosas...

Anónimo disse...

Ao ler estes desabafos, identifico--me com eles, e posso dizer que isto causa muita revolta nas pessoas que como eu temos que fazer pela vida se não não há pão na mesa. Todos os dias me levanto ás 6.30 da manhã para deixar o almoço feito, porque a vida está cara e não me posso dar ao luxo de comer fora! a seguir levo a minha filha à escola e vou trabalhar às
9 horas, trabalho todo o dia e quando volto a casa também me dava vontade no caminho de me sentar numa esplanada descontraidamente lanchar como todos esses senhores e senhoras que todos os dias fazem disso um ritual " Pastelaria, Pastelaria...." uma vergonha!
Não posso, porque me faz falta para outras coisas, comida, agua luz arranjos de carros, etc.À conta desses subsídios vivem "à francesa", mas não só os ciganos é muita gente meus amigos, muita gente!
Tenho um terreno muito próximo de Quarteira e há alguns anos pedi para lá construir a minha primeira habitação, não me deixaram, pois é terreno agricula, nem que 700 metros de terra dessem para eu viver de agricultura! mas para dar, digo DAR casinhas aos ciganos, aí já deixam construir um prédio todo em cima do caminho, já não é necessário deixar 12 metros de frente como é pedido a um particular! Uma vergonha!
Tenho filho e nunca usufruiram de uma caneta ou um lápis que fosse dado por qualquer sitema de ajudas!
Porque trabalho honestamente desde os meus 18 anos e já tenho 44 e o meu marido também então perante as leis que temos e os regulamentos somos ricos. A minha filha entrou no ano passado na universidade fora do Algarve, tenho que pagar deslocações, quarto, alimentação fotocópias e livros, pedi bolsa e a resposta foi que o valor apresentado não dava para usufruir de bolsa, mas quando os meninos chagos do Brasil, Países de Leste, etc, chegam às nossas escolas têm logo ao seu dispor ajudas para compra de livros,material e direito a lanche, pois os pais, mal chegados dos países deles já contribuiram para tudo isto!!!
Ainda não fizeram um unico desconto e já têm tudo! Falo assim porque sou filha de emigrantes, se os meus pais não tivessem para me dar o Estado desse país não me dava nem uma folha de papel!
Por isso o Portas é que diz e diz muito bem OPORTUNISTAS, muita gente precisa mas ´50% é fraude meus amigos,fraude!
Quando chegar à minha reforma quero ver o que resta depois desta vergonha!
Depois de ter contribuido para pagar tanto subsídio. A mim nunca o estado me ajudou! ainda vou ter que amealhar o pouco que ganho para fazer face à miséria de reformas que iremos ter!

Boa Observadora

Anónimo disse...

Caso não saibam, caros leitores, actualmente não há homens suficientes para se fazer policiamento apeado, mesmo que muito se queixa! As patrulhas têem que ser auto, visto a necessidade de ocorrer aos inumeros pedidos de auxilio que o cidadão faz.
Seria gravissimo, que uma patrulha abandona-se a sua viatura no quartel, para fazer um policiamento apeado e supreender os ciganos, mas isso iria colocar a celeridade em acudir um auxilio a um cidadão de um acidente um assalto, um rapto entre outros.
Compram sandes porque não têm tempo para comer sentado á mesa, de forma minimamente digna!
Penso que deveriam-mos refletir um pouco antes de fazer comentarios mediucres, temos que apoiar estes anjos que nos guardam dia e noite, todos os dias das nossas vidas!