já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 31 de julho de 2009

GNR prendeu o macaquinho

tirado aos donos depois de 30 anos de convívio
Lê-se e custa a acreditar. Mas todos os jornais de hoje vão falar no caso. Num país onde há tanta coisa para que as autoridades se preocupem, a intervenção das «forças da ordem» é junto de um animal mais que doméstico...

"Aconteceu em Faro: os macacos denunciaram o primata, que foi retirado aos donos e vai deixar de viver na “selva” dos humanos.

Só trinta anos (30) anos depois, o Núcleo de Protecção Ambiental da Guarda Nacional Republicana de Faro, em conjunto com elementos do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade de Lisboa (nomes bonitos), procedeu à captura de um primata, vulgarmente denominado “Macaco Verde”, que habitava num apartamento da cidade de Faro.

Além disso, foi preciso uma denúncia (possivelmente, a costumeira vingança de maldade à portuguesa feita pelos macacos pensantes), para dar a conhecer o caso, recentemente denunciado à GNR.

Sabe-se agora que o primata foi trazido "legalmente" da Guiné-Bissau há cerca de trinta anos (30) pelo seu proprietário, estando desde essa altura confinado à varanda do referido apartamento, no centro da capital algarvia. O que revela a ousada intenção de não esconder o seu amigo primata.

Durante trinta anos (30) ninguém deu por nada, nem os macacos que passavam pela rua, ninguém foi infectado nem mordido, ninguém viu o primata. Só o seu dono, com o qual conviveu durante trinta anos (30), que provavelmente o tratou melhor que alguns dos seus vizinhos macacos o tratam a ele.

A GNR justifica a sua acção (evidente, porque não podia voltar as costas ao costumeiro delator primário...) que, para além da ilegalidade (nas leis de hoje) assente na posse deste tipo de animais, ao abrigo da “convenção Cites”, existe ainda o perigo de os mesmos poderem ser portadores de doenças transmissíveis ao Homem.

Mas, trinta anos depois (30)?...

O animal em causa será agora sujeito a um período de quarentena, (qual gripe suina) sendo posteriormente integrado num parque ecológico (ou zoológico?).

Só não se sabe se a quarentena é para prevenir o animal do vírus da maldade existente na selva dos humanos, da qual foi testemunha durante trinta anos (30), ou se será puramente para se fazer cumprir trinta anos (30) depois, uma nova lei. Que é cega, e não vê certos macacos que andam por aí... "
In: «ALGARVE REPORTER» , 31/Jul

Publicamos na íntegra, para que se possa apreciar a fina ironia do autor, e reflectir sobre a "justiça à portuguesa"... Dispensamo- -nos de comentar. Nem vale a pena.

10 comentários:

Anónimo disse...

Aqui está uma boa noticia! Já que os guardas não sabem prender ladrões porque é perigoso, prendem-se macacos.

Sílvia

Marco disse...

Realmente só mesmo em Portugal...
Trinta anos e só agora é que se lembram?
Se fossem prender os que andam aí a estragar a vida dos outros... Agora o macaco!!!!!
Quem denunciou é que devia ficar em quarentena mas era perpétua...

Tony disse...

O macaco foi hoje presente a tribunal e saiu em liberdade com TIR, tendo que fazer trabalho comuniário na AR

Marta disse...

Se estava no apartamento à 30 anos, então foram 30 anos de quarentena! Tão formalistas...

Anónimo disse...

Qualquer dia a GNR está a prender ladrões. Há que ir praticando.

Ana Maria Lopes Soares disse...

é vergonhoso andar tanto bandido por aí e que nem sequer veem um tribunal e retiram animais aos donos, só porque sim

Anónimo disse...

será ke algum juíz o poe em liberdade com apresentaçoes periodicas ás autoridades de faro...

P.V. disse...

eu não diria que não sabem prender ladrões : É perigoso e não compensa, pois são logo soltos.tanto trabalho para nada.

Anónimo disse...

Meus Caros,
è pena a noticia não caracterizar correctamente as condições em que esta macaca (é femea) viveu durante muitos anos. Na varanda, sempre ao frio e ao sol enrolada numa manta, presa por uma corda, sem sombras e com uma caixa partida para onde já não entrava. Vi esta situação deplorável durante mais de 15 anos e muitas vezes também tive vontade de a denunciar, mas para não passar por "bufo" e considerando que há alguns anos estiveram lá autoridades e não fizeram nada, desisti.
Boa sorte á macaca que finalmente pode ser que venha a ter um sitio digno para viver mais perto dos da sua raça.

Anónimo disse...

A GNR tem que treinar com macacos antes de passar a actuarcom pessoas. Esta é uma boa forma de treino.