já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 22 de agosto de 2009

Estúpida inconsciência!

vinte e quatro horas depois de maria luísa
Imagem: um dos avisos de perigo de derrocada, na Praia do Forte Novo
Os avisos são bem visíveis. A fenda que ameaça separar mais uma fatia de arenito da falésia da Praia do Forte Novo não engana ninguém. Só a não vê quem não quiser ver.

Apenas há 24 horas aconteceu a catástrofe da Praia Maria Luísa em Albufeira. Todos os jornais, todas as cadeias de televisão fizeram grandes manchetes sobre o que aconteceu e ceifou cinco vidas. Imagem: Pode ver-se perfeitamente, bem à esquerda, a falha que ameaça a derrocada e em baixo pode comprovar-se… a inconsciência humana.

Mas hoje, numa perfeita insensatez (seria melhor dizer estupidez?) banhistas descuidosos, adultos com crianças, abancaram para um dia de praia, mesmo por baixo de uma ameaça que, se não é para hoje, será para amanhã. Ou para o outro dia.

Porque só uma coisa é certa: aquela fatia da falésia vai cair.

Infelizmente, há quem nunca seja capaz de aprender.

14 comentários:

Kopiador disse...

Estas arribas areníticas são caracterizadas pela sua constituição frágil, pois são pouco consolidadas e frequentemente muito instáveis face à erosão activa, quer na base, por acção do mar, quer na sua crista, onde a acção directa do homem, com construções pesadas, provoca a destruição da vegetação natural, impermeabiliza o solo e favorece a formação de barrancos (ravinamentos), criados pelas águas drenadas

Anónimo disse...

Com a subida do nível médio do mar devido às alterações climáticas e pelo facto das rochas serem muito moles e menos resistentes ao ataque do mar, a tendência é as derrocadas poderem vir a ser mais frequentes.

D.M.

Anónimo disse...

Quando se gasta milhões em programas de promoção, como o Allgarve, convinha que não se deixasse morrer a galinha dos ovos de ouro por inanição

Anónimo disse...

Pronto.. já acabou. A derrocada de Albufeira já passou. Para a semana que vem já nem se fala mais nisto. Quem morreu enterra-se e quem não morreu cá fica. Mais nada.

Anónimo disse...

A culpa é das pessoas que fecham os olhos ao perigo!! Estava um sinal lá não estava?? Tivessem ligado a ele e nada disto acontecia em Albufeira.
Aqui um dia acontece o mesmo.

Anónimo disse...

Valentina Calixto disse que até 4 dias depois de 1 sismo podia haver desabamento de falésias; mas também disse que o que se passou era impossível de prever! Não percebi e se algum vez perceber vou encontrar algo que levaria à prisão a maioria dos autarcas dos últimos 30 anos e os responsáveis pelo ordenamento do território! Conjugado com a inconsciência das pessoas é dinamite.
Além disso, a Valentina é muito feia!!!!

Zézé disse...

A parvoiçe continua. Morrem pessoas porque não estão vigiadas e desviadas de frequentarem certos locais, mas não são as autoridades que têm a culpa. A culpa é sempre dos utilizadores

ERui disse...

Só uma observação. Se as crianças estavam na praia a brincar e tendo em conta que muitos não sabem ler ou não entendem, onde é que estavam os pais responsáveis por estas crianças?

Anónimo disse...

O Lourenço tem toda a razão. Mas vale a pena perguntar. O que faz a Câmara Municipal de Loulé? Resposta: Autoriza licenciamentos no Forte Novo a uns poucos metros de uma arriba em que com a erosão da costa, mais ano, menos ano, estárá em cima das moradias agora em construção. Será isto consciência... do interesse público? E no Cavalo Preto? A quantos metros foi da praia fica o novo empreendimento que foi aprovado?

Abraços
João Martins

Anónimo disse...

O problema passa pela ausência de "cultura do perigo" da parte das entidades e dos cidadãos...
Quanto ao "ALLgarve" seria muito interessante para a transparência da "coisa" pública que fossem publicados os valores, os agentes e a participação das Câmaras...
Quanto à requalificação do litoral algarvio - é ver as verbas disponíveis dos institutos responsáveis - uma miséria.

CR-59 disse...

Finalmente!Depois de cinco vítimas as nossas autoridades resolveram fazer alguma coisa para proteger quem vai à praia,vão começar a demolir as falésias em risco(parece que os utilizadores não são os únicos culpados das tragédias)só falta protegê-las a seguir.

Vicente G. Gomes disse...

Há dois ou três dias, nessa falésia que vocês mostram na fotografia passou-se uma coisa interessante.
A minha filha veio dizer que a terra estava a tremer e se sentia ali,
Realmente encostei a mão na parede da falésia aquilo tudo tremia. Causa: estavam a ensaiar na ponta do Calçadão e a música era tão alta que as paredes da falésia tremiam, ao mesmo tempo que, durante toda a tarde, esse ensaio incomodava toda a gente na prais.
Essas coisas não são vistas por ninguém? Sim porque alguem autorizou aquilo.
Se calhar aquela vibração fazia tanto ou mais mal que o tremor de terra do princiopio da semana.

CR-59 disse...

Depois de casa roubada trancas na porta,este ditado popular aplica-se que nem uma luva ao que aconteceu na praia Maria Luísa.De repente aparecem os responsáveis,e todos parecem saber o que fazer para proteger os banhistas,então porque não o fizeram antes de acontecer a tragédia?Provávelmente porque sabem que aconteça o que acontecer não serão responsabilizados se calhar nem sequer perdem os tachinhos.

Anónimo disse...

deixa cair, secalhar ai aprendem de vez, o que nao é justo é purtugueses virem estragar o patrimonio paisagistico do algarve so porcausa dos banhistas portugueses, mas quem tem mais direitos no algarve nos ou eles?