já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 23 de agosto de 2009

Ainda o crime ambiental do Cavalo Preto

cavalo preto, trafal, loulé velho...
Imagens: Aspectos (ainda) das matas de Cavalo Preto, Trafal e Loulé Velho
Quando publicámos o post intitulado «Mais um crime ambiental em Quarteira - fim do mistério da praia do cavalo preto», alguns leitores deixaram-nos de sobreaviso, uns, através dos comentários que escreveram, outros através de e-mails que nos endereçaram. Diziam-nos que estávamos distraídos, que o “Cavalo Preto – Luxury Beach Resort” estava já há bastante tempo em construção.
.
Às nossas solicitações de esclarecimento não recebemos qualquer resposta e, por isso, decidimos investigar. Percorremos os caminhos e matas do Cavalo Preto, do Trafal, do Loulé Velho… Nada!
.
Não encontrámos um único tijolo. Só cercas, caminhos cortados que, há pouco tempo ainda, eram percorridos em agradáveis passeios a pé, em bicicleta ou de carro.

As únicas grandes construções que vimos são as que se situam no perímetro exterior do que ainda é o parque de campismo.

Será aí que estão a construir esse tal “resort”? Mas ali, tanto quanto julgo saber, não é ainda Cavalo Preto… Alguém quer esclarecer?

Será que ainda poderá haver esperança de que aquela mata não seja consumida pela voracidade da especulação?

16 comentários:

CR-59 disse...

Quando eu era miúdo o que agora chamam de mata do Cavalo Preto era o pinhal do córpito,a designação de cavalo preto surge nos anos sessenta quando um coronel inglês constrói um centro hípico,restaurante e bar com o dito nome actualmente encontram-se em ruínas,a localização é no caminho paralelo ao restaurante do Rogério no lado esquerdo.Aqui fica o esclarecimento.Qualquer coisa que precisem de saber sobre Quarteira façam o favor de perguntar,ainda por aqui andam alguns naturais.

Lourenço Anes disse...

Para o CR-59:

Obrigado pela tentativa de esclarecimento. Mas o que nos diz também sabíamos.
O que procuramos saber é se, realmente, esse tal "resort" já está a ser construído e ONDE.

Em alternativa: qual a localização exacta onde está prevista a construção do “Cavalo Preto – Luxury Beach Resort”.

É isso que a dimensão da área vedada nos impede perceber.
De qualquer modo, voltamos a agradecer a boa intenção.

Cumprimentos.

L.A.

Anónimo disse...

isso nao sei, mas sei se eles continuarem a construir a porcaria desses predios nos os quarteirences nao deixaremos, O CALÇADAO DEVIA ORGANIZAR UMA MANIFESTAÇAO OU UM BAIXO ASSINADO, contra esse resort e contra os predios a volta do almargem.

Unknown disse...

A dita urbanização está a ser construída logo atrás ( a 50 mts, + ou -), de um prédio amarelo cujo topo sul confina com a rua do Forte Novo. É bem visível.

Anónimo disse...

QUARTEIRA A CONCELHO, JÁ!!!

Já chega de serem os Montanheiros, de Loulé a MANDAREM em NÓS!!!

Tanto do PSD como do PS!!!!

O Quarteirense Marafado.

Anónimo disse...

Esse empreendimento já está aser construído e fica perto do parque de campismo.
Para mais informações: www.cavalopreto.eu

Anónimo disse...

concordo com o ultimo anonimo , ho calçadao nao tem nada a dizer, bem que podiam fazer qualquer coisa.

Lourenço Anes disse...

Agradeço ao José e ao Anónimo a informação. Não sabíamos, realmente, que "aquilo" era o dito resort do Cavalo Preto.
Afinal, ao contrário do que fora noticiado, o dito "resort" não irá destruir a mancha de pinheiros que ainda subsiste - o que não significa que não constitua, da mesma maneira, um tremendo erro urbanístico, à semelhança do que foi a edificação na orla costeira de Quarteira.

A nossa confusão deriva da baralhada de nomes que existe naquele lugar lugar.

Mas então... o mistério das matas vedadas de Trafal, Loulé Velho esse sim continua. Porquê e para quê a área vedada?
Que outro crime ambiental está reservado para ali?

Anónimo disse...

Já repararam que quando o PSD está no poder aparecem em Quarteira prédios e prédios e só prédios?
Pensem...

Anónimo disse...

Se está vedado é privado.
Ali nascerá aquilo que terá de naturalmente nascer.!!!! disse !!!!

Anónimo disse...

Em vez de se fazer tanto COMENTÁRIO, porque é que não se junta a MALTA toda e vamos às ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS e defender o pouco que resta da nossa freguesia de QUARTEIRA?! Desde sempre que somos GOVERNADOS pelo pessoal de Loulé. ABAIXO O PS E PSD QUE NOS TEM GOVERNADO,em 35 ANOS DE DEMOCRACIA. Levam-nos MILHÕES e deixam-nos TOSTÕES!!!! Está na hora de mostrar um CARTÃO VERMELHO nas próximas ELEIÇÕES tanto ao PSD como ao PARTIDO SOCIALISTA!!!!!!!!!!!!!!

CR-59 disse...

Fugindo um pouco ao,tema gostava de saber porque é que teria caído a placa do quartel de bombeiros.Só espero que tenham o bom senso de não recomeçar a obra sem uma inspecção rigorosa,não vá o diabo tecê-las.

Anónimo disse...

sim, é verdade ultimo anonimo, ta na hra de fazermos alguma coisa para parar esses 2 partidos...
nos quarteirences ainda temos de preservar o que nos resta da nossa freguesia e loule que se lixe, pois seruca ou vairinhos os 2 louletanos nenhum quer o bem de quarteira, quando vem isto, nenhum louletano gosta de quarteira.

Anónimo disse...

O que tenho ouvido dizer sobre o destino da zona vedada no Cavalo Preto é para ser construido um hotel de 5 *, um capo de golf e lotes para moradias, à semelhança dquilo que estão a fazer à entrada de Quarteria (vindo das 4 estradas).

Ti Teresa disse...

Já repararam que na lista de Vairinhos os 3 primeiros lugares são de residentes em Quarteira? Será que isso não servirá para fazerem alguma coisa pela nossa terra? Não há alternativa credível ao PS. Eu voto PS, sem dúvida.

Anónimo disse...

Força aí! Muito cimento é que é bom! É a maneira dos LOULETANOS (PSD e PARTIDO SOCIALISTA de LOULÉ) continuarem a mamar e bem em IMI e IMT ( MILHÕES ), da nossa Freguesia. Quando um dia os nossos FILHOS e NETOS, QUISEREM UM TERRENO para se fazer INFRAESTRUTURAS SOCIAS E DESPORTIVAS, tem que as ir fazer lá para a zona das Quatro-Estradas, pois cá na zona de Quarteira já não resta nada, NADA!!