já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 2 de agosto de 2009

Legislativas: Portas e Jerónimo no Algarve

não aprovam os 200 euros por nascimento
Imagem: montagem de Galiós, sobre foto da peça de artesanato “malhar o milho”
Enquanto “fui ali e já voltei”, num curto e molhado fim-de-semana, o Algarve político não teve férias. Para além do “mostro-me nas festas e feiras” dos candidatos autárquicos que, durante quatro anos, nunca se misturaram com a “canalha”, tivemos a visita de dois líderes partidários: Jerónimo e Portas. Ambos empenhados em “malhar” no Governo socialista.

O líder dos comunistas jantou na Bordeira para dizer que os 200 euros por nascimento prometidos pelo PS só vão beneficiar a banca, que continua a engordar apesar da crise: "Porque isto incentiva os depósitos nos bancos. E se essas famílias não puserem lá mais dinheiro, porque muitas não podem, significa que até com esses 200 euros será a banca a ter lucro nas comissões e não as crianças que nascem e terão 18 anos no futuro".

Para além disso, Jerónimo de Sousa disse que o PS "não quer mexer no modelo que permite o enriquecimento de uns poucos à custa de baixos salários e da precariedade da maioria (…) temos uma economia com duas faces: um sector produtivo que definha, que vai sendo secundarizado, e um sector ligado puramente às actividades financeiras, imobiliárias e especulativas que vai engordando através da actividade de intermediação, em especial das comissões bancárias e margens de lucro nas taxas de juro aplicadas, que lhes permite em tempos de crise angariarem milhões de euros de lucro".

Ókei! Estamos entendidos: se o PS não der os 200 euritos, as criancinhas não perdem e os bancos não lucram. Simples, não é?

Por outro lado, Portas também elegeu dois temas do programa do PS: os escalões do IRS e os subsídio de nascimento.

Quanto à proposta do PS de "fazer uma redistribuição fiscal alegadamente a favor da classe média", o líder dos centristas lembrou que o sistema do IRS nacional é já um "dos mais complicados da Europa, com sete escalões” e, por isso, Portugal está "entre os países que pagam mais imposto atendendo ao rendimento das famílias."

No que se refere à promessa do PS de dar a cada criança "200 euros para daqui a 18 anos" Portas disse que o PS "esquece-se de que cada bebé que nasce já está com um endividamento de 13 mil euros" (correspondente à dívida pública).

Por isso, em vez da conta-poupança, Portas defende que, no pagamento de IRS, "o número de filhos de cada família passe efectivamente a contar".

O extremos tocam-se. E confinam: ambos entendem que não vale a pena dar os 200 euros aos neófitos…

5 comentários:

Anónimo disse...

O que importa é as autarquicas temos que centrar a discução no nosso concelho.
A nossa cidade de Quarteira e a cidade do nosso Calçadão tem que merecer mais respeito dos nossos politicos.

Anónimo disse...

200 euros mas só pode tocar-lhe quando fizer o 12º ano!!!!!
E se não puder, não quizer ou na for capás?

Anónimo disse...

Qual será a razão para o Seruca ter dado a medalha ao Ministro manuel Pinho?Terá sido para o ex Ministro o ajudar a fazer alguma coisa para o concelho já que ele mesmo com um churudo orçamento de 200 000 000 de euros não consegue fazer algo MARCANTE no Concelho?

eu disse...

Outra vez este gajo a fazer propaganda ao Vairinhos???
Mas valia que fosses pintar outro outdoor a dizer asneiras para ele dar uma conferencia de imprensa para os jornalistas sed rirem com a figura triste a armar em vítima,

Zé da Moca disse...

Temos que nos centrar é na analise deste concelho que é o que mais nos pode interessar .
Quanto á poitica nacional já chega a defesa dela que o Seruca tem feito a apadrinhar todos os ministros que teem arruinado o pais , chegou ao ponto de atribuir a medalha de ouro do concelho ao anormal do Pinho . Será que este Seruca consegue dormir tranquilo ?
Não terá sido por acaso que o Vairinhos nunca se juntou a essa gente que conduziram o pais a este estado , certamente foi por discordar da politica .
Portanto meu povo se concordam com o trabalho politico do governo , votem no Seruquinha que é quem os tem apoiado ! Talvez a próxima medalha de ouro seja para o Mario Lino !
O meu voto para esta gente JAMAIS !