já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 2 de agosto de 2009

Rua 25 de Abril, em Quarteira (2)

a proposta da câmara municipal
Quando pudemos consultar a proposta que a Câmara de Loulé apresentou para a reabilitação da Rua 25 de Abril, previmos, à partida, que analisar o problema num só post seria necessariamente muito redutor. Por isso assinalámos logo que esse seria o primeiro post sobre o assunto, o que significa que nos propusemos repartir o tema em vários artigos.

Assim, vamos lá a segunda “postagem”, a que se seguirá mais uma ou duas, conforme consideremos conveniente.

Antes de mais, saudamos que, finalmente, ao fim de, pelo menos, duas décadas, se comece a pensar a sério no problema dessa via que, para muitos, continua a ser a principal entrada da cidade. Pelo menos, a mais nobre, se considerarmos os pergaminhos da sua vetustez.

Vamos deixar (por agora) a forma como a autarquia louletana, erradamente, se refere ao percurso da via: esta começa na rotunda dita da BP e termina no Largo da Nª. Sª. da Conceição, E é este o trecho verdadeiramente problemático e a que nos vamos, por agora, dedicar. Tal como a nota da autarquia refere, é preciso melhorar as condições de circulação viária e pedonal, dignificando este percurso e melhorando as condições de vida de quem nele habita e circula.

Com efeito, tal como se assinala nessa nota da CML, “o crescimento dos edifícios e o aparecimento de novos espaços comerciais e habitacionais não foi acompanhado (sic) pelo tratamento do espaço público sendo o resultado uma rua desordenada”.

Reconhece a autarquia que é necessário acabar com a “confusão entre o espaço viário, de estacionamento e pedonal”, é preciso melhorar o mau estado do piso e das infra-estruturas e iluminação, criar a rede de águas pluviais, mobiliário urbano e, como se diz na nota de imprensa, “devem ser criados novos elementos de diferenciação e facilitadas dinâmicas sociais de apropriação do espaço”, através do “redesenho do espaço público”.

Vamos ver (quando estiver seleccionada a equipa de projectistas que o irá elaborar) o que irá propor o projecto; e se tal projecto vai, efectivamente, requalificar este espaço público.

Esse é o nosso desejo e uma das grandes aspirações de todos os bons quarteirenses.

Saudamos, com agrado a intenção de valorizar e requalificar esta via urbana. Só tem um ponto negativo; mas aí já nada se pode fazer: recuperar os anos de atraso que esta obra já tem.

Desejaríamos deixar um apelo aos nossos leitores: que utilizem o espaço de comentários para fazer propostas sérias. Por favor, deixemo-nos de “politiquices”; neste, como em todos os casos de grande importância para a cidade e vida dos cidadãos.

Apelamos aos deveres de cidadania: que, por uma vez, esqueça-mos as brincadeiras e os “ódios pessoais de estimação”, dando espaço a que sejam feitas propostas construtivas que possam ajudar a solucionar um problema que, com certeza, não será fácil.

Prometemos que faremos chegar essas propostas ao executivo municipal.
(continua)

5 comentários:

CRF disse...

Não vou comentar a oportunidade do anúncio da requalificação da rua 25 de Abril,mas só acredito quando a obra estiver em execução.Quanto à obra não vejo condições para o trânsito continuar a processar-se nos dois sentidos deveria haver um só sentido,que quanto a mim seria o de saída até para facilitar a realização dos funerais,também é prioritário a execução de passeios pedonais e estacionamento num dos sentidos.Só espero que não apareça outro abaixo assinado e que tudo fique em águas de bacalhau!A propósito também faço votos para que esta promessa não se vá juntar á outra de há oito anos que continuamos à espera;as quatro faixas até Loulé.

Quarteirense atento (e com a pulga atrás da orelha) disse...

Reparem uma coisa:

1 - A CML vai lançar o concurso para aparecer quem faça o projecto. Não sei se já foi lançado o concurso ou se vai ainda demorar uns dias ou semanas para ser lançado.

2 - Deve haver um espaço de tempo para que se possa concorrer; nunca menos de um mês, provavelmente 2 ou, o mais certo, 6.

3 - depois, alguém dentro da câmara vai proceder à escolha para saber qual a proposta vencedora (mais 3 meses ou 6?)

4 - anunciado o vencedor dá-se-lhe o tempo para fazer o projecto, ou seja, 255 dias, se não houver prorrogação de prazo.

5 - Depois de pronto o projecto, os serviços técnicos vao avaliar se este reune as necessárias condições

6 - dado o OK dos serv. técnicos, a CML delibera lançar concurso para a empreitada da obra... repete-se tudo o que foi indicado para a elaboração do projecto.!!!!

ISTO SIGNIFICA:
Quando estiver em condições de se iniciar a obra... não estamos já próximos das próximas eleições, daqui a 4 anos?????

Isto é diabólico!

Já agora, uma pergunta: para que servem os arquitectos da CML se nem para fazer o projecto de reabilitação e transito de uma rua são capazes?

NÃO OS PODÍAMOS DISPENSAR???
Se calhar, contratar por fora quem dê pareceres saia mais barato...

M. Rafael disse...

Tem razão os dois comentadores anteriores: eu acho que não há mesmo intenção de acelerar esta obra.

Mas, indo de encontro ao que sujere o Zé Carlos, deixo a minha simples sujestão:

A Rua 25 de Abril devia ter só um sentido: do largo Nª. Sª da Conceição (Igreja) até ao cemitério.

No sentido contrário, só do cemitério até ao cruzamento do banco.

Obrigado.

Anónimo disse...

Boa pergunta do Quarteirense atento "para que servem os arquitectos da câmara", deve é coloca-la ao srºpresidente da câmara, deve fazer parte de algum acordo familiar, com o pinto da farmácia, para se penitenciar de o ter corrido, do lugar de candidato a presidente!!O filho desse pinto é arquitecto e é ele faz os arranjinhos para fora com o gabinete de requalificação urbana da "Matriz" e os gabinetes exteriores, mamando o dele!

CRF disse...

Acho meritório este interesse repentino da autarquia pela rua 25 de Abril mas há outras ruas problemáticas em Quarteira,por exemplo a rua da Mónica.Aqueles passeios parecem mais uma pista de obstáculos do que um espaço reservado a peões principalmente por causa dos poiais e do estacionamento caótico. Será assim tão difícil pôr só um sentido naquela rua,reservar uma faixa para estacionamento para finalmente se libertarem os passeios para os peões.Será assim tão caro fazer isto?Ou será que na Câmara não há ninguém que perceba de requalificação urbana,se não há torna-se urgente admitir alguém que saiba.Quarteira não pode esperar mais.