já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 28 de julho de 2009

No jogo dos prós e contras

factos, são factos... e as verdades dizem-se
Na triagem da correspondência que quase diariamente temos de fazer, deparam-se-nos, muitas vezes, situações embaraçosas.

É o caso do e-mail que hoje recebemos, que nos deixou num dilema: publicá-lo, poderia prefigurar uma situação de propaganda partidária; se o não publicássemos, iríamos, ao contrário, ser acusados de descriminar pessoas ou, ainda pior, grupos políticos. Ainda por cima, em período pré-eleitoral.

Por isso, depois de termos podido comprovar os factos descritos pela leitora, optámos pelo que julgamos ser o mal menor: publicar.

"Sou leitora habitual do Blog Calçadão que, a meu ver, é dos blogs mais bem conseguidos do concelho de Loulé.

Apesar dos comentadores nem sempre saberem aproveitar este seu espaço, como se de um "jornal diário" se tratasse. Embora não sendo, acaba por ter essa função, já que aqui são abordados os mais diversos assuntos, de forma séria e com grande sentido de responsabilidade.

Razão que me leva a escrever, informando o que muitas vezes passa ao lado dos cidadãos.

Às vezes, leio neste e em outros blogs, falarem mal do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira.

Pode até ser verdade que nem sempre tenha sabido gerir bem a freguesia, acredito que sim.

Mas o que não posso deixar passar em branco é o bem que ele tem feito a pessoas carenciadas cá da freguesia.

Ainda recentemente ele pagou a renda de casa ao senhor J**** B****(a), actualmente de baixa médica prolongada porque não tinha forma de pagar os mais de 300,00 € que já devia ao senhorio.

É certo que o Sr. José Mendes não precisa de advogado de defesa, mas acho que é importante também divulgar estas acções de cariz social praticadas pelo nosso presidente da Junta de Freguesia de Quarteira.

Porque não posso deixar em branco tão nobre acção, deixo o meu: "Bem-haja presidente!"

Obrigada também Lourenço Anes pela informação que disponibiliza diariamente aos leitores que, como eu, procuram desta forma saber o que se passa no Concelho e na Região".

M. C. (leitora identificada) ( mcr@sapo.pt )
(a) – Por razões óbvias, não divulgamos o nome da pessoa citada.

Temos sido frequentemente duramente críticos do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira - e continuaremos a sê-lo sempre que entendamos que o devamos ser.

Mas a função que nos propusemos realizar não pode passar apenas por denunciar erros. Aprovar e louvar, não é menos útil. Quando é justo.

20 comentários:

António M. disse...

Este, não foi o único gesto bonito do Zé Mendes.
Sei de outras acções deste género. Entre elas, a situação de uma senhora idosa, viúva, com poucos meios de subsistência, que tinha o telhado de sua velha casa, a verter água, e que nos Inverno tinha sido um verdadeiro problema.
Quando teve conhecimento, deslocou-se a casa da dita senhora, pediu para a senhora saber o orçamento do arranjo do telhado (à volta de 2000€) e pagou -o. Claro que com a verba da Junta, obviamente. Mas fê-lo. Preocupou-se na prática. Não fez demagogia.

Anónimo disse...

Parabéns ao calçadão pela atitude tomada.
É isso mesmo, o que se faz de bem pelas pessoas da vossa Cidade também deve ser publicado.
Um bem aja ao Presidente de Quarteira, de certeza que haverá mais casos e o Sr estará atento e resolverá.
José Branco

António Zarro disse...

Um dos casos que o Sr. Presidente deveria resolver é a sua arrogância e prepotencia querendo fazer os seus concidadãos passar por parvos quando não estão de acordo com aquilo que são as suas crenças a sua circunstância a sua filosofia de compadrio e o seu pensamento. Bem haja ao calçadão por se poder aqui mostrar que também existem pessoas que não caem em contos, de boas acções está o inferno cheio.

Rua Direita disse...

É preciso muito cuidado com o que se diz e se afirma nesta altura do campeonato!
Será que o montante despendido pelo Dgmº presidente da junta que ainda temos foi uma dadiva particular do seu bolso o que eu não acredito, pois segundo me contaram nem paga as cotas do respectivo Partido PSD.
Ou será que foi retirada essa verba da respetiva rubrica subsidios sociais extraordinários e pago por todos nós? Assim sendo não faz mais que o seu dever e foi para isso que foi eleito como nosso representante dispensando honrarias e louvores.
Felizmente em democracia há oposição e vamos fiscalizar em devido tempo.
Rua Direita

Anónimo disse...

Pois que fosse a verba retirada de onde fosse. Com certeza que o presidente da junta não vai em principio dar dinheiro do bolso dele, ao menos que seja muito rico.
A mim o que parece estar em causa é o facto de estar atento e ser sensível aos problemas de quem precisa.
Esse comentário aí antes do meu percebe-se que é de quem preferia que fosse ao contrário.
Não estou a ver esse Ezequiel que vai concorrer de levar um banho a ser sensível a pontos de tomar uma atitude semelhante. A gente conhece-o e sabemos muito bem que não passa de um tipo vaidoso e arrogante aque quer poleiro dê lá por onde der.
Se não fosse o professor Vairinhos ter dado-lhe aquele tacho no lixo de Quarteira e mais o tacho à mulher para assentar o cu na câmara, nem na pesca tinha lugar´.
É só ver quantos amigos deixou entre os pescadores que não são mais que um ou dois.

A. Viegas

Anónimo disse...

Zé Mendes = Xuxa

Anónimo disse...

Esses gestos do Presidente da Junta de Freguesia só seriam de louvar se não fossem aplicados de forma discriminatória, ou seja apenas àqueles que se situam na sua esfera polirica, ou pelo menos a trouco do votezito. Aos que pensam de maneira difente o Presidente da Junta e todo o executivo marginaliza de forma declarada., o que é de, em democracia, lamentar.
Esta opinião é anónima, por estas mesmas razões.

Anónimo disse...

O Presidente Vairinhos também deu casa novas às pessoas do antigo bairro dos pescadores.
Já esqueçeram?

Anónimo disse...

Espectáculo numa terra de + 20.000 habitantes estamos nós aqui a perpagandiar o Sr. Presidente porque resolveu o caso de duas ou três familias desta cidade, realmente fantástico e de uma proesa extremamente dificil de executar tendo em conta que até tme uma secção da acção social da cml em quarteira.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o assunto aqui em evidência até porque muitas vezes o Zé é esquecido como excelente homem e super atencioso que é nas suas relações com as pessoas mais necessitadas desta terra. A começar por ele próprio que é como todos sabemos um dos mais necessitados, pois construi um prédio em frente á sua velha loja e atendendo ao facto de precisar extremamente de ajuda até ocupou o passeio da frente por forma a ter acesso á sua garagem. Depois coloca todos os quatro anos tapetes novos junto á sua loja mais nova o que realmente todos nós vimos a olhos nus da extrema necessidade que essas obras representam comparadas com outras na freguesia que vai da EN125 até ao mar pra recordarmos. Os trabalhos desenvolvidos pelos filhos através da Vinilconsta para a junta de freguesia, simplesmente de louvar pois em quarteira não existe mais nenhuma empresa do mesmo ramo, por há que não crucificar o Sr. por tudo isto ele é simplesmente o MAIOR.

Anónimo disse...

Hó Sr. A. Viegas não nos venha aqui dar lições de moralidade sobre o que são tachos na Câmara, pois se V.Exa. é de Quateira conhece bem o Sr. Vereador Possolo Viegas e a sua familia.
Fazendo a pregunta da forma mais fácil, já viu quem é que ele não consegui por da familia dele lá dentro?
Então e a fadista de quarteira tambem já lá está.
Etc.Etc.Etc.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
CC - Cidadão do Concelho disse...

Li este post e não consegui deixar de comentar, pelo seguinte.
Sei de muitas coisas que o Zé Mendes fez e faz, dentro das suas obrigações de Pres. da Junta. Não o vou louvar porque essa é a sua obrigação: cumprir com o que se propôs fazer para os Quarteirenses.
Vou falar nas pessoas que, tanto o candidato do PS como o candidato do PSD, se encostam para falar mal de A, B, ou C, e assim esperam ganhar votos.
Vou muita vez a uma certa pastelaria e já ouvi as mandatárias dos dois partidos.
É de rir. São mulheres e basta.
Uma quando fala, em cada palavra diz um palavrão.
A outra parece ser dona de casa, rica e com o rei na barriga.
Eu pergunto:
Os partidos estão entregues a mulheres "destas"?
São quotas destas que nos querem impingir?
Ou os candidatos lhes devem alguma coisa e não as podem dispensar?
Muito mal vai a política no meu concelho.
Assim até é fácil a escolha: VOTO NO BE.

Anónimo disse...

Há quem aproveite os blogs para destilar ódio. Claro que o Presidente não faz mais que a sua obrigação para ajudar quem precisa.
Claro que é com dinheiro da Junta, não que seria com o dele.
Não é por isso que devemos destilar ódio por tudo e por nada do que ele faz.
Se tirou dinheiro da Acção Social claro que fez bem, en´~ao não se tratou de um caso a merecer a atenção da Acção Social?
Agora imaginem que o dinheiro era encurtado aos Clubes de Futebol para ajudar a reparar tantos telhados dos pobres de Quarteira.
De certeza que o crucificavam.
Preso por ter cão e preso por não ter cão.
Revolta Quarteirense

Anónimo disse...

Anda Zé Mendes! Esse homem do lixo do PS já está no papo.
Ele já viu que os quarteirenses não se deixam enganar e não se desenmaginou ainda?
FORÇA ZÉ!

Zé Lello disse...

O que eu gostaria de deixar aqui e já que ainda ninguém falou de tal é o seguinte:
No outro dia uns vandalos da noite destruiram a barraca da cigana barraca essa estática todo o ano no Largo das Cortes Reais. Licenciada ou não permanesse todo o ano no mesmo local enquanto nós comerciantes somos obrigados a levantar pano nos finais de Setembro. Qual não foi o nosso espanto quando os funcionarios da Junta apareceram a reparar a dita barraca da cigana a mando do sr. presidente mais uma obra santa que nos sensibilizou e creio muito obiamente que se por qualquer motivo aconteça comigo ou com outro colega o sr. presidente encarna de santo e ordena aos empregados da junta a abertura da caça ao voto.
Zé Lello

Anónimo disse...

E se desse do bolso dele também não lhe fazia mal nenhum, ou não repararam na vinilconsta em tudo quanto foi obra da junta e da câmara em Quarteira?
Como presidente de junta de Quarteira devia ter defendido e reivindicado mais pela nossa Terra,mas pronto ele nem sequer é de cá...

Anónimo disse...

Quando as pessoas chateam o sr.Presidente ele dá tudo que é e não é dele. Mas a tal casa foi arranjada pela Junta e para desenrascar foram colocadas telhas de fribrocimento que ao mesmo tempo provocam cancro e mesmo assim chove lá dentro segundo tal pessoa. Isto é fazer bem? Isto é ser benevolente?

Anónimo disse...

O Zé Mendes pode não ser o melhor presidente de Junta.
Mas pelo menos é o melhor presidente de junta que Quarteira teve nos últimos 15 anos.
Merece respeito e consideração. E tem mostrado que é justo, educado e atencioso e trata todos por igual.
Merece ser reeleito.

Fátima

Anónimo disse...

O Zé Mendes pode ser bom presidente mas o que é que ele consegui que a camara fizesse para Quarteira além das rotundas ?